As escolas públicas de tempo integral : reprodução e transformação social em Apucarana
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Data de Publicação: | 2024 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UEL |
Texto Completo: | https://repositorio.uel.br/handle/123456789/10515 |
Resumo: | Resumo: Apucarana, cidade do interior do norte do Paraná, implantou o ensino em tempo integral, buscando o desenvolvimento social por intermédio de uma educação para a transformação Utilizando-se da teoria da reprodução social, que caracteriza o sistema de ensino como uma forma de conservação social, esta Dissertação busca identificar as ações de reprodução social presentes nas escolas em tempo integral de Apucarana, por intermédio da análise do discurso das professoras que atuam no ensino fundamental Apresenta um breve levantamento histórico dos eventos políticos que levaram a determinação da ampliação do tempo de permanência dos alunos na escola, conforme previsto na Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional e sua correlação com a proposta de escola progressista para o desenvolvimento nacional Fez-se a coleta de dados em visitas às escolas de tempo integral de Apucarana e com realização de entrevistas com as professoras que atuam no ensino fundamental A análise dos dados mostrou que o grupo de professoras entrevistadas conta com formação superior, na maioria casadas e com filhos, questionam a forma de implantação do ensino em tempo integral, bem como solicitam melhorias nas estruturas físicas das escolas A a ideologia dominante encontra-se presente nos depoimentos e nas atitudes das professoras em relação aos seus alunos e ao entendimento da sociedade |
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As escolas públicas de tempo integral : reprodução e transformação social em ApucaranaMudança socialEscolas de tempo integralEvolução socialFull-time schoolingSocial evolutionSocial changeResumo: Apucarana, cidade do interior do norte do Paraná, implantou o ensino em tempo integral, buscando o desenvolvimento social por intermédio de uma educação para a transformação Utilizando-se da teoria da reprodução social, que caracteriza o sistema de ensino como uma forma de conservação social, esta Dissertação busca identificar as ações de reprodução social presentes nas escolas em tempo integral de Apucarana, por intermédio da análise do discurso das professoras que atuam no ensino fundamental Apresenta um breve levantamento histórico dos eventos políticos que levaram a determinação da ampliação do tempo de permanência dos alunos na escola, conforme previsto na Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional e sua correlação com a proposta de escola progressista para o desenvolvimento nacional Fez-se a coleta de dados em visitas às escolas de tempo integral de Apucarana e com realização de entrevistas com as professoras que atuam no ensino fundamental A análise dos dados mostrou que o grupo de professoras entrevistadas conta com formação superior, na maioria casadas e com filhos, questionam a forma de implantação do ensino em tempo integral, bem como solicitam melhorias nas estruturas físicas das escolas A a ideologia dominante encontra-se presente nos depoimentos e nas atitudes das professoras em relação aos seus alunos e ao entendimento da sociedadeDissertação (Mestrado em Ciências Sociais) - Universidade Estadual de Londrina, Centro de Letras e Ciências Humanas, Programa de Pós-Graduação em Ciências SociaisAbstract: Apucarana, a city in the interior of northern Paraná, has established the full-time teaching, searching for the social development by means of an education for transformation Making use of the social reproduction theory which characterizes the teaching system as a form of social conservation, this dissertation intends to identify the social reproduction actions present in full-time schools of Apucarana, by means of the discourse analysis of teachers who work with the primary education It presents a short historical survey of the political events that led to the decision of extending the time of the students’ permanence in school, according to what is stipulated in the National Educational Bases and Guidelines Law and its correlation to the proposal of a progressive school for the national development The data were gathered in visits to full-time schools in Apucarana as well as in interviews with the teachers who work with the primary education The data analysis showed that the teachers who were interviewed hold a Higher Education certificate Most of them are married with children, question the establishment form of the full-time teaching and ask for improvements in the physical structure of the schools The prevailing ideology is present in the teachers’ declarations and attitudes in relation to their students and to the society’s understandingSilva, Maria Nilza da [Orientador]Bernardo, TeresinhaSilva, Ileizi Luciana FiorelliDorigão, Antonio Marcos2024-05-01T12:44:07Z2024-05-01T12:44:07Z2007.0014.05.2007info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttps://repositorio.uel.br/handle/123456789/10515porMestradoCiências SociaisCentro de Letras e Ciências HumanasPrograma de Pós-Graduação Mestrado em Ciências SociaisLondrinareponame:Repositório Institucional da UELinstname:Universidade Estadual de Londrina (UEL)instacron:UELinfo:eu-repo/semantics/openAccess2024-07-12T04:20:25Zoai:repositorio.uel.br:123456789/10515Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://www.bibliotecadigital.uel.br/PUBhttp://www.bibliotecadigital.uel.br/OAI/oai2.phpbcuel@uel.br||opendoar:2024-07-12T04:20:25Repositório Institucional da UEL - Universidade Estadual de Londrina (UEL)false |
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