Registros escritos na formação inicial de professores de matemática : uma análise sobre a elaboração do relatório de estágio supervisionado
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2024 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UEL |
Texto Completo: | https://repositorio.uel.br/handle/123456789/11026 |
Resumo: | Resumo: No presente estudo, investigamos a participação da elaboração do Relatório de Estágio Supervisionado na formação inicial de Professores de Matemática, na ótica de estudantes do curso de Licenciatura em Matemática da Universidade Estadual de Londrina (UEL) Para isso, realizamos uma pesquisa de abordagem qualitativa de cunho interpretativo na busca de identificar as impressões destes futuros professores com relação à elaboração do Relatório, mediante as seguintes questões norteadoras: Que argumentos favoráveis podem ser apresentados com relação à elaboração do Relatório de Estágio Supervisionado na formação inicial de professores de Matemática? Que informações presentes no Relatório podem contribuir para o desenvolvimento profissional de futuros professores de Matemática em formação inicial? Quais as principais dificuldades apresentadas pelos graduandos durante a elaboração do Relatório? A investigação evidenciou que, para os participantes da pesquisa, o Relatório de Estágio Supervisionado pode se constituir em um importante instrumento para auxiliar no desenvolvimento profissional de futuros professores de Matemática, na medida em que sua elaboração lhes propicia reflexões sobre a própria prática, sobre incidentes críticos e sobre as ações dos alunos, e auto-avaliações acerca das experiências de docência vividas durante o Estágio; oportuniza o registro de informações que evidenciam contribuição para a formação inicial de futuros professores quanto aos conteúdos matemáticos, modo de lidar com situações didáticas em sala de aula, planejamento e dinâmica das aulas; e permite que exercitem a escrita discursiva acerca da Matemática e de situações que envolvam os processos de ensino e de aprendizagem da Matemática |
id |
UEL_7a41294f6bb634e39c405e803f5f32b0 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.uel.br:123456789/11026 |
network_acronym_str |
UEL |
network_name_str |
Repositório Institucional da UEL |
repository_id_str |
|
spelling |
Registros escritos na formação inicial de professores de matemática : uma análise sobre a elaboração do relatório de estágio supervisionadoEducação matemáticaMatemáticaEstudo e ensinoProfessoresFormaçãoMathematics educationMathematics - Study and teaching - Study and teachingTeacher trainingResumo: No presente estudo, investigamos a participação da elaboração do Relatório de Estágio Supervisionado na formação inicial de Professores de Matemática, na ótica de estudantes do curso de Licenciatura em Matemática da Universidade Estadual de Londrina (UEL) Para isso, realizamos uma pesquisa de abordagem qualitativa de cunho interpretativo na busca de identificar as impressões destes futuros professores com relação à elaboração do Relatório, mediante as seguintes questões norteadoras: Que argumentos favoráveis podem ser apresentados com relação à elaboração do Relatório de Estágio Supervisionado na formação inicial de professores de Matemática? Que informações presentes no Relatório podem contribuir para o desenvolvimento profissional de futuros professores de Matemática em formação inicial? Quais as principais dificuldades apresentadas pelos graduandos durante a elaboração do Relatório? A investigação evidenciou que, para os participantes da pesquisa, o Relatório de Estágio Supervisionado pode se constituir em um importante instrumento para auxiliar no desenvolvimento profissional de futuros professores de Matemática, na medida em que sua elaboração lhes propicia reflexões sobre a própria prática, sobre incidentes críticos e sobre as ações dos alunos, e auto-avaliações acerca das experiências de docência vividas durante o Estágio; oportuniza o registro de informações que evidenciam contribuição para a formação inicial de futuros professores quanto aos conteúdos matemáticos, modo de lidar com situações didáticas em sala de aula, planejamento e dinâmica das aulas; e permite que exercitem a escrita discursiva acerca da Matemática e de situações que envolvam os processos de ensino e de aprendizagem da MatemáticaDissertação (Mestrado em Ensino de Ciências e Educação Matemática) - Universidade Estadual de Londrina, Centro de Ciências Exatas, Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências e Educação MatemáticaAbstract: In the present study, we investigated the participation of the elaboration of the Supervised Internship Report in the Mathematics Teachers’ Initial Formation, in the view of students from the Mathematics Teaching Diploma course of the Universidade Estadual de Londrina For that, we made a research with qualitative approach and interpretative focus in order to identify these future teachers’ impressions about the elaboration of the Report, through the following guiding questions: What favorable arguments may be presented about the elaboration of the Supervised Internship Report in the Mathematics Teachers’ Initial Formation? What information present in the Report may contribute to the professional development of future Mathematics teachers in initial formation? What are the main difficulties presented by the students during the elaboration of the Report? The inquiry made evident that, for the participants of the research, the Supervised Internship Report may become an important instrument to help in the professional development of future Mathematics teachers, once its elaboration propitiates to them reflections about the practice itself, about critical incidents and about students’ actions, and self-evaluations about the teaching experiences they had during the Internship; gives the opportunity to register information that evidence contributions to the future teachers’ initial formation about the mathematics contents, ways of dealing with teaching situations in classroom, planning and dynamics of classes; and allows them to exercise discursive writing on Mathematics and situations that involve the Mathematics teaching and learning processCyrino, Márcia Cristina de Costa Trindade [Orientador]Freitas, Maria Teresa MenezesAlmeida, Lourdes Maria Werle deSavioli, Ângela Marta Pereira das Dores [Coorientadora]Teixeira, Bruno Rodrigo2024-05-01T13:09:32Z2024-05-01T13:09:32Z2009.0027.02.2009info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttps://repositorio.uel.br/handle/123456789/11026porMestradoEnsino de Ciências e Educação MatemáticaCentro de Ciências ExatasPrograma de Pós-Graduação em Ensino de Ciências e Educação MatemáticaLondrinareponame:Repositório Institucional da UELinstname:Universidade Estadual de Londrina (UEL)instacron:UELinfo:eu-repo/semantics/openAccess2024-07-12T04:19:41Zoai:repositorio.uel.br:123456789/11026Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://www.bibliotecadigital.uel.br/PUBhttp://www.bibliotecadigital.uel.br/OAI/oai2.phpbcuel@uel.br||opendoar:2024-07-12T04:19:41Repositório Institucional da UEL - Universidade Estadual de Londrina (UEL)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Registros escritos na formação inicial de professores de matemática : uma análise sobre a elaboração do relatório de estágio supervisionado |
title |
Registros escritos na formação inicial de professores de matemática : uma análise sobre a elaboração do relatório de estágio supervisionado |
spellingShingle |
Registros escritos na formação inicial de professores de matemática : uma análise sobre a elaboração do relatório de estágio supervisionado Teixeira, Bruno Rodrigo Educação matemática Matemática Estudo e ensino Professores Formação Mathematics education Mathematics - Study and teaching - Study and teaching Teacher training |
title_short |
Registros escritos na formação inicial de professores de matemática : uma análise sobre a elaboração do relatório de estágio supervisionado |
title_full |
Registros escritos na formação inicial de professores de matemática : uma análise sobre a elaboração do relatório de estágio supervisionado |
title_fullStr |
Registros escritos na formação inicial de professores de matemática : uma análise sobre a elaboração do relatório de estágio supervisionado |
title_full_unstemmed |
Registros escritos na formação inicial de professores de matemática : uma análise sobre a elaboração do relatório de estágio supervisionado |
title_sort |
Registros escritos na formação inicial de professores de matemática : uma análise sobre a elaboração do relatório de estágio supervisionado |
author |
Teixeira, Bruno Rodrigo |
author_facet |
Teixeira, Bruno Rodrigo |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Cyrino, Márcia Cristina de Costa Trindade [Orientador] Freitas, Maria Teresa Menezes Almeida, Lourdes Maria Werle de Savioli, Ângela Marta Pereira das Dores [Coorientadora] |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Teixeira, Bruno Rodrigo |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Educação matemática Matemática Estudo e ensino Professores Formação Mathematics education Mathematics - Study and teaching - Study and teaching Teacher training |
topic |
Educação matemática Matemática Estudo e ensino Professores Formação Mathematics education Mathematics - Study and teaching - Study and teaching Teacher training |
description |
Resumo: No presente estudo, investigamos a participação da elaboração do Relatório de Estágio Supervisionado na formação inicial de Professores de Matemática, na ótica de estudantes do curso de Licenciatura em Matemática da Universidade Estadual de Londrina (UEL) Para isso, realizamos uma pesquisa de abordagem qualitativa de cunho interpretativo na busca de identificar as impressões destes futuros professores com relação à elaboração do Relatório, mediante as seguintes questões norteadoras: Que argumentos favoráveis podem ser apresentados com relação à elaboração do Relatório de Estágio Supervisionado na formação inicial de professores de Matemática? Que informações presentes no Relatório podem contribuir para o desenvolvimento profissional de futuros professores de Matemática em formação inicial? Quais as principais dificuldades apresentadas pelos graduandos durante a elaboração do Relatório? A investigação evidenciou que, para os participantes da pesquisa, o Relatório de Estágio Supervisionado pode se constituir em um importante instrumento para auxiliar no desenvolvimento profissional de futuros professores de Matemática, na medida em que sua elaboração lhes propicia reflexões sobre a própria prática, sobre incidentes críticos e sobre as ações dos alunos, e auto-avaliações acerca das experiências de docência vividas durante o Estágio; oportuniza o registro de informações que evidenciam contribuição para a formação inicial de futuros professores quanto aos conteúdos matemáticos, modo de lidar com situações didáticas em sala de aula, planejamento e dinâmica das aulas; e permite que exercitem a escrita discursiva acerca da Matemática e de situações que envolvam os processos de ensino e de aprendizagem da Matemática |
publishDate |
2024 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2009.00 2024-05-01T13:09:32Z 2024-05-01T13:09:32Z 27.02.2009 |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://repositorio.uel.br/handle/123456789/11026 |
url |
https://repositorio.uel.br/handle/123456789/11026 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
Mestrado Ensino de Ciências e Educação Matemática Centro de Ciências Exatas Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências e Educação Matemática |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.coverage.none.fl_str_mv |
Londrina |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UEL instname:Universidade Estadual de Londrina (UEL) instacron:UEL |
instname_str |
Universidade Estadual de Londrina (UEL) |
instacron_str |
UEL |
institution |
UEL |
reponame_str |
Repositório Institucional da UEL |
collection |
Repositório Institucional da UEL |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UEL - Universidade Estadual de Londrina (UEL) |
repository.mail.fl_str_mv |
bcuel@uel.br|| |
_version_ |
1809823246370996224 |