Hari's son : uma interpretação histórica das canções devocionais de George Harrison de 1970 a 1973
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2024 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UEL |
Texto Completo: | https://repositorio.uel.br/handle/123456789/15939 |
Resumo: | Resumo: O objetivo desta pesquisa é analisar, por meio de uma perspectiva histórica, algumas letras de composições do músico George Harrison que apresentam elementos da filosofia e religiosidade do Vaishnavismo, uma linha do hinduísmo que ficou mundialmente conhecida através do movimento Hare Krishna, fundado no Ocidente por Bhaktivedanta Swami Prabhupada O Vaishnavismo tem suas próprias interpretações das escrituras védicas, os textos sagradas da Índia, diferenciando-se de outras vertentes abarcadas pelo termo hinduísmo George Harrison conheceu Prabhupada e incorporou a filosofia do movimento em algumas letras de músicas durante a carreira solo, remodelando suas crenças A espiritualidade de George Harrison se tornou pública e o sucesso e a fama fizeram com que muitas pessoas tivessem conhecimento das práticas espirituais da Índia por meio de suas canções A interpretação das letras que apresentam influência da religiosidade Hare Krishna se dá levando em consideração os aspectos do mercado fonográfico em que o músico estava inserido bem como as implicações do contexto histórico em que viveu, a contracultura dos anos 196 e 197 |
id |
UEL_7382fba6be81dabb371b01adc13d899c |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.uel.br:123456789/15939 |
network_acronym_str |
UEL |
network_name_str |
Repositório Institucional da UEL |
repository_id_str |
|
spelling |
Hari's son : uma interpretação histórica das canções devocionais de George Harrison de 1970 a 1973História socialMúsica e históriaMúsicaAspectos religiososSocial historyMusic and historyResumo: O objetivo desta pesquisa é analisar, por meio de uma perspectiva histórica, algumas letras de composições do músico George Harrison que apresentam elementos da filosofia e religiosidade do Vaishnavismo, uma linha do hinduísmo que ficou mundialmente conhecida através do movimento Hare Krishna, fundado no Ocidente por Bhaktivedanta Swami Prabhupada O Vaishnavismo tem suas próprias interpretações das escrituras védicas, os textos sagradas da Índia, diferenciando-se de outras vertentes abarcadas pelo termo hinduísmo George Harrison conheceu Prabhupada e incorporou a filosofia do movimento em algumas letras de músicas durante a carreira solo, remodelando suas crenças A espiritualidade de George Harrison se tornou pública e o sucesso e a fama fizeram com que muitas pessoas tivessem conhecimento das práticas espirituais da Índia por meio de suas canções A interpretação das letras que apresentam influência da religiosidade Hare Krishna se dá levando em consideração os aspectos do mercado fonográfico em que o músico estava inserido bem como as implicações do contexto histórico em que viveu, a contracultura dos anos 196 e 197Dissertação (Mestrado em História Social) - Universidade Estadual de Londrina, Centro de Letras e Ciências Humanas, Programa de Pós-Graduação em História SocialAbstract: The objective of this research is to analyze, through a historical perspective, some lyrics of compositions of the musician George Harrison that present elements of the philosophy and religiosity of Vaishnavism, a line of Hinduism that became known worldwide through the Hare Krishna movement, founded in the West by Bhaktivedanta Swami Prabhupada Vaishnavism has its own interpretations of the Vedic scriptures, the sacred texts of India, differing from other strands covered by the term Hinduism George Harrison met Prabhupada and incorporated the philosophy of movement into some lyrics during his solo career, reshaping his beliefs George Harrison's spirituality became public, and success and fame made many people aware of India's spiritual practices through their songs The interpretation of the letters that have influence of the religiosity Hare Krishna takes place taking into account the aspects of the phonographic market in which the musician was inserted as well as the implications of the historical context in which he lived, the counterculture of the 196s and 197sSouza, Silvia Martins de [Orientador]Duarte, Geni RosaAndré, Richard GonçalvesViolin, Marcelo Henrique2024-05-01T14:58:41Z2024-05-01T14:58:41Z2017.0008.05.2017info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttps://repositorio.uel.br/handle/123456789/15939porMestradoHistória SocialCentro de Letras e Ciências HumanasPrograma de Pós-Graduação em História SocialLondrinareponame:Repositório Institucional da UELinstname:Universidade Estadual de Londrina (UEL)instacron:UELinfo:eu-repo/semantics/openAccess2024-07-12T04:19:54Zoai:repositorio.uel.br:123456789/15939Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://www.bibliotecadigital.uel.br/PUBhttp://www.bibliotecadigital.uel.br/OAI/oai2.phpbcuel@uel.br||opendoar:2024-07-12T04:19:54Repositório Institucional da UEL - Universidade Estadual de Londrina (UEL)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Hari's son : uma interpretação histórica das canções devocionais de George Harrison de 1970 a 1973 |
title |
Hari's son : uma interpretação histórica das canções devocionais de George Harrison de 1970 a 1973 |
spellingShingle |
Hari's son : uma interpretação histórica das canções devocionais de George Harrison de 1970 a 1973 Violin, Marcelo Henrique História social Música e história Música Aspectos religiosos Social history Music and history |
title_short |
Hari's son : uma interpretação histórica das canções devocionais de George Harrison de 1970 a 1973 |
title_full |
Hari's son : uma interpretação histórica das canções devocionais de George Harrison de 1970 a 1973 |
title_fullStr |
Hari's son : uma interpretação histórica das canções devocionais de George Harrison de 1970 a 1973 |
title_full_unstemmed |
Hari's son : uma interpretação histórica das canções devocionais de George Harrison de 1970 a 1973 |
title_sort |
Hari's son : uma interpretação histórica das canções devocionais de George Harrison de 1970 a 1973 |
author |
Violin, Marcelo Henrique |
author_facet |
Violin, Marcelo Henrique |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Souza, Silvia Martins de [Orientador] Duarte, Geni Rosa André, Richard Gonçalves |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Violin, Marcelo Henrique |
dc.subject.por.fl_str_mv |
História social Música e história Música Aspectos religiosos Social history Music and history |
topic |
História social Música e história Música Aspectos religiosos Social history Music and history |
description |
Resumo: O objetivo desta pesquisa é analisar, por meio de uma perspectiva histórica, algumas letras de composições do músico George Harrison que apresentam elementos da filosofia e religiosidade do Vaishnavismo, uma linha do hinduísmo que ficou mundialmente conhecida através do movimento Hare Krishna, fundado no Ocidente por Bhaktivedanta Swami Prabhupada O Vaishnavismo tem suas próprias interpretações das escrituras védicas, os textos sagradas da Índia, diferenciando-se de outras vertentes abarcadas pelo termo hinduísmo George Harrison conheceu Prabhupada e incorporou a filosofia do movimento em algumas letras de músicas durante a carreira solo, remodelando suas crenças A espiritualidade de George Harrison se tornou pública e o sucesso e a fama fizeram com que muitas pessoas tivessem conhecimento das práticas espirituais da Índia por meio de suas canções A interpretação das letras que apresentam influência da religiosidade Hare Krishna se dá levando em consideração os aspectos do mercado fonográfico em que o músico estava inserido bem como as implicações do contexto histórico em que viveu, a contracultura dos anos 196 e 197 |
publishDate |
2024 |
dc.date.none.fl_str_mv |
08.05.2017 2017.00 2024-05-01T14:58:41Z 2024-05-01T14:58:41Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://repositorio.uel.br/handle/123456789/15939 |
url |
https://repositorio.uel.br/handle/123456789/15939 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
Mestrado História Social Centro de Letras e Ciências Humanas Programa de Pós-Graduação em História Social |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.coverage.none.fl_str_mv |
Londrina |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UEL instname:Universidade Estadual de Londrina (UEL) instacron:UEL |
instname_str |
Universidade Estadual de Londrina (UEL) |
instacron_str |
UEL |
institution |
UEL |
reponame_str |
Repositório Institucional da UEL |
collection |
Repositório Institucional da UEL |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UEL - Universidade Estadual de Londrina (UEL) |
repository.mail.fl_str_mv |
bcuel@uel.br|| |
_version_ |
1809823264619364352 |