Fotonovelas : espaço de construção de sentidos e as leitoras dos anos 60 e 70

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Cândido, Daniela Maria Nazaré da Silva
Data de Publicação: 2024
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UEL
Texto Completo: https://repositorio.uel.br/handle/123456789/11526
Resumo: Resumo: As revistas femininas que tinham como atração as histórias de fotonovelas eram lidas por milhares de leitoras nas décadas de 6 e 7 Este veículo de entretenimento é composto pela junção de diálogos e fotogramas dando a possibilidade para o leitor interpretar os sentidos e preencher as lacunas encontradas entre as fotografias A partir desta afirmação, entende-se que o público que tem interesse por fazer uma leitura mais prazerosa, muitas vezes, buscando apenas uma diversão, não é mais considerado passivo como afirmavam os teóricos da Escola de Frankfurt Alguns estudiosos voltam seus olhares para o receptor de “produtos da Indústria Cultural” afirmando que sua forma de produção é silenciosa e imperceptível, já que somente o próprio receptor tem conhecimento dos significados que constrói Além disso, novos estudos afirmam que este público, que por um longo período foi considerado de massa, não é unívoco e homogêneo como se pensava, mas de maneira contrária, é heterogêneo e diversificado Com base nessas considerações, esta Dissertação tem como foco colocar em evidência o papel da leitora na construção de significados e demonstrar como cada enredo é confeccionado de forma diferente, embora em sua maioria, sejam baseados no amor romântico entre um casal apaixonado que luta até o fim da trama para se unir e, finalmente, obter o final feliz As revistas femininas que tinham como atração as histórias de fotonovelas eram lidas por milhares de leitoras nas décadas de 6 e 7 Este veículo de entretenimento é composto pela junção de diálogos e fotogramas dando a possibilidade para o leitor interpretar os sentidos e preencher as lacunas encontradas entre as fotografias A partir desta afirmação, entende-se que o público que tem interesse por fazer uma leitura mais prazerosa, muitas vezes, buscando apenas uma diversão, não é mais considerado passivo como afirmavam os teóricos da Escola de Frankfurt Alguns estudiosos voltam seus olhares para o receptor de “produtos da Indústria Cultural” afirmando que sua forma de produção é silenciosa e imperceptível, já que somente o próprio receptor tem conhecimento dos significados que constrói Além disso, novos estudos afirmam que este público, que por um longo período foi considerado de massa, não é unívoco e homogêneo como se pensava, mas de maneira contrária, é heterogêneo e diversificado Com base nessas considerações, esta Dissertação tem como foco colocar em evidência o papel da leitora na construção de significados e demonstrar como cada enredo é confeccionado de forma diferente, embora em sua maioria, sejam baseados no amor romântico entre um casal apaixonado que luta até o fim da trama para se unir e, finalmente, obter o final feliz
id UEL_902ba21b17dd8b6c594fafde1a8f3034
oai_identifier_str oai:repositorio.uel.br:123456789/11526
network_acronym_str UEL
network_name_str Repositório Institucional da UEL
repository_id_str
spelling Fotonovelas : espaço de construção de sentidos e as leitoras dos anos 60 e 70Mulheres e literaturaFotonovelaPeriódicos para mulheresWomen and literatureResumo: As revistas femininas que tinham como atração as histórias de fotonovelas eram lidas por milhares de leitoras nas décadas de 6 e 7 Este veículo de entretenimento é composto pela junção de diálogos e fotogramas dando a possibilidade para o leitor interpretar os sentidos e preencher as lacunas encontradas entre as fotografias A partir desta afirmação, entende-se que o público que tem interesse por fazer uma leitura mais prazerosa, muitas vezes, buscando apenas uma diversão, não é mais considerado passivo como afirmavam os teóricos da Escola de Frankfurt Alguns estudiosos voltam seus olhares para o receptor de “produtos da Indústria Cultural” afirmando que sua forma de produção é silenciosa e imperceptível, já que somente o próprio receptor tem conhecimento dos significados que constrói Além disso, novos estudos afirmam que este público, que por um longo período foi considerado de massa, não é unívoco e homogêneo como se pensava, mas de maneira contrária, é heterogêneo e diversificado Com base nessas considerações, esta Dissertação tem como foco colocar em evidência o papel da leitora na construção de significados e demonstrar como cada enredo é confeccionado de forma diferente, embora em sua maioria, sejam baseados no amor romântico entre um casal apaixonado que luta até o fim da trama para se unir e, finalmente, obter o final feliz As revistas femininas que tinham como atração as histórias de fotonovelas eram lidas por milhares de leitoras nas décadas de 6 e 7 Este veículo de entretenimento é composto pela junção de diálogos e fotogramas dando a possibilidade para o leitor interpretar os sentidos e preencher as lacunas encontradas entre as fotografias A partir desta afirmação, entende-se que o público que tem interesse por fazer uma leitura mais prazerosa, muitas vezes, buscando apenas uma diversão, não é mais considerado passivo como afirmavam os teóricos da Escola de Frankfurt Alguns estudiosos voltam seus olhares para o receptor de “produtos da Indústria Cultural” afirmando que sua forma de produção é silenciosa e imperceptível, já que somente o próprio receptor tem conhecimento dos significados que constrói Além disso, novos estudos afirmam que este público, que por um longo período foi considerado de massa, não é unívoco e homogêneo como se pensava, mas de maneira contrária, é heterogêneo e diversificado Com base nessas considerações, esta Dissertação tem como foco colocar em evidência o papel da leitora na construção de significados e demonstrar como cada enredo é confeccionado de forma diferente, embora em sua maioria, sejam baseados no amor romântico entre um casal apaixonado que luta até o fim da trama para se unir e, finalmente, obter o final felizDissertação (Mestrado em Letras) - Universidade Estadual de Londrina, Centro de Letras e Ciências Humanas, Programa de Pós-Graduação em LetrasAbstract: The feminine magazines which had as attraction the strip cartoons stories were read by thousands of women readers in the decades of 6 and 7 This entertainment vehicle is composed by the junction of dialogues and photogram giving the possibility to the reader to interpret the senses and to fill in the gaps found among the photographs Beginning from this assertion, it is understood that the public who has interest by doing a more pleasant reading, many times, looking for amusement only, it isn’t considered as passive as Frankfurt School theorists affirmed Some studious turn their looks to the Cultural Product Industry’s receiver affirming that its production form is silent and imperceptible, since only the own receiver has knowledge of the senses that he builds Besides that, new studies affirm that this public, who for a long period was considered as mass, it isn’t univocal and homogeneous as it was thought, but in a opposite manner, it is heterogeneous and diversified Based on these considerations, this dissertation has as a focus to put in evidence the woman reader’s role in the sense construction and to show how each plot is confected in a different way, although in is majority, these plots are based on romantic love between passionate couple who fights until the end of the story to join each other and, finally, to get a happy endJoanilho, André Luiz [Orientador]Silveira, Célia Regina daSilva, Marta Dantas daCândido, Daniela Maria Nazaré da Silva2024-05-01T13:16:16Z2024-05-01T13:16:16Z2011.0025.03.2011info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttps://repositorio.uel.br/handle/123456789/11526porMestradoLetrasCentro de Letras e Ciências HumanasPrograma de Pós-graduação em LetrasLondrinareponame:Repositório Institucional da UELinstname:Universidade Estadual de Londrina (UEL)instacron:UELinfo:eu-repo/semantics/openAccess2024-07-12T04:20:17Zoai:repositorio.uel.br:123456789/11526Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://www.bibliotecadigital.uel.br/PUBhttp://www.bibliotecadigital.uel.br/OAI/oai2.phpbcuel@uel.br||opendoar:2024-07-12T04:20:17Repositório Institucional da UEL - Universidade Estadual de Londrina (UEL)false
dc.title.none.fl_str_mv Fotonovelas : espaço de construção de sentidos e as leitoras dos anos 60 e 70
title Fotonovelas : espaço de construção de sentidos e as leitoras dos anos 60 e 70
spellingShingle Fotonovelas : espaço de construção de sentidos e as leitoras dos anos 60 e 70
Cândido, Daniela Maria Nazaré da Silva
Mulheres e literatura
Fotonovela
Periódicos para mulheres
Women and literature
title_short Fotonovelas : espaço de construção de sentidos e as leitoras dos anos 60 e 70
title_full Fotonovelas : espaço de construção de sentidos e as leitoras dos anos 60 e 70
title_fullStr Fotonovelas : espaço de construção de sentidos e as leitoras dos anos 60 e 70
title_full_unstemmed Fotonovelas : espaço de construção de sentidos e as leitoras dos anos 60 e 70
title_sort Fotonovelas : espaço de construção de sentidos e as leitoras dos anos 60 e 70
author Cândido, Daniela Maria Nazaré da Silva
author_facet Cândido, Daniela Maria Nazaré da Silva
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Joanilho, André Luiz [Orientador]
Silveira, Célia Regina da
Silva, Marta Dantas da
dc.contributor.author.fl_str_mv Cândido, Daniela Maria Nazaré da Silva
dc.subject.por.fl_str_mv Mulheres e literatura
Fotonovela
Periódicos para mulheres
Women and literature
topic Mulheres e literatura
Fotonovela
Periódicos para mulheres
Women and literature
description Resumo: As revistas femininas que tinham como atração as histórias de fotonovelas eram lidas por milhares de leitoras nas décadas de 6 e 7 Este veículo de entretenimento é composto pela junção de diálogos e fotogramas dando a possibilidade para o leitor interpretar os sentidos e preencher as lacunas encontradas entre as fotografias A partir desta afirmação, entende-se que o público que tem interesse por fazer uma leitura mais prazerosa, muitas vezes, buscando apenas uma diversão, não é mais considerado passivo como afirmavam os teóricos da Escola de Frankfurt Alguns estudiosos voltam seus olhares para o receptor de “produtos da Indústria Cultural” afirmando que sua forma de produção é silenciosa e imperceptível, já que somente o próprio receptor tem conhecimento dos significados que constrói Além disso, novos estudos afirmam que este público, que por um longo período foi considerado de massa, não é unívoco e homogêneo como se pensava, mas de maneira contrária, é heterogêneo e diversificado Com base nessas considerações, esta Dissertação tem como foco colocar em evidência o papel da leitora na construção de significados e demonstrar como cada enredo é confeccionado de forma diferente, embora em sua maioria, sejam baseados no amor romântico entre um casal apaixonado que luta até o fim da trama para se unir e, finalmente, obter o final feliz As revistas femininas que tinham como atração as histórias de fotonovelas eram lidas por milhares de leitoras nas décadas de 6 e 7 Este veículo de entretenimento é composto pela junção de diálogos e fotogramas dando a possibilidade para o leitor interpretar os sentidos e preencher as lacunas encontradas entre as fotografias A partir desta afirmação, entende-se que o público que tem interesse por fazer uma leitura mais prazerosa, muitas vezes, buscando apenas uma diversão, não é mais considerado passivo como afirmavam os teóricos da Escola de Frankfurt Alguns estudiosos voltam seus olhares para o receptor de “produtos da Indústria Cultural” afirmando que sua forma de produção é silenciosa e imperceptível, já que somente o próprio receptor tem conhecimento dos significados que constrói Além disso, novos estudos afirmam que este público, que por um longo período foi considerado de massa, não é unívoco e homogêneo como se pensava, mas de maneira contrária, é heterogêneo e diversificado Com base nessas considerações, esta Dissertação tem como foco colocar em evidência o papel da leitora na construção de significados e demonstrar como cada enredo é confeccionado de forma diferente, embora em sua maioria, sejam baseados no amor romântico entre um casal apaixonado que luta até o fim da trama para se unir e, finalmente, obter o final feliz
publishDate 2024
dc.date.none.fl_str_mv 2011.00
2024-05-01T13:16:16Z
2024-05-01T13:16:16Z
25.03.2011
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://repositorio.uel.br/handle/123456789/11526
url https://repositorio.uel.br/handle/123456789/11526
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv Mestrado
Letras
Centro de Letras e Ciências Humanas
Programa de Pós-graduação em Letras
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.coverage.none.fl_str_mv Londrina
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UEL
instname:Universidade Estadual de Londrina (UEL)
instacron:UEL
instname_str Universidade Estadual de Londrina (UEL)
instacron_str UEL
institution UEL
reponame_str Repositório Institucional da UEL
collection Repositório Institucional da UEL
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UEL - Universidade Estadual de Londrina (UEL)
repository.mail.fl_str_mv bcuel@uel.br||
_version_ 1809823302000050176