As interações orais em aulas de língua portuguesa : dos PCNs à prática em sala de aula

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Silva, Rita de Cássia
Data de Publicação: 2024
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UEL
Texto Completo: https://repositorio.uel.br/handle/123456789/12410
Resumo: Resumo: Esta Dissertação investiga as interações orais que ocorrem em aulas de Língua Portuguesa após o surgimento dos Parâmetros Curriculares Nacionais (PCNs) Para isso, utilizamos a pesquisa qualitativa, por meio da qual observamos e gravamos um córpus de vinte aulas em duas turmas de quinta série do ensino fundamental: dez em uma turma de escola pública estadual e outras dez em uma escola particular Além disso, analisamos também os planejamentos anuais das duas turmas e os confrontamos com as orientações dos PCNs acerca do trabalho com oralidade em sala de aula Através desse estudo procuramos verificar se e como ocorrem as interações orais em sala de aula de língua materna e em que medida essas interações contribuem para o desenvolvimento das habilidades discursivas orais dos alunos
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