A influência de custos, infraestrutura escolar, corpo pedagógico e nível socioeconômico no desempenho escolar : uma análise nas escolas municipais de Arapongas /PR

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Capucho, Pablo Henrique Paschoal
Data de Publicação: 2024
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UEL
Texto Completo: https://repositorio.uel.br/handle/123456789/16922
Resumo: Resumo: A educação compõe uma parte importante para o desenvolvimento sustentável, aparecendo como um dos 17 objetivos do desenvolvimento sustentável propostos pela ONU em 215 No Brasil, o INEP é o órgão responsável por acompanhar o desenvolvimento do desempenho educacional das escolas públicas por meio do IDEB, a principal medida de controle para estipular metas para o nível da educação nacional Pesquisas apontam que o desempenho educacional é influenciado por diferentes variáveis, dentre elas os investimentos, o perfil socioeconômico, a infraestrutura escolar e o corpo pedagógico Partindo desse pressuposto, o presente trabalho teve como objetivo geral analisar a relação das variáveis de custos, socioeconômicas, infraestrutura escolar e corpo pedagógico com o desempenho educacional dos alunos dos anos iniciais do Ensino Fundamental de Arapongas/PR Para atender a esse objetivo, a fundamentação teórica abordou a administração pública no Brasil e a utilização da contabilidade de custos na gestão, as políticas públicas e a sua avaliação e, por fim, a educação básica no Brasil, onde foi discutido a respeito das medidas de desempenho educacional no Brasil Quanto aos procedimentos metodológicos, esta pesquisa teve abordagem quantitativa com fins descritivos empenhando sua análise nas 24 escolas municipais da cidade de Arapongas A coleta das informações de custos foi pela Prefeitura de Arapongas, a qual forneceu os dados dos custos das escolas, enquanto as demais variáveis foram obtidas pela base de dados do Censo Escolar e da Prova Brasil A análise de dados seguiu a seguinte estrutura: primeiro foram descritas as variáveis das unidades escolares de Arapongas, em seguida foram descritas a correlação e regressão linear entre as variáveis independentes (infraestrutura escolar, corpo pedagógico, nível socioeconômico e custos) e dependente (IDEB) Para a análise, foi ainda realizada a análise envoltória de dados (DEA) a fim de verificar o nível de eficiência normalizada A análise de correlação encontrou que a variável com maior força de associação com o IDEB foi o nível socioeconômico das escolas consideradas nessa análise (n=17), o que, pela regressão linear, mostrou que a variável de nível socioeconômico consegue explicar aproximadamente 6% (R²=,595) da variação do IDEB Complementar a análise, foi verificado o nível de eficiência normalizada das unidades escolares do município por meio da análise envoltória de dados, o qual 59% (n=17) obtiveram uma eficiência normalizada acima de 8% Ao fim, a pesquisa conseguiu atender ao seu objetivo ao verificar as relações entre as variáveis com o desempenho escolar (IDEB), onde a variável de nível socioeconômico destacou-se das demais como a variável mais influente no IDEB Tal achado possibilita que o município elabore políticas públicas mais efetivas para que promova uma melhoria na qualidade da educação municipal
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spelling A influência de custos, infraestrutura escolar, corpo pedagógico e nível socioeconômico no desempenho escolar : uma análise nas escolas municipais de Arapongas /PRAdministração públicaEnsino fundamentalRendimento escolarPublic administrationAcademic achievementResumo: A educação compõe uma parte importante para o desenvolvimento sustentável, aparecendo como um dos 17 objetivos do desenvolvimento sustentável propostos pela ONU em 215 No Brasil, o INEP é o órgão responsável por acompanhar o desenvolvimento do desempenho educacional das escolas públicas por meio do IDEB, a principal medida de controle para estipular metas para o nível da educação nacional Pesquisas apontam que o desempenho educacional é influenciado por diferentes variáveis, dentre elas os investimentos, o perfil socioeconômico, a infraestrutura escolar e o corpo pedagógico Partindo desse pressuposto, o presente trabalho teve como objetivo geral analisar a relação das variáveis de custos, socioeconômicas, infraestrutura escolar e corpo pedagógico com o desempenho educacional dos alunos dos anos iniciais do Ensino Fundamental de Arapongas/PR Para atender a esse objetivo, a fundamentação teórica abordou a administração pública no Brasil e a utilização da contabilidade de custos na gestão, as políticas públicas e a sua avaliação e, por fim, a educação básica no Brasil, onde foi discutido a respeito das medidas de desempenho educacional no Brasil Quanto aos procedimentos metodológicos, esta pesquisa teve abordagem quantitativa com fins descritivos empenhando sua análise nas 24 escolas municipais da cidade de Arapongas A coleta das informações de custos foi pela Prefeitura de Arapongas, a qual forneceu os dados dos custos das escolas, enquanto as demais variáveis foram obtidas pela base de dados do Censo Escolar e da Prova Brasil A análise de dados seguiu a seguinte estrutura: primeiro foram descritas as variáveis das unidades escolares de Arapongas, em seguida foram descritas a correlação e regressão linear entre as variáveis independentes (infraestrutura escolar, corpo pedagógico, nível socioeconômico e custos) e dependente (IDEB) Para a análise, foi ainda realizada a análise envoltória de dados (DEA) a fim de verificar o nível de eficiência normalizada A análise de correlação encontrou que a variável com maior força de associação com o IDEB foi o nível socioeconômico das escolas consideradas nessa análise (n=17), o que, pela regressão linear, mostrou que a variável de nível socioeconômico consegue explicar aproximadamente 6% (R²=,595) da variação do IDEB Complementar a análise, foi verificado o nível de eficiência normalizada das unidades escolares do município por meio da análise envoltória de dados, o qual 59% (n=17) obtiveram uma eficiência normalizada acima de 8% Ao fim, a pesquisa conseguiu atender ao seu objetivo ao verificar as relações entre as variáveis com o desempenho escolar (IDEB), onde a variável de nível socioeconômico destacou-se das demais como a variável mais influente no IDEB Tal achado possibilita que o município elabore políticas públicas mais efetivas para que promova uma melhoria na qualidade da educação municipalDissertação (Mestrado em Administração) - Universidade Estadual de Londrina, Centro de Estudos Sociais Aplicados, Programa de Pós-Graduação em AdministraçãoAbstract: Education is an important part of sustainable development, appearing as one of the 17 goals of sustainable development proposed by the UN in 215 In Brazil, INEP is the body responsible for monitoring the development of educational performance of public schools through IDEB, the main control measure to set targets for the national education level Research indicates that educational performance is influenced by different variables, including investments, socioeconomic profile, school infrastructure and pedagogical staff Based on this assumption, the present study aimed to analyze the relationship between the cost, socioeconomic, school infrastructure and pedagogical variables with the educational performance of the students of the early years of Arapongas/PR To meet this objective, the theoretical foundation approached public administration in Brazil and the use of cost accounting in management, public policies and their evaluation and, finally, basic education in Brazil, where it was discussed about the measures of educational performance in Brazil Regarding the methodological procedures, this research had a quantitative approach with descriptive purposes, endeavoring its analysis in the 24 municipal schools of the city of Arapongas The cost information was collected by Arapongas City Hall, which provided data on school costs, while the other variables were obtained from the School Census and Prova Brasil databases Data analysis followed the following structure: first the variables of Arapongas school units were described, then the correlation and linear regression between the independent (school infrastructure, pedagogical body, socioeconomic level and costs) and dependent (IDEB) variables were described For the analysis, the data envelopment analysis (DEA) was also performed to verify the normalized efficiency level The correlation analysis found that the variable with the highest association strength with the IDEB was the socioeconomic level of the schools considered in this analysis (n=17), which, by linear regression, showed that the socioeconomic level variable can explain approximately 6% (R²=595) of the IDEB variation Complementing the analysis, the normalized efficiency level of the school units of the municipality was verified through the data envelopment analysis, which 59% (n=17) had a normalized efficiency above 8% In the end, the research was able to meet its objective by verifying the relationship between variables with school performance (IDEB), where the socioeconomic level variable stood out from the others as the most influential variable in IDEB This finding enables the municipality to develop more effective public policies to promote an improvement in the quality of municipal educationVieira, Saulo Fabiano Amâncio [Orientador]Baccaro, Thaís AcciolyNegreiros, Letícia FernandesCapucho, Pablo Henrique Paschoal2024-05-01T15:16:47Z2024-05-01T15:16:47Z2019.0012.12.2019info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttps://repositorio.uel.br/handle/123456789/16922porMestradoAdministraçãoCentro de Estudos Sociais AplicadosPrograma de Pós-Graduação em AdministraçãoLondrinareponame:Repositório Institucional da UELinstname:Universidade Estadual de Londrina (UEL)instacron:UELinfo:eu-repo/semantics/openAccess2024-07-12T04:20:08Zoai:repositorio.uel.br:123456789/16922Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://www.bibliotecadigital.uel.br/PUBhttp://www.bibliotecadigital.uel.br/OAI/oai2.phpbcuel@uel.br||opendoar:2024-07-12T04:20:08Repositório Institucional da UEL - 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