A FOTONOVELA NO ENSINO E NA APRENDIZAGEM DA LÍNGUA ALEMÃ
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2013 |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Ação Midiática |
Texto Completo: | https://revistas.ufpr.br/acaomidiatica/article/view/32597 |
Resumo: | O artigo propõe uma reflexão sobre a inclusão, vantagens e desvantagens das tecnologias no ensino e na aprendizagem de uma língua estrangeira, especificamente, da Língua Alemã. Com o advento das tecnologias, praticamente todos os alunos possuem celular, máquina digital e computador. Na maioria das escolas públicas, porém, ainda há falta de laboratórios e equipamentos suficientes para todos os alunos. Além disso, os equipamentos e o acesso à internet, geralmente, são precários e os professores não estão preparados para se apropriarem das vantagens pedagógicas oferecidas pelos recursos tecnológicos. Mesmo com tantos entraves, o professor precisa tomar consciência da importância da integração das tecnologias em sala de aula, pois esses recursos permitem redimensionar os espaços de ensinar e aprender. Nesse sentido, a fim de investigar o potencial das tecnologias nas aulas de Língua Alemã, foi realizada uma atividade escolar de produção de uma fotonovela com os alunos da 7ª série do ensino fundamental de uma escola pública municipal no município de São José do Hortêncio – RS. A fotonovela foi organizada sobre um assunto de interesse dos alunos e foi mediada pelas tecnologias, o que possibilitou o desenvolvimento da criatividade e da habilidade ao manusear as ferramentas tecnológicas. A fotonovela também permitiu desenvolver a leitura e a escrita em Língua Alemã, uma vez que envolveu os alunos na realização dessa atividade, uma vez que, ao mesmo tempo em que a fotografia ampliou o imaginário deles, o recurso textual direcionou o enredo da história produzida por eles. |
id |
UFPR-8_bb7f6e92db856997c8d2821963e569a5 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:revistas.ufpr.br:article/32597 |
network_acronym_str |
UFPR-8 |
network_name_str |
Ação Midiática |
repository_id_str |
|
spelling |
A FOTONOVELA NO ENSINO E NA APRENDIZAGEM DA LÍNGUA ALEMÃensino; aprendizagem; língua alemã; tecnologias; fotonovela.O artigo propõe uma reflexão sobre a inclusão, vantagens e desvantagens das tecnologias no ensino e na aprendizagem de uma língua estrangeira, especificamente, da Língua Alemã. Com o advento das tecnologias, praticamente todos os alunos possuem celular, máquina digital e computador. Na maioria das escolas públicas, porém, ainda há falta de laboratórios e equipamentos suficientes para todos os alunos. Além disso, os equipamentos e o acesso à internet, geralmente, são precários e os professores não estão preparados para se apropriarem das vantagens pedagógicas oferecidas pelos recursos tecnológicos. Mesmo com tantos entraves, o professor precisa tomar consciência da importância da integração das tecnologias em sala de aula, pois esses recursos permitem redimensionar os espaços de ensinar e aprender. Nesse sentido, a fim de investigar o potencial das tecnologias nas aulas de Língua Alemã, foi realizada uma atividade escolar de produção de uma fotonovela com os alunos da 7ª série do ensino fundamental de uma escola pública municipal no município de São José do Hortêncio – RS. A fotonovela foi organizada sobre um assunto de interesse dos alunos e foi mediada pelas tecnologias, o que possibilitou o desenvolvimento da criatividade e da habilidade ao manusear as ferramentas tecnológicas. A fotonovela também permitiu desenvolver a leitura e a escrita em Língua Alemã, uma vez que envolveu os alunos na realização dessa atividade, uma vez que, ao mesmo tempo em que a fotografia ampliou o imaginário deles, o recurso textual direcionou o enredo da história produzida por eles. UFPRVAN GROL, Cláudia Elisa2013-10-29info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://revistas.ufpr.br/acaomidiatica/article/view/3259710.5380/am.v1i5.32597Ação Midiática – Estudos em Comunicação, Sociedade e Cultura.; Ed. 05 - JAN/JUN (2013)2238-070110.5380/am.v1i5reponame:Ação Midiáticainstname:Universidade Federal do Paraná (UFPR)instacron:UFPRporhttps://revistas.ufpr.br/acaomidiatica/article/view/32597/21223info:eu-repo/semantics/openAccess2019-10-08T17:15:32Zoai:revistas.ufpr.br:article/32597Revistahttps://revistas.ufpr.br/acaomidiaticaPUBhttps://revistas.ufpr.br/acaomidiatica/oairevistaacaomidiatica@gmail.com||revistaacaomidiatica@gmail.com2238-07012238-0701opendoar:2019-10-08T17:15:32Ação Midiática - Universidade Federal do Paraná (UFPR)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
A FOTONOVELA NO ENSINO E NA APRENDIZAGEM DA LÍNGUA ALEMÃ |
title |
A FOTONOVELA NO ENSINO E NA APRENDIZAGEM DA LÍNGUA ALEMÃ |
spellingShingle |
A FOTONOVELA NO ENSINO E NA APRENDIZAGEM DA LÍNGUA ALEMÃ VAN GROL, Cláudia Elisa ensino; aprendizagem; língua alemã; tecnologias; fotonovela. |
title_short |
A FOTONOVELA NO ENSINO E NA APRENDIZAGEM DA LÍNGUA ALEMÃ |
title_full |
A FOTONOVELA NO ENSINO E NA APRENDIZAGEM DA LÍNGUA ALEMÃ |
title_fullStr |
A FOTONOVELA NO ENSINO E NA APRENDIZAGEM DA LÍNGUA ALEMÃ |
title_full_unstemmed |
A FOTONOVELA NO ENSINO E NA APRENDIZAGEM DA LÍNGUA ALEMÃ |
title_sort |
A FOTONOVELA NO ENSINO E NA APRENDIZAGEM DA LÍNGUA ALEMÃ |
author |
VAN GROL, Cláudia Elisa |
author_facet |
VAN GROL, Cláudia Elisa |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
|
dc.contributor.author.fl_str_mv |
VAN GROL, Cláudia Elisa |
dc.subject.por.fl_str_mv |
ensino; aprendizagem; língua alemã; tecnologias; fotonovela. |
topic |
ensino; aprendizagem; língua alemã; tecnologias; fotonovela. |
description |
O artigo propõe uma reflexão sobre a inclusão, vantagens e desvantagens das tecnologias no ensino e na aprendizagem de uma língua estrangeira, especificamente, da Língua Alemã. Com o advento das tecnologias, praticamente todos os alunos possuem celular, máquina digital e computador. Na maioria das escolas públicas, porém, ainda há falta de laboratórios e equipamentos suficientes para todos os alunos. Além disso, os equipamentos e o acesso à internet, geralmente, são precários e os professores não estão preparados para se apropriarem das vantagens pedagógicas oferecidas pelos recursos tecnológicos. Mesmo com tantos entraves, o professor precisa tomar consciência da importância da integração das tecnologias em sala de aula, pois esses recursos permitem redimensionar os espaços de ensinar e aprender. Nesse sentido, a fim de investigar o potencial das tecnologias nas aulas de Língua Alemã, foi realizada uma atividade escolar de produção de uma fotonovela com os alunos da 7ª série do ensino fundamental de uma escola pública municipal no município de São José do Hortêncio – RS. A fotonovela foi organizada sobre um assunto de interesse dos alunos e foi mediada pelas tecnologias, o que possibilitou o desenvolvimento da criatividade e da habilidade ao manusear as ferramentas tecnológicas. A fotonovela também permitiu desenvolver a leitura e a escrita em Língua Alemã, uma vez que envolveu os alunos na realização dessa atividade, uma vez que, ao mesmo tempo em que a fotografia ampliou o imaginário deles, o recurso textual direcionou o enredo da história produzida por eles. |
publishDate |
2013 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2013-10-29 |
dc.type.none.fl_str_mv |
|
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://revistas.ufpr.br/acaomidiatica/article/view/32597 10.5380/am.v1i5.32597 |
url |
https://revistas.ufpr.br/acaomidiatica/article/view/32597 |
identifier_str_mv |
10.5380/am.v1i5.32597 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://revistas.ufpr.br/acaomidiatica/article/view/32597/21223 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
UFPR |
publisher.none.fl_str_mv |
UFPR |
dc.source.none.fl_str_mv |
Ação Midiática – Estudos em Comunicação, Sociedade e Cultura.; Ed. 05 - JAN/JUN (2013) 2238-0701 10.5380/am.v1i5 reponame:Ação Midiática instname:Universidade Federal do Paraná (UFPR) instacron:UFPR |
instname_str |
Universidade Federal do Paraná (UFPR) |
instacron_str |
UFPR |
institution |
UFPR |
reponame_str |
Ação Midiática |
collection |
Ação Midiática |
repository.name.fl_str_mv |
Ação Midiática - Universidade Federal do Paraná (UFPR) |
repository.mail.fl_str_mv |
revistaacaomidiatica@gmail.com||revistaacaomidiatica@gmail.com |
_version_ |
1799760990900846592 |