Processo de institucionalização da estrutura de gestão educacional : uma análise no município de Londrina-PR

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Gouvea, Daniela Modolo Ribeiro de
Data de Publicação: 2024
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UEL
Texto Completo: https://repositorio.uel.br/handle/123456789/9320
Resumo: Resumo: A educação, em sua complexidade, representa uma importante forma de desenvolvimento social, pois proporciona aos cidadãos o acesso ao conhecimento e à informação, possibilitando que estes se tornem agentes sociais conscientes e participantes Assim, se torna possível a criação de uma sociedade mais digna e desenvolvida em todos os sentidos Por essa razão, a educação em nossa sociedade necessita de grandes investimentos, uma vez que é lei em direito de todos, o acesso a uma educação de qualidade E, a fim de contribuir no entendimento sobre a gestão da educação bem como seu processo de institucionalização foram analisadas, em nível municipal na cidade de Londrina-PR, as estruturas de gestão da Secretaria de Educação do município De tal modo, este trabalho buscou compreender o processo de institucionalização das estruturas de gestão no município de Londrina Esse estudo também contou com o aporte teórico da teoria institucional (Meyer e Rowan, Dimaggio e Powel, Berger e Luckman, Scott, dentre outros), com ênfase no processo de institucionalização descrito pelas autoras Tolbert e Zucker (1999) que o subdividem em três fases: habitualização, objetificação e sedimentação Em relação aos procedimentos metodológicos, a pesquisa classifica-se como qualitativa, exploratória, descritiva e estudo de caso único A unidade de análise foi a Secretaria de Educação de Londrina/PR Em relação aos procedimentos de coleta de dados foram utilizados dados primários (entrevistas semi-estruturadas) e secundários por meio de uma pesquisa documental (documentos oficiais, atas, jornais, leis, decretos, dentre outros) Os principais resultados apontam que a estrutura de gestão da Secretaria de Educação de Londrina encontra-se em fase de pré-institucionalização ou objetificação e os modelos de gestão adotados em cada período, conforme foi subdivido para análise, são, respectivamente, gerencial e democrático Revela ainda que o contexto político, juntamente com a demanda de trabalho, resultou, no período analisado, em mudanças dos organogramas adotados As conclusões trazidas por esse estudo almejam para a discussão da gestão das políticas públicas, principalmente no que tangem à educação como uma área do conhecimento que busca a democratização, eficiência e qualidade de seus resultados
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Universidade Estadual de Londrina, Centro de Estudos Sociais Aplicados, Programa de Pós-Graduação em AdministraçãoAbstract: Education, in its complexity, is an important form of social development as it provides citizens access to knowledge and information, enabling them to become social conscious agents and participants Thus, it becomes possible to create a more dignified society and developed in all directions For this reason, education in our society requires large investments, since it is in law the right of all, access to quality education And in order to contribute to the understanding of management education and its institutionalization process were analyzed at the municipal level in the city of Londrina, the Secretariat of the management structures of municipal education So, this study sought to understand the process of institutionalization of the management structures in the city of Londrina This study also included the theoretical framework of institutional theory (Meyer and Rowan, DiMaggio and Powell, Berger and Luckman, Scott, among others), emphasizing the institutionalization process described by Tolbert and Zucker authors (1999) which divided into three phases: habitualization, objectification and sedimentation Regarding the methodological procedures, the survey ranked as qualitative, exploratory, descriptive and unique case study The unit of analysis was the Secretary of Education of Londrina / PR With regard to data collection procedures used were the primary data (semi-structured interviews) and secondary through desk research (official documents, minutes, newspapers, laws, decrees, among others) The main results show that the management structure of Londrina Department of Education is in pre-institutionalization phase or objectification and management models adopted in each period, as was subdivided for analysis, are, respectively, managerial and democratic It also shows that the political context, along with the demand for labor resulted in the reporting period, changes in the adopted organizational charts The findings brought by this study aims to discuss the management of public policies, especially in that concern to education as an area of knowledge which seeks the democratization, efficiency and quality of its resultsVieira, Saulo Fabiano Amâncio [Orientador]Mansano, Sônia Regina VargasFavoreto, Ricardo LebbosGouvea, Daniela Modolo Ribeiro de2024-05-01T11:54:42Z2024-05-01T11:54:42Z2015.0029.05.2015info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttps://repositorio.uel.br/handle/123456789/9320porMestradoAdministraçãoCentro de Estudos Sociais AplicadosPrograma de Pós-Graduação em AdministraçãoLondrinareponame:Repositório Institucional da UELinstname:Universidade Estadual de Londrina (UEL)instacron:UELinfo:eu-repo/semantics/openAccess2024-07-12T04:19:45Zoai:repositorio.uel.br:123456789/9320Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://www.bibliotecadigital.uel.br/PUBhttp://www.bibliotecadigital.uel.br/OAI/oai2.phpbcuel@uel.br||opendoar:2024-07-12T04:19:45Repositório Institucional da UEL - 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