A utilização de ambientes virtuais para a aprendizagem colaborativa no ensino fundamental
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2002 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFSC |
Texto Completo: | http://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/83686 |
Resumo: | Dissertação (mestrado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro Tecnológico. Programa de Pós-Graduação em Engenharia de Produção. |
id |
UFSC_a517f361aeb1c03be8ba18f7327535bb |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.ufsc.br:123456789/83686 |
network_acronym_str |
UFSC |
network_name_str |
Repositório Institucional da UFSC |
repository_id_str |
2373 |
spelling |
A utilização de ambientes virtuais para a aprendizagem colaborativa no ensino fundamentalEngenharia de produçãoEnsino auxiliado por computadorTecnologia educacionalDissertação (mestrado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro Tecnológico. Programa de Pós-Graduação em Engenharia de Produção.Com a crescente evolução das tecnologias da comunicação, inúmeros são os recursos hoje disponíveis para a construção de um ambiente para a aprendizagem colaborativa. Este trabalho analisa as características de uma comunidade virtual, que complementa a aprendizagem presencial para o ensino fundamental de 5ª a 8ª séries. Dentro desta nova realidade muda a postura do professor, que já não se limita mais a um mero transmissor do conhecimento, mas um guia, um mediador, co-parceiro do aluno, buscando e interpretando de forma crítica as informações. E o educando passa a ser um participante ativo neste processo de aprendizagem, interagindo e tendo um senso de posse dos objetivos do aprendizado. A partir dos resultados obtidos através da pesquisa de campo, são analisadas as dificuldades enfrentadas por educadores e educandos na utilização de um ambiente colaborativo, bem como os benefícios que estas práticas trazem para a educação. Consequentemente são apresentadas características de ferramentas que constituem um ambiente de aprendizagem colaborativo adequado, sempre tendo em mente que hoje educar e aprender é bem mais do que transmitir e receber informação:écomunicar informação e gerar conhecimento.Florianópolis, SCRodriguez Martins, AlejandroUniversidade Federal de Santa CatarinaRomanó, Rosana Schwansee2012-10-20T02:23:05Z2012-10-20T02:23:05Z20022002info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesis102 f.| il., tabs., grafs.application/pdf197798http://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/83686porreponame:Repositório Institucional da UFSCinstname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)instacron:UFSCinfo:eu-repo/semantics/openAccess2013-04-30T21:41:56Zoai:repositorio.ufsc.br:123456789/83686Repositório InstitucionalPUBhttp://150.162.242.35/oai/requestopendoar:23732013-04-30T21:41:56Repositório Institucional da UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
A utilização de ambientes virtuais para a aprendizagem colaborativa no ensino fundamental |
title |
A utilização de ambientes virtuais para a aprendizagem colaborativa no ensino fundamental |
spellingShingle |
A utilização de ambientes virtuais para a aprendizagem colaborativa no ensino fundamental Romanó, Rosana Schwansee Engenharia de produção Ensino auxiliado por computador Tecnologia educacional |
title_short |
A utilização de ambientes virtuais para a aprendizagem colaborativa no ensino fundamental |
title_full |
A utilização de ambientes virtuais para a aprendizagem colaborativa no ensino fundamental |
title_fullStr |
A utilização de ambientes virtuais para a aprendizagem colaborativa no ensino fundamental |
title_full_unstemmed |
A utilização de ambientes virtuais para a aprendizagem colaborativa no ensino fundamental |
title_sort |
A utilização de ambientes virtuais para a aprendizagem colaborativa no ensino fundamental |
author |
Romanó, Rosana Schwansee |
author_facet |
Romanó, Rosana Schwansee |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Rodriguez Martins, Alejandro Universidade Federal de Santa Catarina |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Romanó, Rosana Schwansee |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Engenharia de produção Ensino auxiliado por computador Tecnologia educacional |
topic |
Engenharia de produção Ensino auxiliado por computador Tecnologia educacional |
description |
Dissertação (mestrado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro Tecnológico. Programa de Pós-Graduação em Engenharia de Produção. |
publishDate |
2002 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2002 2002 2012-10-20T02:23:05Z 2012-10-20T02:23:05Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
197798 http://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/83686 |
identifier_str_mv |
197798 |
url |
http://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/83686 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
102 f.| il., tabs., grafs. application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Florianópolis, SC |
publisher.none.fl_str_mv |
Florianópolis, SC |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UFSC instname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) instacron:UFSC |
instname_str |
Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) |
instacron_str |
UFSC |
institution |
UFSC |
reponame_str |
Repositório Institucional da UFSC |
collection |
Repositório Institucional da UFSC |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1808652387671343104 |