Políticas públicas para a educação infantil : um estudo sobre a Base Nacional Comum Curricular (BNCC) na Rede Municipal de Ensino de Londrina - PR

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Dimitrovicht, Ludmila
Data de Publicação: 2024
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UEL
Texto Completo: https://repositorio.uel.br/handle/123456789/8648
Resumo: Resumo: O presente trabalho analisa e investiga, dentro do contexto de Londrina, as relações da Base Nacional Comum Curricular para a Educação Infantil, com a política de formação continuada para professores desta etapa, neste município, assim como também, suas implicações ideológicas, sociais e culturais Leva-se em consideração que os Sistemas de Ensino Municipais são os responsáveis por esta etapa e, portanto, pela forma como serão desenvolvidas as políticas públicas nacionais Propõe-se a utilização do materialismo histórico-dialético enquanto método de pesquisa e busca-se construção de conhecimentos que superem e transformem a realidade social O estudo questiona: Quais são as intenções expressas e ocultas na BNCC e suas implicações políticas e ideológicas para a Educação Infantil? Existe uma tendência de esvaziamento cultural e ao mesmo tempo preparação para a etapa seguinte, na qual é dada prioridade para o processo de alfabetização? É possível identificar (des)conexões deste documento com as políticas públicas de formação continuada dos professores, no município de Londrina? Diante dos problemas apresentados, este trabalho tem como objetivo geral realizar uma análise crítica sobre as políticas curriculares para a Educação Infantil entre os anos 215 e 218 Para isso, será necessário: (i) Analisar o processo de construção da BNCC, considerando os aspectos políticos, ideológicos, culturais e sociais; (ii) analisar a sistematização das contribuições realizadas pelos professores, coordenadores pedagógicos e gestores da Educação Infantil na Rede Municipal, durante consulta pública realizada em 215, e seus possíveis impactos na versão final da BNCC; (iii) Verificar como a Secretaria Municipal de Educação (SME) de Londrina organizou a formação continuada para professores de Educação Infantil a partir dos conteúdos apresentados na versão final da BNCC; (iv) Investigar o entendimento dos professores que participaram da formação continuada ofertada pela SME de Londrina, sobre o processo que envolve a implementação da BNCC, a considerando enquanto política pública que deve ser efetivada pelos docentes; (v) Verificar se existem na BNCC indícios de um esvaziamento cultural; (vi) Identificar traços de preparação para a etapa seguinte na qual é dada prioridade para o processo de alfabetização Além da participação no grupo de pesquisa da Universidade Estadual de Londrina - Estado, Políticas Públicas e Gestão da Educação, utilizou-se como procedimentos de estudo, a pesquisa bibliográfica e a análise documental nos marcos legais sobre políticas educacionais para a Educação Infantil no Brasil Enquanto pesquisa de campo, foi realizada a análise do curso a distância sobre a BNCC, ofertado pela Secretaria Municipal Educação de Londrina aos professores da Rede Municipal de Ensino de Londrina (RMEL) em 218, tendo também como foco as respostas dadas pelos professores na avaliação do curso sobre o que é a BNCC e como este documento impacta a prática docente
id UEL_93fce2b3ca8f6dcbc9c9022d3bf4a6c0
oai_identifier_str oai:repositorio.uel.br:123456789/8648
network_acronym_str UEL
network_name_str Repositório Institucional da UEL
repository_id_str
spelling Políticas públicas para a educação infantil : um estudo sobre a Base Nacional Comum Curricular (BNCC) na Rede Municipal de Ensino de Londrina - PREducação de criançasPolíticas públicasBase Nacional Comum CurricularCurrículosEarly childhood educationPublic policyCurriculumResumo: O presente trabalho analisa e investiga, dentro do contexto de Londrina, as relações da Base Nacional Comum Curricular para a Educação Infantil, com a política de formação continuada para professores desta etapa, neste município, assim como também, suas implicações ideológicas, sociais e culturais Leva-se em consideração que os Sistemas de Ensino Municipais são os responsáveis por esta etapa e, portanto, pela forma como serão desenvolvidas as políticas públicas nacionais Propõe-se a utilização do materialismo histórico-dialético enquanto método de pesquisa e busca-se construção de conhecimentos que superem e transformem a realidade social O estudo questiona: Quais são as intenções expressas e ocultas na BNCC e suas implicações políticas e ideológicas para a Educação Infantil? Existe uma tendência de esvaziamento cultural e ao mesmo tempo preparação para a etapa seguinte, na qual é dada prioridade para o processo de alfabetização? É possível identificar (des)conexões deste documento com as políticas públicas de formação continuada dos professores, no município de Londrina? Diante dos problemas apresentados, este trabalho tem como objetivo geral realizar uma análise crítica sobre as políticas curriculares para a Educação Infantil entre os anos 215 e 218 Para isso, será necessário: (i) Analisar o processo de construção da BNCC, considerando os aspectos políticos, ideológicos, culturais e sociais; (ii) analisar a sistematização das contribuições realizadas pelos professores, coordenadores pedagógicos e gestores da Educação Infantil na Rede Municipal, durante consulta pública realizada em 215, e seus possíveis impactos na versão final da BNCC; (iii) Verificar como a Secretaria Municipal de Educação (SME) de Londrina organizou a formação continuada para professores de Educação Infantil a partir dos conteúdos apresentados na versão final da BNCC; (iv) Investigar o entendimento dos professores que participaram da formação continuada ofertada pela SME de Londrina, sobre o processo que envolve a implementação da BNCC, a considerando enquanto política pública que deve ser efetivada pelos docentes; (v) Verificar se existem na BNCC indícios de um esvaziamento cultural; (vi) Identificar traços de preparação para a etapa seguinte na qual é dada prioridade para o processo de alfabetização Além da participação no grupo de pesquisa da Universidade Estadual de Londrina - Estado, Políticas Públicas e Gestão da Educação, utilizou-se como procedimentos de estudo, a pesquisa bibliográfica e a análise documental nos marcos legais sobre políticas educacionais para a Educação Infantil no Brasil Enquanto pesquisa de campo, foi realizada a análise do curso a distância sobre a BNCC, ofertado pela Secretaria Municipal Educação de Londrina aos professores da Rede Municipal de Ensino de Londrina (RMEL) em 218, tendo também como foco as respostas dadas pelos professores na avaliação do curso sobre o que é a BNCC e como este documento impacta a prática docenteDissertação (Mestrado em Educação) - Universidade Estadual de Londrina, Centro de Educação, Comunicação e Artes, Programa de Pós-Graduação em EducaçãoAbstract: The present work analyses and searches within Londrina' context the relationships of the Common Curriculum National Base (CCBN/BNCC) for the Child Education with the policy of a continuos formation for teachers in this stage in this municipality As well as its idiological implications It takes in consideration that the Municipal teaching systems are responsible for this phase and then for the way how the national public policy will be developed It is purposed the use of a historic dialectic materialism while a researching method and it looks for a construction of knowledgements that overcome and change the social realityThis study questions: What are the intentions expressed a hidden in CCNB/BNCC and its political and ideological implications for Child Education? Is there a tendency of a cultural emptyness and at the same time a preparation for the next stage (phase) which is giving the priority o process of literacy? Is it possible identify (des) connections of this document with public policies of continued teacher formation in Londrina municipality Facing these exposed problems this work has a general target to accomplish a critical analyses about curriculum policies for Child Education between the years 215 and 218 For this, it will be necessary (i) to analyse the CCBN/BNCC construction process considering political, ideological, cultural and social aspects (ii) to analyse the systematization of contributions done by teachers pedagogic coordinators and Child Education Managements in the municipality chain During a public survey made in 215 and its possible impacts in the final version of CCNB/BNCC (iii) to check how the Education Municipal Srcretary (EMS/SME) has organized a continuos formation (graduation) to teachers for Child Education from the contents showed in the final version of (CCBN/BNCC) (iv) to investigating the teacher's understanding which participated in the continued formation offered by Londrina's SME about the process which involves the implementation of CCNB/BNCC being considered as public policy which must be estabilished by the teachers (v) to identify traces of preparatives for the next step which is giving priority for literacy process Besides the participation of the researching of Londrina State University, State Public policies and Education Management also have been used as study procedures, bibliographic researching and document analysis in the legal guides about educacional policies for Child Education in Brazil which a field reasearch was made by the analysis of a long distance course about CCNB/BNCC offered by Londrina Municipal Education Secretary Chain (RMEL) in 218 Having also as a focus answers given by the teachers in the evaluation about BNCC and how this document causes inpact in the teaching practice Key Words: Public Policies, Curriculum, Child Education, BNCC/CCNBRuiz, Maria José Ferreira [Orientador]Fernandes, Tânia da CostaMoreira, Jani Alves da SilvaDimitrovicht, Ludmila2024-05-01T11:39:33Z2024-05-01T11:39:33Z2019.0029.11.2019info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttps://repositorio.uel.br/handle/123456789/8648porMestradoEducaçãoCentro de Educação, Comunicação e ArtesPrograma de Pós-Graduação em EducaçãoLondrinareponame:Repositório Institucional da UELinstname:Universidade Estadual de Londrina (UEL)instacron:UELinfo:eu-repo/semantics/openAccess2024-07-12T04:20:14Zoai:repositorio.uel.br:123456789/8648Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://www.bibliotecadigital.uel.br/PUBhttp://www.bibliotecadigital.uel.br/OAI/oai2.phpbcuel@uel.br||opendoar:2024-07-12T04:20:14Repositório Institucional da UEL - Universidade Estadual de Londrina (UEL)false
dc.title.none.fl_str_mv Políticas públicas para a educação infantil : um estudo sobre a Base Nacional Comum Curricular (BNCC) na Rede Municipal de Ensino de Londrina - PR
title Políticas públicas para a educação infantil : um estudo sobre a Base Nacional Comum Curricular (BNCC) na Rede Municipal de Ensino de Londrina - PR
spellingShingle Políticas públicas para a educação infantil : um estudo sobre a Base Nacional Comum Curricular (BNCC) na Rede Municipal de Ensino de Londrina - PR
Dimitrovicht, Ludmila
Educação de crianças
Políticas públicas
Base Nacional Comum Curricular
Currículos
Early childhood education
Public policy
Curriculum
title_short Políticas públicas para a educação infantil : um estudo sobre a Base Nacional Comum Curricular (BNCC) na Rede Municipal de Ensino de Londrina - PR
title_full Políticas públicas para a educação infantil : um estudo sobre a Base Nacional Comum Curricular (BNCC) na Rede Municipal de Ensino de Londrina - PR
title_fullStr Políticas públicas para a educação infantil : um estudo sobre a Base Nacional Comum Curricular (BNCC) na Rede Municipal de Ensino de Londrina - PR
title_full_unstemmed Políticas públicas para a educação infantil : um estudo sobre a Base Nacional Comum Curricular (BNCC) na Rede Municipal de Ensino de Londrina - PR
title_sort Políticas públicas para a educação infantil : um estudo sobre a Base Nacional Comum Curricular (BNCC) na Rede Municipal de Ensino de Londrina - PR
author Dimitrovicht, Ludmila
author_facet Dimitrovicht, Ludmila
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Ruiz, Maria José Ferreira [Orientador]
Fernandes, Tânia da Costa
Moreira, Jani Alves da Silva
dc.contributor.author.fl_str_mv Dimitrovicht, Ludmila
dc.subject.por.fl_str_mv Educação de crianças
Políticas públicas
Base Nacional Comum Curricular
Currículos
Early childhood education
Public policy
Curriculum
topic Educação de crianças
Políticas públicas
Base Nacional Comum Curricular
Currículos
Early childhood education
Public policy
Curriculum
description Resumo: O presente trabalho analisa e investiga, dentro do contexto de Londrina, as relações da Base Nacional Comum Curricular para a Educação Infantil, com a política de formação continuada para professores desta etapa, neste município, assim como também, suas implicações ideológicas, sociais e culturais Leva-se em consideração que os Sistemas de Ensino Municipais são os responsáveis por esta etapa e, portanto, pela forma como serão desenvolvidas as políticas públicas nacionais Propõe-se a utilização do materialismo histórico-dialético enquanto método de pesquisa e busca-se construção de conhecimentos que superem e transformem a realidade social O estudo questiona: Quais são as intenções expressas e ocultas na BNCC e suas implicações políticas e ideológicas para a Educação Infantil? Existe uma tendência de esvaziamento cultural e ao mesmo tempo preparação para a etapa seguinte, na qual é dada prioridade para o processo de alfabetização? É possível identificar (des)conexões deste documento com as políticas públicas de formação continuada dos professores, no município de Londrina? Diante dos problemas apresentados, este trabalho tem como objetivo geral realizar uma análise crítica sobre as políticas curriculares para a Educação Infantil entre os anos 215 e 218 Para isso, será necessário: (i) Analisar o processo de construção da BNCC, considerando os aspectos políticos, ideológicos, culturais e sociais; (ii) analisar a sistematização das contribuições realizadas pelos professores, coordenadores pedagógicos e gestores da Educação Infantil na Rede Municipal, durante consulta pública realizada em 215, e seus possíveis impactos na versão final da BNCC; (iii) Verificar como a Secretaria Municipal de Educação (SME) de Londrina organizou a formação continuada para professores de Educação Infantil a partir dos conteúdos apresentados na versão final da BNCC; (iv) Investigar o entendimento dos professores que participaram da formação continuada ofertada pela SME de Londrina, sobre o processo que envolve a implementação da BNCC, a considerando enquanto política pública que deve ser efetivada pelos docentes; (v) Verificar se existem na BNCC indícios de um esvaziamento cultural; (vi) Identificar traços de preparação para a etapa seguinte na qual é dada prioridade para o processo de alfabetização Além da participação no grupo de pesquisa da Universidade Estadual de Londrina - Estado, Políticas Públicas e Gestão da Educação, utilizou-se como procedimentos de estudo, a pesquisa bibliográfica e a análise documental nos marcos legais sobre políticas educacionais para a Educação Infantil no Brasil Enquanto pesquisa de campo, foi realizada a análise do curso a distância sobre a BNCC, ofertado pela Secretaria Municipal Educação de Londrina aos professores da Rede Municipal de Ensino de Londrina (RMEL) em 218, tendo também como foco as respostas dadas pelos professores na avaliação do curso sobre o que é a BNCC e como este documento impacta a prática docente
publishDate 2024
dc.date.none.fl_str_mv 2019.00
2024-05-01T11:39:33Z
2024-05-01T11:39:33Z
29.11.2019
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://repositorio.uel.br/handle/123456789/8648
url https://repositorio.uel.br/handle/123456789/8648
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv Mestrado
Educação
Centro de Educação, Comunicação e Artes
Programa de Pós-Graduação em Educação
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.coverage.none.fl_str_mv Londrina
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UEL
instname:Universidade Estadual de Londrina (UEL)
instacron:UEL
instname_str Universidade Estadual de Londrina (UEL)
instacron_str UEL
institution UEL
reponame_str Repositório Institucional da UEL
collection Repositório Institucional da UEL
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UEL - Universidade Estadual de Londrina (UEL)
repository.mail.fl_str_mv bcuel@uel.br||
_version_ 1809823296678526976