A utilização de ambientes virtuais para a aprendizagem colaborativa no ensino fundamental

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Romanó, Rosana Schwansee
Data de Publicação: 2002
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFSC
Texto Completo: http://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/83686
Resumo: Dissertação (mestrado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro Tecnológico. Programa de Pós-Graduação em Engenharia de Produção.
id UFSC_a517f361aeb1c03be8ba18f7327535bb
oai_identifier_str oai:repositorio.ufsc.br:123456789/83686
network_acronym_str UFSC
network_name_str Repositório Institucional da UFSC
repository_id_str 2373
spelling A utilização de ambientes virtuais para a aprendizagem colaborativa no ensino fundamentalEngenharia de produçãoEnsino auxiliado por computadorTecnologia educacionalDissertação (mestrado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro Tecnológico. Programa de Pós-Graduação em Engenharia de Produção.Com a crescente evolução das tecnologias da comunicação, inúmeros são os recursos hoje disponíveis para a construção de um ambiente para a aprendizagem colaborativa. Este trabalho analisa as características de uma comunidade virtual, que complementa a aprendizagem presencial para o ensino fundamental de 5ª a 8ª séries. Dentro desta nova realidade muda a postura do professor, que já não se limita mais a um mero transmissor do conhecimento, mas um guia, um mediador, co-parceiro do aluno, buscando e interpretando de forma crítica as informações. E o educando passa a ser um participante ativo neste processo de aprendizagem, interagindo e tendo um senso de posse dos objetivos do aprendizado. A partir dos resultados obtidos através da pesquisa de campo, são analisadas as dificuldades enfrentadas por educadores e educandos na utilização de um ambiente colaborativo, bem como os benefícios que estas práticas trazem para a educação. Consequentemente são apresentadas características de ferramentas que constituem um ambiente de aprendizagem colaborativo adequado, sempre tendo em mente que hoje educar e aprender é bem mais do que transmitir e receber informação:écomunicar informação e gerar conhecimento.Florianópolis, SCRodriguez Martins, AlejandroUniversidade Federal de Santa CatarinaRomanó, Rosana Schwansee2012-10-20T02:23:05Z2012-10-20T02:23:05Z20022002info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesis102 f.| il., tabs., grafs.application/pdf197798http://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/83686porreponame:Repositório Institucional da UFSCinstname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)instacron:UFSCinfo:eu-repo/semantics/openAccess2013-04-30T21:41:56Zoai:repositorio.ufsc.br:123456789/83686Repositório InstitucionalPUBhttp://150.162.242.35/oai/requestopendoar:23732013-04-30T21:41:56Repositório Institucional da UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)false
dc.title.none.fl_str_mv A utilização de ambientes virtuais para a aprendizagem colaborativa no ensino fundamental
title A utilização de ambientes virtuais para a aprendizagem colaborativa no ensino fundamental
spellingShingle A utilização de ambientes virtuais para a aprendizagem colaborativa no ensino fundamental
Romanó, Rosana Schwansee
Engenharia de produção
Ensino auxiliado por computador
Tecnologia educacional
title_short A utilização de ambientes virtuais para a aprendizagem colaborativa no ensino fundamental
title_full A utilização de ambientes virtuais para a aprendizagem colaborativa no ensino fundamental
title_fullStr A utilização de ambientes virtuais para a aprendizagem colaborativa no ensino fundamental
title_full_unstemmed A utilização de ambientes virtuais para a aprendizagem colaborativa no ensino fundamental
title_sort A utilização de ambientes virtuais para a aprendizagem colaborativa no ensino fundamental
author Romanó, Rosana Schwansee
author_facet Romanó, Rosana Schwansee
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Rodriguez Martins, Alejandro
Universidade Federal de Santa Catarina
dc.contributor.author.fl_str_mv Romanó, Rosana Schwansee
dc.subject.por.fl_str_mv Engenharia de produção
Ensino auxiliado por computador
Tecnologia educacional
topic Engenharia de produção
Ensino auxiliado por computador
Tecnologia educacional
description Dissertação (mestrado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro Tecnológico. Programa de Pós-Graduação em Engenharia de Produção.
publishDate 2002
dc.date.none.fl_str_mv 2002
2002
2012-10-20T02:23:05Z
2012-10-20T02:23:05Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv 197798
http://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/83686
identifier_str_mv 197798
url http://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/83686
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv 102 f.| il., tabs., grafs.
application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Florianópolis, SC
publisher.none.fl_str_mv Florianópolis, SC
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFSC
instname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)
instacron:UFSC
instname_str Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)
instacron_str UFSC
institution UFSC
reponame_str Repositório Institucional da UFSC
collection Repositório Institucional da UFSC
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1808652387671343104