Validação social e experimental das habilidades sociais educativas para mães de crianças com deficiência visual

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Cristiane Ribeiro de Souza
Data de Publicação: 2009
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UEL
Texto Completo: http://www.bibliotecadigital.uel.br/document/?code=vtls000151591
Resumo: O presente estudo teve o objetivo de avaliar a importância que o conjunto de comportamentos propostos por Del Prette e Del Prette (2009) em quatro diferentes classes de habilidades sociais educativas tem para pais de crianças deficientes visuais na sua tarefa de educador do filho. Para sua realização, foram selecionados 29 participantes que atuaram como juízes, sendo nove mães de crianças com essa deficiência (visão subnormal ou cegueira total) e nenhuma outra deficiência associada e 20 profissionais da área da saúde e da educação que trabalhavam com a reabilitação de crianças deficientes visuais. Os dados foram coletados por meio de um protocolo que continha a descrição das respostas que correspondiam a cada classe de Habilidades Sociais Educativas. Através de uma escala de cinco pontos, variando de 1 (não importante) a 5 (muito importante) os juízes avaliaram a importância de cada uma das respostas considerando-se as interações entre pais de crianças deficientes visuais e seus filhos. As respostas com média inferior a 2,5 foram excluídas do instrumento e sugestões de novas respostas, apresentadas por dois ou mais juízes, poderiam ser acrescentadas ao Protocolo. Os resultados permitiram concluir que todas as habilidades sociais educativas descritas foram consideradas relevantes para mães de crianças deficientes visuais, uma vez que todas as respostas receberam pontuação superior a 2,5 e não houve adição de novas respostas.
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spelling info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisValidação social e experimental das habilidades sociais educativas para mães de crianças com deficiência visual2009-08-14Maura Glória de Freitas . Margarette Matesco Rocha Alessandra Turini Bolsoni-SilvaCristiane Ribeiro de SouzaUniversidade Estadual de Londrina. Centro de Ciências Biológicas. Programa de Pós-Graduação em Análise do Comportamento.URLBRO presente estudo teve o objetivo de avaliar a importância que o conjunto de comportamentos propostos por Del Prette e Del Prette (2009) em quatro diferentes classes de habilidades sociais educativas tem para pais de crianças deficientes visuais na sua tarefa de educador do filho. Para sua realização, foram selecionados 29 participantes que atuaram como juízes, sendo nove mães de crianças com essa deficiência (visão subnormal ou cegueira total) e nenhuma outra deficiência associada e 20 profissionais da área da saúde e da educação que trabalhavam com a reabilitação de crianças deficientes visuais. Os dados foram coletados por meio de um protocolo que continha a descrição das respostas que correspondiam a cada classe de Habilidades Sociais Educativas. Através de uma escala de cinco pontos, variando de 1 (não importante) a 5 (muito importante) os juízes avaliaram a importância de cada uma das respostas considerando-se as interações entre pais de crianças deficientes visuais e seus filhos. As respostas com média inferior a 2,5 foram excluídas do instrumento e sugestões de novas respostas, apresentadas por dois ou mais juízes, poderiam ser acrescentadas ao Protocolo. Os resultados permitiram concluir que todas as habilidades sociais educativas descritas foram consideradas relevantes para mães de crianças deficientes visuais, uma vez que todas as respostas receberam pontuação superior a 2,5 e não houve adição de novas respostas.This study aimed to evaluate the importance of the set of behaviors proposed by Del Prette and Del Prette (2009) in four different classes of social educational skills for parents of blind children in their task of educating the child. For its implementation, we selected 29 participants who acted as judges, nine mothers of children with such disabilities (low vision or total blindness) and any other associated disabilities and 20 professionals in the area of health and education working with the rehabilitation of children visually impaired. Data were collected using a protocol containing a description of the classes responses of Social Educational Skills. Through a five-point scale, ranging from 1 (not important) to 5 (very important) the judges evaluated the importance of each answer considering the interactions between parents of visually impaired children and their children. The answers to average less than 2,5 were excluded from the instrument and suggestions for new answers, from two or more judges, could be added to the Protocol. The results showed that all social educational skills described were considered relevant to mothers of blind children, since all responses received scores above 2,5 and no addition of other responses.http://www.bibliotecadigital.uel.br/document/?code=vtls000151591porreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UELinstname:Universidade Estadual de Londrina (UEL)instacron:UELinfo:eu-repo/semantics/openAccess2023-12-11T09:30:05Zoai:uel.br:vtls000151591Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://www.bibliotecadigital.uel.br/PUBhttp://www.bibliotecadigital.uel.br/OAI/oai2.phpbcuel@uel.br||opendoar:2011-08-05T11:32:50Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UEL - Universidade Estadual de Londrina (UEL)false
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