Tendências norteadoras : uma leitura do conceito de affordance voltada ao ensino de física

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Vergennes, Dhymmi Samuel
Data de Publicação: 2024
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UEL
Texto Completo: https://repositorio.uel.br/handle/123456789/9355
Resumo: Resumo: Apesar de profícuos - nacional e internacionalmente - os resultados de pesquisas acadêmicas brasileiras, relacionados ao Ensino de Física e ao Ensino de Ciências, não estão impactando positivamente no processo de ensino e aprendizagem no Ensino Básico Almejamos que a presente pesquisa acadêmica tenha conexões com a complexa realidade escolar brasileira contemporânea, de modo que, ambientando a investigação e conferindo consistência à leitura proposta acerca do conceito de affordance, abordamos brevemente três problemáticas evidentes: o nomeado fracasso escolar, o baixo desempenho dos aprendizes brasileiros no PISA e a atual crise da Educação Científica A experiência em sala de aula, como docente no Ensino Médio, contribuiu para tal leitura Neste cenário, evidenciamos as tendências de emprego do conceito de affordance em artigos científicos publicados em periódicos nacionais, classificados na área de avaliação Ensino; propusemos uma leitura do conceito de affordance - norteada pelas categorias de análise (tendências norteadoras) - voltada ao Ensino de Física por experimentação, podendo ser estendida ao Ensino de Ciências; e ainda, propusemos um instrumento epistêmicoanalítico para a análise de produções científicas Compreendemos o processo de aprendizagem nos termos da teoria da aprendizagem significativa, incluindo-se nas argumentações um instrumento potencialmente significativo: o vê epistemológico O conceito de affordance representa um importante recorte de uma teoria mais geral, nomeada a teoria das affordances Abordamos, e relacionamos seus principais aspectos ao Ensino de Física por experimentação Desenvolvemos o processo analítico do corpus a partir da combinação de dois instrumentos de base: a análise temática e o vê epistemológico Trata-se de uma pesquisa de abordagem qualitativa, de procedimento bibliográfico, de natureza aplicada e com objetivo exploratório As tendências identificadas destacam parte dos aspectos que sinalizam o impacto que o conceito de affordance imprime na literatura científica veiculada por periódicos brasileiros, pertinente a área de avaliação Ensino, representando um referencial norteador para a construção da leitura proposta, mantendo-se assim, a compatibilidade entre ambas Considera-se que uma percepção teoricamente orientada possa auxiliar docentes no desenvolvimento de suas atribuições, de modo que a leitura proposta contribua para este avanço Quanto ao instrumento epistêmico-analítico (potencialmente significativo), considera-se que o seu emprego contribua para a imersão do pesquisador (principalmente o iniciante) no âmbito da investigação acadêmica envolvendo produções científicas, devido as condições propícias que se estabelecem para o desenvolvimento de uma aprendizagem significativa de conceitos, procedimentos e atitudes coerentes com o trabalho científico
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propusemos uma leitura do conceito de affordance - norteada pelas categorias de análise (tendências norteadoras) - voltada ao Ensino de Física por experimentação, podendo ser estendida ao Ensino de Ciências; e ainda, propusemos um instrumento epistêmicoanalítico para a análise de produções científicas Compreendemos o processo de aprendizagem nos termos da teoria da aprendizagem significativa, incluindo-se nas argumentações um instrumento potencialmente significativo: o vê epistemológico O conceito de affordance representa um importante recorte de uma teoria mais geral, nomeada a teoria das affordances Abordamos, e relacionamos seus principais aspectos ao Ensino de Física por experimentação Desenvolvemos o processo analítico do corpus a partir da combinação de dois instrumentos de base: a análise temática e o vê epistemológico Trata-se de uma pesquisa de abordagem qualitativa, de procedimento bibliográfico, de natureza aplicada e com objetivo exploratório As tendências identificadas destacam parte dos aspectos que sinalizam o impacto que o conceito de affordance imprime na literatura científica veiculada por periódicos brasileiros, pertinente a área de avaliação Ensino, representando um referencial norteador para a construção da leitura proposta, mantendo-se assim, a compatibilidade entre ambas Considera-se que uma percepção teoricamente orientada possa auxiliar docentes no desenvolvimento de suas atribuições, de modo que a leitura proposta contribua para este avanço Quanto ao instrumento epistêmico-analítico (potencialmente significativo), considera-se que o seu emprego contribua para a imersão do pesquisador (principalmente o iniciante) no âmbito da investigação acadêmica envolvendo produções científicas, devido as condições propícias que se estabelecem para o desenvolvimento de uma aprendizagem significativa de conceitos, procedimentos e atitudes coerentes com o trabalho científicoDissertação (Mestrado em Ensino de Ciências e Educação Matemática) - Universidade Estadual de Londrina, Centro de Ciências Exatas, Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências e Educação MatemáticaAbstract: Although fruitful - nationally and internationally - the results of brazilian academic research, related to Physics Teaching and Science Teaching, are not having a positive impact on the teaching and learning process in Basic Teaching We aim that the present academic research has connections with the complex contemporary brazilian school reality, so that, setting the investigation and giving consistency to the proposed reading about the concept of affordance, we briefly address three evidente problems: the so-called school failure, the low performance of students brazilian apprentices in PISA and the current crisis of Science Education The experience in the classroom, as a teacher in high school, contributed to such reading In this scenario, we highlight the employment trends of the concept of affordance in scientific articles published in national journals, classified in the Teaching evaluation area; we proposed a reading of the concept of affordance - guided by the categories of analysis (guiding trends) - aimed at Teaching Physics by experimentation, extending the discussions to Science Teaching; and yet, we proposed an epistemicanalytical instrument for the analysis of scientific productions We understand the learning process in terms of the theory of meaningful learning, including in the arguments a potentially significant instrument: the epistemological vee The concept of affordance represents an important part of a more general theory, named the theory of affordances We approach, and relate its main aspects to Physics Teaching by experimentation We developed the analytical process of the corpus from the combination of two basic instruments: thematic analysis and the epistemological vee It is a qualitative research, bibliographic procedure, applied in nature and with na exploratory objective The identified trends highlight part of the aspects that signal the impact that the concept of affordance has on the scientific literature published by brazilian journals, pertinent to the Teaching evaluation area, representing a guiding reference for the construction of the proposed reading, thus maintaining compatibility between both It is considered that a theoretically oriented perception can assist teachers in the development of their assignments, so that the proposed Reading contributes to this advance As for the epistemic-analytical instrument (potentially significant), it is considered that its use contributes to the immersion of the researcher (mainly the beginner) in the scope of academic research involving scientific productions, due to the favorable conditions that are established for the development of a meaningful learning of concepts, procedures and attitudes consistent with scientific workSalvi, Rosana Figueiredo [Orientador]Camargo Filho, Paulo Sérgio deLuciano, ArquimedesVergennes, Dhymmi Samuel2024-05-01T11:54:52Z2024-05-01T11:54:52Z2020.0020.02.2020info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttps://repositorio.uel.br/handle/123456789/9355porMestradoEnsino de Ciências e Educação MatemáticaCentro de Ciências ExatasPrograma de Pós-Graduação em Ensino de Ciências e Educação MatemáticaLondrinareponame:Repositório Institucional da UELinstname:Universidade Estadual de Londrina (UEL)instacron:UELinfo:eu-repo/semantics/openAccess2024-07-12T04:20:09Zoai:repositorio.uel.br:123456789/9355Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://www.bibliotecadigital.uel.br/PUBhttp://www.bibliotecadigital.uel.br/OAI/oai2.phpbcuel@uel.br||opendoar:2024-07-12T04:20:09Repositório Institucional da UEL - Universidade Estadual de Londrina (UEL)false
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