SiGMa : Sistema Gamificado para Matemática
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2024 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UEL |
Texto Completo: | https://repositorio.uel.br/handle/123456789/15420 |
Resumo: | Resumo: Este trabalho apresenta o projeto, desenvolvimento e avaliação de um ambiente virtual de treinamento direcionado à área de aritmética nas aulas de matemática do ensino fundamental Este sistema consiste na resolução de problemas, que são implementados de modo que o algoritmo seja responsável pela geração de valores aleatórios, porém condizentes ao contexto em que são inseridos Deste modo, os valores dos problemas são alterados sempre que são selecionados, de forma que o usuário memorize a lógica para resolução do problema ao invés da resposta Além disto, o ambiente também está implementado com conceitos e mecânicas de jogos (Gamification), de modo a tornar o processo mais prazeroso e engajador para os usuários Estes conceitos são representados de forma explícita no sistema por pontos, níveis, medalhas, placares, temporizadores, perfis Por fim, foi proposta uma avaliação que foi aplicada com professores de matemática do ensino fundamental, para avaliar a eficiência pedagógica e funcionalidades do sistema, alcançando resultados positivos nos aspectos de implementação, interface e aceitação dos conceitos de jogos implementados |
id |
UEL_f7ed5ec83608ba8e53fbbf77fd80d1f8 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.uel.br:123456789/15420 |
network_acronym_str |
UEL |
network_name_str |
Repositório Institucional da UEL |
repository_id_str |
|
spelling |
SiGMa : Sistema Gamificado para MatemáticaInformática na educaçãoAmbientes virtuais compartilhadosJogos educativosEnsino auxiliado por computadorJogos simulados em educaçãoInternet in educationShared virtual environmentsEducational gamesComputer-assisted instructionSimulation gaResumo: Este trabalho apresenta o projeto, desenvolvimento e avaliação de um ambiente virtual de treinamento direcionado à área de aritmética nas aulas de matemática do ensino fundamental Este sistema consiste na resolução de problemas, que são implementados de modo que o algoritmo seja responsável pela geração de valores aleatórios, porém condizentes ao contexto em que são inseridos Deste modo, os valores dos problemas são alterados sempre que são selecionados, de forma que o usuário memorize a lógica para resolução do problema ao invés da resposta Além disto, o ambiente também está implementado com conceitos e mecânicas de jogos (Gamification), de modo a tornar o processo mais prazeroso e engajador para os usuários Estes conceitos são representados de forma explícita no sistema por pontos, níveis, medalhas, placares, temporizadores, perfis Por fim, foi proposta uma avaliação que foi aplicada com professores de matemática do ensino fundamental, para avaliar a eficiência pedagógica e funcionalidades do sistema, alcançando resultados positivos nos aspectos de implementação, interface e aceitação dos conceitos de jogos implementadosDissertação (Mestrado em Ciência da Computação) - Universidade Estadual de Londrina, Centro de Ciências Exatas, Programa de Pós-Graduação em Ciência da ComputaçãoAbstract: This work presents the development and implementation of a virtual learning environment, focuses on the arithmetic area in Math classes for elementary school This system consists implementing the problems through an algorithm that generalizes random values, according to the context in which the problem is inserted Thus, changing the values problems when they are selected, in order that the learner memorize logic to solve the problem instead of the answer In addition, the environment is implemented with game concepts and mechanics (Gamification) in order to make the process more pleasant and engaging for the users These concepts are explicitly represented through points, levels, medals, scores, timers and profiles Finally, a survey was proposed to be applied to math teachers, from elementary school, to measure the system’s pedagogical properties Those tests achieved positive results in the aspects of implementation, interface and acceptance of game concepts implemented withinBrancher, Jacques Duílio [Orientador]Zarpelão, Bruno BogazFrango, IsmarAttrot, WesleySilva, Ana Lúcia da [Coorientadora]Toda, Armando Maciel2024-05-01T14:48:45Z2024-05-01T14:48:45Z2015.0027.02.2015info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttps://repositorio.uel.br/handle/123456789/15420porMestradoCiência da ComputaçãoCentro de Ciências ExatasPrograma de Pós-Graduação em Ciência da ComputaçãoLondrinareponame:Repositório Institucional da UELinstname:Universidade Estadual de Londrina (UEL)instacron:UELinfo:eu-repo/semantics/openAccess2024-07-12T04:20:14Zoai:repositorio.uel.br:123456789/15420Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://www.bibliotecadigital.uel.br/PUBhttp://www.bibliotecadigital.uel.br/OAI/oai2.phpbcuel@uel.br||opendoar:2024-07-12T04:20:14Repositório Institucional da UEL - Universidade Estadual de Londrina (UEL)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
SiGMa : Sistema Gamificado para Matemática |
title |
SiGMa : Sistema Gamificado para Matemática |
spellingShingle |
SiGMa : Sistema Gamificado para Matemática Toda, Armando Maciel Informática na educação Ambientes virtuais compartilhados Jogos educativos Ensino auxiliado por computador Jogos simulados em educação Internet in education Shared virtual environments Educational games Computer-assisted instruction Simulation ga |
title_short |
SiGMa : Sistema Gamificado para Matemática |
title_full |
SiGMa : Sistema Gamificado para Matemática |
title_fullStr |
SiGMa : Sistema Gamificado para Matemática |
title_full_unstemmed |
SiGMa : Sistema Gamificado para Matemática |
title_sort |
SiGMa : Sistema Gamificado para Matemática |
author |
Toda, Armando Maciel |
author_facet |
Toda, Armando Maciel |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Brancher, Jacques Duílio [Orientador] Zarpelão, Bruno Bogaz Frango, Ismar Attrot, Wesley Silva, Ana Lúcia da [Coorientadora] |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Toda, Armando Maciel |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Informática na educação Ambientes virtuais compartilhados Jogos educativos Ensino auxiliado por computador Jogos simulados em educação Internet in education Shared virtual environments Educational games Computer-assisted instruction Simulation ga |
topic |
Informática na educação Ambientes virtuais compartilhados Jogos educativos Ensino auxiliado por computador Jogos simulados em educação Internet in education Shared virtual environments Educational games Computer-assisted instruction Simulation ga |
description |
Resumo: Este trabalho apresenta o projeto, desenvolvimento e avaliação de um ambiente virtual de treinamento direcionado à área de aritmética nas aulas de matemática do ensino fundamental Este sistema consiste na resolução de problemas, que são implementados de modo que o algoritmo seja responsável pela geração de valores aleatórios, porém condizentes ao contexto em que são inseridos Deste modo, os valores dos problemas são alterados sempre que são selecionados, de forma que o usuário memorize a lógica para resolução do problema ao invés da resposta Além disto, o ambiente também está implementado com conceitos e mecânicas de jogos (Gamification), de modo a tornar o processo mais prazeroso e engajador para os usuários Estes conceitos são representados de forma explícita no sistema por pontos, níveis, medalhas, placares, temporizadores, perfis Por fim, foi proposta uma avaliação que foi aplicada com professores de matemática do ensino fundamental, para avaliar a eficiência pedagógica e funcionalidades do sistema, alcançando resultados positivos nos aspectos de implementação, interface e aceitação dos conceitos de jogos implementados |
publishDate |
2024 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2015.00 2024-05-01T14:48:45Z 2024-05-01T14:48:45Z 27.02.2015 |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://repositorio.uel.br/handle/123456789/15420 |
url |
https://repositorio.uel.br/handle/123456789/15420 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
Mestrado Ciência da Computação Centro de Ciências Exatas Programa de Pós-Graduação em Ciência da Computação |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.coverage.none.fl_str_mv |
Londrina |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UEL instname:Universidade Estadual de Londrina (UEL) instacron:UEL |
instname_str |
Universidade Estadual de Londrina (UEL) |
instacron_str |
UEL |
institution |
UEL |
reponame_str |
Repositório Institucional da UEL |
collection |
Repositório Institucional da UEL |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UEL - Universidade Estadual de Londrina (UEL) |
repository.mail.fl_str_mv |
bcuel@uel.br|| |
_version_ |
1809823296958496768 |