Análise das teses e dissertações que utilizaram a pesquisa colaborativa no contexto da educação inclusiva realizadas no período de 2000 a 2015
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Data de Publicação: | 2024 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UEL |
Texto Completo: | https://repositorio.uel.br/handle/123456789/15668 |
Resumo: | Resumo: O presente trabalho teve como objetivo analisar as teses e dissertações que utilizaram como método a pesquisa colaborativa visando formar os profissionais da educação para o processo de inclusão de alunos com necessidades educacionais especiais (NEE) Para tanto, consistiu em uma pesquisa bibliográfica e o material para análise compreendeu teses e dissertações, publicadas no Banco de Teses da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES) e do Banco de Teses e da Biblioteca Digital Brasileira de Teses e Dissertações (BDTD) do Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia (IBICT) Os critérios utilizados para seleção do material de análise foram: ser tese ou Dissertação publicada entre o ano 2 a 215; que contemplasse em seu título os descritores: Pesquisa Colaborativa; Formação de Professores; Educação Inclusiva; Inclusão; Educação Especial; Trabalho Colaborativo; Ensino Colaborativo e/ou Coensino; cujo método estivesse identificando-a como pesquisa-ação colaborativa ou pesquisa colaborativa; e, que tivesse como foco a formação de professores ou profissionais da educação para a inclusão escolar de alunos com NEE O total das obras selecionadas foi 22 dissertações e teses A análise dos dados desta pesquisa ocorreu em duas fases; a primeira, realizada com base nos resumos, caracterizou as produções científicas selecionadas e a segunda, por meio da leitura das dissertações e teses, analisou os objetivos, procedimentos realizados e os resultados obtidos por cada uma Os resultados obtidos evidenciaram que, apesar da significativa contribuição da modalidade de pesquisa colaborativa – para investigação, produção de conhecimento e formação de profissionais da área da educação – poucos pesquisadores e universidades investem em tal modalidade de pesquisa Ademais, as pesquisas selecionadas para esse estudo foram identificadas com maior frequência em universidades que têm consolidados grupos de pesquisa que objetivam formação do professor, ou profissionais da educação, para inclusão escolar dos alunos com NEE As análises possibilitaram identificar que os objetivos e procedimentos das pesquisas analisadas estavam em consonância com os objetivos assumidos pela pesquisa colaborativa Desta forma, concluímos que os procedimentos assumidos pelas pesquisas selecionadas possibilitaram mudanças significativas referentes as conceituações da Educação Inclusiva e as práticas educativas desenvolvidas pelos profissionais da educação com intuito de favorecer o processo de inclusão dos alunos com NEE |
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Análise das teses e dissertações que utilizaram a pesquisa colaborativa no contexto da educação inclusiva realizadas no período de 2000 a 2015Pesquisa educacionalProfessoresFormaçãoEducação inclusivaEducational researchInclusive educationResumo: O presente trabalho teve como objetivo analisar as teses e dissertações que utilizaram como método a pesquisa colaborativa visando formar os profissionais da educação para o processo de inclusão de alunos com necessidades educacionais especiais (NEE) Para tanto, consistiu em uma pesquisa bibliográfica e o material para análise compreendeu teses e dissertações, publicadas no Banco de Teses da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES) e do Banco de Teses e da Biblioteca Digital Brasileira de Teses e Dissertações (BDTD) do Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia (IBICT) Os critérios utilizados para seleção do material de análise foram: ser tese ou Dissertação publicada entre o ano 2 a 215; que contemplasse em seu título os descritores: Pesquisa Colaborativa; Formação de Professores; Educação Inclusiva; Inclusão; Educação Especial; Trabalho Colaborativo; Ensino Colaborativo e/ou Coensino; cujo método estivesse identificando-a como pesquisa-ação colaborativa ou pesquisa colaborativa; e, que tivesse como foco a formação de professores ou profissionais da educação para a inclusão escolar de alunos com NEE O total das obras selecionadas foi 22 dissertações e teses A análise dos dados desta pesquisa ocorreu em duas fases; a primeira, realizada com base nos resumos, caracterizou as produções científicas selecionadas e a segunda, por meio da leitura das dissertações e teses, analisou os objetivos, procedimentos realizados e os resultados obtidos por cada uma Os resultados obtidos evidenciaram que, apesar da significativa contribuição da modalidade de pesquisa colaborativa – para investigação, produção de conhecimento e formação de profissionais da área da educação – poucos pesquisadores e universidades investem em tal modalidade de pesquisa Ademais, as pesquisas selecionadas para esse estudo foram identificadas com maior frequência em universidades que têm consolidados grupos de pesquisa que objetivam formação do professor, ou profissionais da educação, para inclusão escolar dos alunos com NEE As análises possibilitaram identificar que os objetivos e procedimentos das pesquisas analisadas estavam em consonância com os objetivos assumidos pela pesquisa colaborativa Desta forma, concluímos que os procedimentos assumidos pelas pesquisas selecionadas possibilitaram mudanças significativas referentes as conceituações da Educação Inclusiva e as práticas educativas desenvolvidas pelos profissionais da educação com intuito de favorecer o processo de inclusão dos alunos com NEEDissertação (Mestrado em Educação) - Universidade Estadual de Londrina, Centro de Educação, Comunicação e Artes, Programa de Pós-Graduação em EducaçãoAbstract: The present work had as objective to analyze the theses and dissertations that used as collaborative research methodology in order to train education professionals to the process of inclusion of pupils with special educational needs (SEN) For both, the method consisted of a bibliographical research and analysis material understood theses and dissertations, published in the Bank of the Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES) and the Bank of Theses and the Brazilian Digital Library of theses and dissertations (BDTD) of the Brazilian Institute of information in science and technology (IBICT) The criteria used for selecting the material of analysis were: be thesis or dissertation published between the year 2 to 215; which embraced in its title the descriptors: collaborative research; Training of teachers; Inclusive Education; Inclusion; Special Education; Collaborative Work; Collaborative teaching eou Coensino; whose method was identifying it as collaborative action research or collaborative research; and, which had focused on teacher training or education professionals for the school inclusion of pupils with SEN The total of the selected works was dissertaçõesteses 22 Data analysis of this survey took place in two stages; the first, held on the basis of the summaries, characterized the scientific production selected and the second, through the reading of dissertations and theses, analysed the objectives, procedures performed and the results obtained by each The results obtained showed that, despite the significant contribution of collaborative research method – to research, production of knowledge and training of professionals in the field of education – a few researchers and universities investing in such research mode Furthermore, surveys selected for this study were identified more frequently in universities that have consolidated research groups that are training the teacher or education professional, for school inclusion of pupils with SEN The analyses made it possible to identify the objectives and procedures of the research analyzed were in line with the objectives of the collaborative research Thus, we conclude that the procedures undertaken by selected research made significant changes regarding the concepts of inclusive education and educational practices developed by education professionals in order to facilitate the process of inclusion of pupils with SENVitaliano, Célia Regina [Orientador]Ibiapina, Ivana Maria Lopes de MeloShimazaki, Elsa MidoriRibeiro, KarenCarvalho, Tamires Pereira2024-05-01T14:53:44Z2024-05-01T14:53:44Z2016.0028.04.2016info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttps://repositorio.uel.br/handle/123456789/15668porMestradoEducaçãoCentro de Educação, Comunicação e ArtesPrograma de Pós-Graduação em EducaçãoLondrinareponame:Repositório Institucional da UELinstname:Universidade Estadual de Londrina (UEL)instacron:UELinfo:eu-repo/semantics/openAccess2024-07-12T04:19:37Zoai:repositorio.uel.br:123456789/15668Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://www.bibliotecadigital.uel.br/PUBhttp://www.bibliotecadigital.uel.br/OAI/oai2.phpbcuel@uel.br||opendoar:2024-07-12T04:19:37Repositório Institucional da UEL - Universidade Estadual de Londrina (UEL)false |
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