Gestão da educação : das políticas federais à gestão escolar do município de Jataizinho - PR
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2024 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UEL |
Texto Completo: | https://repositorio.uel.br/handle/123456789/13230 |
Resumo: | Resumo: Entende-se que pesquisar o contexto da gestão escolar pressupõe compreendê-la como fenômeno histórico e político, que se constitui democraticamente, por meio da participação coletiva Entretanto, em pesquisas realizadas, verifica-se que a atuação do gestor é impregnada por um hibridismo nas concepções e nas práticas vivenciadas pelas escolas Deste modo, a presente pesquisa teve como problemas enunciados: Como o conceito de gestão escolar é redefinido a partir das reformas educacionais da década de 199? Como a gestão das escolas municipais de Jataizinho foi impactada pelo processo de municipalização que acarretou a responsabilização dos municípios? Como os gestores das escolas municipais têm recebido as propostas do Governo Federal e como estas são ou não aplicadas no município e nas escolas? Os objetivos específicos da pesquisa são: identificar a concepção de gestão escolar no contexto federal, especificamente nos governos de Fernando Henrique Cardoso (1995 – 22) e Luiz Inácio Lula da Silva (23-21); analisar as políticas implementadas pelo governo federal e sua influência na gestão escolar municipal; e, finalmente, analisar de que forma as políticas de responsabilização são percebidas pelos gestores das escolas municipais de ensino fundamental do município de Jataizinho-PR Este estudo teve como referência teórico-metodológica as categorias do materialismo histórico, conforme Cury (1986) Para o percurso metodológico, adotou a pesquisa qualitativa, na modalidade de estudo descritivo-interpretativo, baseado em pesquisa bibliográfica, documental e na análise das respostas emitidas pelos trabalhadores da educação ao roteiro de entrevista Dentre as considerações tecidas, entendemos que é necessário haver maior integração entre a gestão municipal e os diretores escolares, no sentido de ampliar o diálogo e o entendimento sobre as políticas e programas federais que são implementados no município, a fim de esclarecer quais são os objetivos reais e o que é pertinente aderir e implementar nas escolas Desta maneira, caminharemos para a superação de relações pautadas em dinâmicas coercitivas para condutas mais democráticas |
id |
UEL_7256f447761d2c21cb5e974eb0718fa8 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.uel.br:123456789/13230 |
network_acronym_str |
UEL |
network_name_str |
Repositório Institucional da UEL |
repository_id_str |
|
spelling |
Gestão da educação : das políticas federais à gestão escolar do município de Jataizinho - PREducação e EstadoEscolasOrganização e administraçãoAdministração municipalEducation and StateResumo: Entende-se que pesquisar o contexto da gestão escolar pressupõe compreendê-la como fenômeno histórico e político, que se constitui democraticamente, por meio da participação coletiva Entretanto, em pesquisas realizadas, verifica-se que a atuação do gestor é impregnada por um hibridismo nas concepções e nas práticas vivenciadas pelas escolas Deste modo, a presente pesquisa teve como problemas enunciados: Como o conceito de gestão escolar é redefinido a partir das reformas educacionais da década de 199? Como a gestão das escolas municipais de Jataizinho foi impactada pelo processo de municipalização que acarretou a responsabilização dos municípios? Como os gestores das escolas municipais têm recebido as propostas do Governo Federal e como estas são ou não aplicadas no município e nas escolas? Os objetivos específicos da pesquisa são: identificar a concepção de gestão escolar no contexto federal, especificamente nos governos de Fernando Henrique Cardoso (1995 – 22) e Luiz Inácio Lula da Silva (23-21); analisar as políticas implementadas pelo governo federal e sua influência na gestão escolar municipal; e, finalmente, analisar de que forma as políticas de responsabilização são percebidas pelos gestores das escolas municipais de ensino fundamental do município de Jataizinho-PR Este estudo teve como referência teórico-metodológica as categorias do materialismo histórico, conforme Cury (1986) Para o percurso metodológico, adotou a pesquisa qualitativa, na modalidade de estudo descritivo-interpretativo, baseado em pesquisa bibliográfica, documental e na análise das respostas emitidas pelos trabalhadores da educação ao roteiro de entrevista Dentre as considerações tecidas, entendemos que é necessário haver maior integração entre a gestão municipal e os diretores escolares, no sentido de ampliar o diálogo e o entendimento sobre as políticas e programas federais que são implementados no município, a fim de esclarecer quais são os objetivos reais e o que é pertinente aderir e implementar nas escolas Desta maneira, caminharemos para a superação de relações pautadas em dinâmicas coercitivas para condutas mais democráticasDissertação (Mestrado em Educação) - Universidade Estadual de Londrina, Centro de Educação, Comunicação e Artes, Programa de Pós-Graduação em EducaçãoAbstract: It is implicit that researching the context of school management presupposes understanding it as a historical and political phenomenon, which will be constituted democratically, through collective participation However, in researches conducted, it is verified that the manager´s performance is impregnated by a hybridism in the conceptions and practices experienced by the schools Thus, the research had the following problems: How is the concept of school management redefined as a result of the educational reforms of the 199´s? How was the management of the municipal schools of Jataizinho impacted by the municipalization process that led to the accountability of the municipality? How have managers of municipal schools received proposals from the Federal Government and how are these implemented in the municipality and in schools? The general objective of this study was to identify the school management model (s) expressed in educational policies from 199 onwards The specific objectives of the research are: to identify the conception of school management in the federal context specifically in the governments of Fernando Henrique Cardoso (1995 – 22) and Luiz Inácio Lula da Silva (23 – 21); to analyze the policies implemented by the federal government and its influence on municipal school management; to know how the policies of accountability are perceived by the managers of municipal primary schools in the city of Jataizinho-PR It had as theoretical-methodological reference the categories of historical materialism, according to Cury (1986) The methodological approach was based on a descriptive-interpretative study, based on bibliographical and documentary research and on the analysis of the responses issued by the education workers to the interview script Among the considerations, we believe that a greater integration between municipal management and school principals is necessary in order to broaden the dialogue and understanding of the federal policies and programs that are implemented in the municipality, in order to clarify what the real objectives are and what is appropriate to adhere to and to implement in schools In this way, we will move towards overcoming relationships based on coercive dynamics for more democratic behaviorRuiz, Maria José Ferreira [Orientador]Fernandes, Tânia da CostaTavares, Taís MouraBugança, Natália da Silva2024-05-01T14:10:01Z2024-05-01T14:10:01Z2017.0016.01.2017info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttps://repositorio.uel.br/handle/123456789/13230porMestradoEducaçãoCentro de Educação, Comunicação e ArtesPrograma de Pós-Graduação em EducaçãoLondrinareponame:Repositório Institucional da UELinstname:Universidade Estadual de Londrina (UEL)instacron:UELinfo:eu-repo/semantics/openAccess2024-07-12T04:20:15Zoai:repositorio.uel.br:123456789/13230Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://www.bibliotecadigital.uel.br/PUBhttp://www.bibliotecadigital.uel.br/OAI/oai2.phpbcuel@uel.br||opendoar:2024-07-12T04:20:15Repositório Institucional da UEL - Universidade Estadual de Londrina (UEL)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Gestão da educação : das políticas federais à gestão escolar do município de Jataizinho - PR |
title |
Gestão da educação : das políticas federais à gestão escolar do município de Jataizinho - PR |
spellingShingle |
Gestão da educação : das políticas federais à gestão escolar do município de Jataizinho - PR Bugança, Natália da Silva Educação e Estado Escolas Organização e administração Administração municipal Education and State |
title_short |
Gestão da educação : das políticas federais à gestão escolar do município de Jataizinho - PR |
title_full |
Gestão da educação : das políticas federais à gestão escolar do município de Jataizinho - PR |
title_fullStr |
Gestão da educação : das políticas federais à gestão escolar do município de Jataizinho - PR |
title_full_unstemmed |
Gestão da educação : das políticas federais à gestão escolar do município de Jataizinho - PR |
title_sort |
Gestão da educação : das políticas federais à gestão escolar do município de Jataizinho - PR |
author |
Bugança, Natália da Silva |
author_facet |
Bugança, Natália da Silva |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Ruiz, Maria José Ferreira [Orientador] Fernandes, Tânia da Costa Tavares, Taís Moura |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Bugança, Natália da Silva |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Educação e Estado Escolas Organização e administração Administração municipal Education and State |
topic |
Educação e Estado Escolas Organização e administração Administração municipal Education and State |
description |
Resumo: Entende-se que pesquisar o contexto da gestão escolar pressupõe compreendê-la como fenômeno histórico e político, que se constitui democraticamente, por meio da participação coletiva Entretanto, em pesquisas realizadas, verifica-se que a atuação do gestor é impregnada por um hibridismo nas concepções e nas práticas vivenciadas pelas escolas Deste modo, a presente pesquisa teve como problemas enunciados: Como o conceito de gestão escolar é redefinido a partir das reformas educacionais da década de 199? Como a gestão das escolas municipais de Jataizinho foi impactada pelo processo de municipalização que acarretou a responsabilização dos municípios? Como os gestores das escolas municipais têm recebido as propostas do Governo Federal e como estas são ou não aplicadas no município e nas escolas? Os objetivos específicos da pesquisa são: identificar a concepção de gestão escolar no contexto federal, especificamente nos governos de Fernando Henrique Cardoso (1995 – 22) e Luiz Inácio Lula da Silva (23-21); analisar as políticas implementadas pelo governo federal e sua influência na gestão escolar municipal; e, finalmente, analisar de que forma as políticas de responsabilização são percebidas pelos gestores das escolas municipais de ensino fundamental do município de Jataizinho-PR Este estudo teve como referência teórico-metodológica as categorias do materialismo histórico, conforme Cury (1986) Para o percurso metodológico, adotou a pesquisa qualitativa, na modalidade de estudo descritivo-interpretativo, baseado em pesquisa bibliográfica, documental e na análise das respostas emitidas pelos trabalhadores da educação ao roteiro de entrevista Dentre as considerações tecidas, entendemos que é necessário haver maior integração entre a gestão municipal e os diretores escolares, no sentido de ampliar o diálogo e o entendimento sobre as políticas e programas federais que são implementados no município, a fim de esclarecer quais são os objetivos reais e o que é pertinente aderir e implementar nas escolas Desta maneira, caminharemos para a superação de relações pautadas em dinâmicas coercitivas para condutas mais democráticas |
publishDate |
2024 |
dc.date.none.fl_str_mv |
16.01.2017 2017.00 2024-05-01T14:10:01Z 2024-05-01T14:10:01Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://repositorio.uel.br/handle/123456789/13230 |
url |
https://repositorio.uel.br/handle/123456789/13230 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
Mestrado Educação Centro de Educação, Comunicação e Artes Programa de Pós-Graduação em Educação |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.coverage.none.fl_str_mv |
Londrina |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UEL instname:Universidade Estadual de Londrina (UEL) instacron:UEL |
instname_str |
Universidade Estadual de Londrina (UEL) |
instacron_str |
UEL |
institution |
UEL |
reponame_str |
Repositório Institucional da UEL |
collection |
Repositório Institucional da UEL |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UEL - Universidade Estadual de Londrina (UEL) |
repository.mail.fl_str_mv |
bcuel@uel.br|| |
_version_ |
1809823297809940480 |