Leitura crítica e letramento crítico em análise de livro didático de língua espanhola

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Regiany Cristina dos Santos Nogueira
Data de Publicação: 2014
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UEL
Texto Completo: http://www.bibliotecadigital.uel.br/document/?code=vtls000198123
Resumo: Esta pesquisa é de natureza qualitativa, do tipo documental, inserida nos pressupostos da teoria crítica, evidenciando, no aspecto antológico, as considerações do realismo histórico, e, no aspecto epistemológico, uma postura subjetivista, orientada por reflexões teóricas sobre concepções de leitura, leitura crítica, letramento e letramento crítico. O objetivo foi investigar, através da análises dos textos e das atividades de leitura de uma coleção de livros didáticos para o ensino de espanhol língua estrageira, se essas favoreciam a formação do leitor crítico como preconizado nos pressupostos do letramento crítico. Na análise dos dados faço uma análise quantitativa das questões de leitura utilizando a taxonomia de perguntas propostas por Pearson e Johnson (1976), Ricciato (2010) e Suzumura (2011), denominadas questões textualmente explícitas (TE), questões textualmente implícitas (TI) e questões implícitas no script (SI). Desta análise, foram agregados à categoria SI os termos LEC para se referir às questões de leitura iminentes às discussões da Leitura Crítica, e LET para aludir às questões relacionadas às concepções do Letramento Crítico. Faço também, uma análise qualitativa para exemplificar as categorias utilizadas. Como resultado depreendi que a coleção apresenta questões com potencial para favorecer a formação de leitores críticos conscientes de que os textos são discursos ideológicos relacionados às praticas sociais e a leitura uma prática sociointeracional, como demanda a teoria.
id UEL_76e82d811d7daa81abdc89d47f2f7f28
oai_identifier_str oai:uel.br:vtls000198123
network_acronym_str UEL
network_name_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UEL
repository_id_str
spelling info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisLeitura crítica e letramento crítico em análise de livro didático de língua espanholaCritical reading and critical literacy of spanish language textbook2014-08-28Elaine Mateus . Simone Reis Francisco Carlos FogaçaRegiany Cristina dos Santos NogueiraUniversidade Estadual de Londrina. Centro de Letras e Ciências Humanas. Programa de Pós-Graduação em Estudos da Linguagem.URLBREsta pesquisa é de natureza qualitativa, do tipo documental, inserida nos pressupostos da teoria crítica, evidenciando, no aspecto antológico, as considerações do realismo histórico, e, no aspecto epistemológico, uma postura subjetivista, orientada por reflexões teóricas sobre concepções de leitura, leitura crítica, letramento e letramento crítico. O objetivo foi investigar, através da análises dos textos e das atividades de leitura de uma coleção de livros didáticos para o ensino de espanhol língua estrageira, se essas favoreciam a formação do leitor crítico como preconizado nos pressupostos do letramento crítico. Na análise dos dados faço uma análise quantitativa das questões de leitura utilizando a taxonomia de perguntas propostas por Pearson e Johnson (1976), Ricciato (2010) e Suzumura (2011), denominadas questões textualmente explícitas (TE), questões textualmente implícitas (TI) e questões implícitas no script (SI). Desta análise, foram agregados à categoria SI os termos LEC para se referir às questões de leitura iminentes às discussões da Leitura Crítica, e LET para aludir às questões relacionadas às concepções do Letramento Crítico. Faço também, uma análise qualitativa para exemplificar as categorias utilizadas. Como resultado depreendi que a coleção apresenta questões com potencial para favorecer a formação de leitores críticos conscientes de que os textos são discursos ideológicos relacionados às praticas sociais e a leitura uma prática sociointeracional, como demanda a teoria.This research has a documentary kind of qualitative nature, inserted on the assumption of critical theory, showing the historical realism considerations on the anthological aspect, and a subjectivist position on the epistemological aspect, guided by theorical reflections about reading conceptions, critical reading, literacy and critical literacy. The purpose was to investigate, through an analysis of the texts, and reading activities of a spanish language textbook collection used for the teaching of foreigner Spanish language, if these benefited the critical reader formation, as the critical literacy assumptions lead. On data evaluation I make a quantitative analysis on reading issues using a questions taxonomy proposed by Pearson e Johnson (1976), Ricciato (2010) e Suzumura (2011), named Textually Explicit Issues (TE), Textually Implied Issues (TI) and Implied on the Script Issues (SI). From this analysis, the LEC therms were aggregated to SI to refer to reading issues imminent to the critical reading discussions, and LET to allude to issues related with the conceptions of Critical Literacy. I make a qualitative analysis too, to exemplify the categories employed. As a result I surmised that the collection reports issues with potential to benefit the critical readers formation concious that the texts are ideological discourses related to social practises and reading is a socio-interational, as demand the theory.http://www.bibliotecadigital.uel.br/document/?code=vtls000198123porreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UELinstname:Universidade Estadual de Londrina (UEL)instacron:UELinfo:eu-repo/semantics/openAccess2023-12-11T09:29:49Zoai:uel.br:vtls000198123Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://www.bibliotecadigital.uel.br/PUBhttp://www.bibliotecadigital.uel.br/OAI/oai2.phpbcuel@uel.br||opendoar:2015-05-19T13:09:11Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UEL - Universidade Estadual de Londrina (UEL)false
dc.title.pt.fl_str_mv Leitura crítica e letramento crítico em análise de livro didático de língua espanhola
dc.title.alternative.en.fl_str_mv Critical reading and critical literacy of spanish language textbook
title Leitura crítica e letramento crítico em análise de livro didático de língua espanhola
spellingShingle Leitura crítica e letramento crítico em análise de livro didático de língua espanhola
Regiany Cristina dos Santos Nogueira
title_short Leitura crítica e letramento crítico em análise de livro didático de língua espanhola
title_full Leitura crítica e letramento crítico em análise de livro didático de língua espanhola
title_fullStr Leitura crítica e letramento crítico em análise de livro didático de língua espanhola
title_full_unstemmed Leitura crítica e letramento crítico em análise de livro didático de língua espanhola
title_sort Leitura crítica e letramento crítico em análise de livro didático de língua espanhola
author Regiany Cristina dos Santos Nogueira
author_facet Regiany Cristina dos Santos Nogueira
author_role author
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Elaine Mateus .
dc.contributor.referee1.fl_str_mv Simone Reis
dc.contributor.referee2.fl_str_mv Francisco Carlos Fogaça
dc.contributor.author.fl_str_mv Regiany Cristina dos Santos Nogueira
contributor_str_mv Elaine Mateus .
Simone Reis
Francisco Carlos Fogaça
description Esta pesquisa é de natureza qualitativa, do tipo documental, inserida nos pressupostos da teoria crítica, evidenciando, no aspecto antológico, as considerações do realismo histórico, e, no aspecto epistemológico, uma postura subjetivista, orientada por reflexões teóricas sobre concepções de leitura, leitura crítica, letramento e letramento crítico. O objetivo foi investigar, através da análises dos textos e das atividades de leitura de uma coleção de livros didáticos para o ensino de espanhol língua estrageira, se essas favoreciam a formação do leitor crítico como preconizado nos pressupostos do letramento crítico. Na análise dos dados faço uma análise quantitativa das questões de leitura utilizando a taxonomia de perguntas propostas por Pearson e Johnson (1976), Ricciato (2010) e Suzumura (2011), denominadas questões textualmente explícitas (TE), questões textualmente implícitas (TI) e questões implícitas no script (SI). Desta análise, foram agregados à categoria SI os termos LEC para se referir às questões de leitura iminentes às discussões da Leitura Crítica, e LET para aludir às questões relacionadas às concepções do Letramento Crítico. Faço também, uma análise qualitativa para exemplificar as categorias utilizadas. Como resultado depreendi que a coleção apresenta questões com potencial para favorecer a formação de leitores críticos conscientes de que os textos são discursos ideológicos relacionados às praticas sociais e a leitura uma prática sociointeracional, como demanda a teoria.
publishDate 2014
dc.date.issued.fl_str_mv 2014-08-28
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://www.bibliotecadigital.uel.br/document/?code=vtls000198123
url http://www.bibliotecadigital.uel.br/document/?code=vtls000198123
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Estadual de Londrina. Centro de Letras e Ciências Humanas. Programa de Pós-Graduação em Estudos da Linguagem.
dc.publisher.initials.fl_str_mv URL
dc.publisher.country.fl_str_mv BR
publisher.none.fl_str_mv Universidade Estadual de Londrina. Centro de Letras e Ciências Humanas. Programa de Pós-Graduação em Estudos da Linguagem.
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UEL
instname:Universidade Estadual de Londrina (UEL)
instacron:UEL
instname_str Universidade Estadual de Londrina (UEL)
instacron_str UEL
institution UEL
reponame_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UEL
collection Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UEL
repository.name.fl_str_mv Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UEL - Universidade Estadual de Londrina (UEL)
repository.mail.fl_str_mv bcuel@uel.br||
_version_ 1784990157667041280