Educação infantil pós-BNCC e a produção do neossujeito docente em documentos curriculares municipais

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Carvalho, Rodrigo Saballa de
Data de Publicação: 2021
Outros Autores: Bernardo, Gertrudes Angélica Vargas, Lopes, Amanda de Oliveira
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFRGS
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10183/233878
Resumo: A partir dosestudos de currículo e dos estudos de Michel Foucault, o artigo objetivaanalisara produção discursiva sobre a docência veiculada em documentos curriculares de Educação Infantil das cidades de Fortaleza, Rio de Janeiro, São Paulo, Curitiba e Florianópolis, os quaisforam elaborados após a homologação da BNCC (MEC, 2017). Mediantea análisedo discurso, são evidenciadastáticas discursivas presentesnos textos que,ao instituírem práticas pautadaspor uma racionalidade neoliberal, operam na constituiçãodo neossujeito docente. Com basenasanálises, é possívelinferirque os documentos curriculares ratificamas orientações constantes na Base, prescrevem modosde atuação profissional e secundarizam a autoria docente.
id UFRGS-2_889255c4e2b4be7ed6e82f72426b2dec
oai_identifier_str oai:www.lume.ufrgs.br:10183/233878
network_acronym_str UFRGS-2
network_name_str Repositório Institucional da UFRGS
repository_id_str
spelling Carvalho, Rodrigo Saballa deBernardo, Gertrudes Angélica VargasLopes, Amanda de Oliveira2022-01-07T04:31:06Z20212175-6600http://hdl.handle.net/10183/233878001135447A partir dosestudos de currículo e dos estudos de Michel Foucault, o artigo objetivaanalisara produção discursiva sobre a docência veiculada em documentos curriculares de Educação Infantil das cidades de Fortaleza, Rio de Janeiro, São Paulo, Curitiba e Florianópolis, os quaisforam elaborados após a homologação da BNCC (MEC, 2017). Mediantea análisedo discurso, são evidenciadastáticas discursivas presentesnos textos que,ao instituírem práticas pautadaspor uma racionalidade neoliberal, operam na constituiçãodo neossujeito docente. Com basenasanálises, é possívelinferirque os documentos curriculares ratificamas orientações constantes na Base, prescrevem modosde atuação profissional e secundarizam a autoria docente.Based on curriculum studies and the studies of Michel Foucault, the article aims to analyze the discursive production on teaching conveyed in Early Childhood Education curriculum documents inthe cities of Fortaleza, Rio de Janeiro, São Paulo, Curitiba andFlorianópolis, which were elaborated after the approval of the current Brazilian guidelines(MEC, 2017). Through discourse analysis, discursive tactics present in the texts are evidenced,by instituting practices guided by a neoliberal rationality, operate in the constitution of the teacherneo-subject. Based on the analyses, it is possible to infer that the curricular documents confirmthe instructionscontained in the national guidelines, prescribe modes of professional performance,and maketeacher a secondary authorship.application/pdfporDebates em Educação. Maceió, AL. Vol. 13, n. 33 (set./dez. 2021), p. 33-57Educação infantilCurrículoDocênciaPolítica educacionalBase Nacional Comum Curricular (BNCC)Early Childhood EducationCurriculumTeachingCurriculum policiesEducação infantil pós-BNCC e a produção do neossujeito docente em documentos curriculares municipaisEarly childhood education after new brazilian guidelines and the production of the neo-subject teacher in municipal curriculum documents info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/otherinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSTEXT001135447.pdf.txt001135447.pdf.txtExtracted Texttext/plain76720http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/233878/2/001135447.pdf.txt14b74789cfde40dd957e71a198d969bbMD52ORIGINAL001135447.pdfTexto completoapplication/pdf337997http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/233878/1/001135447.pdf24f0a5c6eed9268d0e41968654250f40MD5110183/2338782022-11-20 05:46:24.369654oai:www.lume.ufrgs.br:10183/233878Repositório de PublicaçõesPUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestopendoar:2022-11-20T07:46:24Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv Educação infantil pós-BNCC e a produção do neossujeito docente em documentos curriculares municipais
dc.title.alternative.en.fl_str_mv Early childhood education after new brazilian guidelines and the production of the neo-subject teacher in municipal curriculum documents
title Educação infantil pós-BNCC e a produção do neossujeito docente em documentos curriculares municipais
spellingShingle Educação infantil pós-BNCC e a produção do neossujeito docente em documentos curriculares municipais
Carvalho, Rodrigo Saballa de
Educação infantil
Currículo
Docência
Política educacional
Base Nacional Comum Curricular (BNCC)
Early Childhood Education
Curriculum
Teaching
Curriculum policies
title_short Educação infantil pós-BNCC e a produção do neossujeito docente em documentos curriculares municipais
title_full Educação infantil pós-BNCC e a produção do neossujeito docente em documentos curriculares municipais
title_fullStr Educação infantil pós-BNCC e a produção do neossujeito docente em documentos curriculares municipais
title_full_unstemmed Educação infantil pós-BNCC e a produção do neossujeito docente em documentos curriculares municipais
title_sort Educação infantil pós-BNCC e a produção do neossujeito docente em documentos curriculares municipais
author Carvalho, Rodrigo Saballa de
author_facet Carvalho, Rodrigo Saballa de
Bernardo, Gertrudes Angélica Vargas
Lopes, Amanda de Oliveira
author_role author
author2 Bernardo, Gertrudes Angélica Vargas
Lopes, Amanda de Oliveira
author2_role author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Carvalho, Rodrigo Saballa de
Bernardo, Gertrudes Angélica Vargas
Lopes, Amanda de Oliveira
dc.subject.por.fl_str_mv Educação infantil
Currículo
Docência
Política educacional
Base Nacional Comum Curricular (BNCC)
topic Educação infantil
Currículo
Docência
Política educacional
Base Nacional Comum Curricular (BNCC)
Early Childhood Education
Curriculum
Teaching
Curriculum policies
dc.subject.eng.fl_str_mv Early Childhood Education
Curriculum
Teaching
Curriculum policies
description A partir dosestudos de currículo e dos estudos de Michel Foucault, o artigo objetivaanalisara produção discursiva sobre a docência veiculada em documentos curriculares de Educação Infantil das cidades de Fortaleza, Rio de Janeiro, São Paulo, Curitiba e Florianópolis, os quaisforam elaborados após a homologação da BNCC (MEC, 2017). Mediantea análisedo discurso, são evidenciadastáticas discursivas presentesnos textos que,ao instituírem práticas pautadaspor uma racionalidade neoliberal, operam na constituiçãodo neossujeito docente. Com basenasanálises, é possívelinferirque os documentos curriculares ratificamas orientações constantes na Base, prescrevem modosde atuação profissional e secundarizam a autoria docente.
publishDate 2021
dc.date.issued.fl_str_mv 2021
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2022-01-07T04:31:06Z
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/other
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10183/233878
dc.identifier.issn.pt_BR.fl_str_mv 2175-6600
dc.identifier.nrb.pt_BR.fl_str_mv 001135447
identifier_str_mv 2175-6600
001135447
url http://hdl.handle.net/10183/233878
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.ispartof.pt_BR.fl_str_mv Debates em Educação. Maceió, AL. Vol. 13, n. 33 (set./dez. 2021), p. 33-57
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFRGS
instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron:UFRGS
instname_str Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron_str UFRGS
institution UFRGS
reponame_str Repositório Institucional da UFRGS
collection Repositório Institucional da UFRGS
bitstream.url.fl_str_mv http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/233878/2/001135447.pdf.txt
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/233878/1/001135447.pdf
bitstream.checksum.fl_str_mv 14b74789cfde40dd957e71a198d969bb
24f0a5c6eed9268d0e41968654250f40
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1801225048148672512