A participação de mulheres nos círculos gnósticos cristãos nos séculos II e III

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Matias, Carlos Almir
Data de Publicação: 2024
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UEL
Texto Completo: https://repositorio.uel.br/handle/123456789/14118
Resumo: Resumo: O presente trabalho tem por objetivo refletir acerca da participação das mulheres nos movimentos gnósticos cristãos nos séculos II e III Para tanto tomamos como fontes os relatos dos heresiólogos Irineu de Lião e Tertuliano, os quais em suas obras apresentam uma grande preocupação com relação à participação de mulheres nos círculos gnósticos Em contraponto à essas visões, utilizaremos os textos gnósticos descobertos em Nag Hammadi no ano de 1945 Estes escritos nos apresentam várias imagens femininas Estas aparecem desde o ato da criação, ou aparecem como símbolos de sabedoria em oposição à visão ortodoxa que pensava Deus apenas em termos masculinos Para refletirmos sobre a participação das mulheres nos círculos gnósticos recorreremos às elaborações de Ginzburg (1989; 25) sobre o paradigma indiciário e circularidade cultural e de Chartier (1992, 21) sobre a história da leitura Também buscamos os estudos de Foucault (1984; 1985; 26) e Brown (1988) sobre os diversos discursos do corpo na Antiguidade Cristã Ao analisarmos os discursos de Irineu de Lião e Tertuliano, fomos percebendo que muitas mulheres que circulavam na Igreja e nos círculos gnósticos entravam em contato com diversos textos religiosos e práticas ritualísticas Por outro lado, percebemos que a participação das mulheres nesses movimentos não implicava em uma relação de igualdade, mas sim, de absorção do elemento feminino numa perspectiva de redenção
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