SiGMa : Sistema Gamificado para Matemática

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Toda, Armando Maciel
Data de Publicação: 2024
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UEL
Texto Completo: https://repositorio.uel.br/handle/123456789/15420
Resumo: Resumo: Este trabalho apresenta o projeto, desenvolvimento e avaliação de um ambiente virtual de treinamento direcionado à área de aritmética nas aulas de matemática do ensino fundamental Este sistema consiste na resolução de problemas, que são implementados de modo que o algoritmo seja responsável pela geração de valores aleatórios, porém condizentes ao contexto em que são inseridos Deste modo, os valores dos problemas são alterados sempre que são selecionados, de forma que o usuário memorize a lógica para resolução do problema ao invés da resposta Além disto, o ambiente também está implementado com conceitos e mecânicas de jogos (Gamification), de modo a tornar o processo mais prazeroso e engajador para os usuários Estes conceitos são representados de forma explícita no sistema por pontos, níveis, medalhas, placares, temporizadores, perfis Por fim, foi proposta uma avaliação que foi aplicada com professores de matemática do ensino fundamental, para avaliar a eficiência pedagógica e funcionalidades do sistema, alcançando resultados positivos nos aspectos de implementação, interface e aceitação dos conceitos de jogos implementados
id UEL_f7ed5ec83608ba8e53fbbf77fd80d1f8
oai_identifier_str oai:repositorio.uel.br:123456789/15420
network_acronym_str UEL
network_name_str Repositório Institucional da UEL
repository_id_str
spelling SiGMa : Sistema Gamificado para MatemáticaInformática na educaçãoAmbientes virtuais compartilhadosJogos educativosEnsino auxiliado por computadorJogos simulados em educaçãoInternet in educationShared virtual environmentsEducational gamesComputer-assisted instructionSimulation gaResumo: Este trabalho apresenta o projeto, desenvolvimento e avaliação de um ambiente virtual de treinamento direcionado à área de aritmética nas aulas de matemática do ensino fundamental Este sistema consiste na resolução de problemas, que são implementados de modo que o algoritmo seja responsável pela geração de valores aleatórios, porém condizentes ao contexto em que são inseridos Deste modo, os valores dos problemas são alterados sempre que são selecionados, de forma que o usuário memorize a lógica para resolução do problema ao invés da resposta Além disto, o ambiente também está implementado com conceitos e mecânicas de jogos (Gamification), de modo a tornar o processo mais prazeroso e engajador para os usuários Estes conceitos são representados de forma explícita no sistema por pontos, níveis, medalhas, placares, temporizadores, perfis Por fim, foi proposta uma avaliação que foi aplicada com professores de matemática do ensino fundamental, para avaliar a eficiência pedagógica e funcionalidades do sistema, alcançando resultados positivos nos aspectos de implementação, interface e aceitação dos conceitos de jogos implementadosDissertação (Mestrado em Ciência da Computação) - Universidade Estadual de Londrina, Centro de Ciências Exatas, Programa de Pós-Graduação em Ciência da ComputaçãoAbstract: This work presents the development and implementation of a virtual learning environment, focuses on the arithmetic area in Math classes for elementary school This system consists implementing the problems through an algorithm that generalizes random values, according to the context in which the problem is inserted Thus, changing the values problems when they are selected, in order that the learner memorize logic to solve the problem instead of the answer In addition, the environment is implemented with game concepts and mechanics (Gamification) in order to make the process more pleasant and engaging for the users These concepts are explicitly represented through points, levels, medals, scores, timers and profiles Finally, a survey was proposed to be applied to math teachers, from elementary school, to measure the system’s pedagogical properties Those tests achieved positive results in the aspects of implementation, interface and acceptance of game concepts implemented withinBrancher, Jacques Duílio [Orientador]Zarpelão, Bruno BogazFrango, IsmarAttrot, WesleySilva, Ana Lúcia da [Coorientadora]Toda, Armando Maciel2024-05-01T14:48:45Z2024-05-01T14:48:45Z2015.0027.02.2015info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttps://repositorio.uel.br/handle/123456789/15420porMestradoCiência da ComputaçãoCentro de Ciências ExatasPrograma de Pós-Graduação em Ciência da ComputaçãoLondrinareponame:Repositório Institucional da UELinstname:Universidade Estadual de Londrina (UEL)instacron:UELinfo:eu-repo/semantics/openAccess2024-07-12T04:20:14Zoai:repositorio.uel.br:123456789/15420Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://www.bibliotecadigital.uel.br/PUBhttp://www.bibliotecadigital.uel.br/OAI/oai2.phpbcuel@uel.br||opendoar:2024-07-12T04:20:14Repositório Institucional da UEL - Universidade Estadual de Londrina (UEL)false
dc.title.none.fl_str_mv SiGMa : Sistema Gamificado para Matemática
title SiGMa : Sistema Gamificado para Matemática
spellingShingle SiGMa : Sistema Gamificado para Matemática
Toda, Armando Maciel
Informática na educação
Ambientes virtuais compartilhados
Jogos educativos
Ensino auxiliado por computador
Jogos simulados em educação
Internet in education
Shared virtual environments
Educational games
Computer-assisted instruction
Simulation ga
title_short SiGMa : Sistema Gamificado para Matemática
title_full SiGMa : Sistema Gamificado para Matemática
title_fullStr SiGMa : Sistema Gamificado para Matemática
title_full_unstemmed SiGMa : Sistema Gamificado para Matemática
title_sort SiGMa : Sistema Gamificado para Matemática
author Toda, Armando Maciel
author_facet Toda, Armando Maciel
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Brancher, Jacques Duílio [Orientador]
Zarpelão, Bruno Bogaz
Frango, Ismar
Attrot, Wesley
Silva, Ana Lúcia da [Coorientadora]
dc.contributor.author.fl_str_mv Toda, Armando Maciel
dc.subject.por.fl_str_mv Informática na educação
Ambientes virtuais compartilhados
Jogos educativos
Ensino auxiliado por computador
Jogos simulados em educação
Internet in education
Shared virtual environments
Educational games
Computer-assisted instruction
Simulation ga
topic Informática na educação
Ambientes virtuais compartilhados
Jogos educativos
Ensino auxiliado por computador
Jogos simulados em educação
Internet in education
Shared virtual environments
Educational games
Computer-assisted instruction
Simulation ga
description Resumo: Este trabalho apresenta o projeto, desenvolvimento e avaliação de um ambiente virtual de treinamento direcionado à área de aritmética nas aulas de matemática do ensino fundamental Este sistema consiste na resolução de problemas, que são implementados de modo que o algoritmo seja responsável pela geração de valores aleatórios, porém condizentes ao contexto em que são inseridos Deste modo, os valores dos problemas são alterados sempre que são selecionados, de forma que o usuário memorize a lógica para resolução do problema ao invés da resposta Além disto, o ambiente também está implementado com conceitos e mecânicas de jogos (Gamification), de modo a tornar o processo mais prazeroso e engajador para os usuários Estes conceitos são representados de forma explícita no sistema por pontos, níveis, medalhas, placares, temporizadores, perfis Por fim, foi proposta uma avaliação que foi aplicada com professores de matemática do ensino fundamental, para avaliar a eficiência pedagógica e funcionalidades do sistema, alcançando resultados positivos nos aspectos de implementação, interface e aceitação dos conceitos de jogos implementados
publishDate 2024
dc.date.none.fl_str_mv 2015.00
2024-05-01T14:48:45Z
2024-05-01T14:48:45Z
27.02.2015
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://repositorio.uel.br/handle/123456789/15420
url https://repositorio.uel.br/handle/123456789/15420
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv Mestrado
Ciência da Computação
Centro de Ciências Exatas
Programa de Pós-Graduação em Ciência da Computação
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.coverage.none.fl_str_mv Londrina
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UEL
instname:Universidade Estadual de Londrina (UEL)
instacron:UEL
instname_str Universidade Estadual de Londrina (UEL)
instacron_str UEL
institution UEL
reponame_str Repositório Institucional da UEL
collection Repositório Institucional da UEL
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UEL - Universidade Estadual de Londrina (UEL)
repository.mail.fl_str_mv bcuel@uel.br||
_version_ 1809823296958496768