O acesso à saúde de migrantes angolanos em Londrina/PR e sua interface com a escolaridade

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Domingos, Óscar Sousa
Data de Publicação: 2024
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UEL
Texto Completo: https://repositorio.uel.br/handle/123456789/9556
Resumo: Resumo: Enquanto fenômenos sociais, os processos migratórios têm acompanhado o desenvolvimento do capitalismo monopolista, que se relaciona estreitamente com os fluxos financeiros, mercado de trabalho e mobilidade da força de trabalho, na medida em que tal aceleração traz consigo fatores estruturais de mobilidade como crises políticas e ambientais, defasagens entre os níveis de desenvolvimento humano, generalização da emissão do passaporte, etc Os fluxos migratórios contemporâneos demostram o aumento dos movimentos em direção e/ou entre os países do Sul Global, sendo o Brasil um importante espaço de instalação ou de trânsito de migrantes do Sul Global Os fluxos migratórios de angolanos em direção ao Brasil – que ao longo do tempo decorreram em função de diversas modalidades migratórias - representam uma das mais expressivas e constantes na formação da diáspora africana no Brasil No caso específico de Londrina/PR, constata-se que a migração angolana ocorre, fundamentalmente, por questões acadêmicas Neste sentido, a presente pesquisa teve como objetivo geral analisar a interface entre a escolaridade dos migrantes angolanos em Londrina/PR e o acesso aos serviços de saúde Tratou-se de uma pesquisa qualitativa, e os seus procedimentos metodológicos foram organizados em quatro momentos: revisão bibliográfica, levantamento documental, pesquisa de campo, e descrição e análise de dados Os dados foram coletados por meio de entrevista semiestrutura realizada com migrantes angolanos, formados ou em formação nas universidades brasileiras, e residentes em Londrina/PR em um período não inferior a quatro anos; e aplicação de questionário semiestruturado aos migrantes angolanos residentes em Londrina/PR e membros da Associação dos Angolanos em Londrina (AAL) A pesquisa demostrou que, no processo de reterritorialização dos migrantes angolanos em Londrina/PR, há fatores que condicionam o acesso destes aos serviços de saúde no Brasil Os elementos que condicionam o acesso dos migrantes angolanos em Londrina/PR estão ligados à coexistência – no processo migratório - de dois sistemas de saúde (SUS e SNS) que, apesar de apresentarem semelhanças nos seus princípios estruturantes (como por exemplo, a universalização, equidade, etc), apresentam formas distintas de funcionamento; ao conceito de saúde-doença construído socialmente por estes migrantes; e o recurso à medicina tradicional Contudo, os resultados obtidos evidenciam que a interface entre a escolaridade e o acesso aos serviços de saúde fundamenta-se nas implicações que a inserção dos migrantes angolanos em Londrina/PR no ambiente acadêmico tem para o acesso destes aos serviços de saúde brasileiros Ou seja, o ambiente acadêmico representa um espaço privilegiado que proporciona melhor compreensão da saúde, do funcionamento do SUS e, consequentemente, o acesso às informações que impulsionam o acesso aos serviços de saúde – ou os serviços públicos no geral
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and application of semi-structured questionnaire to Angolan migrants living in Londrina/PR and members of the Association of Angolans in Londrina (AAL) The research demonstrated that, in the process of reterritorialization of Angolan migrants in Londrina/PR, there are factors that condition their access to health services in Brazil The elements that condition the access of Angolan migrants in Londrina/PR are linked to the coexistence - in the migration process - of two health systems (SUS and SNS) that, despite presenting similarities in their structuring principles (such as universalization, equity, etc), present different ways of functioning; to the concept of health-disease socially constructed by these migrants; and the use of traditional medicine However, the results obtained show that the interface between education and access to health services is based on the implications that the insertion of Angolan migrants in Londrina/PR in the academic environment has for their access to Brazilian health services That is, the academic environment represents a privileged space that provides better understanding of health, the functioning of the SUS and, consequently, access to information that boosts access to health services - or public services in generalLanza, Líria Maria Bettiol [Orientador]Monteiro, Amor AntónioBruel, Ana LorenaDomingos, Óscar Sousa2024-05-01T12:08:47Z2024-05-01T12:08:47Z2022.0009.08.2022info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttps://repositorio.uel.br/handle/123456789/9556porMestradoServiço Social e Política SocialCentro de Estudos Sociais AplicadosPrograma de Pós-Graduação em Serviço Social e Política SocialLondrinareponame:Repositório Institucional da UELinstname:Universidade Estadual de Londrina (UEL)instacron:UELinfo:eu-repo/semantics/openAccess2024-07-12T04:20:15Zoai:repositorio.uel.br:123456789/9556Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://www.bibliotecadigital.uel.br/PUBhttp://www.bibliotecadigital.uel.br/OAI/oai2.phpbcuel@uel.br||opendoar:2024-07-12T04:20:15Repositório Institucional da UEL - Universidade Estadual de Londrina (UEL)false
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