Competência em informação de pedagogos de instituições públicas de ensino médio londrinenses
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2024 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UEL |
Texto Completo: | https://repositorio.uel.br/handle/123456789/16502 |
Resumo: | Resumo: Esta pesquisa objetivou analisar a competência em informação do pedagogo que atua nos colégios estaduais de Londrina, identificando-se primeiramente as competências profissionais necessárias para o desenvolvimento do seu trabalho, suas necessidades informacionais, fontes de busca e formas de uso da informação, além de avaliar o nível de satisfação das necessidades informacionais Como instrumento de coleta de dados utilizou-se um questionário que foi devidamente testado com a realização de um estudo piloto A coleta de dados ocorreu com a aplicação do questionário a 18 pedagogas que trabalham com o ensino médio em colégios estaduais distribuídos em todas as regiões da cidade Os resultados demonstraram que as necessidades informacionais inerentes ao trabalho das pedagogas relacionam-se às suas diversas tarefas cotidianas, tais como realização de atividades de incentivo à aprendizagem dos educandos, utilização de tecnologias de informação e comunicação em atividades ligadas ao desenvolvimento de aprendizagens dos estudantes, atividades que visem a cooperação entre a instituição educativa, a família e a comunidade, entre outros A frequência nos itens relativos à busca atingiu, em sua maior parte, intensidade alta - de acordo com as categorias de intensidade de frequência de comportamento adotadas para este estudo, assim como o uso das informações obtidas Quanto à satisfação das necessidades de informação para a execução de suas atividades cotidianas, as participantes mostraram-se satisfeitas, porém com níveis de satisfação mais baixos para as tarefas que envolvem análise do comportamento dos educandos e investigação da sua realidade sociocultural que apesar de apresentar médias altas, mostraram-se menores do que a média de satisfação para outras atividades Partindo da ideia de que não existe educação sem informação, o presente estudo mostrou por meio dos resultados obtidos que ainda que os pedagogos identifiquem, busquem e utilizem a informação para todas suas atividades, estes ainda o fazem com maior incidência na tríade colegas de trabalho, portal dia-a-dia educação e alunos, porém com pouca utilização de tecnologias nos processos educacionais |
id |
UEL_7347a58ec26a26171e859be2815c45eb |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.uel.br:123456789/16502 |
network_acronym_str |
UEL |
network_name_str |
Repositório Institucional da UEL |
repository_id_str |
|
spelling |
Competência em informação de pedagogos de instituições públicas de ensino médio londrinensesCompetência em informaçãoComportamento informacionalLondrina (PR)Ciência da InformaçãoPedagogosInformation literacyInformation behaviorLondrina (PR)Information sciencePedagoguesLondrina (PR)Resumo: Esta pesquisa objetivou analisar a competência em informação do pedagogo que atua nos colégios estaduais de Londrina, identificando-se primeiramente as competências profissionais necessárias para o desenvolvimento do seu trabalho, suas necessidades informacionais, fontes de busca e formas de uso da informação, além de avaliar o nível de satisfação das necessidades informacionais Como instrumento de coleta de dados utilizou-se um questionário que foi devidamente testado com a realização de um estudo piloto A coleta de dados ocorreu com a aplicação do questionário a 18 pedagogas que trabalham com o ensino médio em colégios estaduais distribuídos em todas as regiões da cidade Os resultados demonstraram que as necessidades informacionais inerentes ao trabalho das pedagogas relacionam-se às suas diversas tarefas cotidianas, tais como realização de atividades de incentivo à aprendizagem dos educandos, utilização de tecnologias de informação e comunicação em atividades ligadas ao desenvolvimento de aprendizagens dos estudantes, atividades que visem a cooperação entre a instituição educativa, a família e a comunidade, entre outros A frequência nos itens relativos à busca atingiu, em sua maior parte, intensidade alta - de acordo com as categorias de intensidade de frequência de comportamento adotadas para este estudo, assim como o uso das informações obtidas Quanto à satisfação das necessidades de informação para a execução de suas atividades cotidianas, as participantes mostraram-se satisfeitas, porém com níveis de satisfação mais baixos para as tarefas que envolvem análise do comportamento dos educandos e investigação da sua realidade sociocultural que apesar de apresentar médias altas, mostraram-se menores do que a média de satisfação para outras atividades Partindo da ideia de que não existe educação sem informação, o presente estudo mostrou por meio dos resultados obtidos que ainda que os pedagogos identifiquem, busquem e utilizem a informação para todas suas atividades, estes ainda o fazem com maior incidência na tríade colegas de trabalho, portal dia-a-dia educação e alunos, porém com pouca utilização de tecnologias nos processos educacionaisDissertação (Mestrado em Ciência da Informação) - Universidade Estadual de Londrina, Centro de Educação, Comunicação e Artes, Programa de Pós-Graduação em Ciência da InformaçãoAbstract: This research aimed to analyze the information literacy of the pedagogue that works in the state colleges of Londrina, identifying first the professional skills necessary for the development of his work, his informational needs, sources of search and forms of information use, besides evaluating the level of satisfaction of their informational needs As a data collection instrument, a questionnaire was used, which was duly tested with a pilot study The data collection took place with the application of the questionnaire to 18 pedagogues that work with high school in colleges distributed in all regions of the city The results showed that the informational needs inherent in the work of pedagogues are related to their daily activities such as the realization of activities to encourage students to learn, use of information and communication technologies in activities related to the development of student learning, activities which aim the cooperation between the educational institution, the family and the community and others The frequency of searches reached, for the most part, high intensity - according to the behavioral frequency intensity categories adopted for this study - as well as the use of the information obtained As for the satisfaction of the information needs for the execution of their daily activities, the participants were satisfied, however with lower levels of satisfaction for the tasks that involve analysis of the behavior of the students and investigation of their socio-cultural reality that despite presenting Averages High, were lower than the average satisfaction for other activities Starting from the idea that there is no education without information, the present study showed through the results obtained that although the pedagogues identify, seek and use the information for all their activities, they still do it with greater incidence in the triad: workmates, dia-a-dia educação portal and students, but with little use of technologies in educational processesBartalo, Linete [Orientador]Lopes, Rosana Sousa PereiraAlcará, Adriana RoseclerGomes, Maria Cristina2024-05-01T15:09:47Z2024-05-01T15:09:47Z2017.0025.04.2017info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttps://repositorio.uel.br/handle/123456789/16502porMestradoCiência da InformaçãoCentro de Educação, Comunicação e ArtesPrograma de Pós-graduação em Ciência da InformaçãoLondrinareponame:Repositório Institucional da UELinstname:Universidade Estadual de Londrina (UEL)instacron:UELinfo:eu-repo/semantics/openAccess2024-07-12T04:19:43Zoai:repositorio.uel.br:123456789/16502Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://www.bibliotecadigital.uel.br/PUBhttp://www.bibliotecadigital.uel.br/OAI/oai2.phpbcuel@uel.br||opendoar:2024-07-12T04:19:43Repositório Institucional da UEL - Universidade Estadual de Londrina (UEL)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Competência em informação de pedagogos de instituições públicas de ensino médio londrinenses |
title |
Competência em informação de pedagogos de instituições públicas de ensino médio londrinenses |
spellingShingle |
Competência em informação de pedagogos de instituições públicas de ensino médio londrinenses Gomes, Maria Cristina Competência em informação Comportamento informacional Londrina (PR) Ciência da Informação Pedagogos Information literacy Information behavior Londrina (PR) Information science Pedagogues Londrina (PR) |
title_short |
Competência em informação de pedagogos de instituições públicas de ensino médio londrinenses |
title_full |
Competência em informação de pedagogos de instituições públicas de ensino médio londrinenses |
title_fullStr |
Competência em informação de pedagogos de instituições públicas de ensino médio londrinenses |
title_full_unstemmed |
Competência em informação de pedagogos de instituições públicas de ensino médio londrinenses |
title_sort |
Competência em informação de pedagogos de instituições públicas de ensino médio londrinenses |
author |
Gomes, Maria Cristina |
author_facet |
Gomes, Maria Cristina |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Bartalo, Linete [Orientador] Lopes, Rosana Sousa Pereira Alcará, Adriana Rosecler |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Gomes, Maria Cristina |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Competência em informação Comportamento informacional Londrina (PR) Ciência da Informação Pedagogos Information literacy Information behavior Londrina (PR) Information science Pedagogues Londrina (PR) |
topic |
Competência em informação Comportamento informacional Londrina (PR) Ciência da Informação Pedagogos Information literacy Information behavior Londrina (PR) Information science Pedagogues Londrina (PR) |
description |
Resumo: Esta pesquisa objetivou analisar a competência em informação do pedagogo que atua nos colégios estaduais de Londrina, identificando-se primeiramente as competências profissionais necessárias para o desenvolvimento do seu trabalho, suas necessidades informacionais, fontes de busca e formas de uso da informação, além de avaliar o nível de satisfação das necessidades informacionais Como instrumento de coleta de dados utilizou-se um questionário que foi devidamente testado com a realização de um estudo piloto A coleta de dados ocorreu com a aplicação do questionário a 18 pedagogas que trabalham com o ensino médio em colégios estaduais distribuídos em todas as regiões da cidade Os resultados demonstraram que as necessidades informacionais inerentes ao trabalho das pedagogas relacionam-se às suas diversas tarefas cotidianas, tais como realização de atividades de incentivo à aprendizagem dos educandos, utilização de tecnologias de informação e comunicação em atividades ligadas ao desenvolvimento de aprendizagens dos estudantes, atividades que visem a cooperação entre a instituição educativa, a família e a comunidade, entre outros A frequência nos itens relativos à busca atingiu, em sua maior parte, intensidade alta - de acordo com as categorias de intensidade de frequência de comportamento adotadas para este estudo, assim como o uso das informações obtidas Quanto à satisfação das necessidades de informação para a execução de suas atividades cotidianas, as participantes mostraram-se satisfeitas, porém com níveis de satisfação mais baixos para as tarefas que envolvem análise do comportamento dos educandos e investigação da sua realidade sociocultural que apesar de apresentar médias altas, mostraram-se menores do que a média de satisfação para outras atividades Partindo da ideia de que não existe educação sem informação, o presente estudo mostrou por meio dos resultados obtidos que ainda que os pedagogos identifiquem, busquem e utilizem a informação para todas suas atividades, estes ainda o fazem com maior incidência na tríade colegas de trabalho, portal dia-a-dia educação e alunos, porém com pouca utilização de tecnologias nos processos educacionais |
publishDate |
2024 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2017.00 2024-05-01T15:09:47Z 2024-05-01T15:09:47Z 25.04.2017 |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://repositorio.uel.br/handle/123456789/16502 |
url |
https://repositorio.uel.br/handle/123456789/16502 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
Mestrado Ciência da Informação Centro de Educação, Comunicação e Artes Programa de Pós-graduação em Ciência da Informação |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.coverage.none.fl_str_mv |
Londrina |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UEL instname:Universidade Estadual de Londrina (UEL) instacron:UEL |
instname_str |
Universidade Estadual de Londrina (UEL) |
instacron_str |
UEL |
institution |
UEL |
reponame_str |
Repositório Institucional da UEL |
collection |
Repositório Institucional da UEL |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UEL - Universidade Estadual de Londrina (UEL) |
repository.mail.fl_str_mv |
bcuel@uel.br|| |
_version_ |
1809823248991387648 |