Gênero haicai e ensino : transposição didática na formação continuada

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Porto, Idelma Maria Nunes
Data de Publicação: 2024
Tipo de documento: Tese
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UEL
Texto Completo: https://repositorio.uel.br/handle/123456789/14645
Resumo: Resumo: No contexto da Linguística Aplicada, esta tese de doutoramento parte do questionamento de como se poderia dar a didatização do gênero discursivo haicai – em sua manifestação brasileira – por uma professora de Língua Portuguesa, em formação continuada, a partir de estudos teóricos bakhtinianos, considerando, sobretudo, que o enunciado concreto é a unidade de comunicação, moldada pelo gênero O objetivo geral é analisar o processo de transposição didática do gênero haicai – especificamente os de autoria de Alice Ruiz, poeta paranaense – via Plano de Trabalho Docente, por uma professora do Ensino Médio de uma escola pública do Estado do Paraná, em formação continuada Trata-se, portanto, de uma pesquisa qualitativa, de cunho etnográfico e caráter colaborativo Após o estudo teórico acerca dos conceitos bakhtinianos de “enunciado”, “dialogismo” e “gêneros discursivos”, realizado com a docente, desenvolvemos o estudo do gênero haicai, sobretudo a caracterização do haicai de Alice Ruiz, promovendo o levantamento das marcas linguístico-enunciativas À luz da análise desenvolvida, elaboramos o Plano de Trabalho Docente, com ênfase na integração da leitura e da análise linguística, com aplicação em sala de aula Por fim, descrevemos e analisamos a apropriação, pela professora-colaboradora, da teoria bakhtiniana dos gêneros discursivos e das características do gênero haicai brasileiro, materializado em seus enunciados concretos, assim como a elaboração do Plano de Trabalho Docente, o planejamento e desenvolvimento das aulas, tendo, como instrumentos, os diários da docente, as anotações da pesquisadora e a transcrição de áudio das aulas e sessões reflexivas O trabalho possibilitou a mobilização de conceitos teóricos e saberes da experiência docente, a qual se caracterizou com determinados avanços na apropriação dos conceitos dialógicos, na medida em que a professora concebeu o haicai em suas condições concretas de produção e circulação Por outro lado, fizeram-se presentes, ainda, saberes advindos de práticas de ensino tradicional cristalizados Tendo em vista a internalização parcial dos construtos teóricos trabalhados, os resultados apontam a relevância da aproximação de estudos teóricos de projetos de pesquisa ligados à academia, com o intuito de contribuir para o processo educacional, pois o caminho teoria-prática é sempre tênue
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Universidade Estadual de Londrina, Centro de Letras e Ciências Humanas, Programa de Pós-Graduação em Estudos da LinguagemAbstract: In the context of applied linguistics, this thesis is part of the questioning on how the didactization of haiku – in its Brazilian manifestation – could be given by a Portuguese teacher, in continuing education, from Bakhtin studies The objective is to analyze the process of didactic transposition of haiku genre – specifically authored by Alice Ruiz, a poet from Paraná, Brazil – via Teaching Work Plan, by a high school teacher from a public school in the state of Paraná in continuing education Therefore, it is a qualitative research of ethnographic and collaborative nature After the theoretical study about Bakhtin concepts of “utterance”, “dialogism” and “discourse genres”, the characterization of haiku from Alice Ruiz was developed with the teacher, promoting the survey of language enunciative marks On the analysis developed, the Work Plan was elaborated, emphasizing the integration of reading and linguistic analysis, with application in the classroom Finally, we described and analyzed the appropriation by the teacher of Bakhtin theory of discourse genres and characteristics of Brazilian haiku genre, based on its concrete statements, as well as in the elaboration of the Work Plan, planning and developing the classes, taking as instruments the teacher’s diaries, the researcher notes and audio transcriptions from classes and reflection sessions This work enabled the mobilization of theoretical concepts and knowledge of teaching experience which is featured by certain advances in dialogic appropriation of concepts, at the moment the teacher designed the haiku in its concrete conditions of production and distribution Furthermore, knowledge from crystallized traditional teaching practices was present Considering the partial internalization of theoretical constructs worked, the results show the relevance of the approach of academic theoretical studies, in order to contribute to educational process, since the way between theory and practice is always tenuousPerfeito, Alba Maria [Orientador]Costa-Hübes, Terezinha da ConceiçãoFernandes, Célia BassumaGalembeck, Paulo de TarsoMafra, Núbio Delanne FerrazPorto, Idelma Maria Nunes2024-05-01T14:34:12Z2024-05-01T14:34:12Z2014.0010.10.2014info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/doctoralThesisapplication/pdfhttps://repositorio.uel.br/handle/123456789/14645porDoutoradoEstudos da LinguagemCentro de Letras e Ciências HumanasPrograma de Pós-Graduação em Estudos da LinguagemLondrinareponame:Repositório Institucional da UELinstname:Universidade Estadual de Londrina (UEL)instacron:UELinfo:eu-repo/semantics/openAccess2024-07-12T04:20:13Zoai:repositorio.uel.br:123456789/14645Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://www.bibliotecadigital.uel.br/PUBhttp://www.bibliotecadigital.uel.br/OAI/oai2.phpbcuel@uel.br||opendoar:2024-07-12T04:20:13Repositório Institucional da UEL - 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