Gestão da educação : das políticas federais à gestão escolar do município de Jataizinho - PR

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Bugança, Natália da Silva
Data de Publicação: 2024
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UEL
Texto Completo: https://repositorio.uel.br/handle/123456789/13230
Resumo: Resumo: Entende-se que pesquisar o contexto da gestão escolar pressupõe compreendê-la como fenômeno histórico e político, que se constitui democraticamente, por meio da participação coletiva Entretanto, em pesquisas realizadas, verifica-se que a atuação do gestor é impregnada por um hibridismo nas concepções e nas práticas vivenciadas pelas escolas Deste modo, a presente pesquisa teve como problemas enunciados: Como o conceito de gestão escolar é redefinido a partir das reformas educacionais da década de 199? Como a gestão das escolas municipais de Jataizinho foi impactada pelo processo de municipalização que acarretou a responsabilização dos municípios? Como os gestores das escolas municipais têm recebido as propostas do Governo Federal e como estas são ou não aplicadas no município e nas escolas? Os objetivos específicos da pesquisa são: identificar a concepção de gestão escolar no contexto federal, especificamente nos governos de Fernando Henrique Cardoso (1995 – 22) e Luiz Inácio Lula da Silva (23-21); analisar as políticas implementadas pelo governo federal e sua influência na gestão escolar municipal; e, finalmente, analisar de que forma as políticas de responsabilização são percebidas pelos gestores das escolas municipais de ensino fundamental do município de Jataizinho-PR Este estudo teve como referência teórico-metodológica as categorias do materialismo histórico, conforme Cury (1986) Para o percurso metodológico, adotou a pesquisa qualitativa, na modalidade de estudo descritivo-interpretativo, baseado em pesquisa bibliográfica, documental e na análise das respostas emitidas pelos trabalhadores da educação ao roteiro de entrevista Dentre as considerações tecidas, entendemos que é necessário haver maior integração entre a gestão municipal e os diretores escolares, no sentido de ampliar o diálogo e o entendimento sobre as políticas e programas federais que são implementados no município, a fim de esclarecer quais são os objetivos reais e o que é pertinente aderir e implementar nas escolas Desta maneira, caminharemos para a superação de relações pautadas em dinâmicas coercitivas para condutas mais democráticas
id UEL_7256f447761d2c21cb5e974eb0718fa8
oai_identifier_str oai:repositorio.uel.br:123456789/13230
network_acronym_str UEL
network_name_str Repositório Institucional da UEL
repository_id_str
spelling Gestão da educação : das políticas federais à gestão escolar do município de Jataizinho - PREducação e EstadoEscolasOrganização e administraçãoAdministração municipalEducation and StateResumo: Entende-se que pesquisar o contexto da gestão escolar pressupõe compreendê-la como fenômeno histórico e político, que se constitui democraticamente, por meio da participação coletiva Entretanto, em pesquisas realizadas, verifica-se que a atuação do gestor é impregnada por um hibridismo nas concepções e nas práticas vivenciadas pelas escolas Deste modo, a presente pesquisa teve como problemas enunciados: Como o conceito de gestão escolar é redefinido a partir das reformas educacionais da década de 199? Como a gestão das escolas municipais de Jataizinho foi impactada pelo processo de municipalização que acarretou a responsabilização dos municípios? Como os gestores das escolas municipais têm recebido as propostas do Governo Federal e como estas são ou não aplicadas no município e nas escolas? Os objetivos específicos da pesquisa são: identificar a concepção de gestão escolar no contexto federal, especificamente nos governos de Fernando Henrique Cardoso (1995 – 22) e Luiz Inácio Lula da Silva (23-21); analisar as políticas implementadas pelo governo federal e sua influência na gestão escolar municipal; e, finalmente, analisar de que forma as políticas de responsabilização são percebidas pelos gestores das escolas municipais de ensino fundamental do município de Jataizinho-PR Este estudo teve como referência teórico-metodológica as categorias do materialismo histórico, conforme Cury (1986) Para o percurso metodológico, adotou a pesquisa qualitativa, na modalidade de estudo descritivo-interpretativo, baseado em pesquisa bibliográfica, documental e na análise das respostas emitidas pelos trabalhadores da educação ao roteiro de entrevista Dentre as considerações tecidas, entendemos que é necessário haver maior integração entre a gestão municipal e os diretores escolares, no sentido de ampliar o diálogo e o entendimento sobre as políticas e programas federais que são implementados no município, a fim de esclarecer quais são os objetivos reais e o que é pertinente aderir e implementar nas escolas Desta maneira, caminharemos para a superação de relações pautadas em dinâmicas coercitivas para condutas mais democráticasDissertação (Mestrado em Educação) - Universidade Estadual de Londrina, Centro de Educação, Comunicação e Artes, Programa de Pós-Graduação em EducaçãoAbstract: It is implicit that researching the context of school management presupposes understanding it as a historical and political phenomenon, which will be constituted democratically, through collective participation However, in researches conducted, it is verified that the manager´s performance is impregnated by a hybridism in the conceptions and practices experienced by the schools Thus, the research had the following problems: How is the concept of school management redefined as a result of the educational reforms of the 199´s? How was the management of the municipal schools of Jataizinho impacted by the municipalization process that led to the accountability of the municipality? How have managers of municipal schools received proposals from the Federal Government and how are these implemented in the municipality and in schools? The general objective of this study was to identify the school management model (s) expressed in educational policies from 199 onwards The specific objectives of the research are: to identify the conception of school management in the federal context specifically in the governments of Fernando Henrique Cardoso (1995 – 22) and Luiz Inácio Lula da Silva (23 – 21); to analyze the policies implemented by the federal government and its influence on municipal school management; to know how the policies of accountability are perceived by the managers of municipal primary schools in the city of Jataizinho-PR It had as theoretical-methodological reference the categories of historical materialism, according to Cury (1986) The methodological approach was based on a descriptive-interpretative study, based on bibliographical and documentary research and on the analysis of the responses issued by the education workers to the interview script Among the considerations, we believe that a greater integration between municipal management and school principals is necessary in order to broaden the dialogue and understanding of the federal policies and programs that are implemented in the municipality, in order to clarify what the real objectives are and what is appropriate to adhere to and to implement in schools In this way, we will move towards overcoming relationships based on coercive dynamics for more democratic behaviorRuiz, Maria José Ferreira [Orientador]Fernandes, Tânia da CostaTavares, Taís MouraBugança, Natália da Silva2024-05-01T14:10:01Z2024-05-01T14:10:01Z2017.0016.01.2017info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttps://repositorio.uel.br/handle/123456789/13230porMestradoEducaçãoCentro de Educação, Comunicação e ArtesPrograma de Pós-Graduação em EducaçãoLondrinareponame:Repositório Institucional da UELinstname:Universidade Estadual de Londrina (UEL)instacron:UELinfo:eu-repo/semantics/openAccess2024-07-12T04:20:15Zoai:repositorio.uel.br:123456789/13230Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://www.bibliotecadigital.uel.br/PUBhttp://www.bibliotecadigital.uel.br/OAI/oai2.phpbcuel@uel.br||opendoar:2024-07-12T04:20:15Repositório Institucional da UEL - Universidade Estadual de Londrina (UEL)false
dc.title.none.fl_str_mv Gestão da educação : das políticas federais à gestão escolar do município de Jataizinho - PR
title Gestão da educação : das políticas federais à gestão escolar do município de Jataizinho - PR
spellingShingle Gestão da educação : das políticas federais à gestão escolar do município de Jataizinho - PR
Bugança, Natália da Silva
Educação e Estado
Escolas
Organização e administração
Administração municipal
Education and State
title_short Gestão da educação : das políticas federais à gestão escolar do município de Jataizinho - PR
title_full Gestão da educação : das políticas federais à gestão escolar do município de Jataizinho - PR
title_fullStr Gestão da educação : das políticas federais à gestão escolar do município de Jataizinho - PR
title_full_unstemmed Gestão da educação : das políticas federais à gestão escolar do município de Jataizinho - PR
title_sort Gestão da educação : das políticas federais à gestão escolar do município de Jataizinho - PR
author Bugança, Natália da Silva
author_facet Bugança, Natália da Silva
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Ruiz, Maria José Ferreira [Orientador]
Fernandes, Tânia da Costa
Tavares, Taís Moura
dc.contributor.author.fl_str_mv Bugança, Natália da Silva
dc.subject.por.fl_str_mv Educação e Estado
Escolas
Organização e administração
Administração municipal
Education and State
topic Educação e Estado
Escolas
Organização e administração
Administração municipal
Education and State
description Resumo: Entende-se que pesquisar o contexto da gestão escolar pressupõe compreendê-la como fenômeno histórico e político, que se constitui democraticamente, por meio da participação coletiva Entretanto, em pesquisas realizadas, verifica-se que a atuação do gestor é impregnada por um hibridismo nas concepções e nas práticas vivenciadas pelas escolas Deste modo, a presente pesquisa teve como problemas enunciados: Como o conceito de gestão escolar é redefinido a partir das reformas educacionais da década de 199? Como a gestão das escolas municipais de Jataizinho foi impactada pelo processo de municipalização que acarretou a responsabilização dos municípios? Como os gestores das escolas municipais têm recebido as propostas do Governo Federal e como estas são ou não aplicadas no município e nas escolas? Os objetivos específicos da pesquisa são: identificar a concepção de gestão escolar no contexto federal, especificamente nos governos de Fernando Henrique Cardoso (1995 – 22) e Luiz Inácio Lula da Silva (23-21); analisar as políticas implementadas pelo governo federal e sua influência na gestão escolar municipal; e, finalmente, analisar de que forma as políticas de responsabilização são percebidas pelos gestores das escolas municipais de ensino fundamental do município de Jataizinho-PR Este estudo teve como referência teórico-metodológica as categorias do materialismo histórico, conforme Cury (1986) Para o percurso metodológico, adotou a pesquisa qualitativa, na modalidade de estudo descritivo-interpretativo, baseado em pesquisa bibliográfica, documental e na análise das respostas emitidas pelos trabalhadores da educação ao roteiro de entrevista Dentre as considerações tecidas, entendemos que é necessário haver maior integração entre a gestão municipal e os diretores escolares, no sentido de ampliar o diálogo e o entendimento sobre as políticas e programas federais que são implementados no município, a fim de esclarecer quais são os objetivos reais e o que é pertinente aderir e implementar nas escolas Desta maneira, caminharemos para a superação de relações pautadas em dinâmicas coercitivas para condutas mais democráticas
publishDate 2024
dc.date.none.fl_str_mv 16.01.2017
2017.00
2024-05-01T14:10:01Z
2024-05-01T14:10:01Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://repositorio.uel.br/handle/123456789/13230
url https://repositorio.uel.br/handle/123456789/13230
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv Mestrado
Educação
Centro de Educação, Comunicação e Artes
Programa de Pós-Graduação em Educação
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.coverage.none.fl_str_mv Londrina
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UEL
instname:Universidade Estadual de Londrina (UEL)
instacron:UEL
instname_str Universidade Estadual de Londrina (UEL)
instacron_str UEL
institution UEL
reponame_str Repositório Institucional da UEL
collection Repositório Institucional da UEL
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UEL - Universidade Estadual de Londrina (UEL)
repository.mail.fl_str_mv bcuel@uel.br||
_version_ 1809823297809940480