A utilização da simulação realística no ensino-aprendizagem em saúde: Revisão integrativa
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2023 |
Outros Autores: | , , , , , , , , , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Research, Society and Development |
Texto Completo: | https://rsdjournal.org/index.php/rsd/article/view/44358 |
Resumo: | O objetivo do presente artigo é identificar os dados publicados acerca das contribuições das atividades simuladas ao longo da relação ensino-aprendizagem nos cursos de Saúde. Fez-se uma revisão integrativa da literatura realizada nas bases de dados BDENF via Biblioteca Virtual em Saúde (BVS), MEDLINE via PubMed® e Scientific Eletronic Library Online (SciELO), artigos publicados em português e em inglês entre 2015 e 2022. A estratégia PICo (População, Fenômeno, Contexto) foi utilizada para definir a pergunta de pesquisa e os critérios de inclusão e exclusão. As buscas foram realizadas entre julho a agosto de 2023. O protocolo da revisão foi registrado na plataforma Open Science Framework DOI: https://doi.org/10.17605/OSF.IO/5UGCX seguindo o método do Joanna Briggs Institute. Foram incluídos 10 artigos. A partir do processo analítico, os dados foram analisados descritivamente. As atividades simuladas, enquanto técnica de assistência para a saúde no contexto da relação de ensino-aprendizagem, apresentam impactos positivos tanto na formação quanto na qualificação dos graduandos da área da saúde. Observa-se um aumento na demanda por profissionais qualificados que demonstrem práticas embasadas em evidências científicas e atuem de maneira humanizada e ética. Tal constatação consolida essas atividades como elementos essenciais ao longo do processo de formação dos futuros profissionais da saúde. |
id |
UNIFEI_6b26b3e5bdca37e8a31af7d78576a0d1 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs.pkp.sfu.ca:article/44358 |
network_acronym_str |
UNIFEI |
network_name_str |
Research, Society and Development |
repository_id_str |
|
spelling |
A utilização da simulação realística no ensino-aprendizagem em saúde: Revisão integrativaThe use of realistic simulation in teaching-learning in health care: Integrative reviewEl uso de la simulación realista en la enseñanza-aprendizaje en salud: Revisión integradoraEnsinoEnfermagemSimulaçãoEducação em enfermagemEstudantes de enfermagemSimulação realística.TeachingNursingSimulationEducation, nursingStudents, nursingRealistic, simulation.EnseñanzaEnfermeríaSimulaciónEducación en enfermeríaEstudiantes de enfermeríaSimulación realista.O objetivo do presente artigo é identificar os dados publicados acerca das contribuições das atividades simuladas ao longo da relação ensino-aprendizagem nos cursos de Saúde. Fez-se uma revisão integrativa da literatura realizada nas bases de dados BDENF via Biblioteca Virtual em Saúde (BVS), MEDLINE via PubMed® e Scientific Eletronic Library Online (SciELO), artigos publicados em português e em inglês entre 2015 e 2022. A estratégia PICo (População, Fenômeno, Contexto) foi utilizada para definir a pergunta de pesquisa e os critérios de inclusão e exclusão. As buscas foram realizadas entre julho a agosto de 2023. O protocolo da revisão foi registrado na plataforma Open Science Framework DOI: https://doi.org/10.17605/OSF.IO/5UGCX seguindo o método do Joanna Briggs Institute. Foram incluídos 10 artigos. A partir do processo analítico, os dados foram analisados descritivamente. As atividades simuladas, enquanto técnica de assistência para a saúde no contexto da relação de ensino-aprendizagem, apresentam impactos positivos tanto na formação quanto na qualificação dos graduandos da área da saúde. Observa-se um aumento na demanda por profissionais qualificados que demonstrem práticas embasadas em evidências científicas e atuem de maneira humanizada e ética. Tal constatação consolida essas atividades como elementos essenciais ao longo do processo de formação dos futuros profissionais da saúde.The objective of this article is to identify published data about the contributions of simulated activities throughout the teaching-learning relationship in health courses. An integrative review of the literature was carried out in the BDENF databases via the Virtual Health Library (VHL), MEDLINE via PubMed® and Scientific Electronic Library Online (SciELO), articles published in Portuguese and English between 2015 and 2022. The PICo strategy (Population, Phenomenon, Context) was used to define the research question and inclusion and exclusion criteria. The searches were carried out between July and August 2023. The review protocol was registered on the Open Science Framework DOI platform: https://doi.org/10.17605/OSF.IO/5UGCX following the Joanna Briggs Institute method. Ten articles were included. From the analytical process, the data were analyzed descriptively. Simulated activities, as a health care technique in the context of the teaching-learning relationship, have positive impacts on both the training and qualification of undergraduates in the health field. There is an increase in demand for qualified professionals who demonstrate practices based on scientific evidence and act in a humane and ethical manner. This finding consolidates these activities as essential elements throughout the training process of future health professionals.El objetivo de este artículo es identificar los datos publicados acerca de las contribuciones de las actividades simuladas a lo largo de la relación ensino-aprendizagem nos cursos de salud. Se realizó una revisión integradora de la literatura en las bases de datos BDENF a través de la Biblioteca Virtual en Salud (BVS), MEDLINE vía PubMed® y Biblioteca Electrónica Científica en Línea (SciELO), artículos publicados en portugués e inglés entre 2015 y 2022. Una estrategia PICo (População, Fenômeno, Contexto) foi utilizado para definir la pergunta de pesquisa y los criterios de inclusión y exclusión. As buscas foram realizado entre julio de agosto de 2023. El protocolo de revisión foi registrado en la plataforma Open Science Framework DOI: https://doi.org/10.17605/OSF.IO/5UGCX siguiendo el método del Instituto Joanna Briggs. El foro incluye 10 artículos. A partir del proceso analítico, os datos foram analizados descritivamente. Como actividades simuladas, en cuanto técnica de asistencia para la salud en el contexto de la relación de aprendizaje-enseñanza, presentamos impactos positivos tanto en la formación como en la calificación de los graduados del área de la salud. Observa-se um aumento na demanda por profesionales calificados, que demuestran prácticas embasadas en evidencias científicas y atuem de manera humanizada y ética. Tal constatação consolida esas atividades como elementos esenciales ao longo do proceso de formación de dos futuros profesionales de la salud.Research, Society and Development2023-12-07info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://rsdjournal.org/index.php/rsd/article/view/4435810.33448/rsd-v12i13.44358Research, Society and Development; Vol. 12 No. 13; e121121344358Research, Society and Development; Vol. 12 Núm. 13; e121121344358Research, Society and Development; v. 12 n. 13; e1211213443582525-3409reponame:Research, Society and Developmentinstname:Universidade Federal de Itajubá (UNIFEI)instacron:UNIFEIporhttps://rsdjournal.org/index.php/rsd/article/view/44358/35526Copyright (c) 2023 Camila Cristina Filippin Moço; João Luís Cardoso de Moraes ; William Donegá Martinez; Júlio César André; Josimerci Ittavo Lamana Faria ; Hélio Rubens de Carvalho Nunes ; Elen Cristiane Doná de Oliveira ; Giseli da Silva Toquetto Gomes ; Maria de Fátima Vieira de Sousa Gonçalves ; Telma Fernanda Mendonça; Sabrina Ramires Sakamotohttps://creativecommons.org/licenses/by/4.0info:eu-repo/semantics/openAccessMoço, Camila Cristina Filippin Moraes , João Luís Cardoso de Martinez, William Donegá André, Júlio César Faria , Josimerci Ittavo Lamana Nunes , Hélio Rubens de Carvalho Oliveira , Elen Cristiane Doná de Gomes , Giseli da Silva Toquetto Gonçalves , Maria de Fátima Vieira de Sousa Mendonça, Telma Fernanda Sakamoto, Sabrina Ramires 2023-12-11T09:52:06Zoai:ojs.pkp.sfu.ca:article/44358Revistahttps://rsdjournal.org/index.php/rsd/indexPUBhttps://rsdjournal.org/index.php/rsd/oairsd.articles@gmail.com2525-34092525-3409opendoar:2023-12-11T09:52:06Research, Society and Development - Universidade Federal de Itajubá (UNIFEI)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
A utilização da simulação realística no ensino-aprendizagem em saúde: Revisão integrativa The use of realistic simulation in teaching-learning in health care: Integrative review El uso de la simulación realista en la enseñanza-aprendizaje en salud: Revisión integradora |
title |
A utilização da simulação realística no ensino-aprendizagem em saúde: Revisão integrativa |
spellingShingle |
A utilização da simulação realística no ensino-aprendizagem em saúde: Revisão integrativa Moço, Camila Cristina Filippin Ensino Enfermagem Simulação Educação em enfermagem Estudantes de enfermagem Simulação realística. Teaching Nursing Simulation Education, nursing Students, nursing Realistic, simulation. Enseñanza Enfermería Simulación Educación en enfermería Estudiantes de enfermería Simulación realista. |
title_short |
A utilização da simulação realística no ensino-aprendizagem em saúde: Revisão integrativa |
title_full |
A utilização da simulação realística no ensino-aprendizagem em saúde: Revisão integrativa |
title_fullStr |
A utilização da simulação realística no ensino-aprendizagem em saúde: Revisão integrativa |
title_full_unstemmed |
A utilização da simulação realística no ensino-aprendizagem em saúde: Revisão integrativa |
title_sort |
A utilização da simulação realística no ensino-aprendizagem em saúde: Revisão integrativa |
author |
Moço, Camila Cristina Filippin |
author_facet |
Moço, Camila Cristina Filippin Moraes , João Luís Cardoso de Martinez, William Donegá André, Júlio César Faria , Josimerci Ittavo Lamana Nunes , Hélio Rubens de Carvalho Oliveira , Elen Cristiane Doná de Gomes , Giseli da Silva Toquetto Gonçalves , Maria de Fátima Vieira de Sousa Mendonça, Telma Fernanda Sakamoto, Sabrina Ramires |
author_role |
author |
author2 |
Moraes , João Luís Cardoso de Martinez, William Donegá André, Júlio César Faria , Josimerci Ittavo Lamana Nunes , Hélio Rubens de Carvalho Oliveira , Elen Cristiane Doná de Gomes , Giseli da Silva Toquetto Gonçalves , Maria de Fátima Vieira de Sousa Mendonça, Telma Fernanda Sakamoto, Sabrina Ramires |
author2_role |
author author author author author author author author author author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Moço, Camila Cristina Filippin Moraes , João Luís Cardoso de Martinez, William Donegá André, Júlio César Faria , Josimerci Ittavo Lamana Nunes , Hélio Rubens de Carvalho Oliveira , Elen Cristiane Doná de Gomes , Giseli da Silva Toquetto Gonçalves , Maria de Fátima Vieira de Sousa Mendonça, Telma Fernanda Sakamoto, Sabrina Ramires |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Ensino Enfermagem Simulação Educação em enfermagem Estudantes de enfermagem Simulação realística. Teaching Nursing Simulation Education, nursing Students, nursing Realistic, simulation. Enseñanza Enfermería Simulación Educación en enfermería Estudiantes de enfermería Simulación realista. |
topic |
Ensino Enfermagem Simulação Educação em enfermagem Estudantes de enfermagem Simulação realística. Teaching Nursing Simulation Education, nursing Students, nursing Realistic, simulation. Enseñanza Enfermería Simulación Educación en enfermería Estudiantes de enfermería Simulación realista. |
description |
O objetivo do presente artigo é identificar os dados publicados acerca das contribuições das atividades simuladas ao longo da relação ensino-aprendizagem nos cursos de Saúde. Fez-se uma revisão integrativa da literatura realizada nas bases de dados BDENF via Biblioteca Virtual em Saúde (BVS), MEDLINE via PubMed® e Scientific Eletronic Library Online (SciELO), artigos publicados em português e em inglês entre 2015 e 2022. A estratégia PICo (População, Fenômeno, Contexto) foi utilizada para definir a pergunta de pesquisa e os critérios de inclusão e exclusão. As buscas foram realizadas entre julho a agosto de 2023. O protocolo da revisão foi registrado na plataforma Open Science Framework DOI: https://doi.org/10.17605/OSF.IO/5UGCX seguindo o método do Joanna Briggs Institute. Foram incluídos 10 artigos. A partir do processo analítico, os dados foram analisados descritivamente. As atividades simuladas, enquanto técnica de assistência para a saúde no contexto da relação de ensino-aprendizagem, apresentam impactos positivos tanto na formação quanto na qualificação dos graduandos da área da saúde. Observa-se um aumento na demanda por profissionais qualificados que demonstrem práticas embasadas em evidências científicas e atuem de maneira humanizada e ética. Tal constatação consolida essas atividades como elementos essenciais ao longo do processo de formação dos futuros profissionais da saúde. |
publishDate |
2023 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2023-12-07 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://rsdjournal.org/index.php/rsd/article/view/44358 10.33448/rsd-v12i13.44358 |
url |
https://rsdjournal.org/index.php/rsd/article/view/44358 |
identifier_str_mv |
10.33448/rsd-v12i13.44358 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://rsdjournal.org/index.php/rsd/article/view/44358/35526 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
https://creativecommons.org/licenses/by/4.0 info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
https://creativecommons.org/licenses/by/4.0 |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Research, Society and Development |
publisher.none.fl_str_mv |
Research, Society and Development |
dc.source.none.fl_str_mv |
Research, Society and Development; Vol. 12 No. 13; e121121344358 Research, Society and Development; Vol. 12 Núm. 13; e121121344358 Research, Society and Development; v. 12 n. 13; e121121344358 2525-3409 reponame:Research, Society and Development instname:Universidade Federal de Itajubá (UNIFEI) instacron:UNIFEI |
instname_str |
Universidade Federal de Itajubá (UNIFEI) |
instacron_str |
UNIFEI |
institution |
UNIFEI |
reponame_str |
Research, Society and Development |
collection |
Research, Society and Development |
repository.name.fl_str_mv |
Research, Society and Development - Universidade Federal de Itajubá (UNIFEI) |
repository.mail.fl_str_mv |
rsd.articles@gmail.com |
_version_ |
1797052635286601728 |