A formação na graduação para a avaliação da aprendizagem : um estudo com professores de geografia

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Vidal, Wanessa Pires Garcia
Data de Publicação: 2010
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UEL
Texto Completo: https://repositorio.uel.br/handle/123456789/11583
Resumo: Resumo: A formação docente tem sido cada vez mais discutida, principalmente, no sentido de se reconhecer a importância dos saberes pedagógicos na relação com os saberes específicos Em meio a essas discussões, levantamos a problemática da formação dos professores para a avaliação da aprendizagem de seus alunos Desse modo, este trabalho teve como objetivo, delinear, na perspectiva dos professores, as contribuições e as carências em relação à sua formação inicial para o fazer avaliativo, em um estudo de caso com professores de Geografia Os professores participantes da pesquisa fazem parte da rede estadual de ensino (Fundamental II e Médio) do Paraná, lotados no município de Cambé, situado na região norte do Estado Nesse estudo, pudemos identificar, a respeito da avaliação, uma variedade de concepções entre os professores, tais como: serviço à construção do saber e à prática docente; instrumento disciplinador; momento de verificação e de notação; tarefa meramente burocrática a ser cumprida Os professores expuseram muito mais carências do que contribuições a respeito de sua formação para a avaliação da aprendizagem, levantando, inclusive, indicativos de que a formação docente, como um todo, tem sido permeada por lacunas, além de entenderem que têm sido formados, principalmente, pela prática
id UEL_900f8be3188bc23c35ed8f6d62217ecf
oai_identifier_str oai:repositorio.uel.br:123456789/11583
network_acronym_str UEL
network_name_str Repositório Institucional da UEL
repository_id_str
spelling A formação na graduação para a avaliação da aprendizagem : um estudo com professores de geografiaProfessores de ensino de segundo grauFormaçãoProfessores de geografiaAvaliaçãoGeografiaTeacher trainingGeography teachersResumo: A formação docente tem sido cada vez mais discutida, principalmente, no sentido de se reconhecer a importância dos saberes pedagógicos na relação com os saberes específicos Em meio a essas discussões, levantamos a problemática da formação dos professores para a avaliação da aprendizagem de seus alunos Desse modo, este trabalho teve como objetivo, delinear, na perspectiva dos professores, as contribuições e as carências em relação à sua formação inicial para o fazer avaliativo, em um estudo de caso com professores de Geografia Os professores participantes da pesquisa fazem parte da rede estadual de ensino (Fundamental II e Médio) do Paraná, lotados no município de Cambé, situado na região norte do Estado Nesse estudo, pudemos identificar, a respeito da avaliação, uma variedade de concepções entre os professores, tais como: serviço à construção do saber e à prática docente; instrumento disciplinador; momento de verificação e de notação; tarefa meramente burocrática a ser cumprida Os professores expuseram muito mais carências do que contribuições a respeito de sua formação para a avaliação da aprendizagem, levantando, inclusive, indicativos de que a formação docente, como um todo, tem sido permeada por lacunas, além de entenderem que têm sido formados, principalmente, pela práticaDissertação (Mestrado em Educação) - Universidade Estadual de Londrina, Centro de Educação e Artes, Programa de Pós-Graduação em EducaçãoAbstract: Teacher training has been increasingly discussed mainly in order to recognize the importance of pedagogical knowledge in the relation with specific knowledge Amid these discussions, we raise the issue of teachers education for the evaluation of their students learning Thus, this study aimed to delineate the teachers perspective, the contributions and needs in relation to their basic training to make evaluative, in a case study with Geography teachers Teachers participating in the survey are part of the Paraná State teaching Net, stablished in Cambé, located in the north of the state In this study, we identify, on evaluation, a variety of ideas among teacher, such as service to the knowledge construction and teaching practice, disciplinary tool, check and credit rating moment; purely bureaucratic task to be fulfilled Teachers have exposed more failings than contributions in respect of their training for the learning evaluation, raising even indicate that teacher education as a whole, has been permeated by gaps, and understand that they have been trained, mainly, practiceMarcondes, Martha Aparecida Santana [Orientador]Galuch, Maria Terezinha BellandaTuma, Magda MadalenaVidal, Wanessa Pires Garcia2024-05-01T13:17:20Z2024-05-01T13:17:20Z2010.002010info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttps://repositorio.uel.br/handle/123456789/11583porMestradoEducaçãoCentro de Educação, Comunicação e ArtesPrograma de Pós-Graduação em EducaçãoLondrinareponame:Repositório Institucional da UELinstname:Universidade Estadual de Londrina (UEL)instacron:UELinfo:eu-repo/semantics/openAccess2024-07-12T04:19:40Zoai:repositorio.uel.br:123456789/11583Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://www.bibliotecadigital.uel.br/PUBhttp://www.bibliotecadigital.uel.br/OAI/oai2.phpbcuel@uel.br||opendoar:2024-07-12T04:19:40Repositório Institucional da UEL - Universidade Estadual de Londrina (UEL)false
dc.title.none.fl_str_mv A formação na graduação para a avaliação da aprendizagem : um estudo com professores de geografia
title A formação na graduação para a avaliação da aprendizagem : um estudo com professores de geografia
spellingShingle A formação na graduação para a avaliação da aprendizagem : um estudo com professores de geografia
Vidal, Wanessa Pires Garcia
Professores de ensino de segundo grau
Formação
Professores de geografia
Avaliação
Geografia
Teacher training
Geography teachers
title_short A formação na graduação para a avaliação da aprendizagem : um estudo com professores de geografia
title_full A formação na graduação para a avaliação da aprendizagem : um estudo com professores de geografia
title_fullStr A formação na graduação para a avaliação da aprendizagem : um estudo com professores de geografia
title_full_unstemmed A formação na graduação para a avaliação da aprendizagem : um estudo com professores de geografia
title_sort A formação na graduação para a avaliação da aprendizagem : um estudo com professores de geografia
author Vidal, Wanessa Pires Garcia
author_facet Vidal, Wanessa Pires Garcia
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Marcondes, Martha Aparecida Santana [Orientador]
Galuch, Maria Terezinha Bellanda
Tuma, Magda Madalena
dc.contributor.author.fl_str_mv Vidal, Wanessa Pires Garcia
dc.subject.por.fl_str_mv Professores de ensino de segundo grau
Formação
Professores de geografia
Avaliação
Geografia
Teacher training
Geography teachers
topic Professores de ensino de segundo grau
Formação
Professores de geografia
Avaliação
Geografia
Teacher training
Geography teachers
description Resumo: A formação docente tem sido cada vez mais discutida, principalmente, no sentido de se reconhecer a importância dos saberes pedagógicos na relação com os saberes específicos Em meio a essas discussões, levantamos a problemática da formação dos professores para a avaliação da aprendizagem de seus alunos Desse modo, este trabalho teve como objetivo, delinear, na perspectiva dos professores, as contribuições e as carências em relação à sua formação inicial para o fazer avaliativo, em um estudo de caso com professores de Geografia Os professores participantes da pesquisa fazem parte da rede estadual de ensino (Fundamental II e Médio) do Paraná, lotados no município de Cambé, situado na região norte do Estado Nesse estudo, pudemos identificar, a respeito da avaliação, uma variedade de concepções entre os professores, tais como: serviço à construção do saber e à prática docente; instrumento disciplinador; momento de verificação e de notação; tarefa meramente burocrática a ser cumprida Os professores expuseram muito mais carências do que contribuições a respeito de sua formação para a avaliação da aprendizagem, levantando, inclusive, indicativos de que a formação docente, como um todo, tem sido permeada por lacunas, além de entenderem que têm sido formados, principalmente, pela prática
publishDate 2010
dc.date.none.fl_str_mv 2010.00
2010
2024-05-01T13:17:20Z
2024-05-01T13:17:20Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://repositorio.uel.br/handle/123456789/11583
url https://repositorio.uel.br/handle/123456789/11583
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv Mestrado
Educação
Centro de Educação, Comunicação e Artes
Programa de Pós-Graduação em Educação
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.coverage.none.fl_str_mv Londrina
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UEL
instname:Universidade Estadual de Londrina (UEL)
instacron:UEL
instname_str Universidade Estadual de Londrina (UEL)
instacron_str UEL
institution UEL
reponame_str Repositório Institucional da UEL
collection Repositório Institucional da UEL
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UEL - Universidade Estadual de Londrina (UEL)
repository.mail.fl_str_mv bcuel@uel.br||
_version_ 1809823245430423552