Um estudo sobre a educação não formal no Brasil em revistas da área de ensino de ciências (1979-2008)
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Data de Publicação: | 2010 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UEL |
Texto Completo: | https://repositorio.uel.br/handle/123456789/12671 |
Resumo: | Resumo: Este trabalho apresenta um estudo sobre Educação não formal tendo como base artigos publicados em revistas nacionais da área de Ensino de Ciências no período de 1979 a 28 Considerando os seis periódicos analisados (Revista Brasileira de Ensino de Física, Caderno Brasileiro de Ensino de Física, Ciência & Educação, Investigações em Ensino de Ciências, Ensaio: pesquisa em educação em ciências, Revista Brasileira de Pesquisa em Educação em Ciências), foi possível observar que o desenvolvimento de pesquisas e propostas relativas ao campo da Educação não formal se intensifica a partir do ano de 1999, tendo sido publicados 86% dos artigos do corpus na última década (1999-28) O referencial investigativo adotado foi à análise textual discursiva, a partir do qual foi possível constituir uma base de dados, ou seja, um corpus, e desenvolver uma análise de cunho qualitativo Para a constituição do corpus foram analisados 2315 artigos, tendo sido localizados apenas 45 claramente relacionados à temática em questão Para este desenvolvimento foram identificados, selecionados, interpretados e categorizados os objetivos, metodologias de coleta de dados e as considerações finais dos artigos de pesquisa enunciadas (explícita ou implicitamente) nos periódicos Dentre as conclusões referentes aos objetivos de pesquisa pertinentes ao campo da Educação não formal verificou-se que podem ser agrupadas nas seguintes categorias: as percepções e concepções de professores iniciantes e em exercício; metodologias de coleta e análise de dados em ambientes não formais; discussões de atividades e propostas de disciplinas; trabalhos colaborativos; pesquisa-ação; trabalho com projetos; utilização da história e da filosofia da Ciência como tema gerador e/ou motivador; utilização da teoria do conhecimento para a análise da aprendizagem nesses espaços Quanto às formas de coletas de dados pôde-se evidenciar que as entrevistas fizeram parte da coleta (em 5% dos casos identificados) seguida pela aplicação de questionários, pela observação direta e pela produção de diários de campo (estes totalizando quase 3%) Nesta investigação também foram realizados alguns estudos comparativos a respeito das considerações finais de pesquisa do corpus a respeito da Educação não formal Este trabalho produziu um conjunto de novos sentidos para a Educação não formal em Ensino de Ciências, derivados de pesquisas realizadas nas últimas décadas, com resultados expressivos para orientar novas pesquisas na área, ou seja, produziu um mapa orientador de futuros movimentos de investigação envolvendo a Educação não formal |
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Um estudo sobre a educação não formal no Brasil em revistas da área de ensino de ciências (1979-2008)CiênciasEstudo e ensinoEducação não-formalCiênciaPeriódicosStudy and TeachingNon-formal educationSciencesResumo: Este trabalho apresenta um estudo sobre Educação não formal tendo como base artigos publicados em revistas nacionais da área de Ensino de Ciências no período de 1979 a 28 Considerando os seis periódicos analisados (Revista Brasileira de Ensino de Física, Caderno Brasileiro de Ensino de Física, Ciência & Educação, Investigações em Ensino de Ciências, Ensaio: pesquisa em educação em ciências, Revista Brasileira de Pesquisa em Educação em Ciências), foi possível observar que o desenvolvimento de pesquisas e propostas relativas ao campo da Educação não formal se intensifica a partir do ano de 1999, tendo sido publicados 86% dos artigos do corpus na última década (1999-28) O referencial investigativo adotado foi à análise textual discursiva, a partir do qual foi possível constituir uma base de dados, ou seja, um corpus, e desenvolver uma análise de cunho qualitativo Para a constituição do corpus foram analisados 2315 artigos, tendo sido localizados apenas 45 claramente relacionados à temática em questão Para este desenvolvimento foram identificados, selecionados, interpretados e categorizados os objetivos, metodologias de coleta de dados e as considerações finais dos artigos de pesquisa enunciadas (explícita ou implicitamente) nos periódicos Dentre as conclusões referentes aos objetivos de pesquisa pertinentes ao campo da Educação não formal verificou-se que podem ser agrupadas nas seguintes categorias: as percepções e concepções de professores iniciantes e em exercício; metodologias de coleta e análise de dados em ambientes não formais; discussões de atividades e propostas de disciplinas; trabalhos colaborativos; pesquisa-ação; trabalho com projetos; utilização da história e da filosofia da Ciência como tema gerador e/ou motivador; utilização da teoria do conhecimento para a análise da aprendizagem nesses espaços Quanto às formas de coletas de dados pôde-se evidenciar que as entrevistas fizeram parte da coleta (em 5% dos casos identificados) seguida pela aplicação de questionários, pela observação direta e pela produção de diários de campo (estes totalizando quase 3%) Nesta investigação também foram realizados alguns estudos comparativos a respeito das considerações finais de pesquisa do corpus a respeito da Educação não formal Este trabalho produziu um conjunto de novos sentidos para a Educação não formal em Ensino de Ciências, derivados de pesquisas realizadas nas últimas décadas, com resultados expressivos para orientar novas pesquisas na área, ou seja, produziu um mapa orientador de futuros movimentos de investigação envolvendo a Educação não formalDissertação (Mestrado em Ensino de Ciências e Educação Matemática) - Universidade Estadual de Londrina, Centro de Ciências Exatas, Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências e Educação MatemáticaAbstract: This work presents a study about non-formal education which has been based on articles published in national journals on teaching science from 1979 to 28 Considering six journals that were examined (Brazilian Journal of Physical Teaching, Brazilian Notebook in Physics, Science & Education, Research in Physical Science Teaching, Trial: research in Science Education, Brazilian Research Journal in Science Education) It was observed that development of researching and proposals for this field on Non-formal Education were intensified from the year of 1999 and it has been published in 86% of the articles within corpus in the last decade (1999-28) The investigative referential used in this research was discursive textual analysis as such as it had been possible to establish a database, ie a corpus, and to develop a qualitative analysis In the constitution of 2315 articles were analyzed as a corpus and there were being located only 45 of them which have clearly related to the theme in question To that development, there were identified, selected, interpreted and categorized the goals, the methods of data collection and the final considerations into this research articles described in the journals (explicitly or implicitly) Among all findings into this relevant research objectives to the field in the Non-Formal Education that were found out which they can be grouped into the following categories: conceptions and perceptions of beginning teachers and during exercises, methodologies for collecting and analyzing data in non-formal education; discussions activities and course offering, collaborative work, action-searchable, working on projects, use in the History and Philosophy Science as a theme or/and a motivator using the theory of knowledge to the analysis of learning in these local fields As regards those methods of data collection might clearly become these interviews were part of the collection (in 5% to the cases identified) followed by questionnaires, direct observation and production in this field (they comprised almost 3%) This investigation was also carried out some comparative studies about the final considerations in corpus of this research on Non-Formal Education This work has produced a set on new directions for the Non-Formal Education in Science Teaching originated from researches conducted in recent decades within significant results to lead further researches on this field, ie, produced as a future guide map which involved the Non-formal Education movementPassos, Marinez Meneghello [Orientador]Alves, Denis Rogério Sanches2024-05-01T14:01:10Z2024-05-01T14:01:10Z2010.002010info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttps://repositorio.uel.br/handle/123456789/12671porMestradoEnsino de Ciências e Educação MatemáticaCentro de Ciências ExatasPrograma de Pós-Graduação em Ensino de Ciências e Educação MatemáticaLondrinareponame:Repositório Institucional da UELinstname:Universidade Estadual de Londrina (UEL)instacron:UELinfo:eu-repo/semantics/openAccess2024-07-12T04:20:25Zoai:repositorio.uel.br:123456789/12671Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://www.bibliotecadigital.uel.br/PUBhttp://www.bibliotecadigital.uel.br/OAI/oai2.phpbcuel@uel.br||opendoar:2024-07-12T04:20:25Repositório Institucional da UEL - Universidade Estadual de Londrina (UEL)false |
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Resumo: Este trabalho apresenta um estudo sobre Educação não formal tendo como base artigos publicados em revistas nacionais da área de Ensino de Ciências no período de 1979 a 28 Considerando os seis periódicos analisados (Revista Brasileira de Ensino de Física, Caderno Brasileiro de Ensino de Física, Ciência & Educação, Investigações em Ensino de Ciências, Ensaio: pesquisa em educação em ciências, Revista Brasileira de Pesquisa em Educação em Ciências), foi possível observar que o desenvolvimento de pesquisas e propostas relativas ao campo da Educação não formal se intensifica a partir do ano de 1999, tendo sido publicados 86% dos artigos do corpus na última década (1999-28) O referencial investigativo adotado foi à análise textual discursiva, a partir do qual foi possível constituir uma base de dados, ou seja, um corpus, e desenvolver uma análise de cunho qualitativo Para a constituição do corpus foram analisados 2315 artigos, tendo sido localizados apenas 45 claramente relacionados à temática em questão Para este desenvolvimento foram identificados, selecionados, interpretados e categorizados os objetivos, metodologias de coleta de dados e as considerações finais dos artigos de pesquisa enunciadas (explícita ou implicitamente) nos periódicos Dentre as conclusões referentes aos objetivos de pesquisa pertinentes ao campo da Educação não formal verificou-se que podem ser agrupadas nas seguintes categorias: as percepções e concepções de professores iniciantes e em exercício; metodologias de coleta e análise de dados em ambientes não formais; discussões de atividades e propostas de disciplinas; trabalhos colaborativos; pesquisa-ação; trabalho com projetos; utilização da história e da filosofia da Ciência como tema gerador e/ou motivador; utilização da teoria do conhecimento para a análise da aprendizagem nesses espaços Quanto às formas de coletas de dados pôde-se evidenciar que as entrevistas fizeram parte da coleta (em 5% dos casos identificados) seguida pela aplicação de questionários, pela observação direta e pela produção de diários de campo (estes totalizando quase 3%) Nesta investigação também foram realizados alguns estudos comparativos a respeito das considerações finais de pesquisa do corpus a respeito da Educação não formal Este trabalho produziu um conjunto de novos sentidos para a Educação não formal em Ensino de Ciências, derivados de pesquisas realizadas nas últimas décadas, com resultados expressivos para orientar novas pesquisas na área, ou seja, produziu um mapa orientador de futuros movimentos de investigação envolvendo a Educação não formal |
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