Aproximações metodológicas entre a geografia e a literatura
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2024 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UEL |
Texto Completo: | https://repositorio.uel.br/handle/123456789/13597 |
Resumo: | Resumo: O objetivo central deste estudo consiste em discutir as possibilidades de articulação entre o ensino de Geografia e o estudo de obras artísticas e literárias Os caminhos metodológicos que constituíram a pesquisa incluíram a discussão teórica sobre literatura e leitura como produção de sentidos, os caminhos da Geografia e da Literatura como disciplinas escolares, bem como a fragmentação do saber como um reflexo da corrente positivista ainda presente no meio educacional contemporâneo Tendo como escopo o trabalho com a interdisciplinaridade, propõe-se o estudo do romance de Domingos Pelegrini, intitulado O caso da chácara Chão, o qual integrou a proposta didática aplicada junto a alunos de um curso profissional de uma escola da rede estadual de ensino Os resultados da pesquisa permitem afirmar que, embora a interdisciplinaridade na prática esteja ainda muito distanciada de sua configuração ideal, emerge como caminho para a otimização das atividades que envolvam os conteúdos escolares Restou ainda comprovado que a preocupação com a leitura do espaço pressupõe uma análise do espaço escolar, suas mudanças e permanências, suas necessidades e suas obsolescências como instrumental do amanhã Desta forma, na medida em que os sujeitos promovam a leitura de mundo, na articulação entre os múltiplos espaços que o configuram, podem tomar consciência de seu papel, seu lugar e premência de ações em favor das coletividades nas quais estão inseridos, assumindo a posição de águias prontas a alçar voos cada vez mais ousados |
id |
UEL_849fe670ec70e453fcfff6a7929127da |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.uel.br:123456789/13597 |
network_acronym_str |
UEL |
network_name_str |
Repositório Institucional da UEL |
repository_id_str |
|
spelling |
Aproximações metodológicas entre a geografia e a literaturaGeografiaGeografia na literaturaAbordagem interdisciplinar do conhecimentoPercepção geográficaFormação de conceitosGeographyStudy and teaching - EnvironmentGeography in literatureInterdisciplinary approach to knowledgeSpace perception -Resumo: O objetivo central deste estudo consiste em discutir as possibilidades de articulação entre o ensino de Geografia e o estudo de obras artísticas e literárias Os caminhos metodológicos que constituíram a pesquisa incluíram a discussão teórica sobre literatura e leitura como produção de sentidos, os caminhos da Geografia e da Literatura como disciplinas escolares, bem como a fragmentação do saber como um reflexo da corrente positivista ainda presente no meio educacional contemporâneo Tendo como escopo o trabalho com a interdisciplinaridade, propõe-se o estudo do romance de Domingos Pelegrini, intitulado O caso da chácara Chão, o qual integrou a proposta didática aplicada junto a alunos de um curso profissional de uma escola da rede estadual de ensino Os resultados da pesquisa permitem afirmar que, embora a interdisciplinaridade na prática esteja ainda muito distanciada de sua configuração ideal, emerge como caminho para a otimização das atividades que envolvam os conteúdos escolares Restou ainda comprovado que a preocupação com a leitura do espaço pressupõe uma análise do espaço escolar, suas mudanças e permanências, suas necessidades e suas obsolescências como instrumental do amanhã Desta forma, na medida em que os sujeitos promovam a leitura de mundo, na articulação entre os múltiplos espaços que o configuram, podem tomar consciência de seu papel, seu lugar e premência de ações em favor das coletividades nas quais estão inseridos, assumindo a posição de águias prontas a alçar voos cada vez mais ousadosDissertação (Mestrado em Geografia) - Universidade Estadual de Londrina, Centro de Ciências Exatas, Programa de Pós-Graduação em GeografiaAbstract: The aim of this study is to discuss the possibilities of coordination between the teaching of geography and the study of literary and artistic works The methodological research which were included theoretical discussion about literature and reading as production of meaning, the paths of Geography and Literature as school subjects, as well as the fragmentation of knowledge as a reflection of the current positivist still present in contemporary educational environment Having scoped the work with an interdisciplinary approach, we propose the study of novel Domingos Pellegrini, entitled The case of farm floor, which was part of the proposed didactic applied with students of a professional course of a state school education The survey results have revealed that, although interdisciplinarity in practice is still very distant from their ideal configuration, emerges as a way to optimize the activities involving the school curriculum It remained still proved that the concern with the reading of the space requires an examination of the school, its changes and continuities, their needs and obsolescence as a tool of tomorrow Thus, insofar as the subjects promote the reading world, the relationship between the multiple spaces that shape, can be made aware of their role, place and urgency of action in favor of the communities in which they fit, assuming the position eagle ready to boost flights become bolderSalvi, Rosana Figueiredo [Orientador]Camargo, Aparecida Ramazotti de2024-05-01T14:16:27Z2024-05-01T14:16:27Z2012.0025.04.2012info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttps://repositorio.uel.br/handle/123456789/13597porMestradoGeografiaCentro de Ciências ExatasPrograma de Pós-graduação em GeografiaLondrinareponame:Repositório Institucional da UELinstname:Universidade Estadual de Londrina (UEL)instacron:UELinfo:eu-repo/semantics/openAccess2024-07-12T04:19:59Zoai:repositorio.uel.br:123456789/13597Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://www.bibliotecadigital.uel.br/PUBhttp://www.bibliotecadigital.uel.br/OAI/oai2.phpbcuel@uel.br||opendoar:2024-07-12T04:19:59Repositório Institucional da UEL - Universidade Estadual de Londrina (UEL)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Aproximações metodológicas entre a geografia e a literatura |
title |
Aproximações metodológicas entre a geografia e a literatura |
spellingShingle |
Aproximações metodológicas entre a geografia e a literatura Camargo, Aparecida Ramazotti de Geografia Geografia na literatura Abordagem interdisciplinar do conhecimento Percepção geográfica Formação de conceitos Geography Study and teaching - Environment Geography in literature Interdisciplinary approach to knowledge Space perception - |
title_short |
Aproximações metodológicas entre a geografia e a literatura |
title_full |
Aproximações metodológicas entre a geografia e a literatura |
title_fullStr |
Aproximações metodológicas entre a geografia e a literatura |
title_full_unstemmed |
Aproximações metodológicas entre a geografia e a literatura |
title_sort |
Aproximações metodológicas entre a geografia e a literatura |
author |
Camargo, Aparecida Ramazotti de |
author_facet |
Camargo, Aparecida Ramazotti de |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Salvi, Rosana Figueiredo [Orientador] |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Camargo, Aparecida Ramazotti de |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Geografia Geografia na literatura Abordagem interdisciplinar do conhecimento Percepção geográfica Formação de conceitos Geography Study and teaching - Environment Geography in literature Interdisciplinary approach to knowledge Space perception - |
topic |
Geografia Geografia na literatura Abordagem interdisciplinar do conhecimento Percepção geográfica Formação de conceitos Geography Study and teaching - Environment Geography in literature Interdisciplinary approach to knowledge Space perception - |
description |
Resumo: O objetivo central deste estudo consiste em discutir as possibilidades de articulação entre o ensino de Geografia e o estudo de obras artísticas e literárias Os caminhos metodológicos que constituíram a pesquisa incluíram a discussão teórica sobre literatura e leitura como produção de sentidos, os caminhos da Geografia e da Literatura como disciplinas escolares, bem como a fragmentação do saber como um reflexo da corrente positivista ainda presente no meio educacional contemporâneo Tendo como escopo o trabalho com a interdisciplinaridade, propõe-se o estudo do romance de Domingos Pelegrini, intitulado O caso da chácara Chão, o qual integrou a proposta didática aplicada junto a alunos de um curso profissional de uma escola da rede estadual de ensino Os resultados da pesquisa permitem afirmar que, embora a interdisciplinaridade na prática esteja ainda muito distanciada de sua configuração ideal, emerge como caminho para a otimização das atividades que envolvam os conteúdos escolares Restou ainda comprovado que a preocupação com a leitura do espaço pressupõe uma análise do espaço escolar, suas mudanças e permanências, suas necessidades e suas obsolescências como instrumental do amanhã Desta forma, na medida em que os sujeitos promovam a leitura de mundo, na articulação entre os múltiplos espaços que o configuram, podem tomar consciência de seu papel, seu lugar e premência de ações em favor das coletividades nas quais estão inseridos, assumindo a posição de águias prontas a alçar voos cada vez mais ousados |
publishDate |
2024 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2012.00 2024-05-01T14:16:27Z 2024-05-01T14:16:27Z 25.04.2012 |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://repositorio.uel.br/handle/123456789/13597 |
url |
https://repositorio.uel.br/handle/123456789/13597 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
Mestrado Geografia Centro de Ciências Exatas Programa de Pós-graduação em Geografia |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.coverage.none.fl_str_mv |
Londrina |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UEL instname:Universidade Estadual de Londrina (UEL) instacron:UEL |
instname_str |
Universidade Estadual de Londrina (UEL) |
instacron_str |
UEL |
institution |
UEL |
reponame_str |
Repositório Institucional da UEL |
collection |
Repositório Institucional da UEL |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UEL - Universidade Estadual de Londrina (UEL) |
repository.mail.fl_str_mv |
bcuel@uel.br|| |
_version_ |
1809823272862220288 |