Análise das crenças de eficácia de professores de física do ensino médio
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2024 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UEL |
Texto Completo: | https://repositorio.uel.br/handle/123456789/10072 |
Resumo: | Resumo: Esse trabalho tem como objetivo analisar as Crenças de Eficácia de Professores de Física do nível médio Para isso, foi necessário a elaboração de um instrumento de coleta de dados, um questionário do tipo Likert A nossa amostra consistiu num número de cento e trinta e seis sujeitos Utilizamos a Teoria Social Cognitiva de Albert Bandura como fundamentação teórica Os dados coletados foram submetidos à aplicação de alguns testes estatísticos, como testes de correlação, teste Kruskal- Wallis e análise fatorial exploratória com o objetivo de estudar a validade do instrumento utilizado e analisar as Crenças de Eficácia dos Professores, estabelecendo associações entre os itens do questionário e entre os constructos apresentados e algumas variáveis independentes Como resultados destacamos: os indícios de validade do instrumento de coleta de dados, a correspondência com resultados de importantes pesquisas, os fatores influenciadores dessas crenças no contexto do ensino de Física no ensino médio e a associação de fatores motivacionais com a formação do professor de Física |
id |
UEL_7356aa9b47199909d1908a588c299816 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.uel.br:123456789/10072 |
network_acronym_str |
UEL |
network_name_str |
Repositório Institucional da UEL |
repository_id_str |
|
spelling |
Análise das crenças de eficácia de professores de física do ensino médioFísicaEstudo e ensinoFísicaEficácia no ensinoPhysics - Study and teachingPhysics - Effective teachingResumo: Esse trabalho tem como objetivo analisar as Crenças de Eficácia de Professores de Física do nível médio Para isso, foi necessário a elaboração de um instrumento de coleta de dados, um questionário do tipo Likert A nossa amostra consistiu num número de cento e trinta e seis sujeitos Utilizamos a Teoria Social Cognitiva de Albert Bandura como fundamentação teórica Os dados coletados foram submetidos à aplicação de alguns testes estatísticos, como testes de correlação, teste Kruskal- Wallis e análise fatorial exploratória com o objetivo de estudar a validade do instrumento utilizado e analisar as Crenças de Eficácia dos Professores, estabelecendo associações entre os itens do questionário e entre os constructos apresentados e algumas variáveis independentes Como resultados destacamos: os indícios de validade do instrumento de coleta de dados, a correspondência com resultados de importantes pesquisas, os fatores influenciadores dessas crenças no contexto do ensino de Física no ensino médio e a associação de fatores motivacionais com a formação do professor de FísicaDissertação (Mestrado em Ensino de Ciências e Educação Matemática) - Universidade Estadual de Londrina, Centro de Ciências Exatas, Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências e Educação MatemáticaAbstract: The purpose of this study is to analyze the beliefs of efficacy of Physics teachers in High School Therefore the elaboration of an instrument of collection of data, a questionnaire of the Likert type was necessary Our sample consisted of a number of one hundred and Thirty six subjects We use the cognitive social theory of Albert Bandura as theoretical grounds The collected data was submitted to the application of statistical tests, as Kruskal-Wallis test, correlation tests and factorial analysis with the aim of studying the validity of the used instrument and analyzing the teacher’s efficacy beliefs, establishing associations between the items of the questionnaire and the presented constructos and some independent variables As results we can highlight: the indications of validity of the instrument, the correspondence with others important works, the factors which affected these beliefs in the context of the education of Physics in High School and the association of motivational factors with teacher formationBarros, Marcelo Alves [Orientador]Laburú, Carlos EduardoSilva, Dirceu daSilva, Fábio Ramos da2024-05-01T12:13:59Z2024-05-01T12:13:59Z2007.0011.12.2007info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttps://repositorio.uel.br/handle/123456789/10072porMestradoEnsino de Ciências e Educação MatemáticaCentro de Ciências ExatasPrograma de Pós-Graduação em Ensino de Ciências e Educação MatemáticaLondrinareponame:Repositório Institucional da UELinstname:Universidade Estadual de Londrina (UEL)instacron:UELinfo:eu-repo/semantics/openAccess2024-07-12T04:20:15Zoai:repositorio.uel.br:123456789/10072Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://www.bibliotecadigital.uel.br/PUBhttp://www.bibliotecadigital.uel.br/OAI/oai2.phpbcuel@uel.br||opendoar:2024-07-12T04:20:15Repositório Institucional da UEL - Universidade Estadual de Londrina (UEL)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Análise das crenças de eficácia de professores de física do ensino médio |
title |
Análise das crenças de eficácia de professores de física do ensino médio |
spellingShingle |
Análise das crenças de eficácia de professores de física do ensino médio Silva, Fábio Ramos da Física Estudo e ensino Física Eficácia no ensino Physics - Study and teaching Physics - Effective teaching |
title_short |
Análise das crenças de eficácia de professores de física do ensino médio |
title_full |
Análise das crenças de eficácia de professores de física do ensino médio |
title_fullStr |
Análise das crenças de eficácia de professores de física do ensino médio |
title_full_unstemmed |
Análise das crenças de eficácia de professores de física do ensino médio |
title_sort |
Análise das crenças de eficácia de professores de física do ensino médio |
author |
Silva, Fábio Ramos da |
author_facet |
Silva, Fábio Ramos da |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Barros, Marcelo Alves [Orientador] Laburú, Carlos Eduardo Silva, Dirceu da |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Silva, Fábio Ramos da |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Física Estudo e ensino Física Eficácia no ensino Physics - Study and teaching Physics - Effective teaching |
topic |
Física Estudo e ensino Física Eficácia no ensino Physics - Study and teaching Physics - Effective teaching |
description |
Resumo: Esse trabalho tem como objetivo analisar as Crenças de Eficácia de Professores de Física do nível médio Para isso, foi necessário a elaboração de um instrumento de coleta de dados, um questionário do tipo Likert A nossa amostra consistiu num número de cento e trinta e seis sujeitos Utilizamos a Teoria Social Cognitiva de Albert Bandura como fundamentação teórica Os dados coletados foram submetidos à aplicação de alguns testes estatísticos, como testes de correlação, teste Kruskal- Wallis e análise fatorial exploratória com o objetivo de estudar a validade do instrumento utilizado e analisar as Crenças de Eficácia dos Professores, estabelecendo associações entre os itens do questionário e entre os constructos apresentados e algumas variáveis independentes Como resultados destacamos: os indícios de validade do instrumento de coleta de dados, a correspondência com resultados de importantes pesquisas, os fatores influenciadores dessas crenças no contexto do ensino de Física no ensino médio e a associação de fatores motivacionais com a formação do professor de Física |
publishDate |
2024 |
dc.date.none.fl_str_mv |
11.12.2007 2007.00 2024-05-01T12:13:59Z 2024-05-01T12:13:59Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://repositorio.uel.br/handle/123456789/10072 |
url |
https://repositorio.uel.br/handle/123456789/10072 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
Mestrado Ensino de Ciências e Educação Matemática Centro de Ciências Exatas Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências e Educação Matemática |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.coverage.none.fl_str_mv |
Londrina |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UEL instname:Universidade Estadual de Londrina (UEL) instacron:UEL |
instname_str |
Universidade Estadual de Londrina (UEL) |
instacron_str |
UEL |
institution |
UEL |
reponame_str |
Repositório Institucional da UEL |
collection |
Repositório Institucional da UEL |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UEL - Universidade Estadual de Londrina (UEL) |
repository.mail.fl_str_mv |
bcuel@uel.br|| |
_version_ |
1809823299386998784 |