A utilização da simulação realística no ensino-aprendizagem em saúde: Revisão integrativa

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Moço, Camila Cristina Filippin
Data de Publicação: 2023
Outros Autores: Moraes , João Luís Cardoso de, Martinez, William Donegá, André, Júlio César, Faria , Josimerci Ittavo Lamana, Nunes , Hélio Rubens de Carvalho, Oliveira , Elen Cristiane Doná de, Gomes , Giseli da Silva Toquetto, Gonçalves , Maria de Fátima Vieira de Sousa, Mendonça, Telma Fernanda, Sakamoto, Sabrina Ramires
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Research, Society and Development
Texto Completo: https://rsdjournal.org/index.php/rsd/article/view/44358
Resumo: O objetivo do presente artigo é identificar os dados publicados acerca das contribuições das atividades simuladas ao longo da relação ensino-aprendizagem nos cursos de Saúde. Fez-se uma revisão integrativa da literatura realizada nas bases de dados BDENF via Biblioteca Virtual em Saúde (BVS), MEDLINE via PubMed® e Scientific Eletronic Library Online (SciELO), artigos publicados em português e em inglês entre 2015 e 2022. A estratégia PICo (População, Fenômeno, Contexto) foi utilizada para definir a pergunta de pesquisa e os critérios de inclusão e exclusão. As buscas foram realizadas entre julho a agosto de 2023. O protocolo da revisão foi registrado na plataforma Open Science Framework DOI: https://doi.org/10.17605/OSF.IO/5UGCX seguindo o método do Joanna Briggs Institute. Foram incluídos 10 artigos. A partir do processo analítico, os dados foram analisados descritivamente. As atividades simuladas, enquanto técnica de assistência para a saúde no contexto da relação de ensino-aprendizagem, apresentam impactos positivos tanto na formação quanto na qualificação dos graduandos da área da saúde. Observa-se um aumento na demanda por profissionais qualificados que demonstrem práticas embasadas em evidências científicas e atuem de maneira humanizada e ética. Tal constatação consolida essas atividades como elementos essenciais ao longo do processo de formação dos futuros profissionais da saúde.
id UNIFEI_6b26b3e5bdca37e8a31af7d78576a0d1
oai_identifier_str oai:ojs.pkp.sfu.ca:article/44358
network_acronym_str UNIFEI
network_name_str Research, Society and Development
repository_id_str
spelling A utilização da simulação realística no ensino-aprendizagem em saúde: Revisão integrativaThe use of realistic simulation in teaching-learning in health care: Integrative reviewEl uso de la simulación realista en la enseñanza-aprendizaje en salud: Revisión integradoraEnsinoEnfermagemSimulaçãoEducação em enfermagemEstudantes de enfermagemSimulação realística.TeachingNursingSimulationEducation, nursingStudents, nursingRealistic, simulation.EnseñanzaEnfermeríaSimulaciónEducación en enfermeríaEstudiantes de enfermeríaSimulación realista.O objetivo do presente artigo é identificar os dados publicados acerca das contribuições das atividades simuladas ao longo da relação ensino-aprendizagem nos cursos de Saúde. Fez-se uma revisão integrativa da literatura realizada nas bases de dados BDENF via Biblioteca Virtual em Saúde (BVS), MEDLINE via PubMed® e Scientific Eletronic Library Online (SciELO), artigos publicados em português e em inglês entre 2015 e 2022. A estratégia PICo (População, Fenômeno, Contexto) foi utilizada para definir a pergunta de pesquisa e os critérios de inclusão e exclusão. As buscas foram realizadas entre julho a agosto de 2023. O protocolo da revisão foi registrado na plataforma Open Science Framework DOI: https://doi.org/10.17605/OSF.IO/5UGCX seguindo o método do Joanna Briggs Institute. Foram incluídos 10 artigos. A partir do processo analítico, os dados foram analisados descritivamente. As atividades simuladas, enquanto técnica de assistência para a saúde no contexto da relação de ensino-aprendizagem, apresentam impactos positivos tanto na formação quanto na qualificação dos graduandos da área da saúde. Observa-se um aumento na demanda por profissionais qualificados que demonstrem práticas embasadas em evidências científicas e atuem de maneira humanizada e ética. Tal constatação consolida essas atividades como elementos essenciais ao longo do processo de formação dos futuros profissionais da saúde.The objective of this article is to identify published data about the contributions of simulated activities throughout the teaching-learning relationship in health courses. An integrative review of the literature was carried out in the BDENF databases via the Virtual Health Library (VHL), MEDLINE via PubMed® and Scientific Electronic Library Online (SciELO), articles published in Portuguese and English between 2015 and 2022. The PICo strategy (Population, Phenomenon, Context) was used to define the research question and inclusion and exclusion criteria. The searches were carried out between July and August 2023. The review protocol was registered on the Open Science Framework DOI platform: https://doi.org/10.17605/OSF.IO/5UGCX following the Joanna Briggs Institute method. Ten articles were included. From the analytical process, the data were analyzed descriptively. Simulated activities, as a health care technique in the context of the teaching-learning relationship, have positive impacts on both the training and qualification of undergraduates in the health field. There is an increase in demand for qualified professionals who demonstrate practices based on scientific evidence and act in a humane and ethical manner. This finding consolidates these activities as essential elements throughout the training process of future health professionals.El objetivo de este artículo es identificar los datos publicados acerca de las contribuciones de las actividades simuladas a lo largo de la relación ensino-aprendizagem nos cursos de salud. Se realizó una revisión integradora de la literatura en las bases de datos BDENF a través de la Biblioteca Virtual en Salud (BVS), MEDLINE vía PubMed® y Biblioteca Electrónica Científica en Línea (SciELO), artículos publicados en portugués e inglés entre 2015 y 2022. Una estrategia PICo (População, Fenômeno, Contexto) foi utilizado para definir la pergunta de pesquisa y los criterios de inclusión y exclusión. As buscas foram realizado entre julio de agosto de 2023. El protocolo de revisión foi registrado en la plataforma Open Science Framework DOI: https://doi.org/10.17605/OSF.IO/5UGCX siguiendo el método del Instituto Joanna Briggs. El foro incluye 10 artículos. A partir del proceso analítico, os datos foram analizados descritivamente. Como actividades simuladas, en cuanto técnica de asistencia para la salud en el contexto de la relación de aprendizaje-enseñanza, presentamos impactos positivos tanto en la formación como en la calificación de los graduados del área de la salud. Observa-se um aumento na demanda por profesionales calificados, que demuestran prácticas embasadas en evidencias científicas y atuem de manera humanizada y ética. Tal constatação consolida esas atividades como elementos esenciales ao longo do proceso de formación de dos futuros profesionales de la salud.Research, Society and Development2023-12-07info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://rsdjournal.org/index.php/rsd/article/view/4435810.33448/rsd-v12i13.44358Research, Society and Development; Vol. 12 No. 13; e121121344358Research, Society and Development; Vol. 12 Núm. 13; e121121344358Research, Society and Development; v. 12 n. 13; e1211213443582525-3409reponame:Research, Society and Developmentinstname:Universidade Federal de Itajubá (UNIFEI)instacron:UNIFEIporhttps://rsdjournal.org/index.php/rsd/article/view/44358/35526Copyright (c) 2023 Camila Cristina Filippin Moço; João Luís Cardoso de Moraes ; William Donegá Martinez; Júlio César André; Josimerci Ittavo Lamana Faria ; Hélio Rubens de Carvalho Nunes ; Elen Cristiane Doná de Oliveira ; Giseli da Silva Toquetto Gomes ; Maria de Fátima Vieira de Sousa Gonçalves ; Telma Fernanda Mendonça; Sabrina Ramires Sakamotohttps://creativecommons.org/licenses/by/4.0info:eu-repo/semantics/openAccessMoço, Camila Cristina Filippin Moraes , João Luís Cardoso de Martinez, William Donegá André, Júlio César Faria , Josimerci Ittavo Lamana Nunes , Hélio Rubens de Carvalho Oliveira , Elen Cristiane Doná de Gomes , Giseli da Silva Toquetto Gonçalves , Maria de Fátima Vieira de Sousa Mendonça, Telma Fernanda Sakamoto, Sabrina Ramires 2023-12-11T09:52:06Zoai:ojs.pkp.sfu.ca:article/44358Revistahttps://rsdjournal.org/index.php/rsd/indexPUBhttps://rsdjournal.org/index.php/rsd/oairsd.articles@gmail.com2525-34092525-3409opendoar:2023-12-11T09:52:06Research, Society and Development - Universidade Federal de Itajubá (UNIFEI)false
dc.title.none.fl_str_mv A utilização da simulação realística no ensino-aprendizagem em saúde: Revisão integrativa
The use of realistic simulation in teaching-learning in health care: Integrative review
El uso de la simulación realista en la enseñanza-aprendizaje en salud: Revisión integradora
title A utilização da simulação realística no ensino-aprendizagem em saúde: Revisão integrativa
spellingShingle A utilização da simulação realística no ensino-aprendizagem em saúde: Revisão integrativa
Moço, Camila Cristina Filippin
Ensino
Enfermagem
Simulação
Educação em enfermagem
Estudantes de enfermagem
Simulação realística.
Teaching
Nursing
Simulation
Education, nursing
Students, nursing
Realistic, simulation.
Enseñanza
Enfermería
Simulación
Educación en enfermería
Estudiantes de enfermería
Simulación realista.
title_short A utilização da simulação realística no ensino-aprendizagem em saúde: Revisão integrativa
title_full A utilização da simulação realística no ensino-aprendizagem em saúde: Revisão integrativa
title_fullStr A utilização da simulação realística no ensino-aprendizagem em saúde: Revisão integrativa
title_full_unstemmed A utilização da simulação realística no ensino-aprendizagem em saúde: Revisão integrativa
title_sort A utilização da simulação realística no ensino-aprendizagem em saúde: Revisão integrativa
author Moço, Camila Cristina Filippin
author_facet Moço, Camila Cristina Filippin
Moraes , João Luís Cardoso de
Martinez, William Donegá
André, Júlio César
Faria , Josimerci Ittavo Lamana
Nunes , Hélio Rubens de Carvalho
Oliveira , Elen Cristiane Doná de
Gomes , Giseli da Silva Toquetto
Gonçalves , Maria de Fátima Vieira de Sousa
Mendonça, Telma Fernanda
Sakamoto, Sabrina Ramires
author_role author
author2 Moraes , João Luís Cardoso de
Martinez, William Donegá
André, Júlio César
Faria , Josimerci Ittavo Lamana
Nunes , Hélio Rubens de Carvalho
Oliveira , Elen Cristiane Doná de
Gomes , Giseli da Silva Toquetto
Gonçalves , Maria de Fátima Vieira de Sousa
Mendonça, Telma Fernanda
Sakamoto, Sabrina Ramires
author2_role author
author
author
author
author
author
author
author
author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Moço, Camila Cristina Filippin
Moraes , João Luís Cardoso de
Martinez, William Donegá
André, Júlio César
Faria , Josimerci Ittavo Lamana
Nunes , Hélio Rubens de Carvalho
Oliveira , Elen Cristiane Doná de
Gomes , Giseli da Silva Toquetto
Gonçalves , Maria de Fátima Vieira de Sousa
Mendonça, Telma Fernanda
Sakamoto, Sabrina Ramires
dc.subject.por.fl_str_mv Ensino
Enfermagem
Simulação
Educação em enfermagem
Estudantes de enfermagem
Simulação realística.
Teaching
Nursing
Simulation
Education, nursing
Students, nursing
Realistic, simulation.
Enseñanza
Enfermería
Simulación
Educación en enfermería
Estudiantes de enfermería
Simulación realista.
topic Ensino
Enfermagem
Simulação
Educação em enfermagem
Estudantes de enfermagem
Simulação realística.
Teaching
Nursing
Simulation
Education, nursing
Students, nursing
Realistic, simulation.
Enseñanza
Enfermería
Simulación
Educación en enfermería
Estudiantes de enfermería
Simulación realista.
description O objetivo do presente artigo é identificar os dados publicados acerca das contribuições das atividades simuladas ao longo da relação ensino-aprendizagem nos cursos de Saúde. Fez-se uma revisão integrativa da literatura realizada nas bases de dados BDENF via Biblioteca Virtual em Saúde (BVS), MEDLINE via PubMed® e Scientific Eletronic Library Online (SciELO), artigos publicados em português e em inglês entre 2015 e 2022. A estratégia PICo (População, Fenômeno, Contexto) foi utilizada para definir a pergunta de pesquisa e os critérios de inclusão e exclusão. As buscas foram realizadas entre julho a agosto de 2023. O protocolo da revisão foi registrado na plataforma Open Science Framework DOI: https://doi.org/10.17605/OSF.IO/5UGCX seguindo o método do Joanna Briggs Institute. Foram incluídos 10 artigos. A partir do processo analítico, os dados foram analisados descritivamente. As atividades simuladas, enquanto técnica de assistência para a saúde no contexto da relação de ensino-aprendizagem, apresentam impactos positivos tanto na formação quanto na qualificação dos graduandos da área da saúde. Observa-se um aumento na demanda por profissionais qualificados que demonstrem práticas embasadas em evidências científicas e atuem de maneira humanizada e ética. Tal constatação consolida essas atividades como elementos essenciais ao longo do processo de formação dos futuros profissionais da saúde.
publishDate 2023
dc.date.none.fl_str_mv 2023-12-07
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://rsdjournal.org/index.php/rsd/article/view/44358
10.33448/rsd-v12i13.44358
url https://rsdjournal.org/index.php/rsd/article/view/44358
identifier_str_mv 10.33448/rsd-v12i13.44358
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://rsdjournal.org/index.php/rsd/article/view/44358/35526
dc.rights.driver.fl_str_mv https://creativecommons.org/licenses/by/4.0
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv https://creativecommons.org/licenses/by/4.0
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Research, Society and Development
publisher.none.fl_str_mv Research, Society and Development
dc.source.none.fl_str_mv Research, Society and Development; Vol. 12 No. 13; e121121344358
Research, Society and Development; Vol. 12 Núm. 13; e121121344358
Research, Society and Development; v. 12 n. 13; e121121344358
2525-3409
reponame:Research, Society and Development
instname:Universidade Federal de Itajubá (UNIFEI)
instacron:UNIFEI
instname_str Universidade Federal de Itajubá (UNIFEI)
instacron_str UNIFEI
institution UNIFEI
reponame_str Research, Society and Development
collection Research, Society and Development
repository.name.fl_str_mv Research, Society and Development - Universidade Federal de Itajubá (UNIFEI)
repository.mail.fl_str_mv rsd.articles@gmail.com
_version_ 1797052635286601728