Processo de intervenção junto à professora de geografia e professoras especialistas para favorecer a aprendizagem de uma aluna com surdocegueira : uma pesquisa colaborativa

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Godoy, Shirley Alves
Data de Publicação: 2024
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UEL
Texto Completo: https://repositorio.uel.br/handle/123456789/14351
Resumo: Resumo: Esta pesquisa objetivou desenvolver um processo de intervenção por meio de uma pesquisa colaborativa, junto a uma professora regente da área de Geografia e duas especialistas em Educação Especial utilizando a cartografia tátil para favorecer a aprendizagem de uma aluna com surdocegueira/ASC, no 2º ano do ensino médio em uma escola pública no norte do Paraná Os pressupostos teóricos da pesquisa estão sustentados nos fundamentos da educação inclusiva, especialmente no que tange à importância do trabalho colaborativo entre o professor especialista e o professor regente, bem como aos conhecimentos sobre a cartografia tátil para alunos com surdocegueira/SC A pesquisa foi realizada tomando como base metodológica a proposta de Ibiapina (28), denominada de pesquisa colaborativa A coleta dos dados foi realizada em três fases: 1ª) levantamento das características do processo de ensino e aprendizagem desenvolvido durante as aulas de Geografia; 2ª) intervenção colaborativa junto às professoras visando à formação das participantes para o atendimento das necessidades educacionais da aluna com surdocegueira que consistiram em: ciclos de estudos teóricos sobre surdocegueira, cartografia tátil e a pesquisa colaborativa, bem como, à seleção, elaboração de gráficos e mapas táteis e, a participação direta da pesquisadora em sala de aula para orientar a às professoras e a aluna em relação à utilização dos recursos elaborados 3ª) a avaliação do processo de intervenção desenvolvido junto às professoras e a aluna com surdocegueira Os resultados obtidos evidenciaram que a professora de Geografia apresentava, na primeira fase, concepções equivocadas com relação ao processo de inclusão de alunos com SC, que foram trabalhadas na segunda fase da pesquisa As experiências e reflexões proporcionadas por esta pesquisa evidenciaram a importância do trabalho colaborativo entre a docente do ensino regular e as especialistas da Educação Especial, principalmente no que concerne a adaptações e elaboração de recursos pedagógicos para favorecer a aprendizagem da aluna com surdocegueira em relação aos conteúdos de Geografia Foi possível elaborar, de modo colaborativo, com a professora de Geografia, mapas e gráficos táteis, utilizou-se as normas desenvolvidas pelo Laboratório de Cartografia Tátil e Escolar/LabTATE, da Universidade Federal de Santa Catarina/UFSC Foram também realizados, junto à professora de Geografia, ciclos de estudos reflexivos, planejamento das aulas de Geografia de modo colaborativo, conversas reflexivas e participação da pesquisadora em sala de aula de forma colaborativa junto à ASC, à professora de Geografia e à guia-intérprete, visando à utilização dos mapas e gráficos táteis durante as aulas de Geografia Destacamos a ocorrência de aspectos que dificultaram a realização dos procedimentos previstos na fase de intervenção dessa pesquisa que foram: a falta de tempo das professoras especialistas para participarem das atividades referentes à formação docente por meio de ciclos de estudo e reflexões sobre suas práticas; os horários alternados das docentes; a necessidade de antecipar para a aluna o material adaptado utilizado em sala de aula e a troca das profissionais especialistas, durante o ano de 214 Ressaltamos que as dificuldades elencadas acima são consequência das condições postas pelo sistema estadual de ensino do estado do Paraná Esperamos que esta pesquisa possa contribuir para evidenciar as dificuldades e as possibilidades do processo de inclusão de alunos com SC na disciplina de Geografia, a importância de um trabalho colaborativo entre o professor regente e professores especialistas em educação especial e a disponibilização de recurso pedagógicos adaptado às necessidades dos referidos alunos
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2ª) intervenção colaborativa junto às professoras visando à formação das participantes para o atendimento das necessidades educacionais da aluna com surdocegueira que consistiram em: ciclos de estudos teóricos sobre surdocegueira, cartografia tátil e a pesquisa colaborativa, bem como, à seleção, elaboração de gráficos e mapas táteis e, a participação direta da pesquisadora em sala de aula para orientar a às professoras e a aluna em relação à utilização dos recursos elaborados 3ª) a avaliação do processo de intervenção desenvolvido junto às professoras e a aluna com surdocegueira Os resultados obtidos evidenciaram que a professora de Geografia apresentava, na primeira fase, concepções equivocadas com relação ao processo de inclusão de alunos com SC, que foram trabalhadas na segunda fase da pesquisa As experiências e reflexões proporcionadas por esta pesquisa evidenciaram a importância do trabalho colaborativo entre a docente do ensino regular e as especialistas da Educação Especial, principalmente no que concerne a adaptações e elaboração de recursos pedagógicos para favorecer a aprendizagem da aluna com surdocegueira em relação aos conteúdos de Geografia Foi possível elaborar, de modo colaborativo, com a professora de Geografia, mapas e gráficos táteis, utilizou-se as normas desenvolvidas pelo Laboratório de Cartografia Tátil e Escolar/LabTATE, da Universidade Federal de Santa Catarina/UFSC Foram também realizados, junto à professora de Geografia, ciclos de estudos reflexivos, planejamento das aulas de Geografia de modo colaborativo, conversas reflexivas e participação da pesquisadora em sala de aula de forma colaborativa junto à ASC, à professora de Geografia e à guia-intérprete, visando à utilização dos mapas e gráficos táteis durante as aulas de Geografia Destacamos a ocorrência de aspectos que dificultaram a realização dos procedimentos previstos na fase de intervenção dessa pesquisa que foram: a falta de tempo das professoras especialistas para participarem das atividades referentes à formação docente por meio de ciclos de estudo e reflexões sobre suas práticas; os horários alternados das docentes; a necessidade de antecipar para a aluna o material adaptado utilizado em sala de aula e a troca das profissionais especialistas, durante o ano de 214 Ressaltamos que as dificuldades elencadas acima são consequência das condições postas pelo sistema estadual de ensino do estado do Paraná Esperamos que esta pesquisa possa contribuir para evidenciar as dificuldades e as possibilidades do processo de inclusão de alunos com SC na disciplina de Geografia, a importância de um trabalho colaborativo entre o professor regente e professores especialistas em educação especial e a disponibilização de recurso pedagógicos adaptado às necessidades dos referidos alunosDissertação (Mestrado em Educação) - Universidade Estadual de Londrina, Centro de Educação, Comunicação e Artes, Programa de Pós-Graduação em EducaçãoAbstract: The presented research aimed to develop an intervention process by means of a collaboratory research by geography teacher and two experts in special education using tactile maps to facilitate the learning of a second year student with deafblindness (DBS), in a public school in northern Paraná The theoretical background of the research are supported in the foundations of inclusive education, especially regarding the importance of collaborative work between the specialist teacher and the conductor teacher, as well as the knowledge of the tactile maps for students with deafblindness/DB The survey was conducted using as a methodological basis the proposal Ibiapina (28) named collaborative research Data collection was performed in three phases: 1) survey of the characteristics of the teaching and learning process developed during Geography classes; 2nd) collaborative intervention for the training of the participants to meet the educational needs of the student with deafblindness that consisted of: cycles of theoretical studies on deafblindness, tactile mapping and collaborative research, as well as the selection and preparation of graphics and tactile maps, foccusing on the direct participation of the researcher in the classroom to guide the teachers and the student regarding the correct use of the elaborated instruments 3rd) evaluation of the intervention process developed with the teachers and the student with deafblindness The results showed that the Geography teacher had in the first phase, misconceptions regarding the process of inclusion of students with DB, which have been worked on the second phase of the research The experiences and reflections provided by this study showed the importance of collaborative work between the regular teacher and the special education specialists, especially regarding the adaptation and preparation of teaching resources to promote the learning of geography content to the student with deafblindness It was possible to develop, alongside with the geography teacher, tactile maps and graphics using standards developed by Tactile Cartography Laboratory and School / LabTATE, of the Federal University of Santa Catarina / UFSC The geography teachers also carried out cycles of reflective studies, planning collaboratively Geography lessons, reflective conversations and participation of the researcher in the classroom collaboratively by the DBS, the geography teacher and interpreter guide aiming to use tactile maps and graphics during the Geography lessons Special notice to the occurrence of aspects that hindered the implementation of the procedures set out in this research intervention phase as: the lack of time the expert teachers had, to take part in the activities related to teacher training through courses of study and reflection on their practices; alternating schedules of teachers; the need to anticipate to the student the adapted material used in the classroom and the exchange of professional experts during the year 214 We stress out that the difficulties listed above are a result of conditions imposed by Parana’s state education system We hope this research can contribute to highlighting the difficulties and possibilities in the inclusion on students with DB in Geography classes, the importance of collaborative work between the classroom teacher and specialist teachers in special education and the provision of educational resources best suited for the given student needsVitaliano, Célia Regina [Orientador]Torres, Eloiza CristianeShimazaki, Elsa MidoriGodoy, Shirley Alves2024-05-01T14:30:22Z2024-05-01T14:30:22Z2015.0020.08.2015info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttps://repositorio.uel.br/handle/123456789/14351porMestradoEducaçãoCentro de Educação, Comunicação e ArtesPrograma de Pós-Graduação em EducaçãoLondrinareponame:Repositório Institucional da UELinstname:Universidade Estadual de Londrina (UEL)instacron:UELinfo:eu-repo/semantics/openAccess2024-07-12T04:19:53Zoai:repositorio.uel.br:123456789/14351Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://www.bibliotecadigital.uel.br/PUBhttp://www.bibliotecadigital.uel.br/OAI/oai2.phpbcuel@uel.br||opendoar:2024-07-12T04:19:53Repositório Institucional da UEL - Universidade Estadual de Londrina (UEL)false
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