O programa de desenvolvimento educacional do estado do Paraná e sua proposta de formação continuada : foco nos grupos de trabalho em rede

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Ramos, Samantha Gonçalves Mancini
Data de Publicação: 2024
Tipo de documento: Tese
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UEL
Texto Completo: https://repositorio.uel.br/handle/123456789/13036
Resumo: Resumo: ???² estudo investiga os Grupos de Trabalho em Rede (GTR) do Programa de Desenvolvimento Educacional do Paraná (PDE), mais especificamente os GTR de 3 informantes, que ocorreram em 27 e 28 no ambiente virtual Moodle O foco da análise são as relações que se estabelecem entre o GTR e a proposta de Formação Continuada em Rede preconizada pelo programa Esta é uma pesquisa qualitativa/interpretativista (HOLLOWAY, 1997; STAKE, 21) que se constrói nos pressupostos teóricos advindos das comunidades de prática (WENGER, 1998), comunidades de aprendizagem (CROSS, 1998; TORRES, 23), comunidades virtuais de aprendizagem (TU; CORRY, 22; LEWIS; ALLAN, 25) e redes sociais (COSTA, 25; FRANCO, 28) Primeiramente, analiso o GTR27/28 em sua fase de planejamento a partir das instruções enviadas pela SEED-PR Em seguida, analiso sua fase de execução a partir das 12 fóruns das informantes, que contaram com 182 manifestações no total Os resultados apontam que, no que tange ao planejamento, os 3 GTRs27/28 analisados relacionam-se à proposta de formação do PDE, ao considerar o uso de suportes tecnológicos, a construção social do conhecimento, o conhecimento como bem público a ser compartilhado, os preceitos teóricos redefinidos a partir da realidade escolar, o redimensionamento da prática e a efetivação da 'rede' No entanto, ao analisar as postagens nos fóruns, observa-se a falta de relações efetivas entre o GTR e a proposta de formação do PDE, com exceção para o uso dos recursos tecnológicos A pesquisa possibilitou apontar a necessidade de revisão/expansão/potencialização dos papéis dos participantes do programa, especialmente os exercidos nos GTR, de forma a promover a capacitação que se espera Da mesma forma, o estudo expõe aspectos importantes sobre o planejamento e a execução de atividades de formação continuada de professores que ocorram em ambientes on-line, sendo que seus resultados podem contribuir para o aperfeiçoamento de outros programas governamentais ou institucionais de desenvolvimento de professores que utilizem as novas tecnologias em suas metodologias
id UEL_76a633fae4c6f69f0fd43fc36bc98286
oai_identifier_str oai:repositorio.uel.br:123456789/13036
network_acronym_str UEL
network_name_str Repositório Institucional da UEL
repository_id_str
spelling O programa de desenvolvimento educacional do estado do Paraná e sua proposta de formação continuada : foco nos grupos de trabalho em redeLinguística aplicadaEducação permanenteAmbientes virtuais compartilhadosEnsino a distânciaEnsino auxiliado por computadorApplied LinguisticsContinuing educationShared virtual environmentsDistance educationComputer-assisted instructionMResumo: ???² estudo investiga os Grupos de Trabalho em Rede (GTR) do Programa de Desenvolvimento Educacional do Paraná (PDE), mais especificamente os GTR de 3 informantes, que ocorreram em 27 e 28 no ambiente virtual Moodle O foco da análise são as relações que se estabelecem entre o GTR e a proposta de Formação Continuada em Rede preconizada pelo programa Esta é uma pesquisa qualitativa/interpretativista (HOLLOWAY, 1997; STAKE, 21) que se constrói nos pressupostos teóricos advindos das comunidades de prática (WENGER, 1998), comunidades de aprendizagem (CROSS, 1998; TORRES, 23), comunidades virtuais de aprendizagem (TU; CORRY, 22; LEWIS; ALLAN, 25) e redes sociais (COSTA, 25; FRANCO, 28) Primeiramente, analiso o GTR27/28 em sua fase de planejamento a partir das instruções enviadas pela SEED-PR Em seguida, analiso sua fase de execução a partir das 12 fóruns das informantes, que contaram com 182 manifestações no total Os resultados apontam que, no que tange ao planejamento, os 3 GTRs27/28 analisados relacionam-se à proposta de formação do PDE, ao considerar o uso de suportes tecnológicos, a construção social do conhecimento, o conhecimento como bem público a ser compartilhado, os preceitos teóricos redefinidos a partir da realidade escolar, o redimensionamento da prática e a efetivação da 'rede' No entanto, ao analisar as postagens nos fóruns, observa-se a falta de relações efetivas entre o GTR e a proposta de formação do PDE, com exceção para o uso dos recursos tecnológicos A pesquisa possibilitou apontar a necessidade de revisão/expansão/potencialização dos papéis dos participantes do programa, especialmente os exercidos nos GTR, de forma a promover a capacitação que se espera Da mesma forma, o estudo expõe aspectos importantes sobre o planejamento e a execução de atividades de formação continuada de professores que ocorram em ambientes on-line, sendo que seus resultados podem contribuir para o aperfeiçoamento de outros programas governamentais ou institucionais de desenvolvimento de professores que utilizem as novas tecnologias em suas metodologiasTese (Doutorado em Estudos da Linguagem) - Universidade Estadual de Londrina, Centro de Letras e Ciências Humanas, Programa de Pós-Graduação em Estudos da LinguagemAbstract: This study investigates the Networking Groups formed in the Educational Development Program for Teachers in Paraná, more specifically, 3 networking groups which occurred in 27 and 28 at Moodle The focus of this study is the relationship established between the Networking Groups and the program proposal of Continuous Development in Networks This is a qualitative / interpretive research (HOLLOWAY, 1997; STAKE, 21) based on the conceptual framework of communities of practice (WENGER, 1998), learning communities (CROSS, 1998; TORRES, 23), virtual learning communities (TU; CORRY, 22, LEWIS; ALLAN, 25) and social networks (COSTA, 25; FRANCO, 28) First, I analyze the Networking Groups in its planning phase considering the instructions sent by the Educational Secretary After that, I analyze the execution phase of the groups considering 12 online forums with 182 participations The results show that, regarding planning, the groups analyzed are indeed related to the proposal of Continuous Development in Networks when considering: use of technology, social construction of knowledge, knowledge seen as a public good to be shared, theoretical rules redefined by school reality, interventions in school practice and effective formation of 'networks' However, the analyses of forum posts show a lack of effective relations between the Networking Groups and the proposal of Continuous Development in Networks, except for the use of technological resources The results allow us to point out the necessity to revise / expand / enhance the roles of program participants, especially those related to the Networking Groups, in order to effectively promote the educational proposal which is expected Likewise, the study presents important aspects to be considered in the planning and execution of development activities for teachers which take place in online environments Its results may also contribute to the improvement of government or institutional development programs for teachers which use the new technologies in their methodologiesGimenez, Telma [Orientador]Cristovão, Vera Lúcia LopesMafra, Núbio Delanne FerrazJordão, Clarissa MenezesFreire, Maximina MariaRamos, Samantha Gonçalves Mancini2024-05-01T14:06:02Z2024-05-01T14:06:02Z2011.0005.09.2011info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/doctoralThesisapplication/pdfhttps://repositorio.uel.br/handle/123456789/13036porDoutoradoEstudos da LinguagemCentro de Letras e Ciências HumanasPrograma de Pós-Graduação em Estudos da LinguagemLondrinareponame:Repositório Institucional da UELinstname:Universidade Estadual de Londrina (UEL)instacron:UELinfo:eu-repo/semantics/openAccess2024-07-12T04:19:39Zoai:repositorio.uel.br:123456789/13036Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://www.bibliotecadigital.uel.br/PUBhttp://www.bibliotecadigital.uel.br/OAI/oai2.phpbcuel@uel.br||opendoar:2024-07-12T04:19:39Repositório Institucional da UEL - Universidade Estadual de Londrina (UEL)false
dc.title.none.fl_str_mv O programa de desenvolvimento educacional do estado do Paraná e sua proposta de formação continuada : foco nos grupos de trabalho em rede
title O programa de desenvolvimento educacional do estado do Paraná e sua proposta de formação continuada : foco nos grupos de trabalho em rede
spellingShingle O programa de desenvolvimento educacional do estado do Paraná e sua proposta de formação continuada : foco nos grupos de trabalho em rede
Ramos, Samantha Gonçalves Mancini
Linguística aplicada
Educação permanente
Ambientes virtuais compartilhados
Ensino a distância
Ensino auxiliado por computador
Applied Linguistics
Continuing education
Shared virtual environments
Distance education
Computer-assisted instruction
M
title_short O programa de desenvolvimento educacional do estado do Paraná e sua proposta de formação continuada : foco nos grupos de trabalho em rede
title_full O programa de desenvolvimento educacional do estado do Paraná e sua proposta de formação continuada : foco nos grupos de trabalho em rede
title_fullStr O programa de desenvolvimento educacional do estado do Paraná e sua proposta de formação continuada : foco nos grupos de trabalho em rede
title_full_unstemmed O programa de desenvolvimento educacional do estado do Paraná e sua proposta de formação continuada : foco nos grupos de trabalho em rede
title_sort O programa de desenvolvimento educacional do estado do Paraná e sua proposta de formação continuada : foco nos grupos de trabalho em rede
author Ramos, Samantha Gonçalves Mancini
author_facet Ramos, Samantha Gonçalves Mancini
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Gimenez, Telma [Orientador]
Cristovão, Vera Lúcia Lopes
Mafra, Núbio Delanne Ferraz
Jordão, Clarissa Menezes
Freire, Maximina Maria
dc.contributor.author.fl_str_mv Ramos, Samantha Gonçalves Mancini
dc.subject.por.fl_str_mv Linguística aplicada
Educação permanente
Ambientes virtuais compartilhados
Ensino a distância
Ensino auxiliado por computador
Applied Linguistics
Continuing education
Shared virtual environments
Distance education
Computer-assisted instruction
M
topic Linguística aplicada
Educação permanente
Ambientes virtuais compartilhados
Ensino a distância
Ensino auxiliado por computador
Applied Linguistics
Continuing education
Shared virtual environments
Distance education
Computer-assisted instruction
M
description Resumo: ???² estudo investiga os Grupos de Trabalho em Rede (GTR) do Programa de Desenvolvimento Educacional do Paraná (PDE), mais especificamente os GTR de 3 informantes, que ocorreram em 27 e 28 no ambiente virtual Moodle O foco da análise são as relações que se estabelecem entre o GTR e a proposta de Formação Continuada em Rede preconizada pelo programa Esta é uma pesquisa qualitativa/interpretativista (HOLLOWAY, 1997; STAKE, 21) que se constrói nos pressupostos teóricos advindos das comunidades de prática (WENGER, 1998), comunidades de aprendizagem (CROSS, 1998; TORRES, 23), comunidades virtuais de aprendizagem (TU; CORRY, 22; LEWIS; ALLAN, 25) e redes sociais (COSTA, 25; FRANCO, 28) Primeiramente, analiso o GTR27/28 em sua fase de planejamento a partir das instruções enviadas pela SEED-PR Em seguida, analiso sua fase de execução a partir das 12 fóruns das informantes, que contaram com 182 manifestações no total Os resultados apontam que, no que tange ao planejamento, os 3 GTRs27/28 analisados relacionam-se à proposta de formação do PDE, ao considerar o uso de suportes tecnológicos, a construção social do conhecimento, o conhecimento como bem público a ser compartilhado, os preceitos teóricos redefinidos a partir da realidade escolar, o redimensionamento da prática e a efetivação da 'rede' No entanto, ao analisar as postagens nos fóruns, observa-se a falta de relações efetivas entre o GTR e a proposta de formação do PDE, com exceção para o uso dos recursos tecnológicos A pesquisa possibilitou apontar a necessidade de revisão/expansão/potencialização dos papéis dos participantes do programa, especialmente os exercidos nos GTR, de forma a promover a capacitação que se espera Da mesma forma, o estudo expõe aspectos importantes sobre o planejamento e a execução de atividades de formação continuada de professores que ocorram em ambientes on-line, sendo que seus resultados podem contribuir para o aperfeiçoamento de outros programas governamentais ou institucionais de desenvolvimento de professores que utilizem as novas tecnologias em suas metodologias
publishDate 2024
dc.date.none.fl_str_mv 05.09.2011
2011.00
2024-05-01T14:06:02Z
2024-05-01T14:06:02Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/doctoralThesis
format doctoralThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://repositorio.uel.br/handle/123456789/13036
url https://repositorio.uel.br/handle/123456789/13036
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv Doutorado
Estudos da Linguagem
Centro de Letras e Ciências Humanas
Programa de Pós-Graduação em Estudos da Linguagem
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.coverage.none.fl_str_mv Londrina
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UEL
instname:Universidade Estadual de Londrina (UEL)
instacron:UEL
instname_str Universidade Estadual de Londrina (UEL)
instacron_str UEL
institution UEL
reponame_str Repositório Institucional da UEL
collection Repositório Institucional da UEL
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UEL - Universidade Estadual de Londrina (UEL)
repository.mail.fl_str_mv bcuel@uel.br||
_version_ 1809823243676155904