Correlatos do padrão do comportamento sedentário em adolescentes de Londrina-PR

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Ramos, Drielly Elvira
Data de Publicação: 2024
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UEL
Texto Completo: https://repositorio.uel.br/handle/123456789/16315
Resumo: Resumo: O comportamento sedentário pode ser influenciado por diversos fatores No entanto, pouco ainda se sabe sobre quais os correlatos do tempo total, breaks (interrupções) bouts (séries) deste comportamento na população pediátrica O objetivo do estudo foi investigar os potenciais correlatos do padrão do comportamento sedentário objetivamente medido em adolescentes Estudo de base escolar e corte transversal envolvendo uma amostra representativa de escolares dos sextos anos do ensino fundamental II de dez escolas públicas do município de Londrina Adolescentes foram monitorados por sete dias consecutivos por meio de acelerômetros para a determinação do padrão do comportamento sedentário, o qual foi expresso em tempo total em atividades sedentárias, bouts longos (=15 minutos) e breaks Medidas antropométricas e a aplicação de um instrumento auto administrado permitiram o levantamento de informações dos correlatos a serem investigados, os quais foram organizados dentro dos domínios do modelo sócio-ecológico (i demográfico e biológico; ii psicológico e emocional, iii comportamental; iv social e cultural; v ambiente físico) Teste t para amostras independentes e o teste de Qui-Quadrado foram adotados para a verificação de eventuais diferenças ou associações das variáveis em função do sexo Análises de regressão linear foram conduzidas para se identificar potenciais correlatos do padrão do comportamento sedentário Para os meninos o IMC (? = ,42), a percepção de saúde (? = 7,93) e as atividades sedentárias de lazer (? = ,285) se constituíram como preditores positivos do tempo sedentário, enquanto a presença de locais para a prática de atividades físicas foi um preditor negativo desta variável (? = -,49) Quanto aos breaks, apenas o nível econômico foi um preditor significante, relacionando-se de forma inversa a esta variável (? = -2,55) A idade e a percepção de saúde foram os únicos preditores de breaks entre os meninos (? = -,71 e -1,336) Para meninas, atividades sedentárias no lazer (? = ,31) e o apoio dos amigos à prática de atividades físicas (? = ,63) se constituíram como preditores do tempo sedentário Percepção da qualidade de vida, satisfação com o peso, atividades sedentárias no lazer, prática de esportes na infância e apoio de amigos para a prática de atividades físicas foram preditores tanto de bouts prolongados como de breaks (P<,5) Locais para a prática de atividades físicas no bairro também se constituiu como um significante preditor de breaks entre as meninas Uma série de correlatos foram identificados, os quais parecem ser específicos ao sexo Assim, estratégias voltadas às mudanças no padrão do comportamento sedentário devem ser elaboradas considerando estas particularidades
id UEL_708a6c0746acfa052cde958c8d784e41
oai_identifier_str oai:repositorio.uel.br:123456789/16315
network_acronym_str UEL
network_name_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UEL
repository_id_str
spelling Correlatos do padrão do comportamento sedentário em adolescentes de Londrina-PREducação físicaAdolescentesComportamento sedentárioPhysical educationSedentary behaviorResumo: O comportamento sedentário pode ser influenciado por diversos fatores No entanto, pouco ainda se sabe sobre quais os correlatos do tempo total, breaks (interrupções) bouts (séries) deste comportamento na população pediátrica O objetivo do estudo foi investigar os potenciais correlatos do padrão do comportamento sedentário objetivamente medido em adolescentes Estudo de base escolar e corte transversal envolvendo uma amostra representativa de escolares dos sextos anos do ensino fundamental II de dez escolas públicas do município de Londrina Adolescentes foram monitorados por sete dias consecutivos por meio de acelerômetros para a determinação do padrão do comportamento sedentário, o qual foi expresso em tempo total em atividades sedentárias, bouts longos (=15 minutos) e breaks Medidas antropométricas e a aplicação de um instrumento auto administrado permitiram o levantamento de informações dos correlatos a serem investigados, os quais foram organizados dentro dos domínios do modelo sócio-ecológico (i demográfico e biológico; ii psicológico e emocional, iii comportamental; iv social e cultural; v ambiente físico) Teste t para amostras independentes e o teste de Qui-Quadrado foram adotados para a verificação de eventuais diferenças ou associações das variáveis em função do sexo Análises de regressão linear foram conduzidas para se identificar potenciais correlatos do padrão do comportamento sedentário Para os meninos o IMC (? = ,42), a percepção de saúde (? = 7,93) e as atividades sedentárias de lazer (? = ,285) se constituíram como preditores positivos do tempo sedentário, enquanto a presença de locais para a prática de atividades físicas foi um preditor negativo desta variável (? = -,49) Quanto aos breaks, apenas o nível econômico foi um preditor significante, relacionando-se de forma inversa a esta variável (? = -2,55) A idade e a percepção de saúde foram os únicos preditores de breaks entre os meninos (? = -,71 e -1,336) Para meninas, atividades sedentárias no lazer (? = ,31) e o apoio dos amigos à prática de atividades físicas (? = ,63) se constituíram como preditores do tempo sedentário Percepção da qualidade de vida, satisfação com o peso, atividades sedentárias no lazer, prática de esportes na infância e apoio de amigos para a prática de atividades físicas foram preditores tanto de bouts prolongados como de breaks (P<,5) Locais para a prática de atividades físicas no bairro também se constituiu como um significante preditor de breaks entre as meninas Uma série de correlatos foram identificados, os quais parecem ser específicos ao sexo Assim, estratégias voltadas às mudanças no padrão do comportamento sedentário devem ser elaboradas considerando estas particularidadesDissertação (Mestrado em Educação Física) - Universidade Estadual de Londrina, Centro de Educação Física e Esporte, Programa de Pós-Graduação em Educação FísicaAbstract: Sedentary behavior can be influenced by several factors However, there is no longer as yet about which correlates of total time, breaks (interruptions) combats (series) of this behavior in the pediatric population The objective of the study was to investigate the potential correlates of the objectively measured sedentary behavior pattern in adolescents School-based cross-sectional study involving a representative sample of sixth grade schoolchildren from public schools in the city of Londrina Adolescents were monitored for seven consecutive days by means of acceleration to determine the pattern of sedentary behavior, which was expressed in total time in sedentary activities, long bouts (= 15 minutes) and breaks Anthropometric measures and the application of a self-administered instrument allow the collection of information about the correlates to be investigated, which were organized within the domains of the socio-ecological model (i demographic and biological, ii psychological and emotional, iii behavioral, iv social and cultural, v environment) T test for independent samples and the chi-square test were used to verify any differences or associations of the variables according to sex Linear regression analyzes were conducted to identify potential correlates of the pattern of sedentary behavior For boys the BMI (? = 42), the health perception (? = 7,93) and sedentary leisure activities (? = 285) were constituted as positive predictors of sedentary time, while the presence of places to practice physical activities was a negative predictor of this variable (? = -,49) As for the breaks, only the economic level was a significant predictor, relating inversely to this variable (? = -2,55) Age and health perception were the only predictors of breaks among boys (? = -71 and -1336) For girls, sedentary leisure activities (? = 31) and friends' support for physical activity (? = 63) were the predictors of sedentary time Perception of quality of life, satisfaction with weight, sedentary activities in leisure, practice of sports in childhood and support of friends for the practice of physical activities were predictors of both prolonged bouts and breaks (P <5) Places to practice physical activities in the neighborhood also constituted a significant predictor of breaks among girls A number of correlates have been identified, but a prediction of sedentary behavior appears to be sex-specific, and that the strategy aimed at non-standard changes in sedentary behavior should be elaborated considering these particularitiesRomanzini, Marcelo [Orientador]Ronque, Enio Ricardo VazSilva, Diego Augusto SantosRamos, Drielly Elvira2024-05-01T15:05:29Z2024-05-01T15:05:29Z2017.0027.11.2017info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttps://repositorio.uel.br/handle/123456789/16315porMestradoEducação FísicaCentro de Educação Física e EsportesPrograma de Pós-Graduação Associado em Educação Física UEM/UELLondrinareponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UELinstname:Universidade Estadual de Londrina (UEL)instacron:UELinfo:eu-repo/semantics/openAccess2024-07-04T01:56:10Zoai:repositorio.uel.br:123456789/16315Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://www.bibliotecadigital.uel.br/PUBhttp://www.bibliotecadigital.uel.br/OAI/oai2.phpbcuel@uel.br||opendoar:2024-07-04T01:56:10Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UEL - Universidade Estadual de Londrina (UEL)false
dc.title.none.fl_str_mv Correlatos do padrão do comportamento sedentário em adolescentes de Londrina-PR
title Correlatos do padrão do comportamento sedentário em adolescentes de Londrina-PR
spellingShingle Correlatos do padrão do comportamento sedentário em adolescentes de Londrina-PR
Ramos, Drielly Elvira
Educação física
Adolescentes
Comportamento sedentário
Physical education
Sedentary behavior
title_short Correlatos do padrão do comportamento sedentário em adolescentes de Londrina-PR
title_full Correlatos do padrão do comportamento sedentário em adolescentes de Londrina-PR
title_fullStr Correlatos do padrão do comportamento sedentário em adolescentes de Londrina-PR
title_full_unstemmed Correlatos do padrão do comportamento sedentário em adolescentes de Londrina-PR
title_sort Correlatos do padrão do comportamento sedentário em adolescentes de Londrina-PR
author Ramos, Drielly Elvira
author_facet Ramos, Drielly Elvira
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Romanzini, Marcelo [Orientador]
Ronque, Enio Ricardo Vaz
Silva, Diego Augusto Santos
dc.contributor.author.fl_str_mv Ramos, Drielly Elvira
dc.subject.por.fl_str_mv Educação física
Adolescentes
Comportamento sedentário
Physical education
Sedentary behavior
topic Educação física
Adolescentes
Comportamento sedentário
Physical education
Sedentary behavior
description Resumo: O comportamento sedentário pode ser influenciado por diversos fatores No entanto, pouco ainda se sabe sobre quais os correlatos do tempo total, breaks (interrupções) bouts (séries) deste comportamento na população pediátrica O objetivo do estudo foi investigar os potenciais correlatos do padrão do comportamento sedentário objetivamente medido em adolescentes Estudo de base escolar e corte transversal envolvendo uma amostra representativa de escolares dos sextos anos do ensino fundamental II de dez escolas públicas do município de Londrina Adolescentes foram monitorados por sete dias consecutivos por meio de acelerômetros para a determinação do padrão do comportamento sedentário, o qual foi expresso em tempo total em atividades sedentárias, bouts longos (=15 minutos) e breaks Medidas antropométricas e a aplicação de um instrumento auto administrado permitiram o levantamento de informações dos correlatos a serem investigados, os quais foram organizados dentro dos domínios do modelo sócio-ecológico (i demográfico e biológico; ii psicológico e emocional, iii comportamental; iv social e cultural; v ambiente físico) Teste t para amostras independentes e o teste de Qui-Quadrado foram adotados para a verificação de eventuais diferenças ou associações das variáveis em função do sexo Análises de regressão linear foram conduzidas para se identificar potenciais correlatos do padrão do comportamento sedentário Para os meninos o IMC (? = ,42), a percepção de saúde (? = 7,93) e as atividades sedentárias de lazer (? = ,285) se constituíram como preditores positivos do tempo sedentário, enquanto a presença de locais para a prática de atividades físicas foi um preditor negativo desta variável (? = -,49) Quanto aos breaks, apenas o nível econômico foi um preditor significante, relacionando-se de forma inversa a esta variável (? = -2,55) A idade e a percepção de saúde foram os únicos preditores de breaks entre os meninos (? = -,71 e -1,336) Para meninas, atividades sedentárias no lazer (? = ,31) e o apoio dos amigos à prática de atividades físicas (? = ,63) se constituíram como preditores do tempo sedentário Percepção da qualidade de vida, satisfação com o peso, atividades sedentárias no lazer, prática de esportes na infância e apoio de amigos para a prática de atividades físicas foram preditores tanto de bouts prolongados como de breaks (P<,5) Locais para a prática de atividades físicas no bairro também se constituiu como um significante preditor de breaks entre as meninas Uma série de correlatos foram identificados, os quais parecem ser específicos ao sexo Assim, estratégias voltadas às mudanças no padrão do comportamento sedentário devem ser elaboradas considerando estas particularidades
publishDate 2024
dc.date.none.fl_str_mv 2017.00
2024-05-01T15:05:29Z
2024-05-01T15:05:29Z
27.11.2017
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://repositorio.uel.br/handle/123456789/16315
url https://repositorio.uel.br/handle/123456789/16315
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv Mestrado
Educação Física
Centro de Educação Física e Esportes
Programa de Pós-Graduação Associado em Educação Física UEM/UEL
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.coverage.none.fl_str_mv Londrina
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UEL
instname:Universidade Estadual de Londrina (UEL)
instacron:UEL
instname_str Universidade Estadual de Londrina (UEL)
instacron_str UEL
institution UEL
reponame_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UEL
collection Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UEL
repository.name.fl_str_mv Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UEL - Universidade Estadual de Londrina (UEL)
repository.mail.fl_str_mv bcuel@uel.br||
_version_ 1803654584623693824