Ensino baseado em simulação para a competência clínica de estudantes de enfermagem na síndrome coronariana

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Moreira, Ana Cândida Martins Grossi
Data de Publicação: 2024
Tipo de documento: Tese
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UEL
Texto Completo: https://repositorio.uel.br/handle/123456789/10107
Resumo: Resumo: Este estudo teve como objetivo avaliar do ensino baseado em simulação no desenvolvimento da competência clínica de estudante de enfermagem no atendimento ao paciente com síndrome coronariana Trata-se de um estudo quase experimental, do qual participaram 62 estudantes do curso de enfermagem de uma universidade pública do sul do Brasil, matriculados no quarto ano, no período de fevereiro de 219 a fevereiro de 22 O experimento referiu-se ao ensino baseado em simulação, sendo utilizadas estratégias de ensino, teoria e prática A estratégia teórica iniciou-se com um estudo de caso e aula teórica expositiva dialogada, com dinâmica em grupo A estratégia prática incluiu a simulação de alta fidelidade com paciente ator Foram construídos para coleta de dados um Teste de Conhecimento, que avaliou o conhecimento teórico, e um Checklist para avaliação das habilidades e atitudes dos estudantes, a partir de uma revisão bibliográfica sobre a temática e das diretrizes norte-americanas de síndrome coronariana O Checklist foi submetido à validação de conteúdo pela técnica Delphi por juízes especialistas; e a validação da aplicabilidade, por docentes e residentes de enfermagem; utilizou-se ainda a Escala do Design da Simulação, validada para uso no Brasil, composta de duas subescalas, divididas em cinco fatores que avaliaram os objetivos e informações, apoio, resolução de problemas, feedback/reflexão e o realismo do cenário Os dados foram tabulados em planilha do Microsoft Excel® e analisados descritivamente, por frequência absoluta e relativa, pelo programa Statistical Package for the Social Science O Checklist demonstrou validade de conteúdo e aplicabilidade, e sua adoção possibilitou a identificação das habilidades e atitudes realizadas pelos estudantes A avaliação do conhecimento dos estudantes revelou um aumento gradual durante as estratégias teóricas de ensino (67,6%, 76,7% e 88,1%) Em simulação de atendimento, na competência “comunicação”, a habilidade com maior percentual de execução adequada foi “comunicou-se com fala nítida e tom de voz controlado” (93,5%), enquanto que “atribuiu solicitações verbalmente ou visualmente a uma pessoa específica” apresentou 23,3% Na competência “avaliação do paciente”, a habilidade “acoplou oxímetro de pulso em polpa dos dedos da mão” foi executada por todos os estudantes (1%) e “investigou sintomas concomitantes” teve 25% de percentual de execução Na competência “tratamento imediato”, a habilidade “administrou antiagregante plaquetário, de acordo com protocolo” também apresentou 1% de execução adequada pelos participantes e “perguntou sobre alergia medicamentosa”, 72,8% Na última competência, a classificação adequada do paciente em um dos três grupos de síndrome coronariana foi de 75%; tratamento de acordo com protocolo, 83,7% e verbalizou quais derivações apresentaram alterações no segmento ST obteve 68,5% de execução correta Na avaliação do design da simulação, a média do escore foi acima de quatro para quatro fatores, indicando que os estudantes concordaram que os componentes do cenário de simulação foram bem implementados A avaliação da retenção do conhecimento demonstrou a manutenção do aprendizado após 3 dias da intervenção (87,6%) A participação no ensino baseado em simulação contribuiu para o desenvolvimento da competência clínica dos estudantes de enfermagem no atendimento ao paciente com síndrome coronariana
id UEL_8f174f0cd7f7aafd284e7e9190153675
oai_identifier_str oai:repositorio.uel.br:123456789/10107
network_acronym_str UEL
network_name_str Repositório Institucional da UEL
repository_id_str
spelling Ensino baseado em simulação para a competência clínica de estudantes de enfermagem na síndrome coronarianaEnfermagemAprendizagemSimulação realísticaCompetência clínicaNursingLearningRealistic simulationClinical competenceResumo: Este estudo teve como objetivo avaliar do ensino baseado em simulação no desenvolvimento da competência clínica de estudante de enfermagem no atendimento ao paciente com síndrome coronariana Trata-se de um estudo quase experimental, do qual participaram 62 estudantes do curso de enfermagem de uma universidade pública do sul do Brasil, matriculados no quarto ano, no período de fevereiro de 219 a fevereiro de 22 O experimento referiu-se ao ensino baseado em simulação, sendo utilizadas estratégias de ensino, teoria e prática A estratégia teórica iniciou-se com um estudo de caso e aula teórica expositiva dialogada, com dinâmica em grupo A estratégia prática incluiu a simulação de alta fidelidade com paciente ator Foram construídos para coleta de dados um Teste de Conhecimento, que avaliou o conhecimento teórico, e um Checklist para avaliação das habilidades e atitudes dos estudantes, a partir de uma revisão bibliográfica sobre a temática e das diretrizes norte-americanas de síndrome coronariana O Checklist foi submetido à validação de conteúdo pela técnica Delphi por juízes especialistas; e a validação da aplicabilidade, por docentes e residentes de enfermagem; utilizou-se ainda a Escala do Design da Simulação, validada para uso no Brasil, composta de duas subescalas, divididas em cinco fatores que avaliaram os objetivos e informações, apoio, resolução de problemas, feedback/reflexão e o realismo do cenário Os dados foram tabulados em planilha do Microsoft Excel® e analisados descritivamente, por frequência absoluta e relativa, pelo programa Statistical Package for the Social Science O Checklist demonstrou validade de conteúdo e aplicabilidade, e sua adoção possibilitou a identificação das habilidades e atitudes realizadas pelos estudantes A avaliação do conhecimento dos estudantes revelou um aumento gradual durante as estratégias teóricas de ensino (67,6%, 76,7% e 88,1%) Em simulação de atendimento, na competência “comunicação”, a habilidade com maior percentual de execução adequada foi “comunicou-se com fala nítida e tom de voz controlado” (93,5%), enquanto que “atribuiu solicitações verbalmente ou visualmente a uma pessoa específica” apresentou 23,3% Na competência “avaliação do paciente”, a habilidade “acoplou oxímetro de pulso em polpa dos dedos da mão” foi executada por todos os estudantes (1%) e “investigou sintomas concomitantes” teve 25% de percentual de execução Na competência “tratamento imediato”, a habilidade “administrou antiagregante plaquetário, de acordo com protocolo” também apresentou 1% de execução adequada pelos participantes e “perguntou sobre alergia medicamentosa”, 72,8% Na última competência, a classificação adequada do paciente em um dos três grupos de síndrome coronariana foi de 75%; tratamento de acordo com protocolo, 83,7% e verbalizou quais derivações apresentaram alterações no segmento ST obteve 68,5% de execução correta Na avaliação do design da simulação, a média do escore foi acima de quatro para quatro fatores, indicando que os estudantes concordaram que os componentes do cenário de simulação foram bem implementados A avaliação da retenção do conhecimento demonstrou a manutenção do aprendizado após 3 dias da intervenção (87,6%) A participação no ensino baseado em simulação contribuiu para o desenvolvimento da competência clínica dos estudantes de enfermagem no atendimento ao paciente com síndrome coronarianaTese (Doutorado em Enfermagem) - Universidade Estadual de Londrina, Centro de Ciências da Saúde, Programa de Pós-Graduação em EnfermagemAbstract: This study aimed to evaluate simulation-based teaching in the development of clinical competence of nursing students in the care of patients with coronary syndrome This is a quasi-experimental study, in which 62 nursing students from a public university in southern Brazil participated, enrolled in the fourth year, from February 219 to February 22 The experiment referred to teaching based on simulation, using teaching strategies, theory and practice The theoretical strategy started with a case study and a theoretical expository class, with group dynamics The practical strategy included high-fidelity simulation with an actor patient A Knowledge Test was constructed for data collection, which assessed theoretical knowledge, and a Checklist for assessing students' skills and attitudes, based on a bibliographic review on the theme and the North American guidelines on coronary syndrome The Checklist was submitted to content validation by the Delphi technique by expert judges; and validation of applicability, by professors and nursing residents; the Simulation Design Scale, validated for use in Brazil, was also used, composed of two subscales, divided into five factors that evaluated the objectives and information, support, problem solving, feedback / reflection and the realism of the scenario The data were tabulated in a Microsoft Excel® spreadsheet and analyzed descriptively, by absolute and relative frequency, using the Statistical Package for the Social Sciences program The Checklist demonstrated content validity and applicability, and its adoption made it possible to identify the skills and attitudes performed by students The assessment of students' knowledge revealed a gradual increase during theoretical teaching strategies (676%, 767% and 881%) In service simulation, in the “communication” competency, the skill with the highest percentage of adequate execution was “communicated with clear speech and controlled tone of voice” (935%), while “assigned requests verbally or visually to a specific person presented” 233% In the competence "patient assessment", the ability "coupled pulse oximeter to the pulp of the fingers" was performed by all students (1%) and "investigated concomitant symptoms" had a 25% percentage of execution In the “immediate treatment” competency, the ability “administered antiplatelet agents, according to the protocol” also showed 1% of adequate performance by the participants and “asked about drug allergy”, 728% In the last competence, the adequate classification of the patient in one of the three groups of coronary syndromes was 75%; treatment according to protocol, 837% and verbalized which derivations showed changes in the ST segment obtained 685% of correct execution In the evaluation of the simulation design, the average score was above four to four factors, indicating that the students agreed that the components of the simulation scenario were well implemented The assessment of knowledge retention demonstrated the maintenance of learning after 3 days of the intervention (876%) Participation in simulation-based teaching contributed to the development of clinical competence of nursing students in caring for patients with coronary syndromeMartins, Eleine Aparecida Penha [Orientador]Haddad, Maria do Carmo Fernandez LourençoFelix, Jorge Vinícius CestariDellaroza, Mara Solange GomesMantovani, Maria de FátimaMoreira, Ana Cândida Martins Grossi2024-05-01T12:14:23Z2024-05-01T12:14:23Z2021.0019.03.2021info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/doctoralThesisapplication/pdfhttps://repositorio.uel.br/handle/123456789/10107porDoutoradoEnfermagemCentro de Ciências da SaúdePrograma de Pós-Graduação em EnfermagemLondrinareponame:Repositório Institucional da UELinstname:Universidade Estadual de Londrina (UEL)instacron:UELinfo:eu-repo/semantics/openAccess2024-07-12T04:20:13Zoai:repositorio.uel.br:123456789/10107Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://www.bibliotecadigital.uel.br/PUBhttp://www.bibliotecadigital.uel.br/OAI/oai2.phpbcuel@uel.br||opendoar:2024-07-12T04:20:13Repositório Institucional da UEL - Universidade Estadual de Londrina (UEL)false
dc.title.none.fl_str_mv Ensino baseado em simulação para a competência clínica de estudantes de enfermagem na síndrome coronariana
title Ensino baseado em simulação para a competência clínica de estudantes de enfermagem na síndrome coronariana
spellingShingle Ensino baseado em simulação para a competência clínica de estudantes de enfermagem na síndrome coronariana
Moreira, Ana Cândida Martins Grossi
Enfermagem
Aprendizagem
Simulação realística
Competência clínica
Nursing
Learning
Realistic simulation
Clinical competence
title_short Ensino baseado em simulação para a competência clínica de estudantes de enfermagem na síndrome coronariana
title_full Ensino baseado em simulação para a competência clínica de estudantes de enfermagem na síndrome coronariana
title_fullStr Ensino baseado em simulação para a competência clínica de estudantes de enfermagem na síndrome coronariana
title_full_unstemmed Ensino baseado em simulação para a competência clínica de estudantes de enfermagem na síndrome coronariana
title_sort Ensino baseado em simulação para a competência clínica de estudantes de enfermagem na síndrome coronariana
author Moreira, Ana Cândida Martins Grossi
author_facet Moreira, Ana Cândida Martins Grossi
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Martins, Eleine Aparecida Penha [Orientador]
Haddad, Maria do Carmo Fernandez Lourenço
Felix, Jorge Vinícius Cestari
Dellaroza, Mara Solange Gomes
Mantovani, Maria de Fátima
dc.contributor.author.fl_str_mv Moreira, Ana Cândida Martins Grossi
dc.subject.por.fl_str_mv Enfermagem
Aprendizagem
Simulação realística
Competência clínica
Nursing
Learning
Realistic simulation
Clinical competence
topic Enfermagem
Aprendizagem
Simulação realística
Competência clínica
Nursing
Learning
Realistic simulation
Clinical competence
description Resumo: Este estudo teve como objetivo avaliar do ensino baseado em simulação no desenvolvimento da competência clínica de estudante de enfermagem no atendimento ao paciente com síndrome coronariana Trata-se de um estudo quase experimental, do qual participaram 62 estudantes do curso de enfermagem de uma universidade pública do sul do Brasil, matriculados no quarto ano, no período de fevereiro de 219 a fevereiro de 22 O experimento referiu-se ao ensino baseado em simulação, sendo utilizadas estratégias de ensino, teoria e prática A estratégia teórica iniciou-se com um estudo de caso e aula teórica expositiva dialogada, com dinâmica em grupo A estratégia prática incluiu a simulação de alta fidelidade com paciente ator Foram construídos para coleta de dados um Teste de Conhecimento, que avaliou o conhecimento teórico, e um Checklist para avaliação das habilidades e atitudes dos estudantes, a partir de uma revisão bibliográfica sobre a temática e das diretrizes norte-americanas de síndrome coronariana O Checklist foi submetido à validação de conteúdo pela técnica Delphi por juízes especialistas; e a validação da aplicabilidade, por docentes e residentes de enfermagem; utilizou-se ainda a Escala do Design da Simulação, validada para uso no Brasil, composta de duas subescalas, divididas em cinco fatores que avaliaram os objetivos e informações, apoio, resolução de problemas, feedback/reflexão e o realismo do cenário Os dados foram tabulados em planilha do Microsoft Excel® e analisados descritivamente, por frequência absoluta e relativa, pelo programa Statistical Package for the Social Science O Checklist demonstrou validade de conteúdo e aplicabilidade, e sua adoção possibilitou a identificação das habilidades e atitudes realizadas pelos estudantes A avaliação do conhecimento dos estudantes revelou um aumento gradual durante as estratégias teóricas de ensino (67,6%, 76,7% e 88,1%) Em simulação de atendimento, na competência “comunicação”, a habilidade com maior percentual de execução adequada foi “comunicou-se com fala nítida e tom de voz controlado” (93,5%), enquanto que “atribuiu solicitações verbalmente ou visualmente a uma pessoa específica” apresentou 23,3% Na competência “avaliação do paciente”, a habilidade “acoplou oxímetro de pulso em polpa dos dedos da mão” foi executada por todos os estudantes (1%) e “investigou sintomas concomitantes” teve 25% de percentual de execução Na competência “tratamento imediato”, a habilidade “administrou antiagregante plaquetário, de acordo com protocolo” também apresentou 1% de execução adequada pelos participantes e “perguntou sobre alergia medicamentosa”, 72,8% Na última competência, a classificação adequada do paciente em um dos três grupos de síndrome coronariana foi de 75%; tratamento de acordo com protocolo, 83,7% e verbalizou quais derivações apresentaram alterações no segmento ST obteve 68,5% de execução correta Na avaliação do design da simulação, a média do escore foi acima de quatro para quatro fatores, indicando que os estudantes concordaram que os componentes do cenário de simulação foram bem implementados A avaliação da retenção do conhecimento demonstrou a manutenção do aprendizado após 3 dias da intervenção (87,6%) A participação no ensino baseado em simulação contribuiu para o desenvolvimento da competência clínica dos estudantes de enfermagem no atendimento ao paciente com síndrome coronariana
publishDate 2024
dc.date.none.fl_str_mv 19.03.2021
2021.00
2024-05-01T12:14:23Z
2024-05-01T12:14:23Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/doctoralThesis
format doctoralThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://repositorio.uel.br/handle/123456789/10107
url https://repositorio.uel.br/handle/123456789/10107
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv Doutorado
Enfermagem
Centro de Ciências da Saúde
Programa de Pós-Graduação em Enfermagem
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.coverage.none.fl_str_mv Londrina
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UEL
instname:Universidade Estadual de Londrina (UEL)
instacron:UEL
instname_str Universidade Estadual de Londrina (UEL)
instacron_str UEL
institution UEL
reponame_str Repositório Institucional da UEL
collection Repositório Institucional da UEL
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UEL - Universidade Estadual de Londrina (UEL)
repository.mail.fl_str_mv bcuel@uel.br||
_version_ 1809823295871123456