Avaliação de programa de psicoeducação em pacientes com transtorno afetivo bipolar

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Silvia Mendonca da Matta
Data de Publicação: 2012
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFMG
Texto Completo: http://hdl.handle.net/1843/BUOS-8TYH38
Resumo: O transtorno afetivo bipolar (TAB) é uma doença crônica que acarreta graves prejuízos para o paciente e para a sociedade. Embora seu tratamento de primeira escolha seja a farmacoterapia, tratamentos coadjuvantes não farmacológicos são úteis na maximização da eficácia clínica. A psicoeducação é uma modalidade de tratamento que consiste em fornecer ao paciente e/ou familiares orientações acerca de uma determinada condição com o objetivo de melhorar seu prognóstico, visando ao aumento da adesão ao tratamento farmacológico e à prevenção de recaídas. Existem evidências na literatura de que o tratamento, além de ser de baixo custo, é eficiente no manejo e na prevenção da cronificação da doença. O objetivo desta pesquisa foi investigar o impacto de um programa de psicoeducação, em relação a variáveis clínicas, para pacientes com TAB em acompanhamento no Ambulatório de Transtorno Afetivo Bipolar do HC-UFMG. A partir da revisão da literatura, foi sistematizado um programa psicoeducativo, adaptado do programa de Barcelona, para pacientes acometidos pelo TAB. O programa foi dividido em 6 encontros, com periodicidade semanal. Foram selecionados 48 pacientes em tratamento no Ambulatório de Transtorno Afetivo Bipolar do HC-UFMG e alocados em dois grupos, experimental ou controle (27 no grupo experimental e 21 no controle). O grupo experimental recebeu o tratamento psicoeducativo e o tratamento convencional (farmacológico). O grupo controle recebeu apenas o tratamento convencional. Os pacientes foram acompanhados mensalmente durante cinco meses a fim de se avaliar as variáveis clínicas de adesão ao tratamento farmacológico, internações psiquiátricas, episódios de humor e tentativas de suicídio. Dos 48 indivíduos que consentiram inicialmente com a participação na pesquisa, 44 (91,6% da amostra inicial) foram acompanhados mensalmente, de forma que a maioria dos pacientes do grupo experimental (66,7%) frequentou a maior parte ou todas as sessões de psicoeducação (4 a 6 sessões). Ao longo dos 5 meses de acompanhamento após o programa, os escores de sintomas depressivos no grupo que compareceu a 4 ou mais sessões mantiveram-se mais baixos que os do grupo controle, sem significância estatística, no entanto, entre os grupos ao longo do seguimento. A psicoeducação demonstrou benefícios para a redução das taxas de não adesão (p < 0,01), assim como redução do número de internações psiquiátricas (p < 0,01) e de tentativas de suicídio (p = 0,02). Visto que a psicoeducação, enfim, é uma intervenção de baixo custo e os benefícios são cada vez mais consistentes, é de grande importância o investimento na implantação de programas psicoeducativos na rede pública, oferecendo um espaço não apenas para a comunidade que será assistida, mas também para a formação de profissionais capazes de conduzir esta modalidade de tratamento em outros serviços públicos na área de saúde mental
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O objetivo desta pesquisa foi investigar o impacto de um programa de psicoeducação, em relação a variáveis clínicas, para pacientes com TAB em acompanhamento no Ambulatório de Transtorno Afetivo Bipolar do HC-UFMG. A partir da revisão da literatura, foi sistematizado um programa psicoeducativo, adaptado do programa de Barcelona, para pacientes acometidos pelo TAB. O programa foi dividido em 6 encontros, com periodicidade semanal. Foram selecionados 48 pacientes em tratamento no Ambulatório de Transtorno Afetivo Bipolar do HC-UFMG e alocados em dois grupos, experimental ou controle (27 no grupo experimental e 21 no controle). O grupo experimental recebeu o tratamento psicoeducativo e o tratamento convencional (farmacológico). O grupo controle recebeu apenas o tratamento convencional. Os pacientes foram acompanhados mensalmente durante cinco meses a fim de se avaliar as variáveis clínicas de adesão ao tratamento farmacológico, internações psiquiátricas, episódios de humor e tentativas de suicídio. Dos 48 indivíduos que consentiram inicialmente com a participação na pesquisa, 44 (91,6% da amostra inicial) foram acompanhados mensalmente, de forma que a maioria dos pacientes do grupo experimental (66,7%) frequentou a maior parte ou todas as sessões de psicoeducação (4 a 6 sessões). Ao longo dos 5 meses de acompanhamento após o programa, os escores de sintomas depressivos no grupo que compareceu a 4 ou mais sessões mantiveram-se mais baixos que os do grupo controle, sem significância estatística, no entanto, entre os grupos ao longo do seguimento. A psicoeducação demonstrou benefícios para a redução das taxas de não adesão (p < 0,01), assim como redução do número de internações psiquiátricas (p < 0,01) e de tentativas de suicídio (p = 0,02). Visto que a psicoeducação, enfim, é uma intervenção de baixo custo e os benefícios são cada vez mais consistentes, é de grande importância o investimento na implantação de programas psicoeducativos na rede pública, oferecendo um espaço não apenas para a comunidade que será assistida, mas também para a formação de profissionais capazes de conduzir esta modalidade de tratamento em outros serviços públicos na área de saúde mentalBipolar disorder (BD) is a chronic disease that causes serious harm to patient and society. Although his first choice of treatment is pharmacotherapy, adjuvant non-pharmacological treatments are useful in maximizing clinical efficacy. Psychoeducation is a treatment modality that provides the patient and / or family guidance on a certain condition in order to improve their prognosis, aiming to increase adherence to drug treatment and relapse prevention. There are evidences in literature that treatment, besides being low cost, is efficient in the handling and prevention of chronification of the disease. The objective of this research was to investigate the impact of a psychoeducational program in relation to clinical variables in patients with BD followed at the Bipolar Disorder Clinic of HC-UFMG. A systematic psychoeducational program was adapted from the Barcelona program for patients affected by BD, after the literature review. The program was divided into six meetings on a weekly basis. Forty-eight patients treated at the Clinic of Bipolar Disorder HC-UFMG were selected and assigned into two groups, experimental or control (27 in the experimental group and 21 in control group). The experimental group received the psychoeducation and the conventional treatment (pharmacological). The control group received only conventional treatment. Patients were followed monthly for five months in order to evaluate the clinical variables of pharmacological treatment, psychiatric hospitalizations, mood episodes and suicide attempts. Of the 48 individuals who initially consented to participate in the research, 44 (91.6% of the initial sample) were followed monthly, so that most patients in the experimental group (66.7%) attended most or all sessions of psychoeducation (4-6 sessions). Over the five months after the monitoring program, the scores of depressive symptoms in the group who attended four or more sessions remained lower than the control group, without statistical significance, however, between the groups during the follow-up. Psychoeducation has shown benefits in reducing rates of noncompliance (p < 0.01), as well as the number of psychiatric hospitalizations (p < 0.01) and suicide attempts (p = 0.02). Since psychoeducation, finally, is a low-cost intervention and the benefits are more consistent, it is of great importance in the implementation of investment programs of psychoeducation in public health, offering not only a space for the community to be assisted, but also for training of professionals capable of conducting this kind of treatment in other public services in the area of mental healthUniversidade Federal de Minas GeraisUFMGNeurociênciasTranstorno Afetivo BipolarIntervenção PrecocePsicoeducaçãoAvaliação de programa de psicoeducação em pacientes com transtorno afetivo bipolarinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisinfo:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Institucional da UFMGinstname:Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)instacron:UFMGORIGINALdisserta__o_abril_2012.pdfapplication/pdf1444410https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/BUOS-8TYH38/1/disserta__o_abril_2012.pdfd2d101b48fa8fcd86805bf9e22c6e045MD51TEXTdisserta__o_abril_2012.pdf.txtdisserta__o_abril_2012.pdf.txtExtracted texttext/plain190695https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/BUOS-8TYH38/2/disserta__o_abril_2012.pdf.txt85e80a98bdf0f96b9d4735e55bd6831fMD521843/BUOS-8TYH382020-01-29 18:09:29.113oai:repositorio.ufmg.br:1843/BUOS-8TYH38Repositório de PublicaçõesPUBhttps://repositorio.ufmg.br/oaiopendoar:2020-01-29T21:09:29Repositório Institucional da UFMG - Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)false
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