A experiência das escolas de tempo integral de Apucarana - PR : sujeitos, marketing político e currículo prescrito
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Data de Publicação: | 2024 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UEL |
Texto Completo: | https://repositorio.uel.br/handle/123456789/13874 |
Resumo: | Resumo: A Dissertação com o título A EXPERIÊNCIA DAS ESCOLAS DE TEMPO INTEGRAL DE APUCARANA - PR: sujeitos, marketing político e currículo prescrito tem como escopo o processo de implantação do projeto de escolas de Educação em Tempo Integral no município de Apucarana, no norte do Estado do Paraná, considerada a décima-primeira cidade mais populosa do Estado, com uma população estimada em aproximadamente 12 habitantes O trabalho é circunscrito ao período contemporâneo, compreendido entre os anos de 21 e 212 Salienta-se que o recorte temporal corresponde a primeira década do projeto, desde seu planejamento, discussão, implantação e desenvolvimento O texto foi desenvolvido nos seguintes eixos: perspectivas históricas sobre as escolas de Tempo Integral, as experiências que anteriormente ocorreram no Brasil e as concepções teóricas europeias da Educação Integral; as escolas de Tempo Integral no município de Apucarana, os discursos dos agentes políticos envolvidos no processo de implantação do projeto e a concepção de Escola de Tempo Integral no que se refere a concepção curricular Salienta-se que o presente trabalho desenvolveu-se através de uma pesquisa e análise de fontes orais com os sujeitos envolvidos e fontes documentais como análises de jornais do período, leis e projeto curricular da proposta com o intuito de compreender qual a concepção de escola foi planejada pelos seus idealizadores e qual tipo de proposta foi aplicada |
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A experiência das escolas de tempo integral de Apucarana - PR : sujeitos, marketing político e currículo prescritoEscolas de tempo integralEducação integralCurrículosAvaliaçãoMarketing políticoHistoryStudy and teachingResumo: A Dissertação com o título A EXPERIÊNCIA DAS ESCOLAS DE TEMPO INTEGRAL DE APUCARANA - PR: sujeitos, marketing político e currículo prescrito tem como escopo o processo de implantação do projeto de escolas de Educação em Tempo Integral no município de Apucarana, no norte do Estado do Paraná, considerada a décima-primeira cidade mais populosa do Estado, com uma população estimada em aproximadamente 12 habitantes O trabalho é circunscrito ao período contemporâneo, compreendido entre os anos de 21 e 212 Salienta-se que o recorte temporal corresponde a primeira década do projeto, desde seu planejamento, discussão, implantação e desenvolvimento O texto foi desenvolvido nos seguintes eixos: perspectivas históricas sobre as escolas de Tempo Integral, as experiências que anteriormente ocorreram no Brasil e as concepções teóricas europeias da Educação Integral; as escolas de Tempo Integral no município de Apucarana, os discursos dos agentes políticos envolvidos no processo de implantação do projeto e a concepção de Escola de Tempo Integral no que se refere a concepção curricular Salienta-se que o presente trabalho desenvolveu-se através de uma pesquisa e análise de fontes orais com os sujeitos envolvidos e fontes documentais como análises de jornais do período, leis e projeto curricular da proposta com o intuito de compreender qual a concepção de escola foi planejada pelos seus idealizadores e qual tipo de proposta foi aplicadaDissertação (Mestrado em História Social) - Universidade Estadual de Londrina, Centro de Letras e Ciências Humanas, Programa de Pós-Graduação em História SocialAbstract: The dissertation titled THE EXPERIENCE OF SCHOOLS OF FULL TIME APUCARANA - PR: subject, political marketing and prescribed curriculum is scoped to the process of implementing the project schools in Full Time Education in the city of Apucarana, in the northern state of Paraná, considered the tenth-first most populous city in the state with an estimated population of approximately 12, inhabitants The work is confined to the contemporary period, between the years 21 and 212 Was noted that the time frame corresponds to the first decade of the project, from planning, discussion, implementation and development The text was developed in the following areas: Historical perspectives on schools Full Time, experiences that previously occurred in Brazil and European theoretical conceptions of Integral Education; Full-time schools in the municipality of Apucarana discourses of political actors involved in the project implementation process and the design of Full-Time School regarding curriculum design It is noted that the present work was developed through a survey and analysis of oral sources with individuals involved and documentary sources such as newspapers of the period of analysis, laws and curriculum design of the proposal in order to understand what the concept of education was envisioned by its founders and what type of proposal has been appliedRamos, Márcia Elisa Teté [Orientador]Silva, Lúcia Helena OliveiraCunha, Maria de Fátima daSoares, Diego Fávaro2024-05-01T14:20:10Z2024-05-01T14:20:10Z2014.0011.07.2014info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttps://repositorio.uel.br/handle/123456789/13874porMestradoHistória SocialCentro de Letras e Ciências HumanasPrograma de Pós-Graduação em História SocialLondrinareponame:Repositório Institucional da UELinstname:Universidade Estadual de Londrina (UEL)instacron:UELinfo:eu-repo/semantics/openAccess2024-07-12T04:19:57Zoai:repositorio.uel.br:123456789/13874Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://www.bibliotecadigital.uel.br/PUBhttp://www.bibliotecadigital.uel.br/OAI/oai2.phpbcuel@uel.br||opendoar:2024-07-12T04:19:57Repositório Institucional da UEL - Universidade Estadual de Londrina (UEL)false |
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Resumo: A Dissertação com o título A EXPERIÊNCIA DAS ESCOLAS DE TEMPO INTEGRAL DE APUCARANA - PR: sujeitos, marketing político e currículo prescrito tem como escopo o processo de implantação do projeto de escolas de Educação em Tempo Integral no município de Apucarana, no norte do Estado do Paraná, considerada a décima-primeira cidade mais populosa do Estado, com uma população estimada em aproximadamente 12 habitantes O trabalho é circunscrito ao período contemporâneo, compreendido entre os anos de 21 e 212 Salienta-se que o recorte temporal corresponde a primeira década do projeto, desde seu planejamento, discussão, implantação e desenvolvimento O texto foi desenvolvido nos seguintes eixos: perspectivas históricas sobre as escolas de Tempo Integral, as experiências que anteriormente ocorreram no Brasil e as concepções teóricas europeias da Educação Integral; as escolas de Tempo Integral no município de Apucarana, os discursos dos agentes políticos envolvidos no processo de implantação do projeto e a concepção de Escola de Tempo Integral no que se refere a concepção curricular Salienta-se que o presente trabalho desenvolveu-se através de uma pesquisa e análise de fontes orais com os sujeitos envolvidos e fontes documentais como análises de jornais do período, leis e projeto curricular da proposta com o intuito de compreender qual a concepção de escola foi planejada pelos seus idealizadores e qual tipo de proposta foi aplicada |
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