O programa de desenvolvimento educacional do estado do Paraná e sua proposta de formação continuada : foco nos grupos de trabalho em rede
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2024 |
Tipo de documento: | Tese |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UEL |
Texto Completo: | https://repositorio.uel.br/handle/123456789/13036 |
Resumo: | Resumo: ???² estudo investiga os Grupos de Trabalho em Rede (GTR) do Programa de Desenvolvimento Educacional do Paraná (PDE), mais especificamente os GTR de 3 informantes, que ocorreram em 27 e 28 no ambiente virtual Moodle O foco da análise são as relações que se estabelecem entre o GTR e a proposta de Formação Continuada em Rede preconizada pelo programa Esta é uma pesquisa qualitativa/interpretativista (HOLLOWAY, 1997; STAKE, 21) que se constrói nos pressupostos teóricos advindos das comunidades de prática (WENGER, 1998), comunidades de aprendizagem (CROSS, 1998; TORRES, 23), comunidades virtuais de aprendizagem (TU; CORRY, 22; LEWIS; ALLAN, 25) e redes sociais (COSTA, 25; FRANCO, 28) Primeiramente, analiso o GTR27/28 em sua fase de planejamento a partir das instruções enviadas pela SEED-PR Em seguida, analiso sua fase de execução a partir das 12 fóruns das informantes, que contaram com 182 manifestações no total Os resultados apontam que, no que tange ao planejamento, os 3 GTRs27/28 analisados relacionam-se à proposta de formação do PDE, ao considerar o uso de suportes tecnológicos, a construção social do conhecimento, o conhecimento como bem público a ser compartilhado, os preceitos teóricos redefinidos a partir da realidade escolar, o redimensionamento da prática e a efetivação da 'rede' No entanto, ao analisar as postagens nos fóruns, observa-se a falta de relações efetivas entre o GTR e a proposta de formação do PDE, com exceção para o uso dos recursos tecnológicos A pesquisa possibilitou apontar a necessidade de revisão/expansão/potencialização dos papéis dos participantes do programa, especialmente os exercidos nos GTR, de forma a promover a capacitação que se espera Da mesma forma, o estudo expõe aspectos importantes sobre o planejamento e a execução de atividades de formação continuada de professores que ocorram em ambientes on-line, sendo que seus resultados podem contribuir para o aperfeiçoamento de outros programas governamentais ou institucionais de desenvolvimento de professores que utilizem as novas tecnologias em suas metodologias |
id |
UEL_76a633fae4c6f69f0fd43fc36bc98286 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.uel.br:123456789/13036 |
network_acronym_str |
UEL |
network_name_str |
Repositório Institucional da UEL |
repository_id_str |
|
spelling |
O programa de desenvolvimento educacional do estado do Paraná e sua proposta de formação continuada : foco nos grupos de trabalho em redeLinguística aplicadaEducação permanenteAmbientes virtuais compartilhadosEnsino a distânciaEnsino auxiliado por computadorApplied LinguisticsContinuing educationShared virtual environmentsDistance educationComputer-assisted instructionMResumo: ???² estudo investiga os Grupos de Trabalho em Rede (GTR) do Programa de Desenvolvimento Educacional do Paraná (PDE), mais especificamente os GTR de 3 informantes, que ocorreram em 27 e 28 no ambiente virtual Moodle O foco da análise são as relações que se estabelecem entre o GTR e a proposta de Formação Continuada em Rede preconizada pelo programa Esta é uma pesquisa qualitativa/interpretativista (HOLLOWAY, 1997; STAKE, 21) que se constrói nos pressupostos teóricos advindos das comunidades de prática (WENGER, 1998), comunidades de aprendizagem (CROSS, 1998; TORRES, 23), comunidades virtuais de aprendizagem (TU; CORRY, 22; LEWIS; ALLAN, 25) e redes sociais (COSTA, 25; FRANCO, 28) Primeiramente, analiso o GTR27/28 em sua fase de planejamento a partir das instruções enviadas pela SEED-PR Em seguida, analiso sua fase de execução a partir das 12 fóruns das informantes, que contaram com 182 manifestações no total Os resultados apontam que, no que tange ao planejamento, os 3 GTRs27/28 analisados relacionam-se à proposta de formação do PDE, ao considerar o uso de suportes tecnológicos, a construção social do conhecimento, o conhecimento como bem público a ser compartilhado, os preceitos teóricos redefinidos a partir da realidade escolar, o redimensionamento da prática e a efetivação da 'rede' No entanto, ao analisar as postagens nos fóruns, observa-se a falta de relações efetivas entre o GTR e a proposta de formação do PDE, com exceção para o uso dos recursos tecnológicos A pesquisa possibilitou apontar a necessidade de revisão/expansão/potencialização dos papéis dos participantes do programa, especialmente os exercidos nos GTR, de forma a promover a capacitação que se espera Da mesma forma, o estudo expõe aspectos importantes sobre o planejamento e a execução de atividades de formação continuada de professores que ocorram em ambientes on-line, sendo que seus resultados podem contribuir para o aperfeiçoamento de outros programas governamentais ou institucionais de desenvolvimento de professores que utilizem as novas tecnologias em suas metodologiasTese (Doutorado em Estudos da Linguagem) - Universidade Estadual de Londrina, Centro de Letras e Ciências Humanas, Programa de Pós-Graduação em Estudos da LinguagemAbstract: This study investigates the Networking Groups formed in the Educational Development Program for Teachers in Paraná, more specifically, 3 networking groups which occurred in 27 and 28 at Moodle The focus of this study is the relationship established between the Networking Groups and the program proposal of Continuous Development in Networks This is a qualitative / interpretive research (HOLLOWAY, 1997; STAKE, 21) based on the conceptual framework of communities of practice (WENGER, 1998), learning communities (CROSS, 1998; TORRES, 23), virtual learning communities (TU; CORRY, 22, LEWIS; ALLAN, 25) and social networks (COSTA, 25; FRANCO, 28) First, I analyze the Networking Groups in its planning phase considering the instructions sent by the Educational Secretary After that, I analyze the execution phase of the groups considering 12 online forums with 182 participations The results show that, regarding planning, the groups analyzed are indeed related to the proposal of Continuous Development in Networks when considering: use of technology, social construction of knowledge, knowledge seen as a public good to be shared, theoretical rules redefined by school reality, interventions in school practice and effective formation of 'networks' However, the analyses of forum posts show a lack of effective relations between the Networking Groups and the proposal of Continuous Development in Networks, except for the use of technological resources The results allow us to point out the necessity to revise / expand / enhance the roles of program participants, especially those related to the Networking Groups, in order to effectively promote the educational proposal which is expected Likewise, the study presents important aspects to be considered in the planning and execution of development activities for teachers which take place in online environments Its results may also contribute to the improvement of government or institutional development programs for teachers which use the new technologies in their methodologiesGimenez, Telma [Orientador]Cristovão, Vera Lúcia LopesMafra, Núbio Delanne FerrazJordão, Clarissa MenezesFreire, Maximina MariaRamos, Samantha Gonçalves Mancini2024-05-01T14:06:02Z2024-05-01T14:06:02Z2011.0005.09.2011info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/doctoralThesisapplication/pdfhttps://repositorio.uel.br/handle/123456789/13036porDoutoradoEstudos da LinguagemCentro de Letras e Ciências HumanasPrograma de Pós-Graduação em Estudos da LinguagemLondrinareponame:Repositório Institucional da UELinstname:Universidade Estadual de Londrina (UEL)instacron:UELinfo:eu-repo/semantics/openAccess2024-07-12T04:19:39Zoai:repositorio.uel.br:123456789/13036Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://www.bibliotecadigital.uel.br/PUBhttp://www.bibliotecadigital.uel.br/OAI/oai2.phpbcuel@uel.br||opendoar:2024-07-12T04:19:39Repositório Institucional da UEL - Universidade Estadual de Londrina (UEL)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
O programa de desenvolvimento educacional do estado do Paraná e sua proposta de formação continuada : foco nos grupos de trabalho em rede |
title |
O programa de desenvolvimento educacional do estado do Paraná e sua proposta de formação continuada : foco nos grupos de trabalho em rede |
spellingShingle |
O programa de desenvolvimento educacional do estado do Paraná e sua proposta de formação continuada : foco nos grupos de trabalho em rede Ramos, Samantha Gonçalves Mancini Linguística aplicada Educação permanente Ambientes virtuais compartilhados Ensino a distância Ensino auxiliado por computador Applied Linguistics Continuing education Shared virtual environments Distance education Computer-assisted instruction M |
title_short |
O programa de desenvolvimento educacional do estado do Paraná e sua proposta de formação continuada : foco nos grupos de trabalho em rede |
title_full |
O programa de desenvolvimento educacional do estado do Paraná e sua proposta de formação continuada : foco nos grupos de trabalho em rede |
title_fullStr |
O programa de desenvolvimento educacional do estado do Paraná e sua proposta de formação continuada : foco nos grupos de trabalho em rede |
title_full_unstemmed |
O programa de desenvolvimento educacional do estado do Paraná e sua proposta de formação continuada : foco nos grupos de trabalho em rede |
title_sort |
O programa de desenvolvimento educacional do estado do Paraná e sua proposta de formação continuada : foco nos grupos de trabalho em rede |
author |
Ramos, Samantha Gonçalves Mancini |
author_facet |
Ramos, Samantha Gonçalves Mancini |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Gimenez, Telma [Orientador] Cristovão, Vera Lúcia Lopes Mafra, Núbio Delanne Ferraz Jordão, Clarissa Menezes Freire, Maximina Maria |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Ramos, Samantha Gonçalves Mancini |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Linguística aplicada Educação permanente Ambientes virtuais compartilhados Ensino a distância Ensino auxiliado por computador Applied Linguistics Continuing education Shared virtual environments Distance education Computer-assisted instruction M |
topic |
Linguística aplicada Educação permanente Ambientes virtuais compartilhados Ensino a distância Ensino auxiliado por computador Applied Linguistics Continuing education Shared virtual environments Distance education Computer-assisted instruction M |
description |
Resumo: ???² estudo investiga os Grupos de Trabalho em Rede (GTR) do Programa de Desenvolvimento Educacional do Paraná (PDE), mais especificamente os GTR de 3 informantes, que ocorreram em 27 e 28 no ambiente virtual Moodle O foco da análise são as relações que se estabelecem entre o GTR e a proposta de Formação Continuada em Rede preconizada pelo programa Esta é uma pesquisa qualitativa/interpretativista (HOLLOWAY, 1997; STAKE, 21) que se constrói nos pressupostos teóricos advindos das comunidades de prática (WENGER, 1998), comunidades de aprendizagem (CROSS, 1998; TORRES, 23), comunidades virtuais de aprendizagem (TU; CORRY, 22; LEWIS; ALLAN, 25) e redes sociais (COSTA, 25; FRANCO, 28) Primeiramente, analiso o GTR27/28 em sua fase de planejamento a partir das instruções enviadas pela SEED-PR Em seguida, analiso sua fase de execução a partir das 12 fóruns das informantes, que contaram com 182 manifestações no total Os resultados apontam que, no que tange ao planejamento, os 3 GTRs27/28 analisados relacionam-se à proposta de formação do PDE, ao considerar o uso de suportes tecnológicos, a construção social do conhecimento, o conhecimento como bem público a ser compartilhado, os preceitos teóricos redefinidos a partir da realidade escolar, o redimensionamento da prática e a efetivação da 'rede' No entanto, ao analisar as postagens nos fóruns, observa-se a falta de relações efetivas entre o GTR e a proposta de formação do PDE, com exceção para o uso dos recursos tecnológicos A pesquisa possibilitou apontar a necessidade de revisão/expansão/potencialização dos papéis dos participantes do programa, especialmente os exercidos nos GTR, de forma a promover a capacitação que se espera Da mesma forma, o estudo expõe aspectos importantes sobre o planejamento e a execução de atividades de formação continuada de professores que ocorram em ambientes on-line, sendo que seus resultados podem contribuir para o aperfeiçoamento de outros programas governamentais ou institucionais de desenvolvimento de professores que utilizem as novas tecnologias em suas metodologias |
publishDate |
2024 |
dc.date.none.fl_str_mv |
05.09.2011 2011.00 2024-05-01T14:06:02Z 2024-05-01T14:06:02Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/doctoralThesis |
format |
doctoralThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://repositorio.uel.br/handle/123456789/13036 |
url |
https://repositorio.uel.br/handle/123456789/13036 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
Doutorado Estudos da Linguagem Centro de Letras e Ciências Humanas Programa de Pós-Graduação em Estudos da Linguagem |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.coverage.none.fl_str_mv |
Londrina |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UEL instname:Universidade Estadual de Londrina (UEL) instacron:UEL |
instname_str |
Universidade Estadual de Londrina (UEL) |
instacron_str |
UEL |
institution |
UEL |
reponame_str |
Repositório Institucional da UEL |
collection |
Repositório Institucional da UEL |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UEL - Universidade Estadual de Londrina (UEL) |
repository.mail.fl_str_mv |
bcuel@uel.br|| |
_version_ |
1809823243676155904 |