Análise das crenças de eficácia de professores de física do ensino médio

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Silva, Fábio Ramos da
Data de Publicação: 2024
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UEL
Texto Completo: https://repositorio.uel.br/handle/123456789/10072
Resumo: Resumo: Esse trabalho tem como objetivo analisar as Crenças de Eficácia de Professores de Física do nível médio Para isso, foi necessário a elaboração de um instrumento de coleta de dados, um questionário do tipo Likert A nossa amostra consistiu num número de cento e trinta e seis sujeitos Utilizamos a Teoria Social Cognitiva de Albert Bandura como fundamentação teórica Os dados coletados foram submetidos à aplicação de alguns testes estatísticos, como testes de correlação, teste Kruskal- Wallis e análise fatorial exploratória com o objetivo de estudar a validade do instrumento utilizado e analisar as Crenças de Eficácia dos Professores, estabelecendo associações entre os itens do questionário e entre os constructos apresentados e algumas variáveis independentes Como resultados destacamos: os indícios de validade do instrumento de coleta de dados, a correspondência com resultados de importantes pesquisas, os fatores influenciadores dessas crenças no contexto do ensino de Física no ensino médio e a associação de fatores motivacionais com a formação do professor de Física
id UEL_7356aa9b47199909d1908a588c299816
oai_identifier_str oai:repositorio.uel.br:123456789/10072
network_acronym_str UEL
network_name_str Repositório Institucional da UEL
repository_id_str
spelling Análise das crenças de eficácia de professores de física do ensino médioFísicaEstudo e ensinoFísicaEficácia no ensinoPhysics - Study and teachingPhysics - Effective teachingResumo: Esse trabalho tem como objetivo analisar as Crenças de Eficácia de Professores de Física do nível médio Para isso, foi necessário a elaboração de um instrumento de coleta de dados, um questionário do tipo Likert A nossa amostra consistiu num número de cento e trinta e seis sujeitos Utilizamos a Teoria Social Cognitiva de Albert Bandura como fundamentação teórica Os dados coletados foram submetidos à aplicação de alguns testes estatísticos, como testes de correlação, teste Kruskal- Wallis e análise fatorial exploratória com o objetivo de estudar a validade do instrumento utilizado e analisar as Crenças de Eficácia dos Professores, estabelecendo associações entre os itens do questionário e entre os constructos apresentados e algumas variáveis independentes Como resultados destacamos: os indícios de validade do instrumento de coleta de dados, a correspondência com resultados de importantes pesquisas, os fatores influenciadores dessas crenças no contexto do ensino de Física no ensino médio e a associação de fatores motivacionais com a formação do professor de FísicaDissertação (Mestrado em Ensino de Ciências e Educação Matemática) - Universidade Estadual de Londrina, Centro de Ciências Exatas, Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências e Educação MatemáticaAbstract: The purpose of this study is to analyze the beliefs of efficacy of Physics teachers in High School Therefore the elaboration of an instrument of collection of data, a questionnaire of the Likert type was necessary Our sample consisted of a number of one hundred and Thirty six subjects We use the cognitive social theory of Albert Bandura as theoretical grounds The collected data was submitted to the application of statistical tests, as Kruskal-Wallis test, correlation tests and factorial analysis with the aim of studying the validity of the used instrument and analyzing the teacher’s efficacy beliefs, establishing associations between the items of the questionnaire and the presented constructos and some independent variables As results we can highlight: the indications of validity of the instrument, the correspondence with others important works, the factors which affected these beliefs in the context of the education of Physics in High School and the association of motivational factors with teacher formationBarros, Marcelo Alves [Orientador]Laburú, Carlos EduardoSilva, Dirceu daSilva, Fábio Ramos da2024-05-01T12:13:59Z2024-05-01T12:13:59Z2007.0011.12.2007info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttps://repositorio.uel.br/handle/123456789/10072porMestradoEnsino de Ciências e Educação MatemáticaCentro de Ciências ExatasPrograma de Pós-Graduação em Ensino de Ciências e Educação MatemáticaLondrinareponame:Repositório Institucional da UELinstname:Universidade Estadual de Londrina (UEL)instacron:UELinfo:eu-repo/semantics/openAccess2024-07-12T04:20:15Zoai:repositorio.uel.br:123456789/10072Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://www.bibliotecadigital.uel.br/PUBhttp://www.bibliotecadigital.uel.br/OAI/oai2.phpbcuel@uel.br||opendoar:2024-07-12T04:20:15Repositório Institucional da UEL - Universidade Estadual de Londrina (UEL)false
dc.title.none.fl_str_mv Análise das crenças de eficácia de professores de física do ensino médio
title Análise das crenças de eficácia de professores de física do ensino médio
spellingShingle Análise das crenças de eficácia de professores de física do ensino médio
Silva, Fábio Ramos da
Física
Estudo e ensino
Física
Eficácia no ensino
Physics - Study and teaching
Physics - Effective teaching
title_short Análise das crenças de eficácia de professores de física do ensino médio
title_full Análise das crenças de eficácia de professores de física do ensino médio
title_fullStr Análise das crenças de eficácia de professores de física do ensino médio
title_full_unstemmed Análise das crenças de eficácia de professores de física do ensino médio
title_sort Análise das crenças de eficácia de professores de física do ensino médio
author Silva, Fábio Ramos da
author_facet Silva, Fábio Ramos da
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Barros, Marcelo Alves [Orientador]
Laburú, Carlos Eduardo
Silva, Dirceu da
dc.contributor.author.fl_str_mv Silva, Fábio Ramos da
dc.subject.por.fl_str_mv Física
Estudo e ensino
Física
Eficácia no ensino
Physics - Study and teaching
Physics - Effective teaching
topic Física
Estudo e ensino
Física
Eficácia no ensino
Physics - Study and teaching
Physics - Effective teaching
description Resumo: Esse trabalho tem como objetivo analisar as Crenças de Eficácia de Professores de Física do nível médio Para isso, foi necessário a elaboração de um instrumento de coleta de dados, um questionário do tipo Likert A nossa amostra consistiu num número de cento e trinta e seis sujeitos Utilizamos a Teoria Social Cognitiva de Albert Bandura como fundamentação teórica Os dados coletados foram submetidos à aplicação de alguns testes estatísticos, como testes de correlação, teste Kruskal- Wallis e análise fatorial exploratória com o objetivo de estudar a validade do instrumento utilizado e analisar as Crenças de Eficácia dos Professores, estabelecendo associações entre os itens do questionário e entre os constructos apresentados e algumas variáveis independentes Como resultados destacamos: os indícios de validade do instrumento de coleta de dados, a correspondência com resultados de importantes pesquisas, os fatores influenciadores dessas crenças no contexto do ensino de Física no ensino médio e a associação de fatores motivacionais com a formação do professor de Física
publishDate 2024
dc.date.none.fl_str_mv 11.12.2007
2007.00
2024-05-01T12:13:59Z
2024-05-01T12:13:59Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://repositorio.uel.br/handle/123456789/10072
url https://repositorio.uel.br/handle/123456789/10072
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv Mestrado
Ensino de Ciências e Educação Matemática
Centro de Ciências Exatas
Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências e Educação Matemática
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.coverage.none.fl_str_mv Londrina
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UEL
instname:Universidade Estadual de Londrina (UEL)
instacron:UEL
instname_str Universidade Estadual de Londrina (UEL)
instacron_str UEL
institution UEL
reponame_str Repositório Institucional da UEL
collection Repositório Institucional da UEL
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UEL - Universidade Estadual de Londrina (UEL)
repository.mail.fl_str_mv bcuel@uel.br||
_version_ 1809823299386998784