Estratégias de ensino e de aprendizagem e motivação em ambientes virtuais de aprendizagem

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Beluce, Andrea Carvalho
Data de Publicação: 2024
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UEL
Texto Completo: https://repositorio.uel.br/handle/123456789/13837
Resumo: Resumo: A motivação do estudante para aprender configura-se em uma das maiores preocupações dos educadores nesta sociedade contemporânea repleta de desafios e possibilidades nos seus mais diferentes segmentos: cultural, econômico, educacional e tecnológico, entre outros Neste cenário, a educação realizada via web, por meio de ambientes virtuais de aprendizagem (AVA), conquistou espaço e credibilidade, principalmente nas instituições de ensino superior O presente estudo teve por objetivo geral investigar a possível relação existente entre as estratégias de ensino e de aprendizagem e a motivação dos estudantes para aprender em ambientes virtuais de aprendizagem Este estudo pretendeu ainda: a) identificar junto aos professores/formadores as ferramentas interativas que consideram eficazes para e no desenvolvimento de estratégias de ensino em AVAs; b) elaborar e validar um instrumento para avaliar a relação das estratégias de ensino, de aprendizagem e a motivação dos estudantes para aprender nos cursos ofertados em AVAs; c) identificar as estratégias de aprendizagem utilizadas pelos estudantes no ambiente virtual de aprendizagem; d) verificar a motivação de estudantes universitários para aprender nos cursos realizados em ambientes virtuais de aprendizagem; e) relacionar as estratégias de ensino, de aprendizagem e a motivação de estudantes para aprender em ambientes virtuais O método utilizado para esse estudo foi o descritivo com delineamentos de levantamento e correlacional Participaram desta pesquisa 572 estudantes e seus respectivos professores/tutores O instrumento de pesquisa elaborado constituiu-se em uma escala com 32 itens destinados aos estudantes e uma pergunta para resposta dissertativa aos professores/tutores dos cursos online investigados Os dados coletados foram submetidos à estatística descritiva e inferencial A análise dos dados obtidos evidenciou um índice ,67 do alpha de Cronbach para toda a escala Considera-se que, os resultados obtidos possam ser úteis aos educadores que atuam em AVAs trazendo contribuições ao desenvolvimento do ensino estratégico promotor da utilização de estratégias de aprendizagem e da motivação autônoma em estudantes em condições de ensino online
id UEL_7fa69cd78e2b335158e8caee423d16ae
oai_identifier_str oai:repositorio.uel.br:123456789/13837
network_acronym_str UEL
network_name_str Repositório Institucional da UEL
repository_id_str
spelling Estratégias de ensino e de aprendizagem e motivação em ambientes virtuais de aprendizagemTecnologia educacionalEstratégias de aprendizagemEnsino baseado na WebEnsino auxiliado por computadorMotivação na educaçãoLearning strategiesResumo: A motivação do estudante para aprender configura-se em uma das maiores preocupações dos educadores nesta sociedade contemporânea repleta de desafios e possibilidades nos seus mais diferentes segmentos: cultural, econômico, educacional e tecnológico, entre outros Neste cenário, a educação realizada via web, por meio de ambientes virtuais de aprendizagem (AVA), conquistou espaço e credibilidade, principalmente nas instituições de ensino superior O presente estudo teve por objetivo geral investigar a possível relação existente entre as estratégias de ensino e de aprendizagem e a motivação dos estudantes para aprender em ambientes virtuais de aprendizagem Este estudo pretendeu ainda: a) identificar junto aos professores/formadores as ferramentas interativas que consideram eficazes para e no desenvolvimento de estratégias de ensino em AVAs; b) elaborar e validar um instrumento para avaliar a relação das estratégias de ensino, de aprendizagem e a motivação dos estudantes para aprender nos cursos ofertados em AVAs; c) identificar as estratégias de aprendizagem utilizadas pelos estudantes no ambiente virtual de aprendizagem; d) verificar a motivação de estudantes universitários para aprender nos cursos realizados em ambientes virtuais de aprendizagem; e) relacionar as estratégias de ensino, de aprendizagem e a motivação de estudantes para aprender em ambientes virtuais O método utilizado para esse estudo foi o descritivo com delineamentos de levantamento e correlacional Participaram desta pesquisa 572 estudantes e seus respectivos professores/tutores O instrumento de pesquisa elaborado constituiu-se em uma escala com 32 itens destinados aos estudantes e uma pergunta para resposta dissertativa aos professores/tutores dos cursos online investigados Os dados coletados foram submetidos à estatística descritiva e inferencial A análise dos dados obtidos evidenciou um índice ,67 do alpha de Cronbach para toda a escala Considera-se que, os resultados obtidos possam ser úteis aos educadores que atuam em AVAs trazendo contribuições ao desenvolvimento do ensino estratégico promotor da utilização de estratégias de aprendizagem e da motivação autônoma em estudantes em condições de ensino onlineDissertação (Mestrado em Educação) - Universidade Estadual de Londrina, Centro de Educação, Comunicação e Artes, Programa de Pós-Graduação em EducaçãoAbstract: The student’s motivation to learn is one of the biggest concerns of educators in this contemporary society full of challenges and possibilities in its segments: cultural, economic, educational and technological among others In this scenery, education, performed online through the web, in learning virtual environment (LVE), attained space and credibility, mostly in Third Degree teaching institutions (universities) The present research has as its general goal to investigate the possible existing relation among students teaching strategies, learning and motivation to learn in virtual environments This study still intended: a) to identify with the teachers/ tutors the interactive tools that they considered effective to develop the teaching strategies in the LVEs; b) to prepare and validate an instrument to evaluate the relation of the teaching strategies ,the learning and the motivation to learn in students who participated of offered courses in LVEs; c) to identify the learning strategies students used in virtual environments; d) to verify the motivation to learn in university students in the courses performed in learning virtual environments; e) relate the teaching strategies to the learning and to the motivation to learn The method used to carry out this research was descriptive with a survey and correlational delineations In this research 572 students participated and their respective teachers/tutors The elaborated instrument constituted of a scale with 32 items applied to the students and a question to a dissertated answer to the teachers/tutors of the online checked courses The collected data was analyzed by statistical analysis – descriptive and inferential The analysis resulted in an alpha of Cronbach ,67 for all the scale It is considered that all the results can be useful to the teachers, who work with virtual environments, contributing to the development of strategic teaching practice which promotes the use of learning strategies and autonomous motivation in students who study onlineOliveira, Katya Luciane de [Orientador]Bzuneck, José AloyseoSantos, Acácia Aparecida Angeli dosBeluce, Andrea Carvalho2024-05-01T14:19:32Z2024-05-01T14:19:32Z2012.0030.11.2012info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttps://repositorio.uel.br/handle/123456789/13837porMestradoEducaçãoCentro de Educação, Comunicação e ArtesPrograma de Pós-Graduação em EducaçãoLondrinareponame:Repositório Institucional da UELinstname:Universidade Estadual de Londrina (UEL)instacron:UELinfo:eu-repo/semantics/openAccess2024-07-12T04:19:58Zoai:repositorio.uel.br:123456789/13837Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://www.bibliotecadigital.uel.br/PUBhttp://www.bibliotecadigital.uel.br/OAI/oai2.phpbcuel@uel.br||opendoar:2024-07-12T04:19:58Repositório Institucional da UEL - Universidade Estadual de Londrina (UEL)false
dc.title.none.fl_str_mv Estratégias de ensino e de aprendizagem e motivação em ambientes virtuais de aprendizagem
title Estratégias de ensino e de aprendizagem e motivação em ambientes virtuais de aprendizagem
spellingShingle Estratégias de ensino e de aprendizagem e motivação em ambientes virtuais de aprendizagem
Beluce, Andrea Carvalho
Tecnologia educacional
Estratégias de aprendizagem
Ensino baseado na Web
Ensino auxiliado por computador
Motivação na educação
Learning strategies
title_short Estratégias de ensino e de aprendizagem e motivação em ambientes virtuais de aprendizagem
title_full Estratégias de ensino e de aprendizagem e motivação em ambientes virtuais de aprendizagem
title_fullStr Estratégias de ensino e de aprendizagem e motivação em ambientes virtuais de aprendizagem
title_full_unstemmed Estratégias de ensino e de aprendizagem e motivação em ambientes virtuais de aprendizagem
title_sort Estratégias de ensino e de aprendizagem e motivação em ambientes virtuais de aprendizagem
author Beluce, Andrea Carvalho
author_facet Beluce, Andrea Carvalho
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Oliveira, Katya Luciane de [Orientador]
Bzuneck, José Aloyseo
Santos, Acácia Aparecida Angeli dos
dc.contributor.author.fl_str_mv Beluce, Andrea Carvalho
dc.subject.por.fl_str_mv Tecnologia educacional
Estratégias de aprendizagem
Ensino baseado na Web
Ensino auxiliado por computador
Motivação na educação
Learning strategies
topic Tecnologia educacional
Estratégias de aprendizagem
Ensino baseado na Web
Ensino auxiliado por computador
Motivação na educação
Learning strategies
description Resumo: A motivação do estudante para aprender configura-se em uma das maiores preocupações dos educadores nesta sociedade contemporânea repleta de desafios e possibilidades nos seus mais diferentes segmentos: cultural, econômico, educacional e tecnológico, entre outros Neste cenário, a educação realizada via web, por meio de ambientes virtuais de aprendizagem (AVA), conquistou espaço e credibilidade, principalmente nas instituições de ensino superior O presente estudo teve por objetivo geral investigar a possível relação existente entre as estratégias de ensino e de aprendizagem e a motivação dos estudantes para aprender em ambientes virtuais de aprendizagem Este estudo pretendeu ainda: a) identificar junto aos professores/formadores as ferramentas interativas que consideram eficazes para e no desenvolvimento de estratégias de ensino em AVAs; b) elaborar e validar um instrumento para avaliar a relação das estratégias de ensino, de aprendizagem e a motivação dos estudantes para aprender nos cursos ofertados em AVAs; c) identificar as estratégias de aprendizagem utilizadas pelos estudantes no ambiente virtual de aprendizagem; d) verificar a motivação de estudantes universitários para aprender nos cursos realizados em ambientes virtuais de aprendizagem; e) relacionar as estratégias de ensino, de aprendizagem e a motivação de estudantes para aprender em ambientes virtuais O método utilizado para esse estudo foi o descritivo com delineamentos de levantamento e correlacional Participaram desta pesquisa 572 estudantes e seus respectivos professores/tutores O instrumento de pesquisa elaborado constituiu-se em uma escala com 32 itens destinados aos estudantes e uma pergunta para resposta dissertativa aos professores/tutores dos cursos online investigados Os dados coletados foram submetidos à estatística descritiva e inferencial A análise dos dados obtidos evidenciou um índice ,67 do alpha de Cronbach para toda a escala Considera-se que, os resultados obtidos possam ser úteis aos educadores que atuam em AVAs trazendo contribuições ao desenvolvimento do ensino estratégico promotor da utilização de estratégias de aprendizagem e da motivação autônoma em estudantes em condições de ensino online
publishDate 2024
dc.date.none.fl_str_mv 2012.00
2024-05-01T14:19:32Z
2024-05-01T14:19:32Z
30.11.2012
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://repositorio.uel.br/handle/123456789/13837
url https://repositorio.uel.br/handle/123456789/13837
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv Mestrado
Educação
Centro de Educação, Comunicação e Artes
Programa de Pós-Graduação em Educação
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.coverage.none.fl_str_mv Londrina
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UEL
instname:Universidade Estadual de Londrina (UEL)
instacron:UEL
instname_str Universidade Estadual de Londrina (UEL)
instacron_str UEL
institution UEL
reponame_str Repositório Institucional da UEL
collection Repositório Institucional da UEL
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UEL - Universidade Estadual de Londrina (UEL)
repository.mail.fl_str_mv bcuel@uel.br||
_version_ 1809823272062156800