Ações socioeducativas na política nacional da assistência social : uma análise sobre a concepção e a operalização no município de Londrina- PR

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Lima, Evangelina Sanches
Data de Publicação: 2008
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UEL
Texto Completo: https://repositorio.uel.br/handle/123456789/11797
Resumo: Resumo: O presente estudo se propõe analisar a concepção de ações socioedutivas na PNAS - Política Nacional da Assistência Social sancionada pelo governo federal no ano de 25; ações essas que devem ser desenvolvidas por todos os CRAS – Centros de Referência da Assistência Social em todos os estados brasileiros O SUAS - Sistema Único da Assistência Social através do PAIF – Programa de Atenção Integral à Familia -, programa norteador das ações desenvolvidas nas unidades de referência apresenta entre outros projetos, a promoção de ações socioeducativas com o objetivo de desenvolvimento das famílias atendidas nessas unidades, em especial, os/as beneficiários/as do BF, BPC Assim, o estudo tem por problema central analisar qual a concepção de ação socioeducativa é apresentada nos documentos oficiais e ao mesmo tempo apresentar como essas ações têm sido compreendidas e operacionalizadas no município de Londrina – PR Para responder a esta questão, foi empreendida uma revisão bibliográfica, que é apresentada nos dois primeiros capítulos, e uma pesquisa de campo realizada com uma amostra de 8 técnicas e com o acompanhamento das atividades por elas realizadas Os dados desta pesquisa de campo foram coletados através de entrevistas semi-estruturadas, cujo roteiro contemplava algumas categorias envolvidas no problema de pesquisa, a saber: concepção de ação socioeducativa; objetivos para a realização; dificuldades vivenciadas na implantação e execução da atividade; desafios para a continuídade dessas ações Concluímos que a concepção não está clara para as técnicas, mas que há por parte das mesmas a percepção crítica da situação, conseqüentemente a busca por um modelo teórico que faça sentido para o desenvolvimento das ações socioeducativas Apesar disto, as técnicas identificaram e apresentaram alguns aspectos positivos, que embora acreditem não ser a idéia central da proposta, as auxilia no entendimento dos problemas vivenciados por essas famílias em situação de vulnerabilidade
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objetivos para a realização; dificuldades vivenciadas na implantação e execução da atividade; desafios para a continuídade dessas ações Concluímos que a concepção não está clara para as técnicas, mas que há por parte das mesmas a percepção crítica da situação, conseqüentemente a busca por um modelo teórico que faça sentido para o desenvolvimento das ações socioeducativas Apesar disto, as técnicas identificaram e apresentaram alguns aspectos positivos, que embora acreditem não ser a idéia central da proposta, as auxilia no entendimento dos problemas vivenciados por essas famílias em situação de vulnerabilidadeDissertação (Mestrado em Serviço Social e Política Social) - Universidade Estadual de Londrina, Centro de Estudos Sociais Aplicados, Programa de Pós-Graduação em Serviço Social e Política SocialAbstract: The present study aims to analyze the social educational actions at Social Assistance National Policy SANP, sanctioned by the federal government in 25, actions that must be developed in all SARCs Social Assistance Reference Centers in all Brazilian states The SAOS –Social Assistance Only System, through the FIAP - Family Integral Attention Program – guiding program of the actions developed in the reference units shows among other projects , the social educational actions promotions with the purpose to develop the families served in those units specially those benefited from the FP Family Purse, Continued Benefits Service – CBS - Thus the study has as a main focus to analyze which conception of social educational action has been understood and operational zed in Londrina County – PR To answer this question, a bibliographical was undertaken, which shows in the two first chapters and a field research with a sample of 8 techniques and with a follow up of the activities conducted by them The data from this field research were collected through semi structured interviews, whose schedule showed some categories evolved in the research problem, like social educational conception and operationalization; objectives of execution, difficulties faced in the implementation and the activity execution; challenges of the continuity of those actions We conclude that it is not clear the conception of the social educational action presented in the documents, as well the techniques, but there is from their part the critical perception of the situation, consequently the search for a theoretical model that makes sense for the social educational development actions Despite this, the techniques identified and presented some positive aspects that however are not the core idea of the proposition, help to understand the problems experienced by those families in a vulnerable situationCarloto, Cássia Maria [Orientador]Mioto, Regina Célia TamasoGarcia, Bianco ZalmoraLima, Evangelina Sanches2024-05-01T13:45:21Z2024-05-01T13:45:21Z2008.002008info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttps://repositorio.uel.br/handle/123456789/11797porMestradoServiço Social e Política SocialCentro de Estudos Sociais AplicadosPrograma de Pós-Graduação em Serviço Social e Política SocialLondrinareponame:Repositório Institucional da UELinstname:Universidade Estadual de Londrina (UEL)instacron:UELinfo:eu-repo/semantics/openAccess2024-07-12T04:20:14Zoai:repositorio.uel.br:123456789/11797Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://www.bibliotecadigital.uel.br/PUBhttp://www.bibliotecadigital.uel.br/OAI/oai2.phpbcuel@uel.br||opendoar:2024-07-12T04:20:14Repositório Institucional da UEL - Universidade Estadual de Londrina (UEL)false
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