Comportamento sedentário e correlatos associados de escolares de uma comunidade do Pantanal sul-mato-grossense

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Autor(a) principal: Ribeiro, Edineia Aparecida Gomes
Data de Publicação: 2024
Tipo de documento: Tese
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UEL
Texto Completo: https://repositorio.uel.br/handle/123456789/16318
Resumo: Resumo: O objetivo da pesquisa foi verificar os correlatos do comportamento sedentário de escolares de uma comunidade do Pantanal sul-mato-grossense Trata-se de um estudo transversal, realizado com adolescentes de 11 a 18 anos de idade, matriculados na rede pública de ensino da cidade de Corumbá, Mato Grosso do Sul Participaram do estudo 1,692 adolescentes (861 moças) que responderam um questionário sobre atividades do comportamento sedentário pelo instrumento Helena, incluindo os fatores ambientais, intrapessoais e interpessoais relacionados ao tempo de tela (televisão, computador e jogos eletrônicos), a prática de atividade física dos adolescentes pelo PAQ-A, e questões sociodemográficas Foi utilizado o ponto de corte de =2 horas/dia para o tempo de tela A prevalência do comportamento sedentário em diferentes contextos e os correlatos em adolescentes foram analisados pela regressão logística binária Houve diferença significativa (P<,1) no uso dos jogos eletrônicos durante a semana e nos finais de semana entre os sexos (moças=27,8% e rapazes= 53,1%; moças= 44,5% e rapazes= 73,5%, respectivamente) O estudo também verificou a associação entre fatores ambientais (uso de tela pelos pais), fatores sociais (contexto familiar, apoio social e controle dos pais) e tempo de tela dos adolescentes, com ênfase em possíveis fatores mediadores intrapessoais (expectativa e autoeficácia), por meio do modelo de equação estrutural Adotaram-se os coeficientes de ajuste e seus valores aceitáveis, sendo eles CMIN/DF<4, RMR<,8, RMSEA<,6 e GFI>,9 As análises foram realizadas no programa estatístico SPSS 23 e AMOS 23, adotando P<,5 Observou-se que a disponibilidade de aparelhos eletrônicos no ambiente doméstico teve efeito direto positivo no tempo total de tela entre as moças (P<,5) O uso de tela pelos pais teve associação significativa com o tempo de tela dos adolescentes (P<,5) A expectativa exerceu efeito direto no tempo de tela entre as moças e os rapazes (ß=2,841 e 4,21, respectivamente, P<,1) O apoio social manifestou efeito direto positivo entre os rapazes no tempo de tela (ß=1,119, P<,1) e o controle dos pais identificou efeito direto inverso ao tempo de tela em moças e rapazes (ß= -,495 e -,63, respectivamente, P<,5) A expectativa foi mediada pelo apoio social entre os adolescentes (P<,1) e a autoeficácia foi mediada exclusivamente pelo contexto familiar em relação ao tempo de tela (ß= ,491 moças e ,282, rapazes, P<,1) O controle dos pais teve parte do efeito no tempo de tela e a expectativa exerceu maior efeito sobre o desfecho observado, em ambos os sexos (P<,5) Conclui-se que a prevalência do comportamento sedentário em diferentes contextos foi elevada entre os adolescentes do Pantanal Os ajustes dos modelos teóricos elaborados foram considerados aceitáveis e explicaram que a expectativa e a autoeficácia mediaram parcialmente à relação entre o fator ambiental doméstico e o tempo de tela em adolescentes A disponibilidade de aparelhos eletrônicos apresentou efeito direto positivo para o tempo de tela entre as moças O controle dos pais teve associação inversa ao tempo de tela dos adolescentes e o apoio social mostrou associação inversa ao tempo de tela entre os rapazes Resumindo, a expectativa exerceu forte influência no tempo de tela dos adolescentes
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moças= 44,5% e rapazes= 73,5%, respectivamente) O estudo também verificou a associação entre fatores ambientais (uso de tela pelos pais), fatores sociais (contexto familiar, apoio social e controle dos pais) e tempo de tela dos adolescentes, com ênfase em possíveis fatores mediadores intrapessoais (expectativa e autoeficácia), por meio do modelo de equação estrutural Adotaram-se os coeficientes de ajuste e seus valores aceitáveis, sendo eles CMIN/DF<4, RMR<,8, RMSEA<,6 e GFI>,9 As análises foram realizadas no programa estatístico SPSS 23 e AMOS 23, adotando P<,5 Observou-se que a disponibilidade de aparelhos eletrônicos no ambiente doméstico teve efeito direto positivo no tempo total de tela entre as moças (P<,5) O uso de tela pelos pais teve associação significativa com o tempo de tela dos adolescentes (P<,5) A expectativa exerceu efeito direto no tempo de tela entre as moças e os rapazes (ß=2,841 e 4,21, respectivamente, P<,1) O apoio social manifestou efeito direto positivo entre os rapazes no tempo de tela (ß=1,119, P<,1) e o controle dos pais identificou efeito direto inverso ao tempo de tela em moças e rapazes (ß= -,495 e -,63, respectivamente, P<,5) A expectativa foi mediada pelo apoio social entre os adolescentes (P<,1) e a autoeficácia foi mediada exclusivamente pelo contexto familiar em relação ao tempo de tela (ß= ,491 moças e ,282, rapazes, P<,1) O controle dos pais teve parte do efeito no tempo de tela e a expectativa exerceu maior efeito sobre o desfecho observado, em ambos os sexos (P<,5) Conclui-se que a prevalência do comportamento sedentário em diferentes contextos foi elevada entre os adolescentes do Pantanal Os ajustes dos modelos teóricos elaborados foram considerados aceitáveis e explicaram que a expectativa e a autoeficácia mediaram parcialmente à relação entre o fator ambiental doméstico e o tempo de tela em adolescentes A disponibilidade de aparelhos eletrônicos apresentou efeito direto positivo para o tempo de tela entre as moças O controle dos pais teve associação inversa ao tempo de tela dos adolescentes e o apoio social mostrou associação inversa ao tempo de tela entre os rapazes Resumindo, a expectativa exerceu forte influência no tempo de tela dos adolescentesTese (Doutorado em Educação Física) - Universidade Estadual de Londrina, Centro de Educação Física e Esporte, Programa de Pós-Graduação em Educação FísicaAbstract: The objective of the paper was to assess the correlates of schoolchildren sedentary behavior in a community located in the Pantanal, Mato Grosso do Sul It is a cross-sectional study, conducted with 11 to 18-year-old adolescents enrolled in public schools in the city of Corumbá The research involved 1692 adolescents (861 girls), who answered a questionnaire regarding sedentary behavior, by applying the Helena tool, including environmental, intrapersonal and interpersonal factors related to screen time (television, computer and electronic games), physical activities, with the use of PAQ-A, and sociodemographic items The cut-point was =2 hours/day of screen time The prevalence of sedentary behavior in different contexts and the correlates in adolescents were analyzed by means of the binary logistic regression There was significant difference (P<1) in the use of videogames on weekdays and on weekends between genders (girls=278% and boys=531%; girls=445% and boys=735%, respectively) The study also included the association among environmental factors (screen use by parents), social factors (family background, social support and parental control) and adolescent screen time, with emphasis on possible intrapersonal mediator factors (expectation and self-efficacy), by means of structural equation modeling The adjustment coefficients were adopted Their acceptable values were CMIN/DF<4, RMR<8, RMSEA<6, and GFI>9 The analyses were carried out in the statistical program SPSS 23 and AMOS 23, by adopting P<5 The availability of electronic devices at home had a direct positive effect on the total screen time among the girls (P<5) The screen use by parents had a significant association with the adolescent screen time (P<5) The expectation had a direct effect on the screen time among girls and boys (ß=2841 and 421, respectively, P<1) The social support expressed a direct positive effect on boys in terms of screen time (ß=1119, P<1), and the parental control showed a direct inverse effect on screen time both among girls and boys (ß= -495 and -63, respectively, P<5) The expectation was mediated by the social support among adolescents (P<1); the self-efficacy was exclusively mediated by the family context in relation to screen time (ß=491 girls and 282, boys, P<1) The parental control participated in the effect on screen time and the expectation exercised greater effect on the outcome, among both genders (P<5) The study concluded that the prevalence of sedentary behavior in different contexts was high among the adolescents who live in the Pantanal The adjustments of the theoretical models were considered acceptable They explained that the expectation and the self-efficacy partially mediated the relationship between the domestic environmental factor and the adolescent screen time The availability of electronic devices presented a direct positive effect on the screen time among the girls The parental control had an inverse association with the adolescent screen time The social support showed an inverse association with the screen time among the boys In short, the expectation exercised a strong influence on the adolescent screen timeOliveira, Arli Ramos de [Orientador]Romanzini, MarceloRonque, Enio Ricardo VazGuedes, Dartagnan PintoSilva, Kelly Samara daRibeiro, Edineia Aparecida Gomes2024-05-01T15:05:32Z2024-05-01T15:05:32Z2017.0020.10.2017info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/doctoralThesisapplication/pdfhttps://repositorio.uel.br/handle/123456789/16318porDoutoradoEducação FísicaCentro de Educação Física e EsportesPrograma de Pós-Graduação Associado em Educação Física UEM/UELLondrinareponame:Repositório Institucional da UELinstname:Universidade Estadual de Londrina (UEL)instacron:UELinfo:eu-repo/semantics/openAccess2024-07-12T04:19:46Zoai:repositorio.uel.br:123456789/16318Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://www.bibliotecadigital.uel.br/PUBhttp://www.bibliotecadigital.uel.br/OAI/oai2.phpbcuel@uel.br||opendoar:2024-07-12T04:19:46Repositório Institucional da UEL - Universidade Estadual de Londrina (UEL)false
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