Transtorno bipolar : adesão ao tratamento e psicoeducação

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Samir Vidal Mussi
Data de Publicação: 2012
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UEL
Texto Completo: http://www.bibliotecadigital.uel.br/document/?code=vtls000179231
Resumo: A psicoeducação é uma das estratégias que deve ser inserida no tratamento de pacientes com diagnóstico de transtorno bipolar e tem demonstrado eficácia para fomentar respostas relacionadas à adesão à medicação. O objetivo deste estudo foi avaliar a efetividade de um programa de psicoeducação aplicado a 9 pacientes com diagnóstico de transtorno bipolar, em tratamento em um hospital público. Para avaliação foram aplicadas as escalas de depressão (Hamilton), de mania (Young) e de Qualidade de Vida (WHOQOL). Foram realizadas 16 sessões de atendimento em grupo e os resultados mostraram que houve redução significativa na mania do pré para o pós-teste e melhora no domínio “Físico” da escala de Qualidade de Vida. Além disso, a alta frequencia de pacientes com depressão leve e os relatos de conflitos familiares apontam a necessidade de intervenção com a família e focadas no treino de habilidades sociais.
id UEL_83358a407cd518112d0f9f24880bc6a8
oai_identifier_str oai:uel.br:vtls000179231
network_acronym_str UEL
network_name_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UEL
repository_id_str
spelling info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisTranstorno bipolar : adesão ao tratamento e psicoeducação2012-07-02Maria Rita Zoéga Soares . Maura Alves Nunes Gongora Felipe D'Alessandro F. CorchsSamir Vidal MussiUniversidade Estadual de Londrina. Centro de Ciências Biológicas. Programa de Pós-Graduação em Análise do Comportamento.URLBRA psicoeducação é uma das estratégias que deve ser inserida no tratamento de pacientes com diagnóstico de transtorno bipolar e tem demonstrado eficácia para fomentar respostas relacionadas à adesão à medicação. O objetivo deste estudo foi avaliar a efetividade de um programa de psicoeducação aplicado a 9 pacientes com diagnóstico de transtorno bipolar, em tratamento em um hospital público. Para avaliação foram aplicadas as escalas de depressão (Hamilton), de mania (Young) e de Qualidade de Vida (WHOQOL). Foram realizadas 16 sessões de atendimento em grupo e os resultados mostraram que houve redução significativa na mania do pré para o pós-teste e melhora no domínio “Físico” da escala de Qualidade de Vida. Além disso, a alta frequencia de pacientes com depressão leve e os relatos de conflitos familiares apontam a necessidade de intervenção com a família e focadas no treino de habilidades sociais.Psychoeducation is one of the strategies that must be entered in the treatment of patients with bipolar disorder and has demonstrated effectiveness in promoting answers related to medication adherence. The aim of this study was evaluating the effectiveness of a psychoeducation program applied to nine patients diagnosed with bipolar disorder receiving treatment in a public hospital. For evaluation, were applied scales of depression (Hamilton), mania (Young) and Quality of Life (WHOQOL). Sixteen sessions of group care were performed and the results showed significant reduction in mania evaluation after the intervention for six months and an improvement in the field "Physical" of the Quality of Life scale, evaluated before and after the intervention. Moreover, the high frequency of patients with mild depression and reports of family conflicts as antecedents of this episode showed the necessity of intervention with the family and focused on social skills training.http://www.bibliotecadigital.uel.br/document/?code=vtls000179231porreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UELinstname:Universidade Estadual de Londrina (UEL)instacron:UELinfo:eu-repo/semantics/openAccess2023-12-11T09:31:57Zoai:uel.br:vtls000179231Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://www.bibliotecadigital.uel.br/PUBhttp://www.bibliotecadigital.uel.br/OAI/oai2.phpbcuel@uel.br||opendoar:2013-06-17T14:39:49Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UEL - Universidade Estadual de Londrina (UEL)false
dc.title.pt.fl_str_mv Transtorno bipolar : adesão ao tratamento e psicoeducação
title Transtorno bipolar : adesão ao tratamento e psicoeducação
spellingShingle Transtorno bipolar : adesão ao tratamento e psicoeducação
Samir Vidal Mussi
title_short Transtorno bipolar : adesão ao tratamento e psicoeducação
title_full Transtorno bipolar : adesão ao tratamento e psicoeducação
title_fullStr Transtorno bipolar : adesão ao tratamento e psicoeducação
title_full_unstemmed Transtorno bipolar : adesão ao tratamento e psicoeducação
title_sort Transtorno bipolar : adesão ao tratamento e psicoeducação
author Samir Vidal Mussi
author_facet Samir Vidal Mussi
author_role author
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Maria Rita Zoéga Soares .
dc.contributor.referee1.fl_str_mv Maura Alves Nunes Gongora
dc.contributor.referee2.fl_str_mv Felipe D'Alessandro F. Corchs
dc.contributor.author.fl_str_mv Samir Vidal Mussi
contributor_str_mv Maria Rita Zoéga Soares .
Maura Alves Nunes Gongora
Felipe D'Alessandro F. Corchs
description A psicoeducação é uma das estratégias que deve ser inserida no tratamento de pacientes com diagnóstico de transtorno bipolar e tem demonstrado eficácia para fomentar respostas relacionadas à adesão à medicação. O objetivo deste estudo foi avaliar a efetividade de um programa de psicoeducação aplicado a 9 pacientes com diagnóstico de transtorno bipolar, em tratamento em um hospital público. Para avaliação foram aplicadas as escalas de depressão (Hamilton), de mania (Young) e de Qualidade de Vida (WHOQOL). Foram realizadas 16 sessões de atendimento em grupo e os resultados mostraram que houve redução significativa na mania do pré para o pós-teste e melhora no domínio “Físico” da escala de Qualidade de Vida. Além disso, a alta frequencia de pacientes com depressão leve e os relatos de conflitos familiares apontam a necessidade de intervenção com a família e focadas no treino de habilidades sociais.
publishDate 2012
dc.date.issued.fl_str_mv 2012-07-02
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://www.bibliotecadigital.uel.br/document/?code=vtls000179231
url http://www.bibliotecadigital.uel.br/document/?code=vtls000179231
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Estadual de Londrina. Centro de Ciências Biológicas. Programa de Pós-Graduação em Análise do Comportamento.
dc.publisher.initials.fl_str_mv URL
dc.publisher.country.fl_str_mv BR
publisher.none.fl_str_mv Universidade Estadual de Londrina. Centro de Ciências Biológicas. Programa de Pós-Graduação em Análise do Comportamento.
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UEL
instname:Universidade Estadual de Londrina (UEL)
instacron:UEL
instname_str Universidade Estadual de Londrina (UEL)
instacron_str UEL
institution UEL
reponame_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UEL
collection Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UEL
repository.name.fl_str_mv Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UEL - Universidade Estadual de Londrina (UEL)
repository.mail.fl_str_mv bcuel@uel.br||
_version_ 1784990185655631872