Memórias em movimento : o vídeo comunitário na fronteira entre realidade e representação : um estudo do projeto "Roda Memória"
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2024 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UEL |
Texto Completo: | https://repositorio.uel.br/handle/123456789/10970 |
Resumo: | Resumo: A partir de pesquisas em torno da singularidade da imagem-som em movimento, especialmente do documentário e do vídeo enquanto ferramentas comunicativas peculiares de transformação da realidade através das teias simbólicas, este trabalho visa refletir sobre a proposta do projeto Roda Memória 29, iniciativa do Núcleo de Comunicação Popular e Comunitária da AlmA (Associação Intercultural de Projetos Sociais) O projeto tem como objetivo contribuir para a valorização das memórias e histórias de vida, buscando multiplicar olhares sobre o passado de Londrina por meio da produção de documentários com a participação de jovens de diferentes bairros da cidade Em busca de aspectos que pudessem justificar a escolha do audiovisual como ferramenta estratégica para a democratização da comunicação e da memória social, foi diagnosticado seu potencial híbrido de tanto registrar realidades, quanto projetar representações sobre elas, seja como tecnologia de registro e documentação, seja como a mais transgressora plataforma artística, demarcando sua posição fronteiriça entre realidade e representação Também foi possível observar como a questão da representação da realidade foi central para o campo do vídeo popular – que entre as décadas de 197 e 199, mobilizou-se em torno do ideal de “dar voz ao povo” e da vontade de tomar a “imagem nas mãos” para construir discursos contra informativos e contra hegemônicos – estimulando sua transição para o vídeo comunitário contemporâneo, que propõe novas posturas e expectativas em relação ao potencial transformador do vídeo Assim, consideramos o Roda Memória um exemplo de como, na fronteira entre realidade e representação, o vídeo comunitário contemporâneo, e o documentário enquanto “lugar de memória, prevalecem enquanto ferramentas estratégicas para revelar novos olhares sobre o cotidiano e o passado, valorizando os processos colaborativos e a experimentação de novas formas de interação social |
id |
UEL_7403b4ea637419e24a28a198b43cc92d |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.uel.br:123456789/10970 |
network_acronym_str |
UEL |
network_name_str |
Repositório Institucional da UEL |
repository_id_str |
|
spelling |
Memórias em movimento : o vídeo comunitário na fronteira entre realidade e representação : um estudo do projeto "Roda Memória"Gravações de vídeoMemória no cinemaDocumentário (Cinema)Projetos comunitáriosVideo recordingsMemory in motion picturesDocumentary filmsResumo: A partir de pesquisas em torno da singularidade da imagem-som em movimento, especialmente do documentário e do vídeo enquanto ferramentas comunicativas peculiares de transformação da realidade através das teias simbólicas, este trabalho visa refletir sobre a proposta do projeto Roda Memória 29, iniciativa do Núcleo de Comunicação Popular e Comunitária da AlmA (Associação Intercultural de Projetos Sociais) O projeto tem como objetivo contribuir para a valorização das memórias e histórias de vida, buscando multiplicar olhares sobre o passado de Londrina por meio da produção de documentários com a participação de jovens de diferentes bairros da cidade Em busca de aspectos que pudessem justificar a escolha do audiovisual como ferramenta estratégica para a democratização da comunicação e da memória social, foi diagnosticado seu potencial híbrido de tanto registrar realidades, quanto projetar representações sobre elas, seja como tecnologia de registro e documentação, seja como a mais transgressora plataforma artística, demarcando sua posição fronteiriça entre realidade e representação Também foi possível observar como a questão da representação da realidade foi central para o campo do vídeo popular – que entre as décadas de 197 e 199, mobilizou-se em torno do ideal de “dar voz ao povo” e da vontade de tomar a “imagem nas mãos” para construir discursos contra informativos e contra hegemônicos – estimulando sua transição para o vídeo comunitário contemporâneo, que propõe novas posturas e expectativas em relação ao potencial transformador do vídeo Assim, consideramos o Roda Memória um exemplo de como, na fronteira entre realidade e representação, o vídeo comunitário contemporâneo, e o documentário enquanto “lugar de memória, prevalecem enquanto ferramentas estratégicas para revelar novos olhares sobre o cotidiano e o passado, valorizando os processos colaborativos e a experimentação de novas formas de interação socialDissertação (Mestrado em Comunicação) - Universidade Estadual de Londrina, Centro de Educação, Comunicação e Artes, Programa de Pós-Graduação em ComunicaçãoAbstract: Through researches around the uniqueness of image-sound in movement, especially the documentary and the video as peculiar tools for reality changes in the symbolic field, this study intends to make reflections about Roda Memória project, developed by Núcleo de Comunicação Popular e Comunitária da AlmA (Associação Intercultural de Projetos Sociais), an non-governmental organization from Londrina (PR) This project aims to contribute to the valorization of memories and life histories, seeking to multiply interpretations of Londrina’s past, through the production of video documentaries with the participation of young people from different neighborhoods of the city Looking for aspects that could justify the choice of audiovisual media as a strategic tool for the democratization of the communication and the social memory, was diagnosed its hybrid potential for both register realities, and construct representations about real, either as a registration and documentation technology, or as the most transgressive artistic platform, marking its position between reality and representation It was also possible to observe how the issue of reality representation is central in the popular video field – that between late 197s and early 199s, rallied around the ideal of “giving voice to the people” and the intention to have “image in hands” as a way to build contra informative and contra hegemonic speeches – stimulating it transition to what we call contemporary community video, which proposes new attitudes and expectations about the changing potential of video Thus, we consider Roda Memória as an example of how, on the border between reality and representation, the contemporary community video, and the documentary as a “place of memory” as well, continue to be a strategic tool to reveal new perspectives on the present and the past, emphasizing collaborative processes and the experimentation of new forms of social interactionSouza, Florentina das Neves [Orientador]Miani, Rozinaldo AntonioTomaim, Cássio dos SantosFranco, Juliana Oshima2024-05-01T13:09:06Z2024-05-01T13:09:06Z2012.0009.03.2012info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttps://repositorio.uel.br/handle/123456789/10970porMestradoComunicaçãoCentro de Educação, Comunicação e ArtesPrograma de Pós-graduação em ComunicaçãoLondrinareponame:Repositório Institucional da UELinstname:Universidade Estadual de Londrina (UEL)instacron:UELinfo:eu-repo/semantics/openAccess2024-07-12T04:20:21Zoai:repositorio.uel.br:123456789/10970Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://www.bibliotecadigital.uel.br/PUBhttp://www.bibliotecadigital.uel.br/OAI/oai2.phpbcuel@uel.br||opendoar:2024-07-12T04:20:21Repositório Institucional da UEL - Universidade Estadual de Londrina (UEL)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Memórias em movimento : o vídeo comunitário na fronteira entre realidade e representação : um estudo do projeto "Roda Memória" |
title |
Memórias em movimento : o vídeo comunitário na fronteira entre realidade e representação : um estudo do projeto "Roda Memória" |
spellingShingle |
Memórias em movimento : o vídeo comunitário na fronteira entre realidade e representação : um estudo do projeto "Roda Memória" Franco, Juliana Oshima Gravações de vídeo Memória no cinema Documentário (Cinema) Projetos comunitários Video recordings Memory in motion pictures Documentary films |
title_short |
Memórias em movimento : o vídeo comunitário na fronteira entre realidade e representação : um estudo do projeto "Roda Memória" |
title_full |
Memórias em movimento : o vídeo comunitário na fronteira entre realidade e representação : um estudo do projeto "Roda Memória" |
title_fullStr |
Memórias em movimento : o vídeo comunitário na fronteira entre realidade e representação : um estudo do projeto "Roda Memória" |
title_full_unstemmed |
Memórias em movimento : o vídeo comunitário na fronteira entre realidade e representação : um estudo do projeto "Roda Memória" |
title_sort |
Memórias em movimento : o vídeo comunitário na fronteira entre realidade e representação : um estudo do projeto "Roda Memória" |
author |
Franco, Juliana Oshima |
author_facet |
Franco, Juliana Oshima |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Souza, Florentina das Neves [Orientador] Miani, Rozinaldo Antonio Tomaim, Cássio dos Santos |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Franco, Juliana Oshima |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Gravações de vídeo Memória no cinema Documentário (Cinema) Projetos comunitários Video recordings Memory in motion pictures Documentary films |
topic |
Gravações de vídeo Memória no cinema Documentário (Cinema) Projetos comunitários Video recordings Memory in motion pictures Documentary films |
description |
Resumo: A partir de pesquisas em torno da singularidade da imagem-som em movimento, especialmente do documentário e do vídeo enquanto ferramentas comunicativas peculiares de transformação da realidade através das teias simbólicas, este trabalho visa refletir sobre a proposta do projeto Roda Memória 29, iniciativa do Núcleo de Comunicação Popular e Comunitária da AlmA (Associação Intercultural de Projetos Sociais) O projeto tem como objetivo contribuir para a valorização das memórias e histórias de vida, buscando multiplicar olhares sobre o passado de Londrina por meio da produção de documentários com a participação de jovens de diferentes bairros da cidade Em busca de aspectos que pudessem justificar a escolha do audiovisual como ferramenta estratégica para a democratização da comunicação e da memória social, foi diagnosticado seu potencial híbrido de tanto registrar realidades, quanto projetar representações sobre elas, seja como tecnologia de registro e documentação, seja como a mais transgressora plataforma artística, demarcando sua posição fronteiriça entre realidade e representação Também foi possível observar como a questão da representação da realidade foi central para o campo do vídeo popular – que entre as décadas de 197 e 199, mobilizou-se em torno do ideal de “dar voz ao povo” e da vontade de tomar a “imagem nas mãos” para construir discursos contra informativos e contra hegemônicos – estimulando sua transição para o vídeo comunitário contemporâneo, que propõe novas posturas e expectativas em relação ao potencial transformador do vídeo Assim, consideramos o Roda Memória um exemplo de como, na fronteira entre realidade e representação, o vídeo comunitário contemporâneo, e o documentário enquanto “lugar de memória, prevalecem enquanto ferramentas estratégicas para revelar novos olhares sobre o cotidiano e o passado, valorizando os processos colaborativos e a experimentação de novas formas de interação social |
publishDate |
2024 |
dc.date.none.fl_str_mv |
09.03.2012 2012.00 2024-05-01T13:09:06Z 2024-05-01T13:09:06Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://repositorio.uel.br/handle/123456789/10970 |
url |
https://repositorio.uel.br/handle/123456789/10970 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
Mestrado Comunicação Centro de Educação, Comunicação e Artes Programa de Pós-graduação em Comunicação |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.coverage.none.fl_str_mv |
Londrina |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UEL instname:Universidade Estadual de Londrina (UEL) instacron:UEL |
instname_str |
Universidade Estadual de Londrina (UEL) |
instacron_str |
UEL |
institution |
UEL |
reponame_str |
Repositório Institucional da UEL |
collection |
Repositório Institucional da UEL |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UEL - Universidade Estadual de Londrina (UEL) |
repository.mail.fl_str_mv |
bcuel@uel.br|| |
_version_ |
1809823309038092288 |