Proposta de um método para identificação das parcelas críticas do trabalho para a padronização na construção civil

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Cruz, Rodrigo José Paiva
Data de Publicação: 2024
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UEL
Texto Completo: https://repositorio.uel.br/handle/123456789/16768
Resumo: Resumo: A padronização é um princípio instrumental da gestão com vistas à redução da variabilidade no processo produtivo Contudo, padrões detalhados, ou seja, excessivas especificações para orientar a execução do trabalho levam à baixa adesão por parte dos operadores na construção civil Isto ocorre em função das particularidades do sistema de produção deste setor e da dificuldade de prever todas as situações possíveis em um ambiente com alta incerteza Na literatura, foram encontradas diferentes abordagens para a definição de padrões que vão desde padrões detalhados, tais como o trabalho padronizado adotado pela Toyota, até instruções flexíveis do trabalho recomendadas pelo Sistema Sócio Técnico Outros autores defendem certa flexibilidade na definição de regras a serem seguidas, porém com a necessidade de especificação de parcelas críticas do trabalho Esta pesquisa se enquadra nessa última vertente, tendo como objetivo a proposição de um método para identificação das parcelas críticas do trabalho Para tanto, com base na abordagem Design Science Research, foram realizados um estudo inicial exploratório em uma empresa de montagem e instalação de móveis planejados e dois estudos empíricos, sendo o primeiro deles na atividade de assentamento de pisos e azulejos e o segundo na montagem de formas de pilar, ambos em uma construtora na cidade de Londrina/PR O estudo exploratório propiciou uma caracterização inicial das Parcelas Críticas do Trabalho, assim como um protocolo para coleta de dados empregado no estudo empírico EE1 A partir do estudo empírico, foram obtidos avanços, tanto na caracterização das Parcelas Críticas como no protocolo A partir do EE2, detectou-se outros fatores que contribuem para a identificação de tais parcelas, assim como constatou-se a viabilidade do uso do mesmo protocolo em diferentes fases da obra Desta forma, com base nas evidências levantadas, elaborou-se um método para identificação das parcelas críticas do trabalho a serem inseridas no padrão de trabalho da construção civil Posteriormente, o método proposto foi testado e avaliado diante de aspectos, tais como, facilidade de uso e utilidade, oportunidade em que foram propostas melhorias ao método proposto Por fim, com base nos resultados obtidos, foram destacadas as contribuições teóricas e práticas desta pesquisa
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Universidade Estadual de Londrina, Centro de Tecnologia e Urbanismo, Programa de Pós-Graduação em Edificações e SaneamentoAbstract: Standardization is a management instrumental principle aimed at reducing variability in the production process However, detailed standards, in other words, excessive specifications to guide the execution of the work lead to low adherence by operators in construction This is due to the particularities of the construction production system and the difficulty of predicting all situations arising from an environment with high uncertainty In the literature, there are different approaches for the definition of standards ranging from detailed standards, such as standardized work adopted by Toyota, to flexible work instructions recommended by the Sociotechnical System Other authors defend certain flexibility in the definition of rules to be followed, but sustain the need to specify critical parts of the work This research fits in this last strand, with the objective of proposing a method to identify the critical parts of the work The research approach adopted was the Design Science Two studies were carried out in a construction company in the city of Londrina: an exploratory initial study developed in a company of customized furniture and an empirical study on the activity of installing floors and wall tiles in a construction company The exploratory study provided an initial characterization of the critical parts of the work, as well as a protocol used for the data collection in the EE1 From the EE1, advances were obtained both in the characterization of the critical parts and in the protocol From the EE2, other factors that contribute to the identification of such parcels were detected, as well as the viability of using the same protocol in different phases of the work Thus, based on the evidence gathered, a method was developed in order to identify the critical portions of the work to be inserted in the civil work standard Subsequently, the proposed method was tested and evaluated according to some aspects, such as the ease of use and usefulness, an opportunity in which improvements were proposed to the method Finally, based on the results obtained, the theoretical and practical contributions of this research were highlightedSaffaro, Fernanda Aranha [Orientador]Formoso, Carlos TorresLantelme, Elvira Maria VieiraCruz, Rodrigo José Paiva2024-05-01T15:14:36Z2024-05-01T15:14:36Z2018.0027.07.2018info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttps://repositorio.uel.br/handle/123456789/16768porMestradoEngenharia de Edificações e SaneamentoCentro de Tecnologia e UrbanismoPrograma de Pós-Graduação em Edificações e SaneamentoLondrinareponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UELinstname:Universidade Estadual de Londrina (UEL)instacron:UELinfo:eu-repo/semantics/openAccess2024-07-04T01:36:36Zoai:repositorio.uel.br:123456789/16768Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://www.bibliotecadigital.uel.br/PUBhttp://www.bibliotecadigital.uel.br/OAI/oai2.phpbcuel@uel.br||opendoar:2024-07-04T01:36:36Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UEL - 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