As atribuições causais de professores por fracasso escolar em matemática : comparação com percepções de seus alunos
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2010 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UEL |
Texto Completo: | https://repositorio.uel.br/handle/123456789/11985 |
Resumo: | Resumo: O fracasso escolar tem sido o foco de diversos estudos e teorias existentes O presente estudo teve por objetivo geral investigar as causas que os professores de matemática atribuem pelo fracasso de seus alunos, comparando-as com percepções desses últimos tanto em relação a si próprios como em relação a comportamentos de seus professores Como objetivos específicos buscou-se avaliar as autopercepções dos próprios alunos que enfrentam fracasso em matemática, quanto a capacidade, conhecimentos de base e uso de estratégias de aprendizagem; a motivação atual dos estudantes que já enfrentaram fracasso em matemática; a percepção do feedback atribuicional recebido de seus professores e os comportamentos dele derivados; as atribuições causais que professores fazem em relação aos seus alunos em situação de reprovação e a relação entre as diferentes percepções dos alunos e as atribuições causais de seus professores A abordagem teórica utilizada nessa investigação foi a Teoria das Atribuições Causais, proposta por Bernard Weiner, com foco nas atribuições interpessoais Participaram do estudo cinco professores de matemática e 47 de seus estudantes, matriculados em uma Escola Estadual de grande porte do norte do Paraná Os dados foram coletados por meio de dois questionários, um para alunos e outro para professores, em escala Likert Como resultados foram encontrados que os alunos que já reprovaram em matemática possuem autopercepção negativa de capacidade mais alta do que os que nunca reprovaram As meninas e os meninos não repetentes perceberam mais positivamente seu professor de matemática do que os alunos que já reprovaram; os que nunca enfrentaram reprovação também apresentaram-se mais motivados para a referida disciplina Alunos que enfrentaram fracasso demonstraram percepção negativa de seu professor, mais do que os que nunca fracassaram Os meninos repetentes acreditam que seu professor possui expectativa negativa em relação a eles, seguido pelo grupo de meninas repetentes Os professores, mais que seus alunos, atribuíram o fracasso principalmente à falta de motivação, falta de base anterior, falta de apoio familiar e falta de estratégias Os meninos que já reprovaram atribuíram seu fracasso à falta de capacidade, mais que seus professores Por outro lado os docentes demonstraram expectativas negativas mais altas que seus estudantes Foram realizadas algumas sugestões para a prática educacional, com o objetivo de favorecer atribuições voltadas a causas controláveis |
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As atribuições causais de professores por fracasso escolar em matemática : comparação com percepções de seus alunosFracasso escolarMatemáticaTeoria das atribuições causaisMotivação na educaçãoSchool failureTheory of causal attributionsMotivation in educationMathematics - Study and teachingResumo: O fracasso escolar tem sido o foco de diversos estudos e teorias existentes O presente estudo teve por objetivo geral investigar as causas que os professores de matemática atribuem pelo fracasso de seus alunos, comparando-as com percepções desses últimos tanto em relação a si próprios como em relação a comportamentos de seus professores Como objetivos específicos buscou-se avaliar as autopercepções dos próprios alunos que enfrentam fracasso em matemática, quanto a capacidade, conhecimentos de base e uso de estratégias de aprendizagem; a motivação atual dos estudantes que já enfrentaram fracasso em matemática; a percepção do feedback atribuicional recebido de seus professores e os comportamentos dele derivados; as atribuições causais que professores fazem em relação aos seus alunos em situação de reprovação e a relação entre as diferentes percepções dos alunos e as atribuições causais de seus professores A abordagem teórica utilizada nessa investigação foi a Teoria das Atribuições Causais, proposta por Bernard Weiner, com foco nas atribuições interpessoais Participaram do estudo cinco professores de matemática e 47 de seus estudantes, matriculados em uma Escola Estadual de grande porte do norte do Paraná Os dados foram coletados por meio de dois questionários, um para alunos e outro para professores, em escala Likert Como resultados foram encontrados que os alunos que já reprovaram em matemática possuem autopercepção negativa de capacidade mais alta do que os que nunca reprovaram As meninas e os meninos não repetentes perceberam mais positivamente seu professor de matemática do que os alunos que já reprovaram; os que nunca enfrentaram reprovação também apresentaram-se mais motivados para a referida disciplina Alunos que enfrentaram fracasso demonstraram percepção negativa de seu professor, mais do que os que nunca fracassaram Os meninos repetentes acreditam que seu professor possui expectativa negativa em relação a eles, seguido pelo grupo de meninas repetentes Os professores, mais que seus alunos, atribuíram o fracasso principalmente à falta de motivação, falta de base anterior, falta de apoio familiar e falta de estratégias Os meninos que já reprovaram atribuíram seu fracasso à falta de capacidade, mais que seus professores Por outro lado os docentes demonstraram expectativas negativas mais altas que seus estudantes Foram realizadas algumas sugestões para a prática educacional, com o objetivo de favorecer atribuições voltadas a causas controláveisDissertação (Mestrado em Educação) - Universidade Estadual de Londrina, Centro de Educação, Comunicação e Artes, Programa de Pós-Graduação em EducaçãoAbstract: School failure has been the focus of several studies and theories The present study aimed at investigating the causes that Math teachers attribute to the failure of their students, comparing them to students’ perceptions of themselves and their teachers’ behaviors The specific purposes were to assess self-perceptions of students who were failing in Math as well as their capacity, knowledge base and the use of learning strategies; the current motivation of students who have already faced failure in Mathematics, the perception of the attributional feedback received from their teachers and behaviors derived; the attributions that teachers make regarding the students who are failing and the relationship between the students’ different perceptions and the causal attributions of their teachers The theoretical approach used in this investigation was the Theory of Causal Attributions, proposed by Bernard Weiner, focusing on interpersonal attributions The participants of this research were five Math teachers and 47 of their students enrolled in a public school in northern Paraná Data were collected through two questionnaires, one for students and the other for teachers in the Likert-type The results found that students who have failed in Math have a negative perception of their ability more than those who have never failed The girls and boys who never failed perceived more positively their Mathematic teacher than students who have failed Those who never faced failure also were more motivated for this subject Students who faced failure showed a negative perception of their teacher, rather than those who never failed The boys who already failed believe that their teacher has a negative expectation towards them, followed by the group of the girls who also failed Teachers, rather than students, attributed the failure mainly to the lack of motivation, lack of previous base, lack of family support and lack of strategies Boys who have failed attributed their failure to lack of ability, more than their teachers did On the other hand, teachers demonstrated more negative expectations than their students Some suggestions for educational practice were made, in order to facilitate attributions focused on controllable causesBzuneck, José Aloyseo [Orientador]Boruchovitch, EvelyOliveira, Katya Luciane deSales, Karla Fernanda Suenson2024-05-01T13:46:57Z2024-05-01T13:46:57Z2010.002010info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttps://repositorio.uel.br/handle/123456789/11985porMestradoEducaçãoCentro de Educação, Comunicação e ArtesPrograma de Pós-Graduação em EducaçãoLondrinareponame:Repositório Institucional da UELinstname:Universidade Estadual de Londrina (UEL)instacron:UELinfo:eu-repo/semantics/openAccess2024-07-12T04:19:42Zoai:repositorio.uel.br:123456789/11985Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://www.bibliotecadigital.uel.br/PUBhttp://www.bibliotecadigital.uel.br/OAI/oai2.phpbcuel@uel.br||opendoar:2024-07-12T04:19:42Repositório Institucional da UEL - Universidade Estadual de Londrina (UEL)false |
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