Artefatos digitais no livro didático do ensino de arte : dicotomias entre quem faz e quem usa

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Campos, Andressa Tatielle
Data de Publicação: 2024
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UEL
Texto Completo: https://repositorio.uel.br/handle/123456789/16859
Resumo: Resumo: Esta pesquisa é vinculada ao Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Estadual de Londrina pela linha de pesquisa Docência: Saberes e Práticas - núcleo Formação de Professores A pesquisa teve por objetivo investigar as concepções de artefatos digitais presentes nos Livros Didáticos no ensino de arte e como os professores fazem uso dos materiais propostos A justificativa da relevância do tema pauta-se em uma perspectiva teórico-metodológica sobre o espaço que os Livros Didáticos ocupam no cotidiano escolar e de que forma os esses podem contribuir para a ação docente A pesquisa foi organizada a partir de uma triangulação metodológica, dividida em: 1) pesquisa bibliográfica; 2) pesquisa documental, por meio análise das concepções de tecnologia dos Livros Didáticos do PNLD da Coleção Projeto Mosaico Arte - 8º e 9º ano (Meira et al; 215); e 3) realização de entrevistas semiestruturadas Foram colaboradores do estudo, oito professores que atuam em escolas estaduais do Município de Londrina-Paraná, que receberam pelo PNLD a coleção analisada, considerando o trabalho em escolas de diferentes regiões da cidade para contemplar realidades distintas, incluindo os distritos Para a sistematização da análise dos livros, a partir da Análise de Conteúdo de Bardin (1977), elencamos 4 categorias: 1 Contextualização; 2 Materiais informativos; 3 Materiais de ação; 4 Materiais de orientação docente Da análise das entrevistas, emergiram três categorias: 1 Usabilidade dos livros didáticos; 2 Contexto escolar e tecnologia; 3 Proposições para o uso dos artefatos digitais Os resultados parciais da pesquisa apontam que o livro apresenta diferentes propostas para o trabalho pedagógico com os artefatos digitais em variados níveis de interação, porém, em sua maioria, ainda, se apresenta com limitações para criação e produção a partir dos artefatos Outro resultado indicado é que os professores utilizam de diferentes maneiras o livro, adaptando os conteúdos e atividades propostas à realidade escolar ou a sua forma de abordagem, bem como realizam atividades com uso dos artefatos digitais para além das proposições do Livro Didático, associadas ao seu percurso formativo O presente estudo vida contribuir para as diferentes leituras entendimentos sobre o Livro Didático, pensando como esta ferramenta permite a inserção e a transformação das ações pedagógicas
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215); e 3) realização de entrevistas semiestruturadas Foram colaboradores do estudo, oito professores que atuam em escolas estaduais do Município de Londrina-Paraná, que receberam pelo PNLD a coleção analisada, considerando o trabalho em escolas de diferentes regiões da cidade para contemplar realidades distintas, incluindo os distritos Para a sistematização da análise dos livros, a partir da Análise de Conteúdo de Bardin (1977), elencamos 4 categorias: 1 Contextualização; 2 Materiais informativos; 3 Materiais de ação; 4 Materiais de orientação docente Da análise das entrevistas, emergiram três categorias: 1 Usabilidade dos livros didáticos; 2 Contexto escolar e tecnologia; 3 Proposições para o uso dos artefatos digitais Os resultados parciais da pesquisa apontam que o livro apresenta diferentes propostas para o trabalho pedagógico com os artefatos digitais em variados níveis de interação, porém, em sua maioria, ainda, se apresenta com limitações para criação e produção a partir dos artefatos Outro resultado indicado é que os professores utilizam de diferentes maneiras o livro, adaptando os conteúdos e atividades propostas à realidade escolar ou a sua forma de abordagem, bem como realizam atividades com uso dos artefatos digitais para além das proposições do Livro Didático, associadas ao seu percurso formativo O presente estudo vida contribuir para as diferentes leituras entendimentos sobre o Livro Didático, pensando como esta ferramenta permite a inserção e a transformação das ações pedagógicasDissertação (Mestrado em Educação) - Universidade Estadual de Londrina, Centro de Educação, Comunicação e Artes, Programa de Pós-Graduação em EducaçãoAbstract: This research is linked to the Post-Graduate Program in Education at the State University of Londrina through the line of research Teaching: Knowledge and Practice - Teacher Training nucleus The research aimed to investigate the conceptions of digital artifacts present in Textbooks in art education and how teachers make use of the proposed materials The justification for the relevance of the theme is based on a theoretical-methodological perspective on the space that Textbooks occupy in everyday school life and how they can contribute to the teaching action The research was organized from a methodological triangulation, divided into: 1) bibliographic research; 2) documentary research, through analysis of technology concepts in PNLD Textbooks of the Mosaic Art Collection Project - 8th and 9th year (Meira et al; 215); and 3) conducting semi-structured interviews Eight teachers working in state schools in the city of Londrina-Paraná were collaborators in the study, who received the analyzed collection through the PNLD, considering the work in schools in different regions of the city to contemplate different realities, including the districts To systematize the analysis of books, based on Bardin's Content Analysis (1977), we listed 4 categories: 1 Contextualization; 2 Informational materials; 3 Action materials; 4 Faculty guidance materials From the analysis of the interviews, three categories emerged: 1 Usability of textbooks; 2 School context and technology; 3 Propositions for the use of digital artifacts The partial results of the research indicate that the book presents different proposals for the pedagogical work with digital artifacts at different levels of interaction, however, for the most part, it still presents limitations for creation and production from artifacts Another indicated result is that teachers use the book in different ways, adapting the proposed contents and activities to the school reality or their approach, as well as carrying out activities using digital artifacts in addition to the textbook propositions, associated with its formative path This study aims to contribute to the different understandings of the Textbook, thinking about how this tool allows the insertion and transformation of pedagogical actionsMello, Diene Eire de [Orientador]Martins, Alice FátimaMoraes, Dirce Aparecida Foletto deOliveira, Ronaldo Alexandre deCampos, Andressa Tatielle2024-05-01T15:15:47Z2024-05-01T15:15:47Z2021.0027.05.2021info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttps://repositorio.uel.br/handle/123456789/16859porMestradoEducaçãoCentro de Educação, Comunicação e ArtesPrograma de Pós-Graduação em EducaçãoLondrinareponame:Repositório Institucional da UELinstname:Universidade Estadual de Londrina (UEL)instacron:UELinfo:eu-repo/semantics/openAccess2024-07-12T04:20:18Zoai:repositorio.uel.br:123456789/16859Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://www.bibliotecadigital.uel.br/PUBhttp://www.bibliotecadigital.uel.br/OAI/oai2.phpbcuel@uel.br||opendoar:2024-07-12T04:20:18Repositório Institucional da UEL - Universidade Estadual de Londrina (UEL)false
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