Formação e desenvolvimento de habilidades informacionais : um estudo com graduandos de Biblioteconomia

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Pianovski, Vanessa de Souza
Data de Publicação: 2024
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UEL
Texto Completo: https://repositorio.uel.br/handle/123456789/16000
Resumo: Resumo: As habilidades informacionais referem-se ao domínio que os estudantes possuem em relação à definição de suas necessidades de informação, à busca e ao uso da informação O objetivo proposto para este estudo consistiu em analisar o processo de formação e desenvolvimento das habilidades informacionais e a influência das crenças de autoeficácia nesse processo em graduandos de Biblioteconomia no âmbito de suas práticas de pesquisa No referencial teórico, foram abordados aspectos referentes ao processo de busca e uso informação, as fontes de informação, as estratégias para a busca da informação, as habilidades informacionais e a motivação na perspectiva das crenças de autoeficácia Os procedimentos metodológicos utilizados foram: pesquisa colaborativa, com abordagem qualitativa A amostra da pesquisa foi composta por 16 estudantes matriculados no 3º ano do curso de Biblioteconomia no ano letivo de 216, que estavam na fase de construção do pré-projeto para o trabalho de conclusão de curso A coleta de dados foi realizada em três fases, sendo que, na primeira fase foi realizado um contato inicial com os estudantes, com o objetivo de conhecê-los e apresentar a proposta da pesquisa, na segunda fase da pesquisa foi realizado uma oficina, e utilizou-se a técnica da observação e diário de pesquisa, e na terceira fase realizou-se um grupo focal Os resultados identificaram que uma parte dos estudantes apresentavam domínio no uso das fontes de informação, outros conheciam algumas fontes, no entanto apresentavam dificuldades em sua utilização Verificou-se que, durante a oficina os estudantes manusearam diversas bases de dados que não tinham conhecimento e recuperaram informações relevantes que não haviam conseguido antes Os estudantes utilizavam principalmente as estratégias cognitivas para o processamento e organização das informações Quanto às crenças de autoeficácia, a maioria dos estudantes acredita em suas capacidades, no entanto, em alguns momentos sentem-se desanimados Os resultados evidenciaram que alguns estudantes se mostraram mais confiantes após a oficina Conclui-se que, por meio da oficina os estudantes tiveram a oportunidade de refletir a respeito de suas práticas de pesquisa e identificar suas dificuldades Os resultados podem contribuir para o planejamento de outras oficinas voltadas para o desenvolvimento e aprimoramento das habilidades informacionais
id UEL_86d034370490887bc6740ba24c503415
oai_identifier_str oai:repositorio.uel.br:123456789/16000
network_acronym_str UEL
network_name_str Repositório Institucional da UEL
repository_id_str
spelling Formação e desenvolvimento de habilidades informacionais : um estudo com graduandos de BiblioteconomiaComportamento informacionalBiblioteconomiaEstudantesRecuperação da informaçãoCiência da InformaçãoInformation behaviorInformation retrievalInformation scienceMotivation in educationLibrary studentsResumo: As habilidades informacionais referem-se ao domínio que os estudantes possuem em relação à definição de suas necessidades de informação, à busca e ao uso da informação O objetivo proposto para este estudo consistiu em analisar o processo de formação e desenvolvimento das habilidades informacionais e a influência das crenças de autoeficácia nesse processo em graduandos de Biblioteconomia no âmbito de suas práticas de pesquisa No referencial teórico, foram abordados aspectos referentes ao processo de busca e uso informação, as fontes de informação, as estratégias para a busca da informação, as habilidades informacionais e a motivação na perspectiva das crenças de autoeficácia Os procedimentos metodológicos utilizados foram: pesquisa colaborativa, com abordagem qualitativa A amostra da pesquisa foi composta por 16 estudantes matriculados no 3º ano do curso de Biblioteconomia no ano letivo de 216, que estavam na fase de construção do pré-projeto para o trabalho de conclusão de curso A coleta de dados foi realizada em três fases, sendo que, na primeira fase foi realizado um contato inicial com os estudantes, com o objetivo de conhecê-los e apresentar a proposta da pesquisa, na segunda fase da pesquisa foi realizado uma oficina, e utilizou-se a técnica da observação e diário de pesquisa, e na terceira fase realizou-se um grupo focal Os resultados identificaram que uma parte dos estudantes apresentavam domínio no uso das fontes de informação, outros conheciam algumas fontes, no entanto apresentavam dificuldades em sua utilização Verificou-se que, durante a oficina os estudantes manusearam diversas bases de dados que não tinham conhecimento e recuperaram informações relevantes que não haviam conseguido antes Os estudantes utilizavam principalmente as estratégias cognitivas para o processamento e organização das informações Quanto às crenças de autoeficácia, a maioria dos estudantes acredita em suas capacidades, no entanto, em alguns momentos sentem-se desanimados Os resultados evidenciaram que alguns estudantes se mostraram mais confiantes após a oficina Conclui-se que, por meio da oficina os estudantes tiveram a oportunidade de refletir a respeito de suas práticas de pesquisa e identificar suas dificuldades Os resultados podem contribuir para o planejamento de outras oficinas voltadas para o desenvolvimento e aprimoramento das habilidades informacionaisDissertação (Mestrado em Ciência da Informação) - Universidade Estadual de Londrina, Centro de Educação, Comunicação e Artes, Programa de Pós-Graduação em Ciência da InformaçãoAbstract: Information skills refer to the domain that alumni possess in relation to defining their information needs, the seek and use of information The objective of this study was to analyze the process of formation and development of information skills and the influence of the beliefs of self-efficacy in this process among undergraduates alumni on Library Sciences in the scope on their research practices In the theoretical reference, aspects related to the process of seeking and using information, information sources, information seeking strategies, information skills and motivation from the perspective of self-efficacy beliefs The methodological procedures used was: collaborative research, with a qualitative method The sample consisted of 16 alumni enrolled in the 3rd year on the Library and Information Science Graduate who were in the step of the draft version of the term paper, during the 216 academic's year Data collection was carried out in three phases, in the first phase an initial contact with the alumni was carried out, in order to get to know them and present the research proposal, a workshop was carried out in the second phase of the research, and the observational study technique and research diary was used, and in the third, a focus group were conducted The results identified that some of the alumni had a domain in the use of information sources, others had knowledge of some sources, but presented difficulties in use It was found that during the workshop the alumni handled a number of databases they were unaware of, and retrieved relevant information they had not previously obtained Alumni mainly used cognitive strategies for processing and organizing information As for beliefs of self-efficacy, most alumni believe in their skills, however, at times they feel discouraged The results showed that some alumni were feel more confident after the workshop It was concluded that through the workshop alumni had the opportunity to reflect on their research practices and identify their own difficulties The results can contribute to the planning of other workshops aimed at the development and improvement of information skillsAlcará, Adriana Rosecler [Orientador]Cavalcante, Luciane de Fátima BeckmanTomaél, Maria InêsPianovski, Vanessa de Souza2024-05-01T14:59:19Z2024-05-01T14:59:19Z2017.0019.04.2017info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttps://repositorio.uel.br/handle/123456789/16000porMestradoCiência da InformaçãoCentro de Educação, Comunicação e ArtesPrograma de Pós-graduação em Ciência da InformaçãoLondrinareponame:Repositório Institucional da UELinstname:Universidade Estadual de Londrina (UEL)instacron:UELinfo:eu-repo/semantics/openAccess2024-07-12T04:20:23Zoai:repositorio.uel.br:123456789/16000Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://www.bibliotecadigital.uel.br/PUBhttp://www.bibliotecadigital.uel.br/OAI/oai2.phpbcuel@uel.br||opendoar:2024-07-12T04:20:23Repositório Institucional da UEL - Universidade Estadual de Londrina (UEL)false
dc.title.none.fl_str_mv Formação e desenvolvimento de habilidades informacionais : um estudo com graduandos de Biblioteconomia
title Formação e desenvolvimento de habilidades informacionais : um estudo com graduandos de Biblioteconomia
spellingShingle Formação e desenvolvimento de habilidades informacionais : um estudo com graduandos de Biblioteconomia
Pianovski, Vanessa de Souza
Comportamento informacional
Biblioteconomia
Estudantes
Recuperação da informação
Ciência da Informação
Information behavior
Information retrieval
Information science
Motivation in education
Library students
title_short Formação e desenvolvimento de habilidades informacionais : um estudo com graduandos de Biblioteconomia
title_full Formação e desenvolvimento de habilidades informacionais : um estudo com graduandos de Biblioteconomia
title_fullStr Formação e desenvolvimento de habilidades informacionais : um estudo com graduandos de Biblioteconomia
title_full_unstemmed Formação e desenvolvimento de habilidades informacionais : um estudo com graduandos de Biblioteconomia
title_sort Formação e desenvolvimento de habilidades informacionais : um estudo com graduandos de Biblioteconomia
author Pianovski, Vanessa de Souza
author_facet Pianovski, Vanessa de Souza
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Alcará, Adriana Rosecler [Orientador]
Cavalcante, Luciane de Fátima Beckman
Tomaél, Maria Inês
dc.contributor.author.fl_str_mv Pianovski, Vanessa de Souza
dc.subject.por.fl_str_mv Comportamento informacional
Biblioteconomia
Estudantes
Recuperação da informação
Ciência da Informação
Information behavior
Information retrieval
Information science
Motivation in education
Library students
topic Comportamento informacional
Biblioteconomia
Estudantes
Recuperação da informação
Ciência da Informação
Information behavior
Information retrieval
Information science
Motivation in education
Library students
description Resumo: As habilidades informacionais referem-se ao domínio que os estudantes possuem em relação à definição de suas necessidades de informação, à busca e ao uso da informação O objetivo proposto para este estudo consistiu em analisar o processo de formação e desenvolvimento das habilidades informacionais e a influência das crenças de autoeficácia nesse processo em graduandos de Biblioteconomia no âmbito de suas práticas de pesquisa No referencial teórico, foram abordados aspectos referentes ao processo de busca e uso informação, as fontes de informação, as estratégias para a busca da informação, as habilidades informacionais e a motivação na perspectiva das crenças de autoeficácia Os procedimentos metodológicos utilizados foram: pesquisa colaborativa, com abordagem qualitativa A amostra da pesquisa foi composta por 16 estudantes matriculados no 3º ano do curso de Biblioteconomia no ano letivo de 216, que estavam na fase de construção do pré-projeto para o trabalho de conclusão de curso A coleta de dados foi realizada em três fases, sendo que, na primeira fase foi realizado um contato inicial com os estudantes, com o objetivo de conhecê-los e apresentar a proposta da pesquisa, na segunda fase da pesquisa foi realizado uma oficina, e utilizou-se a técnica da observação e diário de pesquisa, e na terceira fase realizou-se um grupo focal Os resultados identificaram que uma parte dos estudantes apresentavam domínio no uso das fontes de informação, outros conheciam algumas fontes, no entanto apresentavam dificuldades em sua utilização Verificou-se que, durante a oficina os estudantes manusearam diversas bases de dados que não tinham conhecimento e recuperaram informações relevantes que não haviam conseguido antes Os estudantes utilizavam principalmente as estratégias cognitivas para o processamento e organização das informações Quanto às crenças de autoeficácia, a maioria dos estudantes acredita em suas capacidades, no entanto, em alguns momentos sentem-se desanimados Os resultados evidenciaram que alguns estudantes se mostraram mais confiantes após a oficina Conclui-se que, por meio da oficina os estudantes tiveram a oportunidade de refletir a respeito de suas práticas de pesquisa e identificar suas dificuldades Os resultados podem contribuir para o planejamento de outras oficinas voltadas para o desenvolvimento e aprimoramento das habilidades informacionais
publishDate 2024
dc.date.none.fl_str_mv 19.04.2017
2017.00
2024-05-01T14:59:19Z
2024-05-01T14:59:19Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://repositorio.uel.br/handle/123456789/16000
url https://repositorio.uel.br/handle/123456789/16000
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv Mestrado
Ciência da Informação
Centro de Educação, Comunicação e Artes
Programa de Pós-graduação em Ciência da Informação
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.coverage.none.fl_str_mv Londrina
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UEL
instname:Universidade Estadual de Londrina (UEL)
instacron:UEL
instname_str Universidade Estadual de Londrina (UEL)
instacron_str UEL
institution UEL
reponame_str Repositório Institucional da UEL
collection Repositório Institucional da UEL
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UEL - Universidade Estadual de Londrina (UEL)
repository.mail.fl_str_mv bcuel@uel.br||
_version_ 1809823312802480128