A formação na graduação para a avaliação da aprendizagem : um estudo com professores de geografia
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2010 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UEL |
Texto Completo: | https://repositorio.uel.br/handle/123456789/11583 |
Resumo: | Resumo: A formação docente tem sido cada vez mais discutida, principalmente, no sentido de se reconhecer a importância dos saberes pedagógicos na relação com os saberes específicos Em meio a essas discussões, levantamos a problemática da formação dos professores para a avaliação da aprendizagem de seus alunos Desse modo, este trabalho teve como objetivo, delinear, na perspectiva dos professores, as contribuições e as carências em relação à sua formação inicial para o fazer avaliativo, em um estudo de caso com professores de Geografia Os professores participantes da pesquisa fazem parte da rede estadual de ensino (Fundamental II e Médio) do Paraná, lotados no município de Cambé, situado na região norte do Estado Nesse estudo, pudemos identificar, a respeito da avaliação, uma variedade de concepções entre os professores, tais como: serviço à construção do saber e à prática docente; instrumento disciplinador; momento de verificação e de notação; tarefa meramente burocrática a ser cumprida Os professores expuseram muito mais carências do que contribuições a respeito de sua formação para a avaliação da aprendizagem, levantando, inclusive, indicativos de que a formação docente, como um todo, tem sido permeada por lacunas, além de entenderem que têm sido formados, principalmente, pela prática |
id |
UEL_900f8be3188bc23c35ed8f6d62217ecf |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.uel.br:123456789/11583 |
network_acronym_str |
UEL |
network_name_str |
Repositório Institucional da UEL |
repository_id_str |
|
spelling |
A formação na graduação para a avaliação da aprendizagem : um estudo com professores de geografiaProfessores de ensino de segundo grauFormaçãoProfessores de geografiaAvaliaçãoGeografiaTeacher trainingGeography teachersResumo: A formação docente tem sido cada vez mais discutida, principalmente, no sentido de se reconhecer a importância dos saberes pedagógicos na relação com os saberes específicos Em meio a essas discussões, levantamos a problemática da formação dos professores para a avaliação da aprendizagem de seus alunos Desse modo, este trabalho teve como objetivo, delinear, na perspectiva dos professores, as contribuições e as carências em relação à sua formação inicial para o fazer avaliativo, em um estudo de caso com professores de Geografia Os professores participantes da pesquisa fazem parte da rede estadual de ensino (Fundamental II e Médio) do Paraná, lotados no município de Cambé, situado na região norte do Estado Nesse estudo, pudemos identificar, a respeito da avaliação, uma variedade de concepções entre os professores, tais como: serviço à construção do saber e à prática docente; instrumento disciplinador; momento de verificação e de notação; tarefa meramente burocrática a ser cumprida Os professores expuseram muito mais carências do que contribuições a respeito de sua formação para a avaliação da aprendizagem, levantando, inclusive, indicativos de que a formação docente, como um todo, tem sido permeada por lacunas, além de entenderem que têm sido formados, principalmente, pela práticaDissertação (Mestrado em Educação) - Universidade Estadual de Londrina, Centro de Educação e Artes, Programa de Pós-Graduação em EducaçãoAbstract: Teacher training has been increasingly discussed mainly in order to recognize the importance of pedagogical knowledge in the relation with specific knowledge Amid these discussions, we raise the issue of teachers education for the evaluation of their students learning Thus, this study aimed to delineate the teachers perspective, the contributions and needs in relation to their basic training to make evaluative, in a case study with Geography teachers Teachers participating in the survey are part of the Paraná State teaching Net, stablished in Cambé, located in the north of the state In this study, we identify, on evaluation, a variety of ideas among teacher, such as service to the knowledge construction and teaching practice, disciplinary tool, check and credit rating moment; purely bureaucratic task to be fulfilled Teachers have exposed more failings than contributions in respect of their training for the learning evaluation, raising even indicate that teacher education as a whole, has been permeated by gaps, and understand that they have been trained, mainly, practiceMarcondes, Martha Aparecida Santana [Orientador]Galuch, Maria Terezinha BellandaTuma, Magda MadalenaVidal, Wanessa Pires Garcia2024-05-01T13:17:20Z2024-05-01T13:17:20Z2010.002010info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttps://repositorio.uel.br/handle/123456789/11583porMestradoEducaçãoCentro de Educação, Comunicação e ArtesPrograma de Pós-Graduação em EducaçãoLondrinareponame:Repositório Institucional da UELinstname:Universidade Estadual de Londrina (UEL)instacron:UELinfo:eu-repo/semantics/openAccess2024-07-12T04:19:40Zoai:repositorio.uel.br:123456789/11583Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://www.bibliotecadigital.uel.br/PUBhttp://www.bibliotecadigital.uel.br/OAI/oai2.phpbcuel@uel.br||opendoar:2024-07-12T04:19:40Repositório Institucional da UEL - Universidade Estadual de Londrina (UEL)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
A formação na graduação para a avaliação da aprendizagem : um estudo com professores de geografia |
title |
A formação na graduação para a avaliação da aprendizagem : um estudo com professores de geografia |
spellingShingle |
A formação na graduação para a avaliação da aprendizagem : um estudo com professores de geografia Vidal, Wanessa Pires Garcia Professores de ensino de segundo grau Formação Professores de geografia Avaliação Geografia Teacher training Geography teachers |
title_short |
A formação na graduação para a avaliação da aprendizagem : um estudo com professores de geografia |
title_full |
A formação na graduação para a avaliação da aprendizagem : um estudo com professores de geografia |
title_fullStr |
A formação na graduação para a avaliação da aprendizagem : um estudo com professores de geografia |
title_full_unstemmed |
A formação na graduação para a avaliação da aprendizagem : um estudo com professores de geografia |
title_sort |
A formação na graduação para a avaliação da aprendizagem : um estudo com professores de geografia |
author |
Vidal, Wanessa Pires Garcia |
author_facet |
Vidal, Wanessa Pires Garcia |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Marcondes, Martha Aparecida Santana [Orientador] Galuch, Maria Terezinha Bellanda Tuma, Magda Madalena |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Vidal, Wanessa Pires Garcia |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Professores de ensino de segundo grau Formação Professores de geografia Avaliação Geografia Teacher training Geography teachers |
topic |
Professores de ensino de segundo grau Formação Professores de geografia Avaliação Geografia Teacher training Geography teachers |
description |
Resumo: A formação docente tem sido cada vez mais discutida, principalmente, no sentido de se reconhecer a importância dos saberes pedagógicos na relação com os saberes específicos Em meio a essas discussões, levantamos a problemática da formação dos professores para a avaliação da aprendizagem de seus alunos Desse modo, este trabalho teve como objetivo, delinear, na perspectiva dos professores, as contribuições e as carências em relação à sua formação inicial para o fazer avaliativo, em um estudo de caso com professores de Geografia Os professores participantes da pesquisa fazem parte da rede estadual de ensino (Fundamental II e Médio) do Paraná, lotados no município de Cambé, situado na região norte do Estado Nesse estudo, pudemos identificar, a respeito da avaliação, uma variedade de concepções entre os professores, tais como: serviço à construção do saber e à prática docente; instrumento disciplinador; momento de verificação e de notação; tarefa meramente burocrática a ser cumprida Os professores expuseram muito mais carências do que contribuições a respeito de sua formação para a avaliação da aprendizagem, levantando, inclusive, indicativos de que a formação docente, como um todo, tem sido permeada por lacunas, além de entenderem que têm sido formados, principalmente, pela prática |
publishDate |
2010 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2010.00 2010 2024-05-01T13:17:20Z 2024-05-01T13:17:20Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://repositorio.uel.br/handle/123456789/11583 |
url |
https://repositorio.uel.br/handle/123456789/11583 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
Mestrado Educação Centro de Educação, Comunicação e Artes Programa de Pós-Graduação em Educação |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.coverage.none.fl_str_mv |
Londrina |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UEL instname:Universidade Estadual de Londrina (UEL) instacron:UEL |
instname_str |
Universidade Estadual de Londrina (UEL) |
instacron_str |
UEL |
institution |
UEL |
reponame_str |
Repositório Institucional da UEL |
collection |
Repositório Institucional da UEL |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UEL - Universidade Estadual de Londrina (UEL) |
repository.mail.fl_str_mv |
bcuel@uel.br|| |
_version_ |
1809823245430423552 |