Ensino rizomático : uma aproximação entre arte-educação e a geografia

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Andrade, Francielly Barbosa
Data de Publicação: 2024
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UEL
Texto Completo: https://repositorio.uel.br/handle/123456789/11610
Resumo: Resumo: Este trabalho objetiva a abordagem das áreas de Arte-Educação e Geografia sob o ponto de vista transdisciplinar, levando em consideração (1) a compreensão particular dos fenômenos sociais e artísticos no processo de ensino-aprendizagem; (2) a legitimação do Ensino transdisciplinar dessas duas áreas do conhecimento; (3) a proposição de que é possível aliar a subjetividade/sensibilidade artística na construção de conceitos geográficos Uma vez estabelecidas essas relações e discutidas as questões teóricas, será apresentada a aplicação dessas premissas a partir de uma pesquisa de campo (pesquisa-ação), partindo da relação entre paisagem, memória e cultura Nesse sentido, acreditando no potencial uso da fotografia, foi trabalhada com os alunos a questão da experiência individual e visão de mundo, construindo identificações que são compartilhadas em um território comum Para tanto, os caminhos deste trabalho são direcionados na elucidação das questões de liberdade e autonomia geradas no ensino-aprendizagem, ligadas a vários campos do conhecimento, bem como a exploração dos métodos aplicados e dos resultados que foram obtidos na pesquisa
id UEL_93e2296503b20ad18002d4e8f5277118
oai_identifier_str oai:repositorio.uel.br:123456789/11610
network_acronym_str UEL
network_name_str Repositório Institucional da UEL
repository_id_str
spelling Ensino rizomático : uma aproximação entre arte-educação e a geografiaGeografiaArte e geografiaAbordagem interdisciplinar do conhecimentoGeografiaFormação de conceitosArt and geographyInterdisciplinary approach to knowledgeConcept formationPhotography and geographyGeographyStudy and teaching - EnvironmenResumo: Este trabalho objetiva a abordagem das áreas de Arte-Educação e Geografia sob o ponto de vista transdisciplinar, levando em consideração (1) a compreensão particular dos fenômenos sociais e artísticos no processo de ensino-aprendizagem; (2) a legitimação do Ensino transdisciplinar dessas duas áreas do conhecimento; (3) a proposição de que é possível aliar a subjetividade/sensibilidade artística na construção de conceitos geográficos Uma vez estabelecidas essas relações e discutidas as questões teóricas, será apresentada a aplicação dessas premissas a partir de uma pesquisa de campo (pesquisa-ação), partindo da relação entre paisagem, memória e cultura Nesse sentido, acreditando no potencial uso da fotografia, foi trabalhada com os alunos a questão da experiência individual e visão de mundo, construindo identificações que são compartilhadas em um território comum Para tanto, os caminhos deste trabalho são direcionados na elucidação das questões de liberdade e autonomia geradas no ensino-aprendizagem, ligadas a vários campos do conhecimento, bem como a exploração dos métodos aplicados e dos resultados que foram obtidos na pesquisaDissertação (Mestrado em Geografia) - Universidade Estadual de Londrina, Centro de Ciências Exatas, Programa de Pós-Graduação em GeografiaAbstract: This paper aims to approach the areas of Art-Education and Geography from a transdisciplinary point of view, taking into account (1) the particular comprehension of the social and artistic phenomena in the process of learning and teaching; (2) the legitimation of the transdisciplinary teaching of these two areas of knowledge; (3) the proposition that it is possible to ally the artistic subjective/sensibility in the construction of geographic concepts Once these correlations are established and the theoretical points discussed, it will be presented the application of these premises in a field research (action research), starting from the relationship between panorama, memory and culture Being so, believing in the potential use of photography, it was worked out with the students the question of individual experience and world vision, building identifications that are shared in a common territory To do so, the roads of this work are directed to the elucidation of freedom and autonomy matters born in the learning-teaching process, connected to various areas of knowledge, as to the exploration of applied methods and the results reached in the researchSalvi, Rosana Figueiredo [Orientador]Torres, Eloíza CristianePuccetti, RobertaAndrade, Francielly Barbosa2024-05-01T13:17:50Z2024-05-01T13:17:50Z2016.0025.05.2016info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttps://repositorio.uel.br/handle/123456789/11610porMestradoGeografiaCentro de Ciências ExatasPrograma de Pós-graduação em GeografiaLondrinareponame:Repositório Institucional da UELinstname:Universidade Estadual de Londrina (UEL)instacron:UELinfo:eu-repo/semantics/openAccess2024-07-12T04:20:22Zoai:repositorio.uel.br:123456789/11610Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://www.bibliotecadigital.uel.br/PUBhttp://www.bibliotecadigital.uel.br/OAI/oai2.phpbcuel@uel.br||opendoar:2024-07-12T04:20:22Repositório Institucional da UEL - Universidade Estadual de Londrina (UEL)false
dc.title.none.fl_str_mv Ensino rizomático : uma aproximação entre arte-educação e a geografia
title Ensino rizomático : uma aproximação entre arte-educação e a geografia
spellingShingle Ensino rizomático : uma aproximação entre arte-educação e a geografia
Andrade, Francielly Barbosa
Geografia
Arte e geografia
Abordagem interdisciplinar do conhecimento
Geografia
Formação de conceitos
Art and geography
Interdisciplinary approach to knowledge
Concept formation
Photography and geography
Geography
Study and teaching - Environmen
title_short Ensino rizomático : uma aproximação entre arte-educação e a geografia
title_full Ensino rizomático : uma aproximação entre arte-educação e a geografia
title_fullStr Ensino rizomático : uma aproximação entre arte-educação e a geografia
title_full_unstemmed Ensino rizomático : uma aproximação entre arte-educação e a geografia
title_sort Ensino rizomático : uma aproximação entre arte-educação e a geografia
author Andrade, Francielly Barbosa
author_facet Andrade, Francielly Barbosa
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Salvi, Rosana Figueiredo [Orientador]
Torres, Eloíza Cristiane
Puccetti, Roberta
dc.contributor.author.fl_str_mv Andrade, Francielly Barbosa
dc.subject.por.fl_str_mv Geografia
Arte e geografia
Abordagem interdisciplinar do conhecimento
Geografia
Formação de conceitos
Art and geography
Interdisciplinary approach to knowledge
Concept formation
Photography and geography
Geography
Study and teaching - Environmen
topic Geografia
Arte e geografia
Abordagem interdisciplinar do conhecimento
Geografia
Formação de conceitos
Art and geography
Interdisciplinary approach to knowledge
Concept formation
Photography and geography
Geography
Study and teaching - Environmen
description Resumo: Este trabalho objetiva a abordagem das áreas de Arte-Educação e Geografia sob o ponto de vista transdisciplinar, levando em consideração (1) a compreensão particular dos fenômenos sociais e artísticos no processo de ensino-aprendizagem; (2) a legitimação do Ensino transdisciplinar dessas duas áreas do conhecimento; (3) a proposição de que é possível aliar a subjetividade/sensibilidade artística na construção de conceitos geográficos Uma vez estabelecidas essas relações e discutidas as questões teóricas, será apresentada a aplicação dessas premissas a partir de uma pesquisa de campo (pesquisa-ação), partindo da relação entre paisagem, memória e cultura Nesse sentido, acreditando no potencial uso da fotografia, foi trabalhada com os alunos a questão da experiência individual e visão de mundo, construindo identificações que são compartilhadas em um território comum Para tanto, os caminhos deste trabalho são direcionados na elucidação das questões de liberdade e autonomia geradas no ensino-aprendizagem, ligadas a vários campos do conhecimento, bem como a exploração dos métodos aplicados e dos resultados que foram obtidos na pesquisa
publishDate 2024
dc.date.none.fl_str_mv 2016.00
2024-05-01T13:17:50Z
2024-05-01T13:17:50Z
25.05.2016
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://repositorio.uel.br/handle/123456789/11610
url https://repositorio.uel.br/handle/123456789/11610
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv Mestrado
Geografia
Centro de Ciências Exatas
Programa de Pós-graduação em Geografia
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.coverage.none.fl_str_mv Londrina
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UEL
instname:Universidade Estadual de Londrina (UEL)
instacron:UEL
instname_str Universidade Estadual de Londrina (UEL)
instacron_str UEL
institution UEL
reponame_str Repositório Institucional da UEL
collection Repositório Institucional da UEL
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UEL - Universidade Estadual de Londrina (UEL)
repository.mail.fl_str_mv bcuel@uel.br||
_version_ 1809823310845837312