Ações docentes e discentes em aulas de matemática no ensino fundamental : uma abordagem a partir do campo da formação de professores
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2024 |
Tipo de documento: | Tese |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UEL |
Texto Completo: | https://repositorio.uel.br/handle/123456789/8756 |
Resumo: | Resumo: Esta tese apresenta um estudo que procurou caracterizar as ações docentes e discentes, sob uma perspectiva referente ao campo da formação de professores, em aulas de Matemática nos Anos Finais do Ensino Fundamental, direcionadas pelas tendências/perspectivas em Educação Matemática A questão investigativa pode ser descrita da seguinte forma: Quais ações docentes e discentes são observadas em aulas de Matemática nos Anos Finais do Ensino Fundamental e como podem ser interpretadas? Os dados foram coletados por meio de gravações em vídeo, áudio e notas de campo, a partir da observação direta de aulas de professores de Matemática dos Anos Finais do Ensino Fundamental em uma escola da rede estadual do município de Londrina, estado do Paraná, e organizados e analisados segundo os procedimentos indicados pela Análise de Conteúdo Os resultados apontaram a obtenção descritiva de categorias de ação docente e discente para dois encontros em que a Investigação Matemática e Tecnologias Digitais estiveram presentes Outras duas aulas foram retomadas, orientadas por Materiais Manipuláveis e Jogos Com isso, alocamos as ações em seis categorias gerais: categorias de ação relacionadas à abordagem adotada, categorias de ação referentes à atividade realizada, categorias de ação que remetem à organização da aula, categorias de ação que demonstram emoções/sentimentos, categorias que representam ações dispersivas e categorias de caráter burocrático-administrativas Essas categorias têm potencial de permitir um olhar abrangente sobre as ações docentes e discentes que podem ser verificadas em aulas de Matemática e de outras áreas do conhecimento |
id |
UEL_ff69f39b953f9a231899dee9b542ab0a |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.uel.br:123456789/8756 |
network_acronym_str |
UEL |
network_name_str |
Repositório Institucional da UEL |
repository_id_str |
|
spelling |
Ações docentes e discentes em aulas de matemática no ensino fundamental : uma abordagem a partir do campo da formação de professoresEducação matemáticaMatemáticaEstudo e ensinoProfessores de matemáticaFormaçãoMathematics educationMathematicsMathematics teachersTraining ofStudy and teachingResumo: Esta tese apresenta um estudo que procurou caracterizar as ações docentes e discentes, sob uma perspectiva referente ao campo da formação de professores, em aulas de Matemática nos Anos Finais do Ensino Fundamental, direcionadas pelas tendências/perspectivas em Educação Matemática A questão investigativa pode ser descrita da seguinte forma: Quais ações docentes e discentes são observadas em aulas de Matemática nos Anos Finais do Ensino Fundamental e como podem ser interpretadas? Os dados foram coletados por meio de gravações em vídeo, áudio e notas de campo, a partir da observação direta de aulas de professores de Matemática dos Anos Finais do Ensino Fundamental em uma escola da rede estadual do município de Londrina, estado do Paraná, e organizados e analisados segundo os procedimentos indicados pela Análise de Conteúdo Os resultados apontaram a obtenção descritiva de categorias de ação docente e discente para dois encontros em que a Investigação Matemática e Tecnologias Digitais estiveram presentes Outras duas aulas foram retomadas, orientadas por Materiais Manipuláveis e Jogos Com isso, alocamos as ações em seis categorias gerais: categorias de ação relacionadas à abordagem adotada, categorias de ação referentes à atividade realizada, categorias de ação que remetem à organização da aula, categorias de ação que demonstram emoções/sentimentos, categorias que representam ações dispersivas e categorias de caráter burocrático-administrativas Essas categorias têm potencial de permitir um olhar abrangente sobre as ações docentes e discentes que podem ser verificadas em aulas de Matemática e de outras áreas do conhecimentoTese (Doutorado em Ensino de Ciências e Educação Matemática) - Universidade Estadual de Londrina, Centro de Ciências Exatas, Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências e Educação MatemáticaAbstract: This thesis presents a study that sought to characterize the actions of teachers and students, from a perspective referring to the field of teacher training, in Mathematics classes in the Final Years of Elementary School, guided by trends/perspectives in Mathematics Education The investigative question can be described as follows: What teacher and student actions are observed in Mathematics classes in the Final Years of Elementary School and how can they be interpreted? Data were collected through video and audio recordings and field notes from the direct observation of Mathematics teachers classes in the Final Years of Elementary School in a state school in the city of Londrina, Paraná state, and organized and analyzed according to the procedures indicated by the Content Analysis The results indicated the obtaining of descriptive categories of teaching and student action for two meetings in which Mathematical Investigation and Technologies were present Two other classes were resumed, guided by Manipulating Materials and Games With this, we allocated the actions into six general categories: categories of action related to the approach adopted, categories of action referring to the activity performed, categories of action that refer to the organization of the class, categories of action that demonstrate emotions/feelings, categories that represent actions dispersive and bureaucratic-administrative categories These categories can allow a comprehensive look at the actions of teachers and students that can be verified in Mathematics classes and in other areas of knowledgeArruda, Sergio de Mello [Orientador]Luccas, SimoneBarbosa, Línlya Natássia Sachs Camerlengo deCarvalho, Diego FogaçaBroietti, Fabiele Cristiane DiasDias, Mariana Passos2024-05-01T11:40:09Z2024-05-01T11:40:09Z2022.0018.02.2022info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/doctoralThesisapplication/pdfhttps://repositorio.uel.br/handle/123456789/8756porDoutoradoEnsino de Ciências e Educação MatemáticaCentro de Ciências ExatasPrograma de Pós-Graduação em Ensino de Ciências e Educação MatemáticaLondrinareponame:Repositório Institucional da UELinstname:Universidade Estadual de Londrina (UEL)instacron:UELinfo:eu-repo/semantics/openAccess2024-07-12T04:20:04Zoai:repositorio.uel.br:123456789/8756Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://www.bibliotecadigital.uel.br/PUBhttp://www.bibliotecadigital.uel.br/OAI/oai2.phpbcuel@uel.br||opendoar:2024-07-12T04:20:04Repositório Institucional da UEL - Universidade Estadual de Londrina (UEL)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Ações docentes e discentes em aulas de matemática no ensino fundamental : uma abordagem a partir do campo da formação de professores |
title |
Ações docentes e discentes em aulas de matemática no ensino fundamental : uma abordagem a partir do campo da formação de professores |
spellingShingle |
Ações docentes e discentes em aulas de matemática no ensino fundamental : uma abordagem a partir do campo da formação de professores Dias, Mariana Passos Educação matemática Matemática Estudo e ensino Professores de matemática Formação Mathematics education Mathematics Mathematics teachers Training of Study and teaching |
title_short |
Ações docentes e discentes em aulas de matemática no ensino fundamental : uma abordagem a partir do campo da formação de professores |
title_full |
Ações docentes e discentes em aulas de matemática no ensino fundamental : uma abordagem a partir do campo da formação de professores |
title_fullStr |
Ações docentes e discentes em aulas de matemática no ensino fundamental : uma abordagem a partir do campo da formação de professores |
title_full_unstemmed |
Ações docentes e discentes em aulas de matemática no ensino fundamental : uma abordagem a partir do campo da formação de professores |
title_sort |
Ações docentes e discentes em aulas de matemática no ensino fundamental : uma abordagem a partir do campo da formação de professores |
author |
Dias, Mariana Passos |
author_facet |
Dias, Mariana Passos |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Arruda, Sergio de Mello [Orientador] Luccas, Simone Barbosa, Línlya Natássia Sachs Camerlengo de Carvalho, Diego Fogaça Broietti, Fabiele Cristiane Dias |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Dias, Mariana Passos |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Educação matemática Matemática Estudo e ensino Professores de matemática Formação Mathematics education Mathematics Mathematics teachers Training of Study and teaching |
topic |
Educação matemática Matemática Estudo e ensino Professores de matemática Formação Mathematics education Mathematics Mathematics teachers Training of Study and teaching |
description |
Resumo: Esta tese apresenta um estudo que procurou caracterizar as ações docentes e discentes, sob uma perspectiva referente ao campo da formação de professores, em aulas de Matemática nos Anos Finais do Ensino Fundamental, direcionadas pelas tendências/perspectivas em Educação Matemática A questão investigativa pode ser descrita da seguinte forma: Quais ações docentes e discentes são observadas em aulas de Matemática nos Anos Finais do Ensino Fundamental e como podem ser interpretadas? Os dados foram coletados por meio de gravações em vídeo, áudio e notas de campo, a partir da observação direta de aulas de professores de Matemática dos Anos Finais do Ensino Fundamental em uma escola da rede estadual do município de Londrina, estado do Paraná, e organizados e analisados segundo os procedimentos indicados pela Análise de Conteúdo Os resultados apontaram a obtenção descritiva de categorias de ação docente e discente para dois encontros em que a Investigação Matemática e Tecnologias Digitais estiveram presentes Outras duas aulas foram retomadas, orientadas por Materiais Manipuláveis e Jogos Com isso, alocamos as ações em seis categorias gerais: categorias de ação relacionadas à abordagem adotada, categorias de ação referentes à atividade realizada, categorias de ação que remetem à organização da aula, categorias de ação que demonstram emoções/sentimentos, categorias que representam ações dispersivas e categorias de caráter burocrático-administrativas Essas categorias têm potencial de permitir um olhar abrangente sobre as ações docentes e discentes que podem ser verificadas em aulas de Matemática e de outras áreas do conhecimento |
publishDate |
2024 |
dc.date.none.fl_str_mv |
18.02.2022 2022.00 2024-05-01T11:40:09Z 2024-05-01T11:40:09Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/doctoralThesis |
format |
doctoralThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://repositorio.uel.br/handle/123456789/8756 |
url |
https://repositorio.uel.br/handle/123456789/8756 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
Doutorado Ensino de Ciências e Educação Matemática Centro de Ciências Exatas Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências e Educação Matemática |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.coverage.none.fl_str_mv |
Londrina |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UEL instname:Universidade Estadual de Londrina (UEL) instacron:UEL |
instname_str |
Universidade Estadual de Londrina (UEL) |
instacron_str |
UEL |
institution |
UEL |
reponame_str |
Repositório Institucional da UEL |
collection |
Repositório Institucional da UEL |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UEL - Universidade Estadual de Londrina (UEL) |
repository.mail.fl_str_mv |
bcuel@uel.br|| |
_version_ |
1809823279932768256 |