A FOTONOVELA NO ENSINO E NA APRENDIZAGEM DA LÍNGUA ALEMÃ

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: VAN GROL, Cláudia Elisa
Data de Publicação: 2013
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Ação Midiática
Texto Completo: https://revistas.ufpr.br/acaomidiatica/article/view/32597
Resumo: O artigo propõe uma reflexão sobre a inclusão, vantagens e desvantagens das tecnologias no ensino e na aprendizagem de uma língua estrangeira, especificamente, da Língua Alemã. Com o advento das tecnologias, praticamente todos os alunos possuem celular, máquina digital e computador. Na maioria das escolas públicas, porém, ainda há falta de laboratórios e equipamentos suficientes para todos os alunos. Além disso, os equipamentos e o acesso à internet, geralmente, são precários e os professores não estão preparados para se apropriarem das vantagens pedagógicas oferecidas pelos recursos tecnológicos. Mesmo com tantos entraves, o professor precisa tomar consciência da importância da integração das tecnologias em sala de aula, pois esses recursos permitem redimensionar os espaços de ensinar e aprender. Nesse sentido, a fim de investigar o potencial das tecnologias nas aulas de Língua Alemã, foi realizada uma atividade escolar de produção de uma fotonovela com os alunos da 7ª série do ensino fundamental de uma escola pública municipal no município de São José do Hortêncio – RS. A fotonovela foi organizada sobre um assunto de interesse dos alunos e foi mediada pelas tecnologias, o que possibilitou o desenvolvimento da criatividade e da habilidade ao manusear as ferramentas tecnológicas. A fotonovela também permitiu desenvolver a leitura e a escrita em Língua Alemã, uma vez que envolveu os alunos na realização dessa atividade, uma vez que, ao mesmo tempo em que a fotografia ampliou o imaginário deles, o recurso textual direcionou o enredo da história produzida por eles.  
id UFPR-8_bb7f6e92db856997c8d2821963e569a5
oai_identifier_str oai:revistas.ufpr.br:article/32597
network_acronym_str UFPR-8
network_name_str Ação Midiática
repository_id_str
spelling A FOTONOVELA NO ENSINO E NA APRENDIZAGEM DA LÍNGUA ALEMÃensino; aprendizagem; língua alemã; tecnologias; fotonovela.O artigo propõe uma reflexão sobre a inclusão, vantagens e desvantagens das tecnologias no ensino e na aprendizagem de uma língua estrangeira, especificamente, da Língua Alemã. Com o advento das tecnologias, praticamente todos os alunos possuem celular, máquina digital e computador. Na maioria das escolas públicas, porém, ainda há falta de laboratórios e equipamentos suficientes para todos os alunos. Além disso, os equipamentos e o acesso à internet, geralmente, são precários e os professores não estão preparados para se apropriarem das vantagens pedagógicas oferecidas pelos recursos tecnológicos. Mesmo com tantos entraves, o professor precisa tomar consciência da importância da integração das tecnologias em sala de aula, pois esses recursos permitem redimensionar os espaços de ensinar e aprender. Nesse sentido, a fim de investigar o potencial das tecnologias nas aulas de Língua Alemã, foi realizada uma atividade escolar de produção de uma fotonovela com os alunos da 7ª série do ensino fundamental de uma escola pública municipal no município de São José do Hortêncio – RS. A fotonovela foi organizada sobre um assunto de interesse dos alunos e foi mediada pelas tecnologias, o que possibilitou o desenvolvimento da criatividade e da habilidade ao manusear as ferramentas tecnológicas. A fotonovela também permitiu desenvolver a leitura e a escrita em Língua Alemã, uma vez que envolveu os alunos na realização dessa atividade, uma vez que, ao mesmo tempo em que a fotografia ampliou o imaginário deles, o recurso textual direcionou o enredo da história produzida por eles.   UFPRVAN GROL, Cláudia Elisa2013-10-29info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://revistas.ufpr.br/acaomidiatica/article/view/3259710.5380/am.v1i5.32597Ação Midiática – Estudos em Comunicação, Sociedade e Cultura.; Ed. 05 - JAN/JUN (2013)2238-070110.5380/am.v1i5reponame:Ação Midiáticainstname:Universidade Federal do Paraná (UFPR)instacron:UFPRporhttps://revistas.ufpr.br/acaomidiatica/article/view/32597/21223info:eu-repo/semantics/openAccess2019-10-08T17:15:32Zoai:revistas.ufpr.br:article/32597Revistahttps://revistas.ufpr.br/acaomidiaticaPUBhttps://revistas.ufpr.br/acaomidiatica/oairevistaacaomidiatica@gmail.com||revistaacaomidiatica@gmail.com2238-07012238-0701opendoar:2019-10-08T17:15:32Ação Midiática - Universidade Federal do Paraná (UFPR)false
dc.title.none.fl_str_mv A FOTONOVELA NO ENSINO E NA APRENDIZAGEM DA LÍNGUA ALEMÃ
title A FOTONOVELA NO ENSINO E NA APRENDIZAGEM DA LÍNGUA ALEMÃ
spellingShingle A FOTONOVELA NO ENSINO E NA APRENDIZAGEM DA LÍNGUA ALEMÃ
VAN GROL, Cláudia Elisa
ensino; aprendizagem; língua alemã; tecnologias; fotonovela.
title_short A FOTONOVELA NO ENSINO E NA APRENDIZAGEM DA LÍNGUA ALEMÃ
title_full A FOTONOVELA NO ENSINO E NA APRENDIZAGEM DA LÍNGUA ALEMÃ
title_fullStr A FOTONOVELA NO ENSINO E NA APRENDIZAGEM DA LÍNGUA ALEMÃ
title_full_unstemmed A FOTONOVELA NO ENSINO E NA APRENDIZAGEM DA LÍNGUA ALEMÃ
title_sort A FOTONOVELA NO ENSINO E NA APRENDIZAGEM DA LÍNGUA ALEMÃ
author VAN GROL, Cláudia Elisa
author_facet VAN GROL, Cláudia Elisa
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv
dc.contributor.author.fl_str_mv VAN GROL, Cláudia Elisa
dc.subject.por.fl_str_mv ensino; aprendizagem; língua alemã; tecnologias; fotonovela.
topic ensino; aprendizagem; língua alemã; tecnologias; fotonovela.
description O artigo propõe uma reflexão sobre a inclusão, vantagens e desvantagens das tecnologias no ensino e na aprendizagem de uma língua estrangeira, especificamente, da Língua Alemã. Com o advento das tecnologias, praticamente todos os alunos possuem celular, máquina digital e computador. Na maioria das escolas públicas, porém, ainda há falta de laboratórios e equipamentos suficientes para todos os alunos. Além disso, os equipamentos e o acesso à internet, geralmente, são precários e os professores não estão preparados para se apropriarem das vantagens pedagógicas oferecidas pelos recursos tecnológicos. Mesmo com tantos entraves, o professor precisa tomar consciência da importância da integração das tecnologias em sala de aula, pois esses recursos permitem redimensionar os espaços de ensinar e aprender. Nesse sentido, a fim de investigar o potencial das tecnologias nas aulas de Língua Alemã, foi realizada uma atividade escolar de produção de uma fotonovela com os alunos da 7ª série do ensino fundamental de uma escola pública municipal no município de São José do Hortêncio – RS. A fotonovela foi organizada sobre um assunto de interesse dos alunos e foi mediada pelas tecnologias, o que possibilitou o desenvolvimento da criatividade e da habilidade ao manusear as ferramentas tecnológicas. A fotonovela também permitiu desenvolver a leitura e a escrita em Língua Alemã, uma vez que envolveu os alunos na realização dessa atividade, uma vez que, ao mesmo tempo em que a fotografia ampliou o imaginário deles, o recurso textual direcionou o enredo da história produzida por eles.  
publishDate 2013
dc.date.none.fl_str_mv 2013-10-29
dc.type.none.fl_str_mv
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://revistas.ufpr.br/acaomidiatica/article/view/32597
10.5380/am.v1i5.32597
url https://revistas.ufpr.br/acaomidiatica/article/view/32597
identifier_str_mv 10.5380/am.v1i5.32597
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://revistas.ufpr.br/acaomidiatica/article/view/32597/21223
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv UFPR
publisher.none.fl_str_mv UFPR
dc.source.none.fl_str_mv Ação Midiática – Estudos em Comunicação, Sociedade e Cultura.; Ed. 05 - JAN/JUN (2013)
2238-0701
10.5380/am.v1i5
reponame:Ação Midiática
instname:Universidade Federal do Paraná (UFPR)
instacron:UFPR
instname_str Universidade Federal do Paraná (UFPR)
instacron_str UFPR
institution UFPR
reponame_str Ação Midiática
collection Ação Midiática
repository.name.fl_str_mv Ação Midiática - Universidade Federal do Paraná (UFPR)
repository.mail.fl_str_mv revistaacaomidiatica@gmail.com||revistaacaomidiatica@gmail.com
_version_ 1799760990900846592