Teoria dos números : um estudo com resolução de problemas na educação básica
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2024 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UEL |
Texto Completo: | https://repositorio.uel.br/handle/123456789/14253 |
Resumo: | Resumo: Este trabalho tem como objetivo rever e mostrar ao professor de Matemática que atua na Educação Básica, como conceitos relacionados à Teoria dos Números podem ser poderosas ferramentas na resolução de algumas situações problemas que envolvem divisibilidade Como guia da discussão, são propostas quatro situações problemas, para em seguida discutir-se alguns tópicos fundamentais da Aritmética, de congruência, de congruência linear, e o Teorema Chinês dos Restos Ao final, utilizam-se estes conceitos para solucionar as situações problemas |
id |
UEL_84cce1942cfd7f19c2dc58cad8d18b88 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.uel.br:123456789/14253 |
network_acronym_str |
UEL |
network_name_str |
Repositório Institucional da UEL |
repository_id_str |
|
spelling |
Teoria dos números : um estudo com resolução de problemas na educação básicaMatemáticaEstudo e ensinoNúmerosDivisibilidadeTeoria dos númerosMathematicsNumbers, Divisibility ofNumber theoryCongruences and residuesConcept formationStudy and teachingResumo: Este trabalho tem como objetivo rever e mostrar ao professor de Matemática que atua na Educação Básica, como conceitos relacionados à Teoria dos Números podem ser poderosas ferramentas na resolução de algumas situações problemas que envolvem divisibilidade Como guia da discussão, são propostas quatro situações problemas, para em seguida discutir-se alguns tópicos fundamentais da Aritmética, de congruência, de congruência linear, e o Teorema Chinês dos Restos Ao final, utilizam-se estes conceitos para solucionar as situações problemasDissertação (Mestrado Profissional em Matemática) - Universidade Estadual de Londrina, Centro de Ciências Exatas, Programa de Pós-Graduação em MatemáticaAbstract: This paper has the objective to review and show to the mathematics teacher, who teaches in Basic Education, how the concepts related to Theory of Numbers can be powerful tools to solve some problems situations involving divisibility As a guide discussion, four problems situations are suggested, after to discuss some essencial topics of Arithmetic, congruence, linear congruence and The Chinese Remainder Theorem Finally, are used these concepts to solve the problems situationsCarvalho, Túlio Oliveira de [Orientador]Savioli, Angela Marta Pereira das DoresMartinez, André Luís MachadoJesus Junior, Lucidio de2024-05-01T14:29:38Z2024-05-01T14:29:38Z2013.0005.08.2013info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttps://repositorio.uel.br/handle/123456789/14253porMestrado ProfissionalMatemáticaCentro de Ciências ExatasPrograma de Pós-Graduação em MatemáticaPrograma de Pós-Graduação em MatemáticaLondrinareponame:Repositório Institucional da UELinstname:Universidade Estadual de Londrina (UEL)instacron:UELinfo:eu-repo/semantics/openAccess2024-07-12T04:20:19Zoai:repositorio.uel.br:123456789/14253Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://www.bibliotecadigital.uel.br/PUBhttp://www.bibliotecadigital.uel.br/OAI/oai2.phpbcuel@uel.br||opendoar:2024-07-12T04:20:19Repositório Institucional da UEL - Universidade Estadual de Londrina (UEL)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Teoria dos números : um estudo com resolução de problemas na educação básica |
title |
Teoria dos números : um estudo com resolução de problemas na educação básica |
spellingShingle |
Teoria dos números : um estudo com resolução de problemas na educação básica Jesus Junior, Lucidio de Matemática Estudo e ensino Números Divisibilidade Teoria dos números Mathematics Numbers, Divisibility of Number theory Congruences and residues Concept formation Study and teaching |
title_short |
Teoria dos números : um estudo com resolução de problemas na educação básica |
title_full |
Teoria dos números : um estudo com resolução de problemas na educação básica |
title_fullStr |
Teoria dos números : um estudo com resolução de problemas na educação básica |
title_full_unstemmed |
Teoria dos números : um estudo com resolução de problemas na educação básica |
title_sort |
Teoria dos números : um estudo com resolução de problemas na educação básica |
author |
Jesus Junior, Lucidio de |
author_facet |
Jesus Junior, Lucidio de |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Carvalho, Túlio Oliveira de [Orientador] Savioli, Angela Marta Pereira das Dores Martinez, André Luís Machado |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Jesus Junior, Lucidio de |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Matemática Estudo e ensino Números Divisibilidade Teoria dos números Mathematics Numbers, Divisibility of Number theory Congruences and residues Concept formation Study and teaching |
topic |
Matemática Estudo e ensino Números Divisibilidade Teoria dos números Mathematics Numbers, Divisibility of Number theory Congruences and residues Concept formation Study and teaching |
description |
Resumo: Este trabalho tem como objetivo rever e mostrar ao professor de Matemática que atua na Educação Básica, como conceitos relacionados à Teoria dos Números podem ser poderosas ferramentas na resolução de algumas situações problemas que envolvem divisibilidade Como guia da discussão, são propostas quatro situações problemas, para em seguida discutir-se alguns tópicos fundamentais da Aritmética, de congruência, de congruência linear, e o Teorema Chinês dos Restos Ao final, utilizam-se estes conceitos para solucionar as situações problemas |
publishDate |
2024 |
dc.date.none.fl_str_mv |
05.08.2013 2013.00 2024-05-01T14:29:38Z 2024-05-01T14:29:38Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://repositorio.uel.br/handle/123456789/14253 |
url |
https://repositorio.uel.br/handle/123456789/14253 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
Mestrado Profissional Matemática Centro de Ciências Exatas Programa de Pós-Graduação em Matemática Programa de Pós-Graduação em Matemática |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.coverage.none.fl_str_mv |
Londrina |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UEL instname:Universidade Estadual de Londrina (UEL) instacron:UEL |
instname_str |
Universidade Estadual de Londrina (UEL) |
instacron_str |
UEL |
institution |
UEL |
reponame_str |
Repositório Institucional da UEL |
collection |
Repositório Institucional da UEL |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UEL - Universidade Estadual de Londrina (UEL) |
repository.mail.fl_str_mv |
bcuel@uel.br|| |
_version_ |
1809823305577791488 |