Reciprocidades entre formação de professores e extensão universitária : o projeto disque-gramática

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Simon, Cristina Valéria Bulhões
Data de Publicação: 2024
Tipo de documento: Tese
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UEL
Texto Completo: https://repositorio.uel.br/handle/123456789/12398
Resumo: Resumo: Esta pesquisa procura verificar as reciprocidades entre a formação de professores de língua portuguesa e a extensão universitária presentes no projeto de extensão Disque-Gramática, da Universidade Estadual de Londrina A base metodológica deste trabalho é a pesquisa qualitativa de cunho interpretativista, na qual são investigados os elementos componentes da extensão como parte do tripé formado pelo ensino-pesquisa-extensão Sobre o projeto sob análise, observam-se o espaço, o tempo, a linguagem e o relacionamento, assim como se atenta para o papel do aluno participante do projeto e os professores que dele fazem parte Como instrumentos metodológicos, são utilizados os questionários (para os alunos), a entrevista (para o professor coordenador do projeto e para o pró-reitor de extensão em atividade durante o período analisado) e a análise documental (pareceres, relatórios, leis, anotações etc) A intenção é lançar um olhar mais atento a um projeto em vigor desde 1995 e do qual já fizeram parte cerca de setenta alunos Como se trata de projeto da área de língua portuguesa, este trabalho reflete acerca das concepções dos alunos e do projeto em torno da língua e da gramática Os resultados dão conta que atividades como as propiciadas pelo projeto Disque-Gramática são fundamentais para a formação acadêmico-profissional do futuro professor, uma vez que nelas este aluno-professor constrói o seu percurso, por meio do conhecimento transformado em saber, das relações interpessoais, da ética e da postura didática a ser adotada quando do atendimento aos consulentes do projeto
id UEL_9020aa5ee2538c6a0c7a9b8c0e08286d
oai_identifier_str oai:repositorio.uel.br:123456789/12398
network_acronym_str UEL
network_name_str Repositório Institucional da UEL
repository_id_str
spelling Reciprocidades entre formação de professores e extensão universitária : o projeto disque-gramáticaLíngua portuguesaEstudo e ensinoLíngua portuguesaGramáticaLíngua portuguesaPortuguese language - Study and teachingPortuguese language - GrammarPortuguese language - Training of teachersUniversity extensionResumo: Esta pesquisa procura verificar as reciprocidades entre a formação de professores de língua portuguesa e a extensão universitária presentes no projeto de extensão Disque-Gramática, da Universidade Estadual de Londrina A base metodológica deste trabalho é a pesquisa qualitativa de cunho interpretativista, na qual são investigados os elementos componentes da extensão como parte do tripé formado pelo ensino-pesquisa-extensão Sobre o projeto sob análise, observam-se o espaço, o tempo, a linguagem e o relacionamento, assim como se atenta para o papel do aluno participante do projeto e os professores que dele fazem parte Como instrumentos metodológicos, são utilizados os questionários (para os alunos), a entrevista (para o professor coordenador do projeto e para o pró-reitor de extensão em atividade durante o período analisado) e a análise documental (pareceres, relatórios, leis, anotações etc) A intenção é lançar um olhar mais atento a um projeto em vigor desde 1995 e do qual já fizeram parte cerca de setenta alunos Como se trata de projeto da área de língua portuguesa, este trabalho reflete acerca das concepções dos alunos e do projeto em torno da língua e da gramática Os resultados dão conta que atividades como as propiciadas pelo projeto Disque-Gramática são fundamentais para a formação acadêmico-profissional do futuro professor, uma vez que nelas este aluno-professor constrói o seu percurso, por meio do conhecimento transformado em saber, das relações interpessoais, da ética e da postura didática a ser adotada quando do atendimento aos consulentes do projetoTese (Doutorado em Estudo da Linguagem) - Universidade Estadual de Londrina, Centro de Letras e Ciências Humanas, Programa de Pós-Graduação em Estudos da LinguagemAbstract: This research aims to verify the reciprocities between teacher education and the existing university extension in the -Disque-Gramática extension project, of the State University of Londrina The methodological basis of this study is the interpretative nature of qualitative research, in which the composing elements of the extension, as part of the triad formed by teaching-research-extension, were investigated Regarding the project under analysis, its space, time, language and relationship are observed, as well as the role of the participating students in the project and the teachers who belong to it As methodological tools, the questionnaire (for students), the interview (for the teacher coordinating the project and the Director of extension during the period analyzed) are used Another tool used was documental analysis, so as to give an account of the various documents, such as opinions, reports, laws, notes etc The intention is to take a closer look at a project that has been in place since 1995 and has had about seventy participating students Because this is a project on the Portuguese language field, this research reflects the students‘ and the project‘s conception around the language and grammar The results show that activities such as the ones provided by the -Disque-Gramática project are fundamental to the academic-professional development of the future teacher, since it is in these activities that this student-teacher will build his journey: through knowledge transformed into wisdom, interpersonal relationships, ethics and didactics position to be adopted when providing the services of the project to the communityGregório, Regina Maria [Orientador]Zanini, MarilurdesSella, Aparecida FeolaPanichi, Edina Regina PugasAguilera, Vanderci de AndradeSimon, Cristina Valéria Bulhões2024-05-01T13:53:37Z2024-05-01T13:53:37Z2010.0011.08.2010info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/doctoralThesisapplication/pdfhttps://repositorio.uel.br/handle/123456789/12398porDoutoradoEstudos da LinguagemCentro de Letras e Ciências HumanasPrograma de Pós-Graduação em Estudos da LinguagemLondrinareponame:Repositório Institucional da UELinstname:Universidade Estadual de Londrina (UEL)instacron:UELinfo:eu-repo/semantics/openAccess2024-07-12T04:20:24Zoai:repositorio.uel.br:123456789/12398Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://www.bibliotecadigital.uel.br/PUBhttp://www.bibliotecadigital.uel.br/OAI/oai2.phpbcuel@uel.br||opendoar:2024-07-12T04:20:24Repositório Institucional da UEL - Universidade Estadual de Londrina (UEL)false
dc.title.none.fl_str_mv Reciprocidades entre formação de professores e extensão universitária : o projeto disque-gramática
title Reciprocidades entre formação de professores e extensão universitária : o projeto disque-gramática
spellingShingle Reciprocidades entre formação de professores e extensão universitária : o projeto disque-gramática
Simon, Cristina Valéria Bulhões
Língua portuguesa
Estudo e ensino
Língua portuguesa
Gramática
Língua portuguesa
Portuguese language - Study and teaching
Portuguese language - Grammar
Portuguese language - Training of teachers
University extension
title_short Reciprocidades entre formação de professores e extensão universitária : o projeto disque-gramática
title_full Reciprocidades entre formação de professores e extensão universitária : o projeto disque-gramática
title_fullStr Reciprocidades entre formação de professores e extensão universitária : o projeto disque-gramática
title_full_unstemmed Reciprocidades entre formação de professores e extensão universitária : o projeto disque-gramática
title_sort Reciprocidades entre formação de professores e extensão universitária : o projeto disque-gramática
author Simon, Cristina Valéria Bulhões
author_facet Simon, Cristina Valéria Bulhões
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Gregório, Regina Maria [Orientador]
Zanini, Marilurdes
Sella, Aparecida Feola
Panichi, Edina Regina Pugas
Aguilera, Vanderci de Andrade
dc.contributor.author.fl_str_mv Simon, Cristina Valéria Bulhões
dc.subject.por.fl_str_mv Língua portuguesa
Estudo e ensino
Língua portuguesa
Gramática
Língua portuguesa
Portuguese language - Study and teaching
Portuguese language - Grammar
Portuguese language - Training of teachers
University extension
topic Língua portuguesa
Estudo e ensino
Língua portuguesa
Gramática
Língua portuguesa
Portuguese language - Study and teaching
Portuguese language - Grammar
Portuguese language - Training of teachers
University extension
description Resumo: Esta pesquisa procura verificar as reciprocidades entre a formação de professores de língua portuguesa e a extensão universitária presentes no projeto de extensão Disque-Gramática, da Universidade Estadual de Londrina A base metodológica deste trabalho é a pesquisa qualitativa de cunho interpretativista, na qual são investigados os elementos componentes da extensão como parte do tripé formado pelo ensino-pesquisa-extensão Sobre o projeto sob análise, observam-se o espaço, o tempo, a linguagem e o relacionamento, assim como se atenta para o papel do aluno participante do projeto e os professores que dele fazem parte Como instrumentos metodológicos, são utilizados os questionários (para os alunos), a entrevista (para o professor coordenador do projeto e para o pró-reitor de extensão em atividade durante o período analisado) e a análise documental (pareceres, relatórios, leis, anotações etc) A intenção é lançar um olhar mais atento a um projeto em vigor desde 1995 e do qual já fizeram parte cerca de setenta alunos Como se trata de projeto da área de língua portuguesa, este trabalho reflete acerca das concepções dos alunos e do projeto em torno da língua e da gramática Os resultados dão conta que atividades como as propiciadas pelo projeto Disque-Gramática são fundamentais para a formação acadêmico-profissional do futuro professor, uma vez que nelas este aluno-professor constrói o seu percurso, por meio do conhecimento transformado em saber, das relações interpessoais, da ética e da postura didática a ser adotada quando do atendimento aos consulentes do projeto
publishDate 2024
dc.date.none.fl_str_mv 11.08.2010
2010.00
2024-05-01T13:53:37Z
2024-05-01T13:53:37Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/doctoralThesis
format doctoralThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://repositorio.uel.br/handle/123456789/12398
url https://repositorio.uel.br/handle/123456789/12398
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv Doutorado
Estudos da Linguagem
Centro de Letras e Ciências Humanas
Programa de Pós-Graduação em Estudos da Linguagem
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.coverage.none.fl_str_mv Londrina
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UEL
instname:Universidade Estadual de Londrina (UEL)
instacron:UEL
instname_str Universidade Estadual de Londrina (UEL)
instacron_str UEL
institution UEL
reponame_str Repositório Institucional da UEL
collection Repositório Institucional da UEL
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UEL - Universidade Estadual de Londrina (UEL)
repository.mail.fl_str_mv bcuel@uel.br||
_version_ 1809823313896144896