Uma produção de significado para uma disciplina de filosofia da matemática na formação inicial do professor de matemática
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2007 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UEL |
Texto Completo: | https://repositorio.uel.br/handle/123456789/10854 |
Resumo: | Resumo: Este trabalho de investigação teve como objetivo constituir uma disciplina de Filosofia da Matemática a partir da nossa produção de significados para a mesma, considerando as ações enunciativas de alunos egressos de um curso de Licenciatura em Matemática e da então professora de Filosofia da Matemática desses ex-alunos, bem como nossas leituras e reflexões A análise dos resíduos dessas ações enunciativas foi baseada na perspectiva de linguagem e comunicação apresentada no Modelo Teórico dos Campos Semânticos de Lins, partindo de uma leitura positiva dos mesmos A investigação permitiu que constituíssemos uma disciplina de Filosofia da Matemática tomando por base um perfil de licenciando descrito por Souza et al (1991 e 1995), em termos de liberdade de escolha de conteúdos e de metodologias, competência matemático-pedagógica para o exercício dessa liberdade, e compromisso político Na nossa produção de significado para uma disciplina de Filosofia da Matemática consideramos que na mesma devem oportunizadas atividades e discussões que tematizem os fundamentos filosóficos da Matemática; o cultivo da capacidade de reflexão filosófica sobre o conhecimento, sobre o conhecimento matemático e sobre a Matemática; a promoção de uma visão holística da Matemática e sua integração a conhecimentos de outras áreas e disciplinas |
id |
UEL_7f19c2ae5377c39135f9cb1dd738a90b |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.uel.br:123456789/10854 |
network_acronym_str |
UEL |
network_name_str |
Repositório Institucional da UEL |
repository_id_str |
|
spelling |
Uma produção de significado para uma disciplina de filosofia da matemática na formação inicial do professor de matemáticaEducação matemáticaFilosofiaFormação de professoresStudy and teachingTeacher trainingResumo: Este trabalho de investigação teve como objetivo constituir uma disciplina de Filosofia da Matemática a partir da nossa produção de significados para a mesma, considerando as ações enunciativas de alunos egressos de um curso de Licenciatura em Matemática e da então professora de Filosofia da Matemática desses ex-alunos, bem como nossas leituras e reflexões A análise dos resíduos dessas ações enunciativas foi baseada na perspectiva de linguagem e comunicação apresentada no Modelo Teórico dos Campos Semânticos de Lins, partindo de uma leitura positiva dos mesmos A investigação permitiu que constituíssemos uma disciplina de Filosofia da Matemática tomando por base um perfil de licenciando descrito por Souza et al (1991 e 1995), em termos de liberdade de escolha de conteúdos e de metodologias, competência matemático-pedagógica para o exercício dessa liberdade, e compromisso político Na nossa produção de significado para uma disciplina de Filosofia da Matemática consideramos que na mesma devem oportunizadas atividades e discussões que tematizem os fundamentos filosóficos da Matemática; o cultivo da capacidade de reflexão filosófica sobre o conhecimento, sobre o conhecimento matemático e sobre a Matemática; a promoção de uma visão holística da Matemática e sua integração a conhecimentos de outras áreas e disciplinasDissertação (Mestrado em Ensino de Ciências e Educação Matemática) - Universidade Estadual de Londrina, Centro de Ciências Exatas, Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências e Educação MatamáticaAbstract: The present work of investigation had objective to build a discipline of Philosophy of Mathematics by means of our production of meanings for it, considering the graduate students enunciations of a course of Mathematics Teacher Education, the enunciations of professor of Philosophy of Mathematics their, and our reading and reflections The research nature is qualitative We realized a semi-structure interview, recorded in audio and after wrote out, to obtain our data The data analyze was based on language and communication perspective showed at Theoretical Model of Semantic Fields of Lins and based on positive reading The investigation allowed we built a Philosophy of Mathematic discipline by means of a student in-service profile describe in terms of freedom of choice of contents and methodologies, competence mathematical-pedagogical to exercise this freedom and politic engagement for not accept the Mathematics teaching failure 9Cyrino, Márcia Cristina de Costa Trindade [Orientador]Garnica, Antônio Vicente MarafiotiBuriasco, Regina Luzia Corio deDantas, Sérgio Carrazedo2024-05-01T12:51:00Z2024-05-01T12:51:00Z2007.002007info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttps://repositorio.uel.br/handle/123456789/10854porMestradoEnsino de Ciências e Educação MatemáticaCentro de Ciências ExatasPrograma de Pós-Graduação em Ensino de Ciências e Educação MatemáticaLondrinareponame:Repositório Institucional da UELinstname:Universidade Estadual de Londrina (UEL)instacron:UELinfo:eu-repo/semantics/openAccess2024-07-12T04:20:01Zoai:repositorio.uel.br:123456789/10854Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://www.bibliotecadigital.uel.br/PUBhttp://www.bibliotecadigital.uel.br/OAI/oai2.phpbcuel@uel.br||opendoar:2024-07-12T04:20:01Repositório Institucional da UEL - Universidade Estadual de Londrina (UEL)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Uma produção de significado para uma disciplina de filosofia da matemática na formação inicial do professor de matemática |
title |
Uma produção de significado para uma disciplina de filosofia da matemática na formação inicial do professor de matemática |
spellingShingle |
Uma produção de significado para uma disciplina de filosofia da matemática na formação inicial do professor de matemática Dantas, Sérgio Carrazedo Educação matemática Filosofia Formação de professores Study and teaching Teacher training |
title_short |
Uma produção de significado para uma disciplina de filosofia da matemática na formação inicial do professor de matemática |
title_full |
Uma produção de significado para uma disciplina de filosofia da matemática na formação inicial do professor de matemática |
title_fullStr |
Uma produção de significado para uma disciplina de filosofia da matemática na formação inicial do professor de matemática |
title_full_unstemmed |
Uma produção de significado para uma disciplina de filosofia da matemática na formação inicial do professor de matemática |
title_sort |
Uma produção de significado para uma disciplina de filosofia da matemática na formação inicial do professor de matemática |
author |
Dantas, Sérgio Carrazedo |
author_facet |
Dantas, Sérgio Carrazedo |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Cyrino, Márcia Cristina de Costa Trindade [Orientador] Garnica, Antônio Vicente Marafioti Buriasco, Regina Luzia Corio de |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Dantas, Sérgio Carrazedo |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Educação matemática Filosofia Formação de professores Study and teaching Teacher training |
topic |
Educação matemática Filosofia Formação de professores Study and teaching Teacher training |
description |
Resumo: Este trabalho de investigação teve como objetivo constituir uma disciplina de Filosofia da Matemática a partir da nossa produção de significados para a mesma, considerando as ações enunciativas de alunos egressos de um curso de Licenciatura em Matemática e da então professora de Filosofia da Matemática desses ex-alunos, bem como nossas leituras e reflexões A análise dos resíduos dessas ações enunciativas foi baseada na perspectiva de linguagem e comunicação apresentada no Modelo Teórico dos Campos Semânticos de Lins, partindo de uma leitura positiva dos mesmos A investigação permitiu que constituíssemos uma disciplina de Filosofia da Matemática tomando por base um perfil de licenciando descrito por Souza et al (1991 e 1995), em termos de liberdade de escolha de conteúdos e de metodologias, competência matemático-pedagógica para o exercício dessa liberdade, e compromisso político Na nossa produção de significado para uma disciplina de Filosofia da Matemática consideramos que na mesma devem oportunizadas atividades e discussões que tematizem os fundamentos filosóficos da Matemática; o cultivo da capacidade de reflexão filosófica sobre o conhecimento, sobre o conhecimento matemático e sobre a Matemática; a promoção de uma visão holística da Matemática e sua integração a conhecimentos de outras áreas e disciplinas |
publishDate |
2007 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2007.00 2007 2024-05-01T12:51:00Z 2024-05-01T12:51:00Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://repositorio.uel.br/handle/123456789/10854 |
url |
https://repositorio.uel.br/handle/123456789/10854 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
Mestrado Ensino de Ciências e Educação Matemática Centro de Ciências Exatas Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências e Educação Matemática |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.coverage.none.fl_str_mv |
Londrina |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UEL instname:Universidade Estadual de Londrina (UEL) instacron:UEL |
instname_str |
Universidade Estadual de Londrina (UEL) |
instacron_str |
UEL |
institution |
UEL |
reponame_str |
Repositório Institucional da UEL |
collection |
Repositório Institucional da UEL |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UEL - Universidade Estadual de Londrina (UEL) |
repository.mail.fl_str_mv |
bcuel@uel.br|| |
_version_ |
1809823275641995264 |