Concepções de ciência presentes na divulgação e prática de instituições não formais de ensino de ciências
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2013 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) |
Texto Completo: | https://hdl.handle.net/20.500.12733/1621780 |
Resumo: | Orientador: Silvia Fernanda de Mendonça Figueirôa |
id |
UNICAMP-30_6b5c79a71c988b3f2c64edba633f9f02 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai::919043 |
network_acronym_str |
UNICAMP-30 |
network_name_str |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) |
repository_id_str |
|
spelling |
Concepções de ciência presentes na divulgação e prática de instituições não formais de ensino de ciênciasConceptions of science present in the dissemination and practice of non-formal science education instutionsCiência - MuseusEducação não formalCiência - Estudo e ensinoScience - MuseumNon-Formal education.Science - Study and teachingOrientador: Silvia Fernanda de Mendonça FigueirôaDissertação (mestrado) - Universidade Estadual de Campinas, Faculdade de EducaçãoEsse trabalho tem como objetivo apresentar quais concepções de ciência estão presentes no discurso e prática de instituições de educação não formal. Para tanto investigaram-se quatro importantes instituições brasileiras integrantes deste universo, escolhidas a partir de indicações de seus pares: Museu da Vida (RJ), Espaço Ciência (PE), Museu de Ciência e Tecnologia da PUCRS (RS) e Estação Ciência (SP). Foram analisados os sites dessas instituições, utilizando-se como metodologia a análise de conteúdo, bem como suas exposições, utilizando-se categorias definidas a posteriori, quais sejam: Interatividade (hands-on, minds-on, hearts-on), Tipo de Representação científica (fiel à natureza, objetividade mecânica, avaliação instruída) e Tipos de Display (objeto, painel 2D e 3D, monitoria). Tais categorias foram criadas a partir de ampla bibliografia acerca de Museografia e Sociologia da ciência, especialmente. Os resultados apresentam as tendências das instituições estudadas quanto às concepções de ciência que trazem em seus sites e exposições. Foram ainda utilizadas para classificação as categorias Tradicional racionalista, Tradicional empirista e Construtivista a fim de facilitar comparações entre as instituições. Por fim, as conclusões apontam a necessidade das instituições de educação não formal estarem mais conscientes da importância das concepções de ciência presentes no ensino e na divulgação da ciência.This work aims to present the conceptions of science present in the discourse and practice of non-formal education institutions. Four important Brazilian institutions were investigated: Museu da Vida (RJ), Espaço Ciência (PE), Museu de Ciência e Tecnologia da PUCRS (RS) and Estação Ciência (SP). We analyzed the websites of these institutions, using content analysis as a methodology, and its exhibitions using categories defined a posteriori: Interactivity (hands-on, minds-on, hearts-on), Representation (true to nature, mechanical objectivity, trained judgment) and Display Types (object, panel 2D and 3D, monitor required). These categories were created based on the extensive literature on museology and sociology of science especially. The results show the trends of the institutions studied regarding the conceptions of science present in their websites and exhibitions, namely: Traditional Rationalist, Traditional Empiricist, and Constructivist. Finally, the findings suggest the need for non-formal education institutions to be more aware of the importance of the conceptions of science teaching and dissemination of scienceMestradoEnsino de Ciências e MatemáticaMestra em Multiunidades em Ensino de Ciências e Matemática[s.n.]Figueirôa, Silvia Fernanda de Mendonça, 1959-Lopes, Maria MargaretCompiani, MauricioUniversidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Faculdade de EducaçãoPrograma de Pós-Graduação Multiunidades em Ensino de Ciências e MatemáticaUNIVERSIDADE ESTADUAL DE CAMPINASAragão, Thayse Zambon Barbosa, 1989-2013info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdf201 p. : il.https://hdl.handle.net/20.500.12733/1621780ARAGÃO, Thayse Zambon Barbosa. Concepções de ciência presentes na divulgação e prática de instituições não formais de ensino de ciências. 2013. 201 p. Dissertação (mestrado) - Universidade Estadual de Campinas, Faculdade de Educação, Campinas, SP. Disponível em: https://hdl.handle.net/20.500.12733/1621780. Acesso em: 3 set. 2024.https://repositorio.unicamp.br/acervo/detalhe/919043porreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)instname:Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)instacron:UNICAMPinfo:eu-repo/semantics/openAccess2017-02-18T07:11:54Zoai::919043Biblioteca Digital de Teses e DissertaçõesPUBhttp://repositorio.unicamp.br/oai/tese/oai.aspsbubd@unicamp.bropendoar:2017-02-18T07:11:54Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) - Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Concepções de ciência presentes na divulgação e prática de instituições não formais de ensino de ciências Conceptions of science present in the dissemination and practice of non-formal science education instutions |
title |
Concepções de ciência presentes na divulgação e prática de instituições não formais de ensino de ciências |
spellingShingle |
Concepções de ciência presentes na divulgação e prática de instituições não formais de ensino de ciências Aragão, Thayse Zambon Barbosa, 1989- Ciência - Museus Educação não formal Ciência - Estudo e ensino Science - Museum Non-Formal education. Science - Study and teaching |
title_short |
Concepções de ciência presentes na divulgação e prática de instituições não formais de ensino de ciências |
title_full |
Concepções de ciência presentes na divulgação e prática de instituições não formais de ensino de ciências |
title_fullStr |
Concepções de ciência presentes na divulgação e prática de instituições não formais de ensino de ciências |
title_full_unstemmed |
Concepções de ciência presentes na divulgação e prática de instituições não formais de ensino de ciências |
title_sort |
Concepções de ciência presentes na divulgação e prática de instituições não formais de ensino de ciências |
author |
Aragão, Thayse Zambon Barbosa, 1989- |
author_facet |
Aragão, Thayse Zambon Barbosa, 1989- |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Figueirôa, Silvia Fernanda de Mendonça, 1959- Lopes, Maria Margaret Compiani, Mauricio Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Faculdade de Educação Programa de Pós-Graduação Multiunidades em Ensino de Ciências e Matemática UNIVERSIDADE ESTADUAL DE CAMPINAS |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Aragão, Thayse Zambon Barbosa, 1989- |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Ciência - Museus Educação não formal Ciência - Estudo e ensino Science - Museum Non-Formal education. Science - Study and teaching |
topic |
Ciência - Museus Educação não formal Ciência - Estudo e ensino Science - Museum Non-Formal education. Science - Study and teaching |
description |
Orientador: Silvia Fernanda de Mendonça Figueirôa |
publishDate |
2013 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2013 |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://hdl.handle.net/20.500.12733/1621780 ARAGÃO, Thayse Zambon Barbosa. Concepções de ciência presentes na divulgação e prática de instituições não formais de ensino de ciências. 2013. 201 p. Dissertação (mestrado) - Universidade Estadual de Campinas, Faculdade de Educação, Campinas, SP. Disponível em: https://hdl.handle.net/20.500.12733/1621780. Acesso em: 3 set. 2024. |
url |
https://hdl.handle.net/20.500.12733/1621780 |
identifier_str_mv |
ARAGÃO, Thayse Zambon Barbosa. Concepções de ciência presentes na divulgação e prática de instituições não formais de ensino de ciências. 2013. 201 p. Dissertação (mestrado) - Universidade Estadual de Campinas, Faculdade de Educação, Campinas, SP. Disponível em: https://hdl.handle.net/20.500.12733/1621780. Acesso em: 3 set. 2024. |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://repositorio.unicamp.br/acervo/detalhe/919043 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf 201 p. : il. |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
[s.n.] |
publisher.none.fl_str_mv |
[s.n.] |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) instname:Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) instacron:UNICAMP |
instname_str |
Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) |
instacron_str |
UNICAMP |
institution |
UNICAMP |
reponame_str |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) |
collection |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) |
repository.name.fl_str_mv |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) - Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) |
repository.mail.fl_str_mv |
sbubd@unicamp.br |
_version_ |
1809189109832351744 |