Uma produção de significado para uma disciplina de filosofia da matemática na formação inicial do professor de matemática

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Dantas, Sérgio Carrazedo
Data de Publicação: 2007
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UEL
Texto Completo: https://repositorio.uel.br/handle/123456789/10854
Resumo: Resumo: Este trabalho de investigação teve como objetivo constituir uma disciplina de Filosofia da Matemática a partir da nossa produção de significados para a mesma, considerando as ações enunciativas de alunos egressos de um curso de Licenciatura em Matemática e da então professora de Filosofia da Matemática desses ex-alunos, bem como nossas leituras e reflexões A análise dos resíduos dessas ações enunciativas foi baseada na perspectiva de linguagem e comunicação apresentada no Modelo Teórico dos Campos Semânticos de Lins, partindo de uma leitura positiva dos mesmos A investigação permitiu que constituíssemos uma disciplina de Filosofia da Matemática tomando por base um perfil de licenciando descrito por Souza et al (1991 e 1995), em termos de liberdade de escolha de conteúdos e de metodologias, competência matemático-pedagógica para o exercício dessa liberdade, e compromisso político Na nossa produção de significado para uma disciplina de Filosofia da Matemática consideramos que na mesma devem oportunizadas atividades e discussões que tematizem os fundamentos filosóficos da Matemática; o cultivo da capacidade de reflexão filosófica sobre o conhecimento, sobre o conhecimento matemático e sobre a Matemática; a promoção de uma visão holística da Matemática e sua integração a conhecimentos de outras áreas e disciplinas
id UEL_7f19c2ae5377c39135f9cb1dd738a90b
oai_identifier_str oai:repositorio.uel.br:123456789/10854
network_acronym_str UEL
network_name_str Repositório Institucional da UEL
repository_id_str
spelling Uma produção de significado para uma disciplina de filosofia da matemática na formação inicial do professor de matemáticaEducação matemáticaFilosofiaFormação de professoresStudy and teachingTeacher trainingResumo: Este trabalho de investigação teve como objetivo constituir uma disciplina de Filosofia da Matemática a partir da nossa produção de significados para a mesma, considerando as ações enunciativas de alunos egressos de um curso de Licenciatura em Matemática e da então professora de Filosofia da Matemática desses ex-alunos, bem como nossas leituras e reflexões A análise dos resíduos dessas ações enunciativas foi baseada na perspectiva de linguagem e comunicação apresentada no Modelo Teórico dos Campos Semânticos de Lins, partindo de uma leitura positiva dos mesmos A investigação permitiu que constituíssemos uma disciplina de Filosofia da Matemática tomando por base um perfil de licenciando descrito por Souza et al (1991 e 1995), em termos de liberdade de escolha de conteúdos e de metodologias, competência matemático-pedagógica para o exercício dessa liberdade, e compromisso político Na nossa produção de significado para uma disciplina de Filosofia da Matemática consideramos que na mesma devem oportunizadas atividades e discussões que tematizem os fundamentos filosóficos da Matemática; o cultivo da capacidade de reflexão filosófica sobre o conhecimento, sobre o conhecimento matemático e sobre a Matemática; a promoção de uma visão holística da Matemática e sua integração a conhecimentos de outras áreas e disciplinasDissertação (Mestrado em Ensino de Ciências e Educação Matemática) - Universidade Estadual de Londrina, Centro de Ciências Exatas, Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências e Educação MatamáticaAbstract: The present work of investigation had objective to build a discipline of Philosophy of Mathematics by means of our production of meanings for it, considering the graduate students enunciations of a course of Mathematics Teacher Education, the enunciations of professor of Philosophy of Mathematics their, and our reading and reflections The research nature is qualitative We realized a semi-structure interview, recorded in audio and after wrote out, to obtain our data The data analyze was based on language and communication perspective showed at Theoretical Model of Semantic Fields of Lins and based on positive reading The investigation allowed we built a Philosophy of Mathematic discipline by means of a student in-service profile describe in terms of freedom of choice of contents and methodologies, competence mathematical-pedagogical to exercise this freedom and politic engagement for not accept the Mathematics teaching failure 9Cyrino, Márcia Cristina de Costa Trindade [Orientador]Garnica, Antônio Vicente MarafiotiBuriasco, Regina Luzia Corio deDantas, Sérgio Carrazedo2024-05-01T12:51:00Z2024-05-01T12:51:00Z2007.002007info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttps://repositorio.uel.br/handle/123456789/10854porMestradoEnsino de Ciências e Educação MatemáticaCentro de Ciências ExatasPrograma de Pós-Graduação em Ensino de Ciências e Educação MatemáticaLondrinareponame:Repositório Institucional da UELinstname:Universidade Estadual de Londrina (UEL)instacron:UELinfo:eu-repo/semantics/openAccess2024-07-12T04:20:01Zoai:repositorio.uel.br:123456789/10854Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://www.bibliotecadigital.uel.br/PUBhttp://www.bibliotecadigital.uel.br/OAI/oai2.phpbcuel@uel.br||opendoar:2024-07-12T04:20:01Repositório Institucional da UEL - Universidade Estadual de Londrina (UEL)false
dc.title.none.fl_str_mv Uma produção de significado para uma disciplina de filosofia da matemática na formação inicial do professor de matemática
title Uma produção de significado para uma disciplina de filosofia da matemática na formação inicial do professor de matemática
spellingShingle Uma produção de significado para uma disciplina de filosofia da matemática na formação inicial do professor de matemática
Dantas, Sérgio Carrazedo
Educação matemática
Filosofia
Formação de professores
Study and teaching
Teacher training
title_short Uma produção de significado para uma disciplina de filosofia da matemática na formação inicial do professor de matemática
title_full Uma produção de significado para uma disciplina de filosofia da matemática na formação inicial do professor de matemática
title_fullStr Uma produção de significado para uma disciplina de filosofia da matemática na formação inicial do professor de matemática
title_full_unstemmed Uma produção de significado para uma disciplina de filosofia da matemática na formação inicial do professor de matemática
title_sort Uma produção de significado para uma disciplina de filosofia da matemática na formação inicial do professor de matemática
author Dantas, Sérgio Carrazedo
author_facet Dantas, Sérgio Carrazedo
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Cyrino, Márcia Cristina de Costa Trindade [Orientador]
Garnica, Antônio Vicente Marafioti
Buriasco, Regina Luzia Corio de
dc.contributor.author.fl_str_mv Dantas, Sérgio Carrazedo
dc.subject.por.fl_str_mv Educação matemática
Filosofia
Formação de professores
Study and teaching
Teacher training
topic Educação matemática
Filosofia
Formação de professores
Study and teaching
Teacher training
description Resumo: Este trabalho de investigação teve como objetivo constituir uma disciplina de Filosofia da Matemática a partir da nossa produção de significados para a mesma, considerando as ações enunciativas de alunos egressos de um curso de Licenciatura em Matemática e da então professora de Filosofia da Matemática desses ex-alunos, bem como nossas leituras e reflexões A análise dos resíduos dessas ações enunciativas foi baseada na perspectiva de linguagem e comunicação apresentada no Modelo Teórico dos Campos Semânticos de Lins, partindo de uma leitura positiva dos mesmos A investigação permitiu que constituíssemos uma disciplina de Filosofia da Matemática tomando por base um perfil de licenciando descrito por Souza et al (1991 e 1995), em termos de liberdade de escolha de conteúdos e de metodologias, competência matemático-pedagógica para o exercício dessa liberdade, e compromisso político Na nossa produção de significado para uma disciplina de Filosofia da Matemática consideramos que na mesma devem oportunizadas atividades e discussões que tematizem os fundamentos filosóficos da Matemática; o cultivo da capacidade de reflexão filosófica sobre o conhecimento, sobre o conhecimento matemático e sobre a Matemática; a promoção de uma visão holística da Matemática e sua integração a conhecimentos de outras áreas e disciplinas
publishDate 2007
dc.date.none.fl_str_mv 2007.00
2007
2024-05-01T12:51:00Z
2024-05-01T12:51:00Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://repositorio.uel.br/handle/123456789/10854
url https://repositorio.uel.br/handle/123456789/10854
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv Mestrado
Ensino de Ciências e Educação Matemática
Centro de Ciências Exatas
Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências e Educação Matemática
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.coverage.none.fl_str_mv Londrina
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UEL
instname:Universidade Estadual de Londrina (UEL)
instacron:UEL
instname_str Universidade Estadual de Londrina (UEL)
instacron_str UEL
institution UEL
reponame_str Repositório Institucional da UEL
collection Repositório Institucional da UEL
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UEL - Universidade Estadual de Londrina (UEL)
repository.mail.fl_str_mv bcuel@uel.br||
_version_ 1809823275641995264