Perspectiva do ensino exploratório : promovendo aprendizagens de professores de matemática em um contexto de comunidade de prática

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Jesus, Cristina Cirino de
Data de Publicação: 2024
Tipo de documento: Tese
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UEL
Texto Completo: https://repositorio.uel.br/handle/123456789/16437
Resumo: Resumo: A formação de professores é uma temática muito discutida nas pesquisas brasileiras e internacionais, por isso pensar em espaços de formação voltados aos professores de Matemática e ainda garantir que estes contextos os considerem como sujeitos “pensantes” e atendam suas necessidades para a prática de sua profissão têm conduzido a ações de formação nas quais os professores têm a oportunidade de compartilhar experiências, negociar significados, ser corresponsável por sua aprendizagem Este estudo tem como foco de investigação olhar para a perspectiva do Ensino Exploratório como uma temática promissora para fomentar discussões, reflexões e aprendizagens profissionais em um contexto de formação continuada Para isso constituímos como espaço de formação uma Comunidade de Prática de professores de Matemática, CoP-ProfMARE, por considerarmos este espaço de formação promissor para o desenvolvimento de aprendizagens do professor e utilizamos como ferramenta de formação o caso multimídia Plano de Telefonia Tendo como ponto de partida a exploração da perspectiva do Ensino Exploratório no contexto da CoP-ProfMARE, assumimos a seguinte questão geral de investigação:“Que aprendizagens profissionais, com relação à perspectiva do Ensino Exploratório, são manifestadas por professores de Matemática em um contexto de Comunidade de Prática?” Nosso estudo trata-se de uma pesquisa qualitativa, assumindo um paradigma interpretativo e a modalidade de pesquisa intervenção A recolha de dados envolveu as transcrições dos encontros da comunidade (audiogravados), as produções escritas elaboradas pelas professoras e o diário de campo da pesquisadora, que neste contexto também assumiu o papel de formadora Os resultados desta investigação evidenciaram as potencialidades da perspectiva do Ensino Exploratório para a formação continuada de professores de Matemática, pois permite ao professor no contexto de formação: (i) reconhecer as potencialidades das perspectivas alternativas de ensino; (ii) desenvolver conhecimentos necessários para a sua profissão; (iii) repensar sua prática pedagógica; (iv) desenvolver a sua autoconfiança; (v) refletir sobre os processos de ensino e aprendizagem; (vi) conhecer o potencial das tarefas cognitivamente desafiadoras para a aprendizagem dos alunos; (vii) mudar sua forma de ensinar e (viii) desenvolver uma postura inquiridora Consideramos que privilegiar discussões acerca da perspectiva do Ensino Exploratório em contextos de formação continuada permite uma articulação entre a teoria e a prática
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(ii) desenvolver conhecimentos necessários para a sua profissão; (iii) repensar sua prática pedagógica; (iv) desenvolver a sua autoconfiança; (v) refletir sobre os processos de ensino e aprendizagem; (vi) conhecer o potencial das tarefas cognitivamente desafiadoras para a aprendizagem dos alunos; (vii) mudar sua forma de ensinar e (viii) desenvolver uma postura inquiridora Consideramos que privilegiar discussões acerca da perspectiva do Ensino Exploratório em contextos de formação continuada permite uma articulação entre a teoria e a práticaTese (Doutorado em Ensino de Ciências e Educação Matemática) - Universidade Estadual de Londrina, Centro de Ciências Exatas, Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências e Educação MatemáticaAbstract: The Mathematics Teacher Education is a thematic much discussed in Brazilian and international research, so think formation spaces aimed of teachers of Mathematics and also, to ensure that they consider the teacher as a "thinking" subject and meet their needs for the practice of their profession has led to teaching actions in which the teacher has the opportunity to share experiences, negotiate to be co-responsible for their learning The present study focuses on the Exploratory Teaching perspective as a means to promote discussions, reflections and learning in a context of in-service Teacher Education We set up as a Teacher Education place a Community of Practice, CoP-ProfMARE, because we consider this teaching context promising for the development of teacher"s learning and we used as a teaching education tool the Multimedia Case Telephony Plan Taking as a starting point the development of the in the context of CoP-ProfMARE, we assume the following general question of research: "What professional learning, regarding the Exploratory Teaching perspective, are manifested by Mathematics teachers in a context of Community of Practice ?” This study is situated in a qualitative perspective of research, assuming an interpretive paradigm and modality of intervention research They were instruments for collecting data to the transcripts of the community meetings (audio-taped), the written productions elaborated by the teachers and the day-book of the researcher, who in this context also assumed the role of former The results of this research show the potential of the Exploratory Teaching perspective for the continuing education of Mathematics teachers, since it allows the teacher in the formation context: (i) to recognize the potentialities of alternative teaching perspectives; (ii) to develop skills necessary for their profession; (iii) to rethink their pedagogical practice; (iv) to develop their self-confidence; (v) to reflect on teaching and learning processes; (vi) to know the potential of cognitively challenging tasks for student learning; (vii) to change their way of teaching and (viii) to develop an stance of inquiry We considered that privileging discussions about the Exploratory Teaching perspective in context of Mathematics Education to allows an articulation between theory and practiceCyrino, Márcia Cristina de Costa Trindade [Orientador]Manrique, Ana LúciaSilva, Karina Alessandra Pessôa daNagy, Marcia CristinaTeixeira, Bruno RodrigoOliveira, Hélia Margarida Aparício Pintão de [Coorientadora]Jesus, Cristina Cirino de2024-05-01T15:08:11Z2024-05-01T15:08:11Z2017.0030.11.2017info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/doctoralThesisapplication/pdfhttps://repositorio.uel.br/handle/123456789/16437porDoutoradoEnsino de Ciências e Educação MatemáticaCentro de Ciências ExatasPrograma de Pós-Graduação em Ensino de Ciências e Educação MatemáticaLondrinareponame:Repositório Institucional da UELinstname:Universidade Estadual de Londrina (UEL)instacron:UELinfo:eu-repo/semantics/openAccess2024-07-12T04:20:16Zoai:repositorio.uel.br:123456789/16437Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://www.bibliotecadigital.uel.br/PUBhttp://www.bibliotecadigital.uel.br/OAI/oai2.phpbcuel@uel.br||opendoar:2024-07-12T04:20:16Repositório Institucional da UEL - Universidade Estadual de Londrina (UEL)false
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