O narrador e a memória em Órfãos do Eldorado, de Milton Hatoum
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Data de Publicação: | 2024 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UEL |
Texto Completo: | https://repositorio.uel.br/handle/123456789/14632 |
Resumo: | Resumo: Este estudo aborda a figura do narrador e a representação da memória na obra Órfãos do Eldorado (28), de Milton Hatoum O autor é um romancista que possui um estilo de prosa moderna, mas que se aproxima do estilo clássico de outros romancistas, cujo trabalho, para alguns estudiosos, se configura mediante o olhar de seus personagens repletos de histórias e subjetividades Por meio da memória, por exemplo, cada narrativa do autor se transforma, explorando a riqueza e beleza da região amazônica e revelando uma mistura de culturas entre povos estrangeiros, como árabes e judeus, que proporcionam ao leitor a sensibilização e o contato com grandes obras O objetivo desta pesquisa, portanto, é o de analisar o modo como se configura o narrador e a utilização da memória como recurso narrativo na composição do romance, tomando como ponto de partida a fala de Schøllhammer (211), sugerindo que o narrador, que perpassa sua época com um viés clássico, recorre ao passado para contar sua história, se afirma no presente e confere veracidade à sua memória A análise se ancora em estudos de Benjamin (1987), Santiago (1989), Paul Ricoeur (27), Jacques Le Goff (213), Zygmunt Bauman (25) e Stuart Hall (21) Pretende-se, então, que seja respondida a seguinte pergunta: qual é o conceito de narrador figurado na obra de Hatoum e como, por meio da memória, esse narrador configura sua identidade? |
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O narrador e a memória em Órfãos do Eldorado, de Milton HatoumFicção brasileiraMemória na literaturaBrazilian fictionHistory and criticismMemory in literatureResumo: Este estudo aborda a figura do narrador e a representação da memória na obra Órfãos do Eldorado (28), de Milton Hatoum O autor é um romancista que possui um estilo de prosa moderna, mas que se aproxima do estilo clássico de outros romancistas, cujo trabalho, para alguns estudiosos, se configura mediante o olhar de seus personagens repletos de histórias e subjetividades Por meio da memória, por exemplo, cada narrativa do autor se transforma, explorando a riqueza e beleza da região amazônica e revelando uma mistura de culturas entre povos estrangeiros, como árabes e judeus, que proporcionam ao leitor a sensibilização e o contato com grandes obras O objetivo desta pesquisa, portanto, é o de analisar o modo como se configura o narrador e a utilização da memória como recurso narrativo na composição do romance, tomando como ponto de partida a fala de Schøllhammer (211), sugerindo que o narrador, que perpassa sua época com um viés clássico, recorre ao passado para contar sua história, se afirma no presente e confere veracidade à sua memória A análise se ancora em estudos de Benjamin (1987), Santiago (1989), Paul Ricoeur (27), Jacques Le Goff (213), Zygmunt Bauman (25) e Stuart Hall (21) Pretende-se, então, que seja respondida a seguinte pergunta: qual é o conceito de narrador figurado na obra de Hatoum e como, por meio da memória, esse narrador configura sua identidade?Dissertação (Mestrado em Letras) - Universidade Estadual de Londrina, Centro de Letras e Ciências Humanas, Programa de Pós-Graduação em LetrasAbstract: This study addresses the figure of the narrator and the representation of memory in Òrfãos do Eldorado (28), Milton Hatoum The author is a novelist who has a modern prose style other novelists, but it approaches the classical style and to some scholars, their work is shaped by the look of their characters full of stories and subjectivities Through memory, for example, each author's narrative turns, exploring the richness and beauty of the Amazon region and revealing a mix of cultures among foreign people as Arabs and Jews, which provide the reader awareness and contact with great works The objective of this research is therefore to analyze the way you configure the narrator and the use of memory as narrative resource in the novel composition, taking as its starting point the concept of Schøllhammer (211), suggested that the narrator, revealed in his time with a classic bias refers to the past to tell their story, it is stated in the present and gives veracity to his memory The analysis is anchored in Benjamin's studies (1987), Santiago (1989), Paul Ricoeur (27), Jacques Le Goff (213), Zygmunt Bauman (25) and Stuart Hall (21) It is intended, then, that the question be answered: what is the concept of narrator figured in the work of Hatoum and how, through memory, the narrator sets his identityOliveira, Vanderléia da Silva [Orientador]Brandileone, Ana Paula Franco NobileVieira, Miguel Heitor BragaBreganholi, Elaine Cristina de Souza2024-05-01T14:33:56Z2024-05-01T14:33:56Z2015.0008.12.2015info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttps://repositorio.uel.br/handle/123456789/14632porMestradoLetrasCentro de Letras e Ciências HumanasPrograma de Pós-graduação em LetrasLondrinareponame:Repositório Institucional da UELinstname:Universidade Estadual de Londrina (UEL)instacron:UELinfo:eu-repo/semantics/openAccess2024-07-12T04:20:15Zoai:repositorio.uel.br:123456789/14632Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://www.bibliotecadigital.uel.br/PUBhttp://www.bibliotecadigital.uel.br/OAI/oai2.phpbcuel@uel.br||opendoar:2024-07-12T04:20:15Repositório Institucional da UEL - Universidade Estadual de Londrina (UEL)false |
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