Treino de mães em habilidades sociais educativas : efeitos no comportamento de ajuda das mães e de autonomia das crianças com deficiência visual

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Paula Hisa Paranaíba Goto
Data de Publicação: 2010
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UEL
Texto Completo: http://www.bibliotecadigital.uel.br/document/?code=vtls000161146
Resumo: A criança deficiente visual apresenta uma limitação sensorial que pode interferir de forma negativa na aprendizagem de diversas respostas importantes para seu convívio social e para sua autonomia. Atividades passivas, menor exploração do ambiente, pouca interação com pares e maior dependência de adultos, mesmo em atividades da vida diária, são características comuns a crianças com essa deficiência. Além das conseqüências para o desenvolvimento da criança, a deficiência se torna uma variável que interfere nas práticas educativas dos pais, que muitas vezes precisam de ajuda para aprender a lidar de maneira mais efetiva com as necessidades educacionais especiais de seu filho. Apesar disso, a deficiência, por si só, não é sempre a variável que explica as dificuldades dessas crianças, mas a ausência de contingências relevantes para a aprendizagem de diversos comportamentos, principalmente no contexto familiar. Considerando as implicações da deficiência visual no comportamento da criança e as possíveis dificuldades de pais lidarem com as necessidades educacionais especiais do filho com essa deficiência, este trabalho visou discutir o efeito do treino de mães em habilidades sociais educativas no comportamento de ajuda das mães e de autonomia do filho deficiente visual durante o aprendizado de comportamentos definidos como atividades de vida diária (AVD). Para isso foram avaliados diferentes comportamentos-alvo que descreveram, nessa pesquisa, os comportamentos da mãe (mãe faz sozinha; mãe faz indicações, solicitações, pedidos ou ordens para a criança); os comportamentos do filho (criança não faz, recusa ou apresenta comportamento incompatível com a atividade; criança faz sozinha; criança pede ajuda) e o comportamento mãe e criança fazem juntas. Os participantes foram três mães e seu filho(a) com deficiência visual. Foram analisados os registros de ocorrência dos comportamentos-alvo observados nas filmagens das interações de cada díade na realização de AVD propostas antes e após a realização de treino de habilidades sociais educativas que as mães haviam sido submetidas. Os resultados demonstraram que, embora as mães tenham sido ensinadas a interagir com o filho de forma mais habilidosa, o comportamento mãe faz sozinha, apesar da redução no pós-treino, ainda se manteve com elevada ocorrência, tornando-se assim uma variável que pode prejudicar o aprendizado de diversos comportamentos pela criança. Por outro lado, foi possível constatar o aumento na ocorrência, entre os dois momentos da avaliação (pré e pós-treino), do comportamento mãe e criança fazem juntas, o que pode afetar positivamente o desempenho dessas crianças na realização de diversas tarefas importantes para o desenvolvimento de comportamentos mais autônomos e independentes. Estes resultados corroboram com a literatura de treino de pais em geral e mais especificamente, com programas que tem sido testados como uma variável facilitadora para ensinar pais de crianças com necessidades educacionais especiais a serem educadores efetivos de seus filhos.
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spelling info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisTreino de mães em habilidades sociais educativas : efeitos no comportamento de ajuda das mães e de autonomia das crianças com deficiência visual2010-11-11Maura Glória de Freitas . Maria Rita Zoega Soares Jocelaine Martins da SilveiraPaula Hisa Paranaíba GotoUniversidade Estadual de Londrina. Centro de Ciências Biológicas. Programa de Pós-Graduação em Análise do Comportamento.URLBRA criança deficiente visual apresenta uma limitação sensorial que pode interferir de forma negativa na aprendizagem de diversas respostas importantes para seu convívio social e para sua autonomia. Atividades passivas, menor exploração do ambiente, pouca interação com pares e maior dependência de adultos, mesmo em atividades da vida diária, são características comuns a crianças com essa deficiência. Além das conseqüências para o desenvolvimento da criança, a deficiência se torna uma variável que interfere nas práticas educativas dos pais, que muitas vezes precisam de ajuda para aprender a lidar de maneira mais efetiva com as necessidades educacionais especiais de seu filho. Apesar disso, a deficiência, por si só, não é sempre a variável que explica as dificuldades dessas crianças, mas a ausência de contingências relevantes para a aprendizagem de diversos comportamentos, principalmente no contexto familiar. Considerando as implicações da deficiência visual no comportamento da criança e as possíveis dificuldades de pais lidarem com as necessidades educacionais especiais do filho com essa deficiência, este trabalho visou discutir o efeito do treino de mães em habilidades sociais educativas no comportamento de ajuda das mães e de autonomia do filho deficiente visual durante o aprendizado de comportamentos definidos como atividades de vida diária (AVD). Para isso foram avaliados diferentes comportamentos-alvo que descreveram, nessa pesquisa, os comportamentos da mãe (mãe faz sozinha; mãe faz indicações, solicitações, pedidos ou ordens para a criança); os comportamentos do filho (criança não faz, recusa ou apresenta comportamento incompatível com a atividade; criança faz sozinha; criança pede ajuda) e o comportamento mãe e criança fazem juntas. Os participantes foram três mães e seu filho(a) com deficiência visual. Foram analisados os registros de ocorrência dos comportamentos-alvo observados nas filmagens das interações de cada díade na realização de AVD propostas antes e após a realização de treino de habilidades sociais educativas que as mães haviam sido submetidas. 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Estes resultados corroboram com a literatura de treino de pais em geral e mais especificamente, com programas que tem sido testados como uma variável facilitadora para ensinar pais de crianças com necessidades educacionais especiais a serem educadores efetivos de seus filhos.Children with visual impairment have a sensory restriction that may adversely affect the learning of several important behaviors to their social life and autonomy. Passive activities, less environment exploration, low interaction with peers and dependence on adults, even during everyday activities, are common characteristics of children with this disability. Besides the consequences for the child’s development, this disability becomes a variable that interferes with the parent’s educational practices, which often need help to deal more effectively with the special educational needs of their child. Nevertheless, the deficiency, by itself, is not always the variable that explains these children’s difficulties, but the absence of relevant contingencies to help them learn different behaviors, especially in the family context. Considering the implications of visual impairment to the child's behavior and the difficulties that parents probably have in dealing with the special educational needs of the child with this disability, the aim of this study is to discuss the effects of mothers’ educational social skills training on their helping behavior and on the autonomy behaviors of visually-impaired children, during the process of learning behaviors defined as DLA (daily living activities). To do so, the following different target behaviors were evaluated: the mothers’ behaviors (mother does it alone; mother indicates, asks, demands or gives an order to the child), the child’s behaviors (child does not do it , refuses to do it or does something incompatible with the activity, the child does it alone and child asks for help) and the behavior of the mother and child do it together. Participants were three mothers and their visually-impaired children. Target behaviors occurrence, while performing DLA, were recorded on a film during the interactions of each dyad, before and after the mothers’ social skills training. Results showed that, although mothers have been taught how to interact with their children more skillfully, the behavior mother does it alone, despite the reduction in post-training, still remained more frequent, making it a variable that can impair the learning of different behaviors by the child. On the other hand, an increase in the occurrence, between the two moments of assessment (pre and post-training), of the behavior mother and child do together was verified, which can positively affect the performance of these children in achieving several important tasks for the development of more autonomous and independent behaviors. These results corroborate with the literature on training parents in general, and, more specifically, with programs that have been tested as a facilitating variable when teaching parents of children with special educational needs to turn into more effective educators.http://www.bibliotecadigital.uel.br/document/?code=vtls000161146porreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UELinstname:Universidade Estadual de Londrina (UEL)instacron:UELinfo:eu-repo/semantics/openAccess2023-12-11T09:30:40Zoai:uel.br:vtls000161146Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://www.bibliotecadigital.uel.br/PUBhttp://www.bibliotecadigital.uel.br/OAI/oai2.phpbcuel@uel.br||opendoar:2011-06-30T19:12:43Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UEL - Universidade Estadual de Londrina (UEL)false
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